OS ATRIBUTOS | Sistema de RPG 2d6WORLD – Regras Customizáveis para Criação de Jogos Narrativos Powered by the Apocalypse + LINK para a VERSÃO ALFA e INCOMPLETA AINDA do Sistema 2D6WORLD!


2D6 WORLD – VERSÃO ALFA – ATUALIZADA CONTINUAMENTE (GOODLE DOCS)

Para uma versão atualizada continuamente no Google Docs, clique no link abaixo:

Versão DOC – Google Docs

https://docs.google.com/document/d/1X3k3SoVNldPBuQgeJesWDNwFtDC9Ih446ckvJqS-wew/edit?usp=sharing

Versão PDF – Google Docs

https://drive.google.com/file/d/1tHCW2NbdWE1l6z3OkmNEhLPJpLzauS_O/view?usp=sharing


ATENÇÃO: As Regras Abaixo são da Versão 01.11.19  do 2d6WORLD – Para a versão mais atual, clique nos links acima!

O Sistema 2d6World é LIVRE, GRATUITO e ABERTO, sendo lançado sob uma licença uma licença Creative Commons –  4.0 que permite Compartilhar, Adaptar, desde que com Atribuição, e sem outras restrições, que cobre apenas texto das regras e suas mecânicas.


OS ATRIBUTOS

A maioria das regras de 2d6World dependem de uma rolagem de dois dados de seis faces somada aos valores dos ATRIBUTOS do Protagonistas, os personagens criados pelos jogadores.

Cada Protagonista no 2d6World é descrito pelos seguintes Atributos: Força, Constituição, Destreza, Inteligência, Percepção, Carisma. Esses seis atributos representam a PERFORMANCE do personagem dentro de um conjunto de habilidades, características e ações.

Os Atributos, assim como todas as regras do 2d6World são ABSTRAÇÕES e não necessariamente simulam correspondem físicas, mentais e sociais. Suas descrições, suas limitações, seus pontos máximos e mínimos, como funcionam em determinados contextos, e o modo como são usadas, entre outras coisas, serão definidas na Ficção, a história sendo criada coletivamente. Os Atributos servem apenas para focar a Ficção, para ajudar na criação coletiva de uma história, guiando o modo como os personagens dos jogadores agem e se comportam.

2d6World é um jogo de Posicionamento Ficcional, ou seja, sobre como o seu personagem irá se desenvolver dentro da história, como será o seu arco narrativo.

Como ele entrará em enrascadas (Posicão Ficcional Desvantajosa) e como irá sair dessas enrascadas (ir para uma Posição Ficional Vantajosa) e o que irá aprender e como ele irá mudar com isso. Não é um jogo para saber quantas toneladas um Protagonista Super-Herói consegue levantar em determinado momento, mas sim como esse Protagonista Super-Herói irá virar um carro para salvar seu companheiro de equipe de ser esmagado, e assim fortalecer mais ainda o laço de amizade entre os dois.

Dessa forma, dois personagens podem ter o mesmo modificador de Força, +1 por exemplo, mas um pode ter o Movimento Superforça, por exemplo, e ser capaz de virar um carro com esse +1 enquanto o outro pode ser uma criança de seis anos que consegue carregar uma mochila cheia de livros, quando vai para o seu jardim de infância.

A ideia é que, entre as crianças de seis anos, o +1 de Força significa que ela está acima da média de seus semelhantes, enquanto um Protagonista Super-Herói com -1 de Força estaria abaixo da média entre outros Super-Heróis com o Movimento Superforça, e só poderia virar uma moto e não um carro muito pesado.

Isso é possível porque os Atributos de 2d6World são Abstrações que servem à Ficção, a narrativa sendo criada coletivamente, e não o contrário.

Esses modificadores, que são somados a uma rolagem de dois dados de seis faces nos testes das ações dos personagens, são apenas as PRIORIDADES das habilidades dos mercenários, os conjuntos de AÇÕES em que são melhores e os conjuntos de AÇÕES em que são piores.

