Série Parasol Protectorate (Protetorado da Sombrinha) (1-5) | Uma divertida saga Steampunk com Vampiros, Lobisomens e Sombrinhas! | Soulless, Changeless, Blameless, Heartless, Timeless – Gail Garringer | NITROLEITURAS #steampunk

Voltando a minha leitura de literatura Steampunk de todos os gêneros (romance, horror, ficção, ação e o que vier pela minha frente), como fonte de pesquisa e inspiração para o meu projeto Steam Runnerz – Mercenários Transhumanos da Era do Éter, fiz a leitura da famosíssima saga Parasol Protectorate, que já foi lançada no Brasil como o nome de o Protetorado da Sombrinha! E curti muito, essa mistura de romance e ação, com muito humor e diálogos bem divertidos!


Parasol Protectorate #1 | Soulless – Gail Garringer | 357 pgs, Orbit (2009) | Lido de 01.09.21 á 04.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

Primeiro, ela não tem alma. Em segundo lugar, ela é uma solteirona cujo pai é italiano e morreu. Terceiro, ela foi rudemente atacada por um vampiro, quebrando todos os padrões de etiqueta social. Para onde ir a partir daí? De mal a pior, aparentemente, pois Alexia acidentalmente mata o vampiro – e então o terrível Lorde Maccon (barulhento, bagunceiro, lindo e lobisomem) é enviado pela Rainha Vitória para investigar. Com vampiros inesperados aparecendo e vampiros esperados desaparecendo, todos parecem acreditar que Alexia é a responsável. Ela consegue descobrir o que realmente está acontecendo com a alta sociedade de Londres? Será que sua habilidade sem alma de negar poderes sobrenaturais será útil ou simplesmente embaraçosa? Finalmente, quem é o verdadeiro inimigo e eles têm torta de melaço?

RESENHA

Sempre ouvi falar do famoso Protetorado da Sombrinha, uma das obras mais comentadas do gênero “romance Steampunk”, e, como parte da minha jornada pela literatura steampunk contemporânea, como parte da pesquisa para o universo de Steam Runnerz RPG (Mercenários Transhumanos da Era do Éter – confira!) encarar os cinco livros da saga! E como me diverti com as aventuras da Senhorita Alexia Tarabotti com um conjunto de personagens interessantes e peculirares, em uma Inglaterra Vitoriana alternativa, onde vampiros, lobisomens e fantasmas não só são aceitos como fazem parte da sociedade e do reino da Rainha Vitória.

A narrativa segue um estilo satírico, com muito humor e em um estilo ácido e sem levar muito a sério os acontecimentos. O legal é como Garringer mistura ação pulp, um pouco de horror e suspense, com muito humor e cenas e personagens muito engraçados.

O steampunk entra na história por meio das geringonças e dos avanços tecnológicos incorporados na narrativa, e no aspecto estético, apesar da trama não explorar temas mais “punks” de rebeldia e revolução, rondando sempre nos grupos sociais da elite do cenário.

Nesse primeiro livro, somos apresentados ao mundo de Alexia Tarabotti, uma Sem-Alma, ou seja, uma criatura preternatural (que é abaixo do sobrenatural) que é capaz de anular os poders de Vampiros, Lobisomens e Fantasmas.

Ela se vê envolvida em uma conspiração secreta e tem sua vida em risco. Felizmente, Alexia é muito valente e atrevida, e, em meio às confusões que se encontra, acaba seduzindo o belo, alto, forte e selvagem Lorde Maccon, um Conde lobisomem ricaço e Alfa (ou chefe) de uma matilha de lobisomens tradicionais de Londres.

Gostei muito da dinâmica social da sociedade vampírica, dividida em colméias ou ninhos, cada uma com uma rainha vampira, que é a única que pode criar novos vampiros. Esses vampiros possuem servos humanos chamados drones.

Meu personagem favorito foi o sensacional vampiro Lorde Akeldama, o extravagante amigo de Alexia com um senso de moda ultrajante e um homossexual assumido. Outro personagem fantástico é o Professor Lyall, o beta competente e extremamente inteligente do lobisomem Alfa, Lorde Maccon, Conde de Woolsey.

A narrativa é divertida, misturando romance com ação e suspense, e me prendeu até o final!

Uma boa introdução para a série!


