Diário do Tio Nitro na RPGCon 2009! Com fotos! [NitroDungeon – Eventos de RPG]

Em uma palavra, foi DOIDIMAIS o RPGCon! O evento de rpg, organizado em fantásticos 63 dias pelo D3 do D3System, a Janaína do Céos e o Wallace da Caravana Surreal para suprir o buraco deixado pelo EIRPG, foi sensacional!  Um bom público, muitos (mas muitos mesmos) mini-eventos, palestras e atividades durante os dois dias, o evento muitas coisas legais para a galera que curte RPG.

Se você quiser saber tudo que aconteceu no RPGCon, eu recomendo vários posts de diversos blogs de RPG, que coloquei no final desse post (control-copiado do Taulukko! ). Nesse post vou colocar apenas o meu diário, pois como mestrei em grande parte do evento, minha visão é bem restrita mais na área dos jogos de RPG!  Esse é um relato totalmente parcial do evento, e bem gagá (velho é dose!), e se esqueci alguém, por favor, me lembrem nos comentários!

CONSIDERAÇÕES DE UM NERDOSSAURO SOBRE A RPGCon!

O evento foi sensacional, e me deu uma saudade dos grandes eventos da Leitura aqui de BH de 93 a 95. O clima do evento estava bem legal, o colégio é labiríntico mas confortável. Demoramos um tempo até achar o local, mas graças a Érika, minha esposa-nerd ranger, conseguimos chegar sem muitos problemas. A gente chegou mais tarde, pois fomos ao Bairro da Liberdade comprar coisas japas-otakusticas para o nosso covil nerd e ainda almoçamos em um restaurante chinês, tão chinês que eu nem sei o que comi, o pessoal lá falava chineguês, a versão chinesa do nosso portunhol!

Assim, cheguei às 15 horas no Sábado correndo desesperado para as mesas de RPGs, pois achei que haveria um quadro indicando qual mesa eu mestraria, pois tinha reservado com antecedência no site da RPGcon. O engraçado é que quando cheguei eu fiquei na noobizeira de ficar perguntando  “qual é a minha mesa?” e o povo respondendo “senta em qualquer lugar, mano, e espera para ver se aparece jogador!”, hahahahaha!

As mesas de RPG estavam bem animadas, e de certa forma, o lugar não dava tanto eco quanto na EIRPG do ano passado, onde mestrar em meio ao barulho infernal de várias mesas de RPG era difícil!

Também achei a área para as mesas mais simpática e confortável. A minha única crítica era a situação engraçada de você montar a sua mesa e ficar esperando os jogadores passarem por perto e perguntarem do que é o jogo, etc. Não vi um quadro com os jogos pré-marcados ou algum lugar onde os jogadores pudessem olhar o que estava disponível e irem para as mesas de jogo. Se continuar assim na próxima RPGCon, eu vou levar uma monster-placa-banner-estandarte anunciando a “Mesa do Tio Nitro, vem que é Doidimais!”. Então, se tinha alguém que queria jogar na minha mesa, me desculpe, tive que improvisar na hora mesmo, e pegar os jogadores (coitados hahaha!) que passaram perto de onde eu estava! J

Outra coisa que foi um pouco paia, foi ver um segurança enorme ao meu lado às 17:30 me avisando que eu tinha que acabar logo pois eles fechariam às 18:30. Ele ficou rondando a mesa e checando se eu tinha acabado o combate ou não hahahahaha! Quase pedi para ele rolar os dados dos monstros, assim, se tivesse morte de personagem de jogador, eu iria culpar no segurança! Hahaha! Queria ver se alguém ia reclamar!

Vou fazer um post sobre as aventuras e algumas conclusões e dicas para quem quiser mestrar D&D 4e em eventos! Só digo uma coisa, faça um mega-roleplay com desafio de perícias (que faço combate como desafio de perícias, usando poderes como perícias também, mas descrevendo cinematográficamente e doidimasamente o que acontece) durante 1 hora e meia e usar a outra hora(ou meia hora, dependendo da TPM do segurança das mesas de RPG, hehehe) faça o mega combate com as miniaturas, monstros, mapas e tudo o mais! Dá para o pessoal ter um gostinho do jogo e ainda contar uma história bem ducaray!

