Trilogia Malazan: Path to Ascendancy (1-3) | Dancer’s Lament (O Lamento do Dançarino) ; Deadhouse Landing (Os Portais da Casa dos Mortos), Kellanved’s Reach (O Alcance de Kellanved) – Ian C. Esslemont | NITROLEITURAS

Este é o 7º post de minhas resenhas da saga MALAZAN EMPIRE, a série que complementa a saga Malazan: Book of the Fallen, escrita pelo amigo do Steven Erikson, o Ian C. Esselmont!

E este é também o 17º post do meu projeto GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN, uma RELEITURA de todos os livros da saga Malazan – Book of the Fallen de Steven Erickson e uma leitura dos livros da saga Malazan Empire de Ian C. Esslemont, para divulgar o universo malazan no Brasil.

Nesse post reuni os três livros da Trilogia Malazan: Path to Ascendancy (1-3) | Dancer’s Lament (O Lamento do Dançarino) ; Deadhouse Landing (Os Portais da Casa dos Mortos), Kellanved’s Reach (O Alcance de Kellanved, de Ian C. Esslemont!

E são doidimais!

Todos os posts podem ser lidos no NITRODUNGEON BLOG – https://newtonrocha.wordpress.com

GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN

MALAZAN BOOK OF THE FALLEN

Malazan – O Livro dos Caídos – Steven Erikson 

Malazan Book of the Fallen #1 | Gardens of the Moon (Os Jardins da Lua) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #2 | Deadhouse Gates (Os Portais da Casa dos Mortos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #3 | Memories of Ice (Memórias do Gelo) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #4 | House of Chains (A Casa das Correntes) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #5 | Midnight Tires (Marés da Meia-Noite) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #6 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #8 | Toll the Hounds (Pague os Cães) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #9 | Dust of Dreams  (O Pó dos Sonhos) –  Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #10 | The Crippled God  (O Deus Aleijado) –  Steven Erikson


MALAZAN EMPIRE

O Império Malazan – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #1 | Night of Knives (Noite das Facas) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #2 | The Return of the Crimson Guard – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #3 | Stonweilder (O Portador da Pedra) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #4 | Orb, Sceptre, Throne (O Orbe, o Centro e o Trono) –  Ian C. Esslemont

Malazan Empire #5 | Blood and Bone (Sangue e Osso) –  Ian C. Esslemont

Malazan Empire #6 | Assail (Assalto) – Ian C. Esslemont

TRILOGIA PATH OF ASCENDANCY

Trilogia Malazan: Path to Ascendancy (1-3) | Dancer’s Lament (O Lamento do Dançarino) ; Deadhouse Landing (Os Portais da Casa dos Mortos), Kellanved’s Reach (O Alcance de Kellanved) – Ian C. Esslemont


Malazan – Path to Ascendancy #1 | Dancer’s Lament (Lamento do Dançarino) – Ian C. Esslemont | 586 pgs Bantam Books (2012) | Lido de 10.08.21 á 16.08.21| Guia TIO NITRO da Saga Malazan | NITROLEITURAS

SINOPSE

Dancer’s Lament é o primeiro livro da trilogia início do império,Path to Ascendancy, escrito por Ian C. Esslemont. Foi lançado no Reino Unido em 25 de fevereiro de 2016 e nos EUA em 31 de maio de 2016.

Era uma vez uma terra devastada pela guerra, cidades-estado menores, baronatos e príncipes lutam pela supremacia, e então as cidades rivais de Tali e Quon formaram uma aliança e então Quon Tali surgiu.

No entanto, isso foi há gerações, essa dinastia entrou em colapso e as potências regionais estão agora agarrando as gargantas uns dos outros mais uma vez. Mas no coração de Quon Tali está a poderosa cidade-estado de Li Heng, que durante séculos desfrutou de relativa estabilidade sob a orientação da poderosa feiticeira conhecida como “Protetora” .

Ela provavelmente não tolerará a chegada de dois jovens em particular em seus domínios: um está determinado a provar que é o assassino mais habilidoso de sua época; o outro é sua presa – um mago Dal Hon que está se mostrando irritantemente difícil de matar.

A feiticeira e sua cabala de cinco servos magos foram suficientes para repelir as Legiões de Ferro Quon Tali, então, como dois desses criadores de problemas poderiam perturbar sua regra de punho de ferro?

E agora, sob um novo e ambicioso rei , as forças de Itko Kan estão marchando sobre Li Heng do sul. Seus próprios assassinos, os Nightblades , foram enviados à frente na cidade, e abundam os rumores de que ele tem forças desumanas e aterrorizantes sob seu comando.

Então, enquanto sombras e desconfiança rodopiam e bestas monstruosas que as pessoas dizem que aparecem do nada, correm furiosamente pelas ruas de Li Heng, parece que o caos está chegando – mas no caos, como um certo jovem mago Dal Hon diria, há oportunidade. . .