Parasol Protectorate #2 | Changeless – Gail Garringer | 389 pgs, Hatchette (2010) | Lido de 05.09.21 á 10.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

Alexia Maccon, a Lady Woolsey, acorda nas primeiras horas do meio da tarde para encontrar seu marido, que deveria estar decentemente dormindo como qualquer lobisomem normal, gritando a plenos pulmões. Então ele desaparece; deixando-a para lidar com um regimento de soldados lobisomens acampados em sua porta, uma infinidade de fantasmas exorcizados e uma raivosa Rainha Vitória.

Mas Alexia está armada com sua sombrinha de confiança, a última moda e um arsenal de civilidade mordaz. Portanto, mesmo quando suas investigações a levam para a Escócia, o remanso de coletes feios, ela está preparada: subverter a dinâmica da matilha de lobisomem como só os sem alma podem fazer. Ela pode até encontrar tempo para rastrear seu marido rebelde, se ela quiser.

CHANGELESS é o segundo livro da série Parasol Protectorate: uma comédia de modos ambientada na Londres vitoriana, cheia de lobisomens, vampiros, dirigíveis e bebedores de chá.

RESENHA

Gostei dessa muito sequência, onde o mundo steampunk com vampiros e lobisomens fica mais delineado.

Alexia e Conall começam curtindo a vida de casados, e, depois de vários eventos estranhos e preocupantes, Alexia segue para a Escócia, a terra de origem de seu marido, o Conde Lobisomen Connal.

Uma das partes mais divertidas é a viagem de dirigível de Alexia com sua irmã e sua melhor amiga, o que gera cenas engraçadíssimas. A interação de Alexia com os lobisomens escoceses é também bem interessante, mas o livro termina com um gancho tremendo, que me fez pegar o próximo imediatamente!


Parasol Protectorate #3 | Blameless – Gail Garringer | 355 pgs, Orbit (2010) | Lido de 10.09.21 á 15.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

A Rainha Vitória a dispensa do Conselho das Sombras, e a única pessoa que pode explicar qualquer coisa, Lorde Akeldama, deixa a cidade inesperadamente. Para completar, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas homicidas, indicando, como só joaninhas podem, o fato de que todos os vampiros de Londres estão agora muito interessados em ver Alexia completamente morta.

Enquanto Lorde Maccon decide ficar cada vez mais embriagado e o Professor Lyall tenta desesperadamente manter a matilha de lobisomens de Woolsey unida, Alexia foge da Inglaterra para a Itália em busca dos misteriosos Templários. Só eles sabem o suficiente sobre o sobrenatural para explicar sua condição cada vez mais inconveniente, mas podem ser piores do que os vampiros – e estão armados com pesto.

RESENHA

Depois de um desgosto particular e de um escândalo público, Alexia e Connal se separam. Ela parte para a Itália, na esperança de evitar inimigos perigosos e aprender mais sobre seu estado sobrenatural. A busca de Alexia pode lhe dar algumas respostas, mas também leva a um novo perigo.

A viagem e as aventuras de Alexia na Itália são divertidas e emocionantes, e curti muito a luta de seus amigos para resolver o escândalo público. Mas o grande drama do livro é a separação de Alexia e Conna, cuja resolução não foi tão dramática quanto eu esperava.

Ao final, curti bastante esse livro, as cenas na Itália são muito legais, e o modo como uma nova organização secreta é descrita é bem original e interessante. Destaque para um cientista alemão bem maluco, que teima em chamar Alexia de “espécimen fêmea”, a que ela sempre reage com a elegância de sempre.

Muito bom!


Parasol Protectorate #4| Heartless – Gail Garringer | 400 pgs, Orbit (2011) | Lido de 16.09.21 á 21.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

Lady Alexia Maccon, sem alma, está de volta, só que desta vez o problema não é culpa dela. Quando um fantasma louco ameaça a rainha, Alexia está no caso, seguindo uma trilha que a leva às profundezas do passado de seu marido. Para completar, uma irmã que se juntou ao movimento sufragista (chocante!), A última invenção mecânica de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis e Alexia mal tem tempo de lembrar que está grávida de oito meses.

Alexia conseguirá determinar quem está tentando matar a Rainha Vitória antes que seja tarde demais? São os vampiros de novo ou há um traidor à espreita em roupas de lobo? E o que, exatamente, fixou residência no segundo melhor armário de Lorde Akeldama?

RESENHA

Mais um livro do Protetorado e voltamos com um elenco divertido de personagens. Nesse livro, o grand

A história se passa cinco meses desde os eventos do livro anterior e Alexia está vagando por Londres grávida de oito meses de algum tipo de bebê sobrenatural.