LISTA DE ATRIBUTOS

FORÇA (FOR) – Representa tanto a agressividade quanto a performance do Protagonista Steam Hunter em habilidades físicas e suas perícias para o combate corpo-a-corpo, para quebrar coisas e pessoas, sua força muscular, bem como para causar ferimentos com as mãos ou com armas brancas e habilidades atléticas que envolvem principalmente a força física, como escalar, arremessar pesos, etc.. Também é usado na intimidação por meio da violência, para forçar alguém a fazer algo que não queira, e está ligado à força emocional do Protagonista.

Role Força (FOR) quando você for quebrar ou levantar coisas, lutar com brutalidade, violência, e força física, quando for intimidar, manipular ou dar ordens usando de sua agressividade emocional, entre outros Movimentos semelhantes.

DESTREZA (DES) – Representa a performance do Protagonista em ações, pericias e atividades que envolvem agilidade física, equilíbrio, reflexos, destreza manual, velocidade, flexibilidade física e habilidades atléticas que envolvem primariamente a agilidade como cambalhotas, estrelas, etc. Ações como combater corpo-a-corpo com agilidade e velocidade ao invés de força física, correr, atirar, entrar furtivamente em algum lugar, fazer trabalhos manuais que envolvem precisão, dar saltos mortais ou saltar longas distâncias depois de uma corrida, além de sua capacidade de combate à distância e seus reflexos para escapar de perigos e de reagir rapidamente quando surpreendido.

Role Destreza (DES) quando você for correr, fugir, reagir rapidamente, usar armas de fogo, combater corpo-a-corpo usando velocidade e agilidade, lançar algo à distância, abrir fechaduras, fazer trabalhos manuais ou de precisão, escapar de algo lançado contra você, caminhar silenciosamente sem ser notado, esgueirar-se, perseguir alguém sem ser notado, entre outros Movimentos semelhantes.

CONSTITUIÇÃO (CON) – Representa a performance do Protagonista em ações, reações e atividades que envolvem vigor físico, resistência física, fôlego, saúde, como resistir ao cansaço, resistir à venenos, resistir à ferimentos graves, à dor, aguentar danos físicos, resistir danos à sua constituição, etc.

Role Constituição (CON) quando tiver seus limites físicos testados, quando usar a si mesmo no lugar de outro, para suportar a dor ou ferimentos, para resistir a exaustão ou a fome, entre outros Movimentos semelhantes.

INTELIGÊNCIA (INT) – Representa a performance do Protagonista em ações e atividades que envolvem conhecimentos teóricos e práticos, sua esperteza, capacidade intelectual, força de vontade, resistência mental, e também na maioria de testes envolvendo conjuração de magias e o uso de poderes sobrenaturais.

Role Inteligência (INT) quando quiser usar ou se lembrar de seus conhecimentos acadêmicos e práticos, quando estiver pesquisando, analisando ou tentando entender algo, quando exercer sua força de vontade ou se ela for testada, quando for resistir a algum tipo de ataque psíquico, entre outros Movimentos semelhantes.

PERCEPÇÃO (PER) – Representa a performance do Protagonista em ações e atividades que envolvem percepção, observação, investigação, análise rápida de algo, sacar algo ou alguma pessoa, notar detalhes, intuição, sentir perigo, notar emoções, empatizar, perceber enrascadas. É o atributo que conecta o personagem com o mundo espiritual, e a percepção do sobrenatural.

Role Percepção (PER) quando quiser intuir algo, contatar um espírito ou entidade sobrenatural, acessar energias mágicas ou sobrenaturais, perceber perigo, notar detalhes, perceber o que não é facilmente visto, sentir as motivações de uma pessoa, e outros Movimentos semelhantes.

CARISMA (CAR) – Representa a performance do Protagonista em ações e atividades que envolvem interações sociais, negociação, sedução, enganação, influência, aparência, política, performances artísticas, discursos, capacidade de convencimento, convição pessoal, e o quanto o quanto atraente, excitante, sutil, sensual, exuberante, inspirador e manipulador ele pode ser.

Role Carisma (CAR) quando for enganar, seduzir, ou manipular outros, encontrar contatos ou aliados, e outras ações semelhantes.

