THE CITY &THE CITY (2009) – China Miéville | Uma Mistura Criativa e Sombria de Ficção Estranha e Literatura Policial | NITROLEITURAS

Uma bem sucedida mistura de Ficção Policial e Ficção Estranha, que esbanja criatividade e um trabalho detalhado de criação de mundo.

THE CITY & THE CITY (2009) – China Miéville | 312 pgs, Del Rey, 2009 | Lido de 9/7/22 a 12/7/22 | NITROLEITURAS

SINOPSE

The City & the City é um romance do autor britânico China Miéville que segue uma ampla investigação de assassinato em duas cidades que ocupam o mesmo espaço simultaneamente, combinando ficção estranha com o procedimento policial. Foi escrito como um presente para a mãe doente terminal de Miéville, que era fã do gênero de literatura policial.

O romance foi publicado pela Macmillan em 15 de maio de 2009. O romance ganhou o Locus Award de Melhor Romance de Fantasia, Arthur C. Clarke Award, World Fantasy Award, BSFA Award e o Kitschies Red Tentacle; empatou para o Hugo Award 2010 de Melhor Romance, e foi indicado para um Nebula Award e John W. Campbell Memorial Award de Melhor Romance de Ficção Científica. Uma adaptação para a televisão em quatro partes da BBC foi transmitida em 2018.

O inspetor Tyador Borlú, do Extreme Crime Squad na fictícia cidade-estado de Besźel, no leste europeu, investiga o assassinato de Mahalia Geary, uma estudante estrangeira encontrada morta em uma rua de Besźel com o rosto desfigurado.

Quando uma mulher assassinada é encontrada na cidade de Beszel, em algum lugar nos limites da Europa, parece ser um caso de rotina para o inspetor Tyador Borlú do Esquadrão de Crimes Extremos. Mas enquanto ele investiga, as evidências apontam para conspirações muito mais estranhas e mortais do que qualquer coisa que ele poderia ter imaginado.

Borlú deve viajar da decadente Beszel para a única metrópole da Terra tão estranha quanto a sua. Esta é uma passagem de fronteira como nenhuma outra, uma jornada tão psíquica quanto física, uma mudança na percepção, uma visão do invisível. Seu destino é o vizinho igual, rival e íntimo de Beszel, a rica e vibrante cidade de Ul Qoma.

Com o detetive ul-qomano Qussim Dhatt, e lutando com sua própria transição, Borlú está enredado em um submundo sórdido de nacionalistas raivosos que pretendem destruir sua cidade vizinha e unificacionistas que sonham em dissolver os dois em um.

À medida que os detetives descobrem os segredos da mulher morta, eles começam a suspeitar de uma verdade que pode custar a eles e àqueles com quem se importam mais do que suas vidas.

O que se opõe a eles são os poderes assassinos em Beszel e em Ul Qoma: e, o mais aterrorizante de tudo, o que fica entre essas duas cidades.

Suas investigações, que começam em sua cidade natal de Besźel, o levam a Ul Qoma para ajudar a polícia ul-qomana em seu trabalho e, eventualmente, resultar em um exame da lenda de Orciny, uma terceira cidade existente nos espaços entre Besźel e Ul Qoma.

Lançando sombras de Kafka e Philip K. Dick, Raymond Chandler e 1984, The City & the City é um mistério de assassinato levado a alturas metafísicas e artísticas deslumbrantes.

RESENHA

Porque a Nova Ficção Estranha, a New Weird Fiction contemporânea tem uma obsessão com cidades? É muito interessante ver que, os clássicos romances desse estilo que a ficção estranha tem como foco e elemento unificador uma cidade ou um local específico.

A série John Nyquist de Jeff Noon (A Man of Shadows, The Body Library, Creeping Jenny), a saga de New Crobuzon de China Miéville (Perdido Street Station, The Scar, Iron Council), a saga Viriconiun de M. John Harrison, a saga Ambergris e se certaforma a série Área X de Jeff VanderMeer, e tantas outras se focam em cidades ou locais específicos, onde o Estranho é mapeado e explorado.

“The City & the City” é mais um desses romances-exploração de locais estranhos, disfarçado de um romance policial.

Miéville leva o leitor a conhecer as fictícias cidades-estados gêmeas da Europa Oriental de Besźel e Ul Qoma.

Essas duas cidades na verdade ocupam muito do mesmo espaço geográfico, mas por vontade de seus cidadãos (e a ameaça do poder secreto conhecido como Brecha), elas são percebidas como duas cidades diferentes. Um habitante de uma cidade deve “desver” obedientemente (isto é, conscientemente apagar de sua mente ou desaparecer em segundo plano) os habitantes, edifícios e eventos que ocorrem na outra cidade – mesmo que estejam a um centímetro de distância.

Essa separação é enfatizada pelo estilo de roupas, arquitetura, andar e a maneira como os habitantes de cada cidade geralmente se portam. Os moradores das cidades são ensinados desde a infância a reconhecer as coisas pertencentes à outra cidade sem realmente vê-las. Ignorar a separação, mesmo que por acidente, é chamado de “violação” – um crime terrível para os cidadãos das duas cidades, ainda pior que assassinato.

A origem dessa situação estranha não é clara, pois começou em um momento incerto no passado, talvez antes da história europeia registrada. Os moradores das cidades falam línguas diferentes que usam alfabetos distintos. Besź é escrito em um alfabeto derivado do grego semelhante ao cirílico, enquanto o Illitan, a língua de Ul Qoma, é escrito em um alfabeto latino.

No entanto, Besź e Illitan têm uma raiz comum e compartilham um grau de inteligibilidade mútua. As cidades também têm religiões diferentes: a religião do estado de Besźel é a Igreja Ortodoxa Besź e há uma pequena comunidade judaica e muçulmana, enquanto Ul Qoma é oficialmente secular, embora outras religiões que não o Templo da Luz Divina enfrentem discriminação.