Os vampiros ainda estão tentando assassiná-la e ao dito filho, até que os Maccons e Lorde Akeldama iniciem um esquema para que Lorde Akeldama adote legalmente seu filho.

Eles acham que os vampiros ficarão apaziguados se permitirem que seu filho seja criado sob a influência de um dos seus, mas é claro que também alugam a casa ao lado e se preparam para morar secretamente na casa de Akeldama. Portanto, o bebe terá três pais estranhos.

Porém uma nova ameaça está pondo em risco a vida de todos. Um fantasma aparece para avisar Alexia de que há um plano para matar a rainha em andamento e, como muhjah, é seu dever investigar e evitar que tal evento ocorra.

E aí começa uma escalada de eventos envolvendo dirigíveis, incêndios e máquinas gigantes de polvo de metal (habilmente chamadas de octomatons).

Esse livro tem o melhor clímax de toda a série até agora, bem de tirar o fôlego mesmo!


Parasol Protectorate #5 | Timeless – Gail Garringer | 407 pgs, Orbit (2012) | Lido de 22.09.21 á 28.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

Alexia Tarabotti, Lady Maccon, se acomodou na felicidade doméstica. Claro, sendo Alexia, tal felicidade envolve a integração de lobisomens na alta sociedade londrina, vivendo no segundo melhor armário de um vampiro e lidando com uma criança precoce que tende a se tornar sobrenatural quer queira quer não. Mesmo a última peça da trupe de atuação de Ivy Tunstell, desastrosa para dizer o mínimo, não pode diminuir o prazer de Alexia em seu novo estilo de vida londrino.

Até que ela receba uma intimação de Alexandria que não pode ser ignorada. Com marido, filho e Tunstells a reboque, Alexia embarca em um navio para cruzar o Mediterrâneo. Mas o Egito pode conter mais mistérios do que até mesmo a indomável Lady Maccon. O que a rainha vampira da Colmeia de Alexandria realmente quer dela? Por que a Praga Quebradora de Deus está se expandindo repentinamente? E como Ivy Tunstell de repente se tornou a atriz mais popular de todo o Império Britânico?

RESENHA

O final da saga do Protetorado da Sombrinha compartilha o foco não só em Alexia mas em diversos personagens do grupo principal, com novas adições sensacionais.

A história deste livro gira em torno de Biffy e Alexia. Biffy não está adaptado ao seu novo estilo de vida de lobisomem e não sabe exatamente como se encaixar, o que causa estresse e preocupação para ele e para muitos outros ao seu redor.

Alexia continua imponente, agressiva, com temperamento forte e sabe o que quer, principalmente agora que tem que cuidar de sua filha Prudence, com a ajuda do divino Lorde Akeldama e seus drones!

Ela e sua trupe fazem uma viagem divertida e cheia de perigos ao Egito, a fim de encontrar a Rainha Vampira mais antiga do mundo, e nesse interim, descobrir os segredos do passado o pai de Alexia.

Gostei muito desse livro, fecha bem a série e deixa muitas pontas para sequências!


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:

 

LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG – Newton Nitro e Antônio Sá Neto

 

SE VOCÊ CURTE O MEU TRABALHO, COMPRE O MEU LIVRO DE RPG! 👍 😊

► LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO
Cenário de RPG de Fantasia Sombria escrito por Antônio Sá Neto e Newton Nitro | Adquira o seu na Loja da Buró Brasil!

Compre o PDF – SÓ 20,00 (400 páginas coloridas com arte maravilhosa!) no site Dungeonist.
https://www.dungeonist.com/marketplace/product/legiao/

Compre a Caixa do Legião RPG, vem com Mapa Gigante + Livro Colorido de 400 páginas de lore + Acessórios Diversos (Truco do Corsário, Fichas de Doenças, Calendário, Moedas de Kadur, Mapa de Andruiler, Transparência de Luminosidade etc): PREÇO: 150,00
https://loja.burobrasil.com/
Instagram: @burobrasil

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!
https://open.spotify.com/show/484TJnM98xADxVcsNyDdsC

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha
https://open.spotify.com/show/2zjUtsStTfUnUPOjAiDNJF


NEWTON NITRO SITES

 NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

► NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

 NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

 NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

► NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO

prof.newtonrocha@gmail.com


ESCRITACAST – Dicas para Escritores de Ficção com Carlos Rocha e Newton Nitro


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Um comentário

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s