Por muito tempo, a guerra paralisou o continente de Quon Tali, com cidades estados, baronatos, principados lutando entre si.

Apenas a aliança das cidades rivais Tali e Quon poderia reunir os recursos para controlar toda a costa e assim, tornar-se conhecido como o império de Quon Tali.

Porém, uma geração depois do colapso desse império, as potências regionais começam a se agitar e a disputar o vácuo de poder.Atraídos pelas oportunidades desse novo período de guerras, dois jovens seguem para a poderosa cidade-estado de Li Heng.

Um deles se chama Dorin, um jovem determinado a provar a si mesmo que é o assassino mais habilidoso de sua geração. O outro é Wu um misterioso mago que Dorin deseja matar por ter sido enganado por ele no passado.

Li Heng é governada há séculos por uma poderosa feiticeira conhecida como a “Protetora”. Ela e seu cabal de cinco poderosos magos, que conseguiram repelir por eras a Legião de Ferro de Quon Tali.

No entanto, sob o novo e ambicioso Rei Chulalorn Terceiro, o império de Itko Kan está em marcha para Li Heng. E, antes do seu ataque final, o rei enviou para enfraquecer a cidade da Protetora seus servos assassinos, os Nightblades. Além disso, existem rumores que Chulalorn também comanda forças mágicas poderosas.

É nesse momento de caos que Dorin e Wu são envolvidos em uma trama perigosa mas cheia de oportunidade de recompensa. E de revelação dos segredos milenares da cidade-estado de Li Heng.

RESENHA

O começo de uma trilogia muito esperada para os fãs da série Malazan. Parece até fan-service, Esslemont resolve contar a história da ascensão do Dançarino e de Kellanved, os dois grandes manipuladores e protagonistas (dentre uma centena de outros) da saga Malazan.

O mais interessante é que também serve como um livro de introdução ao imenso universo da saga.

O livro é centrado na cidade de Li Heng, uma cidade cercada por muralhas e controlada por um cadre de magos poderosos, além de ter como governante a Protetora, praticamente uma deusa viva.

A trama é bem construída para servir de suporte à jornada de amadurecimento de Dorian, que se tornará o temido Dançarino, e Wu, que irá se tornar o lendário Imperador Kellanved. Os dois se envolvem no cerco provocado pela guerra entre Li Heng e Itko Kan.

A interação entre o caótico Wu e o pragmático Dorian é um dos pontos fortes do livro, criando cenas muito engraçadas.

Os dois cometem muitos erros por inexperiência, mas vão avançando na trama na base da tentativa e erro. A bagunça que os dois causam no submundo criminoso de Li Heng é sensacional, com as gangues sem saber o que fazer com as manipulações, ilusões e mentiras do mago Wu e a habilidade mortal de Dorian, o último aprendiz de um assassino lendário.

Ler essa trilogia depois de ler as sagas Malazan: Book of the Fallen e Malazan: Empire é uma experiência única. A gente fica reconhecendo e identificando todas as referências de personagens e elementos que se tornarão importantes e vitais nas histórias futuras.

Os personagens coadjuvantes são excelentes também, tanto Silk, um mago “bonitão” e apaixonado pela Protetora, como Iko, uma Dançarina de Espadas da guarda pessoal do rei de Itko Kan.

Conforme a narrativa avança, Dançarino passa por uma mudança gradual no personagem. Embora igualmente frio para a humanidade em geral, ele começa a desenvolver o desejo de criar seu próprio grupo de assassinos, forjando a base dos Talons do futuro Império Malazan.

Recomendado tanto para fãs antigos da saga quanto para quem queira conhecer o mundo de Malazan.

Newton Nitro
16/08/21

Malazan – Path to Ascendancy #2 | Deadhouse Landing (O Pouso da Casa da Morte) – Ian C. Esslemont | 400 pgs Bantam Books (2012) | Lido de 17.08.21 á 20.08.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

Após a decepção de Li Heng, Dançarino e Kellanved foram parar em uma pequena ilha insignificante chamada Malaz.

Imediatamente, é claro, Kellanved planeja assumir o controle. Para isso, eles unem forças com um pequeno bando de Napans que fugiu de uma guerra civil em sua própria ilha natal.

O plano, no entanto, logo dá errado, pois Kellanved desenvolve uma estranha e perigosa fascinação por uma misteriosa estrutura antiga encontrada na ilha.

O caos na região se estende aos planos metafísicos também quando um jovem sacerdote de D’rek começa a questionar a podridão no cerne da adoração ao deus da decadência.

E de volta a Li Heng, Dassem, agora a proclamada Espada do Deus da Morte Hood, é culpado por uma praga que o leva a uma crise de fé – e à procura de respostas. Durante tudo isso, a guerra com a ilha vizinha de Nap ameaça, aliados recrutados se perguntam sobre a sanidade de Kellanved e entidades poderosas se interessam mais por Wu, o pequeno mago de Dal Hon.