MODIFICADORES DE ATRIBUTO

Os Atributos variam de -2 à +3:
(-2 ) Atributo Muito Abaixo da Média entre os arquétipos dos Protagonistas.
(-1 ) Atributo Abaixo da Média entre os arquétipos dos Protagonistas.
( 0 ) Atributo na Média entre os arquétipos dos Protagonistas.
(+1) Atributo Acima da Média entre os arquétipos dos Protagonistas.
(+2 ) Atributo Muito Acima da Média entre os arquétipos dos Protagonistas.
(+3) Atributo Excepcional, entre os melhores dentre os arquétipos dos Protagonistas.

Ao criar um Protagonista, você distribuirá os seguintes modificadores: +2, +1, +1, +0,+0,+-1, de acordo com os atributos mais usados pelos Movimentos do Arquétipo do seu Protagonista.

Os modificadores são descritos utilizando abreviações com três letras maiúsculas: FOR, DES, CON, INT, PER, CAR e os modificadores indicam o quão bem o personagem ATUA nas ações e contextos relativos ao atributo.

Lembre-se sempre que os Atributos dos Protagonistas, assim como todas as regras do 2d6World são ABSTRAÇÕES e não necessariamente simulam correspondem físicas, mentais e sociais. Suas limitações, o modo como são usadas, seus efeitos na narrativa criada coletivamente e tudo o mais serão definidos na Ficção do Jogo.

EXEMPLOS DE ATRIBUTOS NO JOGO

Vamos ver alguns exemplos desses Atributos no jogo Steam Runnerz, criado a partir do 2d6World:

Todo mundo acha que Arjuna é um dos SteamHunters mais perigosos dentre os mercenários da equipe Filhos de Shiva . Como líder dos Filhos de Shiva, Arjuna é um Etérico Elementalista com poderes de fogo consideráveis. Além de ser um grande combatente, Arjuna é um lider carismático e muito esperto e observador. Seus atributos são: FOR +2 DES +1, CON -1, INT 0, PER +0, CAR +1.

Tuzikt é uma Vespóide Biomodeladora muito inteligente, e sua equipe de Steam Runnerz , os Demolidores é famosa por usar suas biomáquinas, como os Zangões Dourados, em suas missões. Seus atributos são: FOR -1, DES 0, CON 0, INT +3, PER +2, CAR +1.

Nova é uma Modificada Combatente, veterana da Guerra das Três Corporações, com dois braços artificiais vaportechs repleto de armas, olhos biotechs multifacetados, e especialista em combate militar e no uso de magitech para missões de espionagem. Entretanto ela é extremamente antipática. Seus atributos são: FOR +3, DES+2, CON +1, INT 0, PER 0, CAR -1.

PRÓXIMO POST – OS MOVIMENTOS!


logo 2d6 world horizontal

LICENÇA CREATIVE COMMONS 4.0

O Sistema 2d6World possui uma licença Creative Commons –  4.0 que permite Compartilhar, Adaptar, desde que com Atribuição, e sem outras restrições, que cobre apenas texto das regras e suas mecânicas.

ATENÇÃO: Os termos, personagens, imagens e outros elementos diretamente relacionados com o jogo Steam Runnerz RPG de Newton Ribeiro Rocha Júnior (Newton Nitro) não são cobertos por essa licença, apenas a mecânica de regras, seus textos explicativos e seus termos.

Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

by-sa.png

ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os termos seguintes:

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

AVISOS

Esta licença é aceitável para Trabalhos Culturais Livres.

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.


Aguardem STEAM RUNNERZ, jogo de ação steampunk mercenária para sistema 2d6World 

LOGO STEAM RUNNERZ FINAL 08-10-19


LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO (Cenário para jogos de Fantasia Medieval Sombria)
COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

Se inscreva no NITROCAST no SPOTIFY
http://tinyurl.com/y8pn6esj

Se inscreva no NITROCAST no Itunes
http://tinyurl.com/y7w5dfh2

Se inscreva no NITROCAST no CASTBOX
http://tinyurl.com/y8eb2k4w

NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

CARTAO FINAL

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


FAÇA UMA AULA GRÁTIS COM UM NATIVO NO CAMBLY!
Use o código: MELHORESEUINGLES

http://www.cambly.com
E ganhe 10 minutos GRÁTIS!
Quer experimentar o CAMBLY?
Faça uma aula de 10 minutos de conversação GRÁTIS com um NATIVO no CAMBLY!
#cambly #10minutosgratis

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s