ENCONTRO COM A GALERA E SAÍDA PARA A LUDERIA

O melhor do encontro foi poder encontrar com a galera da blogosfera e sites de RPG e a gandaia depois do encontro lá na Luderia! Isso valeu dez veiz a viagem para Sampa, foi muito bom mesmo! Vi muita gente sensacional; o Valberto do Lote do Betão (esse é da velha guarda do EIRPG!)  o pessoal do Dot 20, como o Nume, o Shido (de quem sou fã desde muito tempo, curto muito os textos dele sobre RPG, cenários, Romância, esse cara tem que publicar logo!), o Saladino (gente finíssima), o Trevisan, o Cassarro (com cabelo, quase não reconheci!) e o Rocha da Área Cinza. Eu  também encontrei com o Bruno Cobbi (D3 System), o grande Talude (RPGNews), o Aaron da Fale RPG entre um monte de gente!

O mais legal da viagem inteira foi a ida até a Luderia, de carona com a Maíra e o GranKain do Taulukko, onde pude conversar e bater papo sobre RPG com uma turma doidimais, o Lorde Mamangava (GurpsNation) a mega-dupla do Rolando 20 Davi e Daniel Anand (que tem um dos melhores podcasts de RPG da internerd brazuca, dá de dez a zero em muito podcast gringo!), o lendário Mr. Pop (Paragons) (saca tudo de RPG, nerdossauro também!) e o inominável Ooze (Paragons) (o cara é mais engraçado e doidimais ao vivo do que na internerd hahahaha!). Estava também o Shingo (Paragons) com a Sr. Watanabe (descobri que o Shingo também curte 3d&t, defendemos o sistema a unhas e dentes na discussão). Como o papo foi até às 3 da manhã, considerei esse um mini-encontro de blogs!

O problema é que tive que me policiar, pois toda vez que soltava um “doidimais”  o povo ficava repetindo hahaha! Foi uma pena o D3 não ter ido senão seria um tal de “doidimais” para um lado e “caraideasa” do outro!

No dia seguinte fui acordar totalmente podre às 11 horas. Como queria fugir dos seguranças do capeta que arrancam mestres das mesas de RPG, resolvi ir para o evento e mestrar de manhã mesmo.  Essa foi uma aventura bem diferente da de Sábado, mestrei uma aventura mais curta e contei com a participação de Lorde Mamangava e da Érika (como monge!) na mesa. Foi difícil catar os jogadores, pois nem sabia se podia começar a mesa naquele horário, mas depois que a aventura começou, tudo rolou que foi uma beleza!

Nesse dia também encontrei com o chtulhu-master mega-mass Luciano “Lovecraft” Ghiel que estava com a galera do Torneio Tentacular, mestrando Chtulhu no evento! Pude PEGAR em um exemplar do Call of Cthulhu PRIMEIRA EDIÇÃO, VÉIO! Caraca! E ainda achei o design da ficha de personagem melhor do que das edições posteriores, uma mega tabela enorme para pontos de sanidade no começo da ficha!

No final da tarde  eu estava meio rouco e com muita dor de garganta, mas ainda tinha que dar um pulo no Bairro da Liberdade para fazer a nossa tradicional e obrigatória compra de tralhas-japas-anime-otakuzeiras para o meu covil nerd. Como esticamos mais do que tinha previsto, foi direto para a rodoviária, onde ainda encontrei, nos 49 minutos do segundo tempo, o Marcelo Dior, do mega-podcast de RPG Vozes da Terceira Terra (eles já citaram o NitroDungeon e falaram do meu resumão do All Flesh Must Be Eaten, êêêêêê!)!

No final foi muito bom esse RPGCon, vou recordar com carinho. Mas da próxima vez eu vou mestrar de manhã bem cedo, e ficar andando por todos os lados. Queria ter visto toda a palestra dos 10 anos de Tormenta (só vi um pedacinho), além de um monte de outras coisas! Mas a saída depois do evento foi muito legal, por isso proponho, no próximo RPGcon, a materialização do ButecoRPG, um lugar com uns trocentos lugares para todo mundo ir depois dos eventos e longe dos gorilas que expulsam o povo quando dá seis horas da tarde!

