Sistema de RPG 2d6WORLD – Regras Customizáveis e Narrativistas

Sistema de RPG 2d6WORLD – Regras Customizáveis para Criação de Jogos Narrativos Powered by the Apocalypse #2d6world #pbta #rpgbrasil #guia2d6world #steamrunnerz

O Sistema 2d6World foi criado com o objetivo de ser um conjunto de regras customizáveis para a criação de jogos com foco na Ficção e de fácil assimilação pelos jogadores, e também de ser de fácil customização feita pelo Mestre do Jogo para a aventura que ele quer mestrar. O Sistema 2d6WORLD é LIVRE, ABERTO e GRATUITO e liberado sob uma licença Creative Commons 4.0!

Como ele ainda está em desenvolvimento, irei postando aqui no blog esses textos iniciais do sistema. Esse é também o sistema base para meu próximo jogo de rpg, o Steam Runnerz: Mercenários Transhumanos da Era do Éter, um jogo de ação e aventura steampunk mercenária com horror que mistura Pós-Colonialismo, Transhumanismo e um jogo que já foi definido pelos jogadores testes como uma mistura de Shadowrun, SLA Industries, Cyberpunk e Castle Falkenstein com Kult e Call of Cthulhu! 

LOGO STEAM RUNNERZ FINAL 08-10-19


2D6 WORLD – VERSÃO ALFA 1.2 ( 11/12/2019) – ATUALIZADA CONTINUAMENTE 

Para uma versão atualizada continuamente clique no link abaixo:

BAIXE O PDF DO 2D6WORLD – VERSÃO ALFA 1.2 (11/12/2019) NO GOOGLE DRIVE

Link:
https://drive.google.com/file/d/1n4sG4tfI8PB5Vybj5x8wRl9MrYkZi1VQ/view?usp=sharing

 


Versão Alpha 1.0 do POCKET 2D6WORLD, uma Versão MINIMALISTA do Sistema Customizável Narrativista 2d6World, que, de tão pequena, cabe em um guardanapo! 4 PÁGINAS SÓ!

Essa versão foi um pedido do pessoal que comentou na página do Sistema Customizável Narrativista 2d6World, lá no Facebook ( https://www.facebook.com/2d6world )

Espero que curtam! Como o 2d6World, o Pocket 2d6World é livre (licença Creative Commons 4.0 livre atribuição, ou seja, pode alterar, mixar, usar de qualquer maneira desde que citada a fonte)!

BAIXE O PDF DO POCKET 2D6WORLD NO GOOGLE DRIVE

Link:
https://drive.google.com/file/d/1fYzdqgrgYHzlQj92EJU3OnazqZWZMpsC/view?usp=sharing

POSTS DO SISTEMA POCKET 2D6WORLD

Regras Básicas do Pocket 2d6World


ATENÇÃO: As Regras Abaixo são da Versão 01.11.19  do 2d6WORLD – Para a versão mais atual, clique nos links acima!

POSTS DO SISTEMA 2D6WORLD

Introdução ao Sistema de RPG 2d6WORLD

Elementos Básicos 


APRESENTAÇÃO

O 2d6World é um sistema de regras customizáveis, livre, gratuito e aberto, especialmente criado para auxiliar Mestes, Jogadores e Criadores de Jogos no desenvolvimento de sessões, aventuras, cenários e outros materiais de RPG de foco mais narrativo.

Como o +2d6, o 2d6World está sob uma licença Creative Commons 4.0, que permite o livre compartilhamento, adaptação, remixagem, e uso comercial desde com atribuição de autoria (veja a licença no final desse post).

O 2d6World tem como base de inspiração o Apocalipse World de Vincent Baker, e os jogos PbtA (Powered by the Apocalypse), jogos que usam o Apocalypse World como base, principalmente o Dungeon World. Dentre os diversos outros jogos PbtA que serviram de inspiração para as Regras Customizáveis do 2d6World estão Dungeon World de Sage LaTorra e Adam Koebel, Kult: Divinity Lost, Masks, Monsterhearts de Abery Alder, Monstro da Semana de Michael Sands, Tremulus, Sombras Urbanas de Andrew Medeiros, Mark Diaz, Sangue e Glória do Lucas “Panon” Spanholi, Dungeon World Guide do Eon Fontes-May e Seam M. Dustan, além de muitos outros jogos, listados na parte de RECONHECIMENTOS, ao final desse post.

A premissa inicial do 2d6World foi a de criar um esqueleto de sistema PtbA mais genérico e com forte inspiração em Dungeon World, um dos PbtA mais populares, para servir de base para a criação de jogos e que também que sirva de uma “porta de entrada” para jogadores e mestres ao universo sensacional dos jogos PbtA (Powered By The Apocalipse).

Entretanto o 2d6World tem vários elementos desenvolvidos especialmente para ele, muitos derivados do Steam Runnerz RPG , e outros inspirados em mecânicas de jogos como Arquivos Paranormais, Déloyal, Blades in the Dark, Violentina e até do meu sistema +2d6.

