Sistema Daemonlight – Modificações nas regras do Sistema Daemon (Versão Alpha mesmo!) [NitroDungeon – Resumo de Regras]

Atendendo a pedidos, trago aqui o meu primeiro rascunho do Sistema Daemonlight. Essa são as modificações nas regras básicas do Sistema Daemon para transformá-lo no Daemonlight. Pretendo fazer uma versão completa, com descrições de atributros, etc. mas ficará mais para frente, assim como a ficha de personagem para Daemonlight! No momento estou concentrado no 1º ENCONTRO VIRTUAL DE RPG 2009! Participe do encontro você também!

Para quem não conhece o Sistema Daemon, é o sistema de RPG criado por Marcelo Del Debbio para o cenário Trevas, sendo o sistema da Editora Daemon. Para usar o Daemonlight você vai precisar das regras básicas do Sistema Daemon, que podem ser baixadas nesse link:

Preparando para Entrar na nova Área de Tormenta com o Daemonlight! (Arte: Erica Horita - Jambo )
Preparando para Entrar na nova Área de Tormenta com o Daemonlight! (Arte: Erica Horita – Jambo )

SISTEMA DAEMONLIGHT

O Demonlight é uma simplificação do Sistema Daemon, ideal para mestrar aventuras em eventos ou aventuras rápidas para iniciantes no sistema. Ele é compatível (com algumas adaptações) com toda a linha Daemon. A idéia é ter um sistema rápido, prático e que você pode usar para usufruir de todos os livros da linha Daemon e das centenas de Netbooks disponíveis na internet (principalmente no site da daemon, nesse link).

Seguem as alterações das regras básicas do sistema Daemon.

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

A criação de personagens é feita através de pontos de personagem.

COMPRANDO ATRIBUTOS:

Campanha Realista – 100 pts
Campanha Heróica –  110 pts.

Distribua os pontos nos 8 atributos (FR, CON,DEX, AGI, INT, WILL, PER, CAR). Mais tarde, por meio de Aprimoramentos, esses valores podem se modificar.

Ex:
FR 11 CON 10 DEX 13 AGI 12 INT 17 WILL 9 PER 16 CAR 12
Total: 100 pontos

Na ficha anote o valor do TESTE NORMAL (valor do Atributo x4), TESTE FÁCIL (valor do Atributo x8), e TESTE DIFÍCIL (valor do Atributo x2)

COMPRANDO APRIMORAMENTOS:

5 pontos para comprar Aprimoramentos (vantagens do personagem) podendo chegar a 8 com Aprimoramentos Negativos (desvantagens que dão bônus em pontos de aprimoramento).

COMPRANDO PERÍCIAS

A quantidade de pontos de perícia é igual a ( IDADE DO PERSONAGEM + INTELIGÊNCIA/2 (arredondado para cima) ) X 10.

Ex: Um personagem de 30 anos e INT 16 possui

(30 + 8 (16/2=8) ) x 10 = 380

Distribuir as perícias na lista de perícias simplificada, apenas em valores que terminam em 0.

Ex:
Conhecimento Arcano 30, Ladinagem 40, Sobrevivência 20, Futividade.

Escrever na ficha de personagem os valor dos testes fáceis (Perícia x 2) e dos testes difíceis (Perícia/2).

JOGANDO COM O DAEMON LIGHT

As demais regras são as mesmas do Daemon normal, com algumas modificações importantes:

REGRA BÁSICA:

Rolar 1d100 e comparar com o Valor da dificuldade do teste, Os valores alvos dos 3 testes estarão escritos na ficha de personagem.

TESTES DE ATRIBUTO: Normal (Atributo x 4), Fácil (Atributo x8), Difícil (Atributo x 2)

TESTES DE PERÍCIA: Normal (Perícia), Fácil (Perícia x 2), Difícil (Perícia / 2)

TESTES DE PERÍCIA E ATRIBUTO

Seguem as regras normais simplificadas. Se a situação for difícil, usar o valor do teste difícil; se for fácil usa o valor do teste fácil. Na maioria das vezes, usar o valor do teste normal.

COMBATE E TESTES RESISTIDOS:

Para simplificar o combate e evitar o uso da tabela, ofereço essa alternativa. Essas regras se aplicam no caso de combate e testes resistidos, onde se tem uma FONTE ATIVA da ação (um golpe, por exemplo) e uma FONTE ATIVA de defesa (um oponente que esquiva, por exemplo).

COMBATE POR MEIO DE TESTES NORMAIS, FÁCEIS E DIFÍCEIS:

Pegar o número de Defesa Ativa. Se for entre 1 a 30, o teste do Ataque é Fácil, se for entre 30 a 60, o teste do ataque é Normal, se for entre 60 a 100, o teste do ataque é difícil.

Defesa Ativa de 0 a 30 – Teste Fácil de Ataque
Defesa Ativa de 30 a 60 – Teste Normal de Ataque
Defesa Ativa de 60 a 90 – Teste Difícil de Ataque

Dessa maneira o mestre basta apenas ver o valor da defesa e determinar qual é a dificuldade do teste.