SUGESTÕES PARA O PRÓXIMO RPG CON:

  • Mais apoio para os mestres que forem rolar jogos no evento, incentivos, brindes, prêmios, lanche, etc. Se a gente não expandir o hobby ele morre, e eventos são um excelente lugar para as pessoas conhecerem o rpg ou jogarem jogos diferentes.
  • Mais organização com as mesas de RPG, com listas de jogos, divulgação pelo evento por meio de cartazes, etc.
  • Um esquema melhor para comprar fichas de comida, tinha hora que ficava difícil demais.
  • Um encontro num buteco monstro para todos os blogueiros se reunírem após o encontro, de preferência em um local próximo ao evento que dê para ir a pé!

MINHAS FOTOS DO EVENTO

A galeria completa está nesse link:

http://newtonrocha.multiply.com/photos/album/244

O cartaz que fiz para o NitroDungeon com o meu novo símbolo, o D20 preto (o meu famoso “ShitDice” hehehe), só que não usei. Fiz uns cartõezinhos com esse logo e símbolo também!

Meus jogadores receberam as fichas nesse saquinho, junto com as cartas de poder dos personagens.

Chegando no evento no Sábado, sessão das mesas de RPG.

Pessoal da minha primeira mesa!

Preparando para massacrar o pessoal! Jogamos um capítulo paralelo e importante da minha Campanha “Império das Sombras”, eles tiveram que tentar salvar Evereska de um cerco Netheriano, véiO! Porrada em Faerum!

Mapa de Evereska sobre o meu mapa plastificado de Faerum para apresentar Forgotten Realms 4e para o pessoal que não conhece o mundo! Recomendo aos mestres, sempre que puderem, levar o mapa do mundo de fantasia que estão mestrando. Os jogadores curtem muito, principalmente se não conhecem o cenário!

E começa a porrada contra os Bullywogs!

E o pau come, véiO!

Bullywog jurado de morte pelo Leonard, o Shifter Vingador do grupO! Dançou véio hahaha! (poder “Inimigo Jurado”)

Cartas de Iniciativa, funcionam muito bem em aventuras de eventos!

O xamã detonando com o seu urso celestial, o vingador envenedado por flecha de yuan-ti e o mega monge Bak Mei (iááááááá!) se preparando para o seu golpe voador de seis quadrados, véio! Doidimais!

Foto dos meus jogadores do Sábado!

Lorde Mamangava (Gurps) e Davi (Rolando 20), Início do encontro-biriteiro dos blogueiros de rpg!

Daniel Anand (Rolando 20), um berserk true chaotic perdido no evento e o famoso Mr. Pop (Paragons)!

A ultra-mega-hiper simpática Maíra e seu marido-nerd explorador de Ravenloft Gan Kain (que deram carona para a gente até a Luderia)e um lich em começo de carreira!

Mr. Pop tentando teleportar, Lord Mamangava, Ooze fazendo um wish, Daniel Anand e Mestre Louco demonstrando o famoso “d5”, a garra de terror dos mestres de RPG!

Outro das antigas, o grande Talude (RPG News)!

Minha camisa, baseada em um dos meus posters motivacionais, o Caótico e Mau!

O Inominável Ooze (Paragons) doidimais!

Shingo (42 e Paragons) e Mr. Pop!

Eu e a Erika (Mrs. Nitro) na Luderia!

O Mestre Gan Kain (Taulukko) mostrando como intimidar seus jogadores!

Refletindo na diferença entre o “Rpg Arte” e o “Rpg Porrada”!

Sandubas com joguinhos da Luderia

Preparando a aventura no segundo dia, longe dos gorilas hahahaah!

Daniel Ballard!

Luciano, o mestre mais mega-mass de Ctulhu que eu conheço! Comandando o Torneio Tentacular!

Mostrando o famoso “D5” e experimentando o escudo da primeira edição do Chtulhu!

CALL OF CTHULHU 1ª EDIÇÃO!!!!!! + “d5”

Abrindo a coisa inominável com cuidado!

Muito climão macabro, véio!

Gostei mais dessa ficha do que das contemporâneas!

Nibelung, tradutor da Order of the Stick!

Iniciando o jogo de domingo!