As cidades gêmeas são compostas por áreas hachuradas, “alter” e “totais”. As áreas “totais”estão inteiramente em uma cidade, a cidade na qual o observador reside atualmente. Áreas “alter” estão completamente na outra cidade e, portanto, devem ser completamente evitadas e ignoradas.

Entre estes estão áreas hachuradas. Podem ser ruas, parques ou praças onde os habitantes de ambas as cidades caminham lado a lado, embora “invisíveis”. As áreas que existem nas duas cidades costumam ter nomes diferentes em cada uma delas. Há também o Copula Hall, “um dos poucos” edifícios existentes em ambas as cidades com o mesmo nome.

Esse edifício vez de ser hachurado, funciona essencialmente como uma fronteira. É a única maneira pela qual se pode legal e oficialmente passar de uma cidade para outra. A passagem pela passagem fronteiriça leva os viajantes, geograficamente (ou “grostopicamente”), ao local exato de onde partiram – apenas em uma cidade diferente.

Do ponto de vista físico, pouco diferencia as duas cidades, além de pequenas diferenças de arquitetura, veículos e estilos de vestimenta que cidadãos e visitantes são treinados para reconhecer. Aqueles que não sabem sobre a separação podem naturalmente ver as duas cidades como uma só.

Por causa disso, é necessário um poder extra para manter a separação no lugar: essa organização é conhecida com a Brech.

Quando ocorre uma “brecha” (usada aqui no sentido de “romper” a barreira entre as duas cidades), a violação vem para cuidar disso. Os membros da organização Breach usam seus poderes para capturar o infrator e levá-lo a uma punição desconhecida.

“Breachers”, como são chamados, desaparecem e nunca mais são vistos. Crianças e turistas, no entanto, são tratados de forma mais branda: as crianças podem ser perdoadas por uma pequena violação; se os turistas violarem, eles são presos e banidos de ambas as cidades para sempre.

A maioria das violações é resolvida pela Breach imediatamente, mas seus recursos de vigilância não são absolutos. Às vezes, a violação deve ser invocada especificamente para investigar um crime que parece ser um caso claro de violação, como uma operação de contrabando que envolve a violação para transportar mercadorias contrabandeadas de uma cidade para outra.

Para invocar a Violação, a polícia deve apresentar suas provas a um Comitê de Supervisão composto por 42 membros, 21 de cada cidade.

Se as provas apresentadas forem suficientemente convincentes, o Comitê realiza qualquer outra investigação sobre o assunto que considere adequada para dirimir quaisquer dúvidas remanescentes de seus membros.

Se sua investigação concluir satisfatoriamente que uma violação ocorreu, então e somente então ela invocará a violação. Invocar a Violação é um último recurso porque é um poder estranho ao qual alguns consideram que Besźel e Ul Qoma entregam sua soberania por sua conta e risco.

Esse é o cenário bizarro e fascinante em que Miéville irá desenvolver o seu romance policial e onde o Inspetor do Esquadrão de Crimes Extremos Borlu investiga a morte da estudante de arqueologia Mahalia Geary, se envolvendo com grupos revolucionários,

A maneira como Mieville delineia os espaços geográficos compartilhados das duas cidades e as regras que cercam o que constitui Beszel e o que Ul Qoma é realmente incrível.

Como os moradores das duas cidades devem, sob pena de Violação, tratar as cidades, o elemento de construção de mundo torna-se inseparável da trama de mistério. A investigação de Borlu vai, aos poucos, revelando mais estranhezas e mistérios dessas duas cidades sobrepostas.

Um dos elementos mais interessantes é ver como os moradores de Beszel e Ul Qoma aprendem a ‘desver’ o que não faz realmente parte de seu mundo, algo que reflete muito bem a sociedade em que vivemos. Muitos elementos da sociedade brasileira são “desvistos”, muitos fatos terríveis que acontecem em nossas cidades, principalmente nas classes mais baixas, são como se fosse “invisíveis” para muitos. E nos faz perguntar, em que cidade nos realmente vivemos? O que escolhemos ignorar em nossas cidades? Quantas cidades invisíveis coexistem na cidade onde moramos?

Recomendadíssimo para quem curte ficção estranha ou é fissurado em um Kakfa! Uma obra seminal desse gênero de literatura de paranóia!

NEWTON NITRO
linktr.ee/newtonnitro


CONTATO NEWTON NITRO

prof.newtonrocha@gmail.com
https://linktr.ee/newtonnitro
SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA, ANÁLISE GERAL DE TEXTO, REVISÃO, TRADUÇÃO PARA INGLÊS

Entre em contato para serviços de revisão, leitura crítica, análise de texto e tradução para inglês!


NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!


ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, Newton Nitro e Carlos Rocha


NEWTON NITRO SITES

NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/
NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!
Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:

https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

SE VOCÊ CURTE O MEU TRABALHO:

Você pode contribuir pelo PIX: prof.newtonrocha@gmail.com
Compre o meu Livro de RPG!👍 😊

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO
Cenário de RPG de Fantasia Sombria escrito por Antônio Sá Neto e Newton Nitro | Adquira o seu na Loja da Buró Brasil!
Compre a Caixa do Legião RPG, vem com Mapa Gigante + Livro Colorido de 400 páginas de lore + Acessórios Diversos (Truco do Corsário, Fichas de Doenças, Calendário, Moedas de Kadur, Mapa de Andruiler, Transparência de Luminosidade etc): PREÇO: 160,00
https://loja.burobrasil.com/
Instagram: @burobrasil


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype, Google Meet ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 99143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!
CARTAO FINAL
As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s