ACERTO CRÍTICO:
“00” no d100 é um acerto crítico, e o dano será o dobro do dano máximo (ou igual ao dano máximo da arma), ou variando dependendo da arma usada.

FALHA CRÍTICA:
“99” no d100 é uma falha crítica, sempre!

DANO SIMPLIFICADO:

Para acelerar mais ainda o combate, basta usar a regra do Dano Médio.

REGRA DO DANO MÉDIO:
Armas, poderes, magias, etc terão o dano fixo igual a 1/2 do valor máximo, arredondado para cima. Pode se anotar entre parênteses na ficha de personagem.

Ex: Dano de Espada Longa do Personagem: 1d8+2 (5)

Assim, no combate, toda vez que esse personagem acertar com sua espada longa, o dano será 5. Evita-se assim, rolar dados para dano, o que acelera mais ainda o combate. Se o jogador rolar crítico, pode se usar o valor máximo do dano ou um multiplicador (x2 por exemplo) do valor máximo (visto que rolar 01 em d100 é bem difícil!).
**********************************************************************

ARTIGOS RELACIONADOS:

12 comentários

  1. Bom eu ando adaptando o Rokugan pra uma forma de daemon que eu modifiquei a partir do seu daemonlight newtoon qndo estiver pronto te mando, ai vc passa pro pessoal q vc qser fazer playtest e depois me fala o q axou e o q mudou….Necrodaemon?!?!?
    aqui mais uma vez qria lhe pedir ajuda tipo ando fazendo um sistema de rpg generico com base no sistema oficial do L5R, mas usando apenas d6, só que naum sei montar habilidades especiais para esse tipo de sistema, me manda uns exemplos só pra eu tirar uma noção, pq cria só com base no rokugan ta dificil pq eu naum uso mecanica de aneis….e tenho apenas 4 atributos…
    vlw nitro…

  2. O legal Mestre, seria a ficha ter os lugares para colocar os 3 testes, para ficar fácil do pessoal ver.

    Assim por exemplo:

    Força 18 – Teste Normal 72% 0 – Teste Fácil 99% (o máximo, pois 18 x 8 daria mais) – Teste Difícil 36%

    Perícias

    História Teste Normal 40% – Teste Fácil 80% – Teste Difícil 20%

  3. Value Nitro. Foi mal ai a brincadeira.

    RPG Quest não conheço ainda, mas tem um companheiro aqui, Alexandre Nordestinus, que vai comprar. Dai tiro minha opinião sobre o sistema. Mas pelo que tenho visto falarem dele parece ser bem legal mesmo.

    Quanto as regras do DaemonLight vou montar um grupo aqui so pra testar. Depois eu retorno e digo o que realmente axei. De inicio esta bom, mas bom mesmo. Parabens.

    Até!

  4. Rpgquest não é so pra iniciante.o básico com mpas e minis pode ser,mas o completo,com 80 raças,110 classes e sei lá mais o que é um dos rpgs de fantasia mais completos!TAnto que to doido pra acha um pra compra.

  5. Valberto, acredito que a versão d6 seja o RPG Quest! :)

    Me admira o povo achar que o RPG Quest é só para iniciantes. O sistema comporta tudo que tem no Sistema Daemon tranquilamente! :)

    Para fazer uma versão d6 no pau, eu faria assim:

    Pega o valor final, a porcentagem dos testes e DIVIDA por 4, arredondando para cima (exceto zero, é claro). Se o valor final for abaixo de 4, arredonda para 4.

    O resultado final dos 3 testes irá ficar entre 4 a 25, e durante o jogo, se rolaria 4d6 somando tudo para ver se consegiu passar ou não.

    Ou então pode se pegar as porcentagens e dividir por 6, com todo valor abaixo de 3 virando 3 (exceto 0, é claro) e arredondando para cima.

    Você teria valores entre 3 a 17 (ou 18 para valores de 100%), e rolaria o famoso 3d6 do Gurps contra esse valor.

    Voilá! Um sistema Daemon D6 prontinho para rolar para iniciantes, e de quebra usar os quatrocentos milhões de netbooks diponíveis na hora! :)

  6. O Necropia está sendo escrito para o Sistema Daemon, eu chamo de Necrodaemon por algumas mudanças pequenas, mas se o livro sair, vai ser Daemon clássico mesmo. As mudanças Necrodaemon, devo colocar só na internerd, mesmo! :)

  7. Eu vou acabar processando esse tal tio Nitro. Faz muito tempo que criei um novo banner para o blog Rpg Sem Compromisso e já avisei a ele, mas ate agora nada de mudar esse banner azul. Vou esperar ate depois desse tal encontro virtual, depois disso mandu um virus para esse blog.

    Brincadeiras a parte, pedido feito. (hehehe)

    E quanto ao outro nome para o DaemonLigth, naum vai
    rolar? Necrodaemon (axo que é isso…).

  8. Muito bom! Realmente ficou mais light para explicar o sistema par os iniciantes… acho que para os atributos poderia tera algo como número pré-determinados que os jogadores pudessem distribuir na ficha e depois multiplicar por 4… por aí…

Deixe um comentário!