Segunda mesa com Lorde Mamangava! Érika também jogou, estava batendo as fotos!

Narrando um dos desafios de perícias mais pirados que já narrei, Mamangava usou o urso celestial do seu xamã para salvar a si mesmo e o capitão do navio, pulando da metade do navio que afundava para a outra que estava quase afundando, e isso em meio a uma tempestade monstra e a uma horda de kuo-toas que afogavam todo mundo que caia dentro d’água!

Partindo para cima dos Órbitas Vazias, zumbis sem olhos criados por um Beholder Lich!

Olha os Kuo-Toas na área junto com um filhote de chtulhu (Chaos Beast)

Leonard, o Vingador Shifter de Chult de frente para o Beholder Lich! Que medo véio!

Final da aventura e partindo para a ignorância em cima do Beholder!

*******************************

Quem quiser ver uma MONSTER-GALERIA-TABAJARA da RPGCon, dêem uma olhada nessa galeria do grande Tigerfree, dá para fazer até um filminho do evento!

http://tigerfree.multiply.com/photos/album/39/RPGCon_2009

Para quem quiser ler sobre tudo que aconteceu no evento, recomendo os seguintes posts: Taulukko

Relato do 1o RPGCON por Rocha no Área Cinza

1º Dia da RPGCON pelo dot 20

Palestra das editoras pelo dot 20

Palestra das Editoras pelo news rpg

Análise do RPGCON pelo Rede Ninja Press

Mesa de vidro em Paragons

Impressões da RPGCON pelo rolando 20

RPGCON pelo Fale RPG

Fotos do evento feitas pelo BEJRPG

Fotos do Shin no Tomo 4e com LEGENDAS! Conheçam as faces do Alexandre Draco do Aldetoron, Daniel Anand e Dani Salles do Rolando 20, Véxo e Shin do Tomo4e e Rey Ooze do Paragons, Nibelung (ordem do graveto), Shido (dot 20), Mr. Pop, D3, Cobbi, e mais um monte de gente!

Mais fotos e matéria do Área Cinza sobre a RPG Con

**********************************************************************

Posts da Blogosfera do RPG selecionados pelo Tio Nitro! (Atualizado diariamente!)

************************************************************************

Outros Artigos

35 comentários

  1. Infelizmente, não pude comparecer ao evento e jogar contigo, Nitro!

    Bem, fica a próxima!

  2. Eu joguei na mesa do Tio Nitro :P Morram de inveja!!!
    Valeu pela aventura Nitro. Foi doidimaismemo!

  3. Poutz, pena q não te reconheci, tava procurando mesa de D&D, joguei no Arautos mesmo.

  4. Valeu pessoal!

    @maíra – A Érika ficou encantada com a sua simpatia e achou que você e seu marido formam um casal muito legal! :)

  5. Xi, tio. Prepara uma renca de personagens aí, porque tua mesa vai lotar no próximo evento! Show de post!

  6. Valeu pessoal!

    @balard – beleza! Eu tava fugindo dos gorilas do RPGCon, nunca mais mestro de tardinha, e como acordei beem tarde no domingo por causa da gandaia do sabadão, fui chegando e mestrando logo!

    Mas no próximo vamos marcar sim!

  7. Maldito Mamangava! Se ele não aparecesse eu jogava na mesa do tio Nitro! No próximo, com um horário menos randon, eu jogo ^^

  8. Tio Nitro, o Marcelo Adnet/Guilherme Briggs mais doidimais do rpg brasileiro! Queria ter jogado nessas mesas! =D

  9. Bacana as fotos.
    Ri demais com a “Mesa do Tio Nitro, vem que é Doidimais!”. =P

  10. Sensacional o post haha, poxa daonde aquela foto minha intimidando haha, nem lembro desse flagra.
    Parabéns, ficou sensacional!
    Pena que o evento foi doidemais porque se não até eu ia querer jogar na tua mesa.

    Abraços!

  11. Muito loca as fotos Tio… Caras que nem todo dia se vê por ai…

    As sessões devem ter sido doidimais… Pela cara dos sobreviventes…

  12. Com certeza Wallace! Na próxima Nerdparty, o dungeon crawl vai rolar! E com prêmios para quem sobreviver!

Deixe um comentário!