O sistema original do Apocalypse World, um jogo de RPG pós-apocalíptico de D. Vincent Baker e Meguey Baker , publicado em 2010 com apenas um cenário implícito, me cativou por priorizar a narrativa, exigir pouca preparação do mestre e, o mais importante, colocar os jogadores em uma posição mais proativa em relação a história que está sendo criada coletivamente.

Um dos objetivos do Sistema 2d6World foi a criação de uma estrutura básica de sistema, como fiz anteriormente com o sistema +2d6 ( que pode ser baixado nesse link: https://newtonrocha.wordpress.com/sistema-de-rpg-2d6/ ).

Por causa dessa premissa de ser tanto um sistema de jogo quanto uma ferramenta de criação de jogos, o 2d6World é muito mais genérico que os PbtA tradicionais, servindo também como um catálogo de regras e mini-sistemas que funcionam dentro da lógica dos PbtA.

Você poderá usar e customizar o 2d6World para criar Manuais de Arquétipos, Cenários e Aventuras, alterando os Movimentos Básicos, os Movimentos Especiais e os Movimentos Arquétipo, o sistema de Dano e Ferimentos, e usando as diversas regras opcionais, alterando os nomes dos Atributos, aumentando ou reduzindo os seus números, os modificadores e hackeando para criar o seu jogo do jeito que você deseja!

Você pode usar o texto como ele está nesse documento ou alterar de acordo com o jogo que você esteja criando.

Essa versão do 2d6World está dividida em quatro Capítulos:

O Capítulo 1: O Sistema 2d6 World descreve todas as regras customizáveis para a criação de jogos com foco na Ficção do Jogo. Nessa parte estão descritas os elementos básicos do sistema.

O Capítulo 2: Guia dos Jogadores estão as orientações e sugestões para jogadores criarem seus personagens, além de dicas de como jogar um jogo criado com base no sistema 2d6World.

O Capítulo 3: Guia do Mestre estão as orientações e sugestões para mestres de jogos criados com o +2d6World.

O Capítulo 4: Guia do Criador de Jogos estão as orientações e sugestões para a criação de jogos criados com base no 2d6World.

Use o hashtag #guia2d6world para encontrar rapidamente os posts do sistema. Quando ele estiver pronto, será feito um PDF bonitão e indexado para consulta!

Toda sugestão, opinião e contribuição é bem vinda! :)


RECONHECIMENTOS:
Vários jogos, regras, mecânicas e designs influenciaram a criação Steam Runnerz e seu sistema de base, o 2d6World. 2d6World e o Steam Runnerz RPG não existiria sem os seguintes jogos maravilhosos, que eu recomendo:

Apocalypse World, por D. Vincent Baker e Meguey Baker.
Dungeon World. por Sage LaTorra e Adam Koebel
Sangue e Glória, por Lucas “Panon”
Delóyal, por Jorge Valpaços e Rafão Araújo
Arquivos Paranormais, por Jorge Valpaços
Violentina, Eduardo Caetano
Dogs in the Vineyard e The Sundered Land por D. Vincent Baker.
Kult, Divinity Lost por Robin Liljenberg
The Shadow of Yesterday, por Clinton Dreisbach.
The Burning Wheel and Mouse Guard, por Luke Crane, et al.
Dream Askew, Monsterhearts, e The Quiet Year, por Avery Alder.
Thou Art But a Warrior, por Anna Kreider.
Bliss Stage and Polaris, por Ben Lehman.
Stars Without Number e Other Dust, por Kevin Crawford.
Night Witches, por Jason Morningstar.
Talislanta, por Stephan Michael Sechi.
Fate, por Rob Donoghue, Fred Hicks, Leonard Balsera, et al.
A série de jogos Thief e Dishonored entre outras, por Harvey Smith, et al.
Fallout: New Vegas, por Josh Sawyer, John R. Gonzalez, Charles Staples, et al.
The Regiment.por Paul Riddle and John Harper
Blades in the Dark por Jonh Harper
Sagas of the Icelanders por Gregor Vuga
Shadowrun por Bob Charrette, Paul Hume, Tom Dowd
Sorcerer, Ron Edwards
Cyberpunk RPG 2020 e Castle Falkenstein por Mike Pondsmith

E muitos outros…


CRÉDITOS
Newton Nitro (Newton Ribeiro Rocha Júnior)

Visite o NITRODUNGEON para mais material do 2d6World, incluindo fichas de personagens.
https://newtonrocha.wordpress.com


logo 2d6 world horizontal

LICENÇA CREATIVE COMMONS 4.0

O Sistema 2d6World possui uma licença Creative Commons – Atribuição Não Comercial – Sem Derivados 4.0 Não Adaptada, que cobre o texto das regras e suas mecânicas.

ATENÇÃO: Os termos, personagens, imagens e outros elementos diretamente relacionados com o jogo Steam Runnerz RPG de Newton Ribeiro Rocha Júnior (Newton Nitro) não são cobertos por essa licença, apenas a mecânica de regras, seus textos explicativos e seus termos.

Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

by-sa.png

ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os termos seguintes:

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

AVISOS

Esta licença é aceitável para Trabalhos Culturais Livres.

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.



logo 2d6 world horizontal