O dançarino enfrenta uma escolha difícil: ele deve desistir de sua parceria? Especialmente quando a obsessão do sujeito com sombras e artefatos antigos traz os dois alarmantemente perto da morte e da destruição.

Afinal, quem em sã consciência iria realmente querer entrar em um mistério Ancião conhecido por todos como a ‘Casa da morte’?

RESENHA

Ao final do livro anterior, o Lamento de Dançarino, o assassino Dançarino e seu misterioso companheiro mago, Wu, os dois fugiram de Li Heng após complicações e agora se encontram nas margens da cidade de Malaz.

Wu compra um bar decadente chamado Smiley’s, que se encontra na pior parte da cidade, empregando funcionários de Napan, incluindo uma garçonete chamada Surly. A casa pública se tornará a base de operações da dupla enquanto Wu tece outra trama para dominar o mundo.

E será no Smiley’s que os dois finalmente se encontram com Surli, a futura Imperatriz do Império Malazan!

O segundo livro da trilogia Path to Ascendancy é sensacional e obrigatório para os fãs da Saga Malazan! Grande parte dos “medalhões” da saga aparecem aqui, principalmente os relativos as fileiras dos Malazans.

Em “Deadhouse Landing” conhecemos o histórico de personagens como Tattersail (a amante do então governante da Ilha de Malaz), Hairlock, Calot, Whiskeyjack (bem novinho), Dujack, Trotts, Nightchill, Tayschrenn (que vive em uma ilha cheia de fanáticos religiosos) Surly a futura imperatriz, Dassem Ultor, e muitos outros.

É um banquete para quem leu a saga Malazan: Livro dos Caídos e Malazan Empire, além de ser um interessante ponto de partida para quem ainda não conhece esse universo.

Esslemont chega nesse livro a sua maturidade, sem mais tentar emular o estilo do Erickson e desenvolvendo uma prosa direta, divertida, ágil e com uma boa construção de personagens e de diálogos.

Recomendadíssimo!

Malazan – Path to Ascendancy #3 | Kellanved’s Reach (O Alcance de Kellanved) – Ian C. Esslemont | 340 pgs Bantam Books (2019) | Lido de 21.08.21 á 01.09.21| NITROLEITURAS

SINOPSE

A guerra incessante entre as briguentas cidades-estado de Quon Tali é travada. Tão absortos estão os lordes e príncipes guerreiros em suas próprias rixas mesquinhas que poucos percebem que um mago iniciante de Dal Hon ganhou o controle dos mares do sul. Kellanved não poderia se importar menos com essa politicagem mesquinha, estratégia ou guerra.

Algo diferente e totalmente mais misterioso chamou sua atenção e ele – junto com um relutante e seu amigo Dançarino decididamente cético – atravessa continentes e viaja pelos Reinos.

Mas este antigo mistério que tanto cativou Kellanved não é esotérico nem efêmero. Envolve as próprias raças Anciões e, de forma mais alarmante, o semi-mítico Exército de Pó e Ossos. Certamente ninguém em sã consciência seria tão tolo a ponto de embarcar em uma jornada da qual ninguém voltou. Bem, ninguém exceto Kellanved.

RESENHA

E finalmente chegamos ao final da trilogia! O genial, maluco e enigmático feiticeiro Kellanved assumiu o controle da Ilha Malaz, com Dançarino sempre ao seu lado.

Com sua corte, seus poderosos aliados e a liderança da perigosa e inteligente Surly, Kellanved planeja a conquista de sua terra natal, as Ilhas Napan.

Enquanto isso, o continente de Quon Tali é devastado pela guerra civil. Purge e Tali estão travando um conflito incessante no oeste, enquanto a leste a Bloorian League está tentando destruir a cidade de Gris.

Conflito espreita o mundo, mas grandes mudanças estão chegando nos prédios também, enquanto Kellanved busca o Trono das Sombras e também o Primeiro Trono dos T’lan Imass, o Exército de Pó e Osso, que lhe dará o poder suficiente para erguer o seu Império Malazan.

É uma pena que Esslemont resolveu escrever livros curtos depois da saga Malazan Empire. “Kellanved’s Reach” merecia o dobro ou o triplo de páginas para descrever os eventos épicos que são narrados ou sugeridos.

Finalmente conhecemos os eventos mais marcantes da história do Império Malazan, como a tomada do Primeiro Trono por Kellanved, sua aliança com os T’lan Imass e as campanhas militares de unificação e expansão, mecionadas indiretamente nas sagas Malazan: Book of the Fallen e Malazan Empire.

São cinco grandes campanhas militares, uma subtrama importante com Kellanved e Dançarino explorando o Reino das Sombras e o histórias de vários personagens coadjuvantes e importantes, dentro de pouco mais de trezentas páginas.

Como resultado, o livro é uma colcha de retalhos de Pontos de Vistas diferentes. Grandes eventos massivos (como a captura do império nascente da cidade estrategicamente vital de Cawn) acontecem em poucas frases ou parágrafos, e a batalha final épica que termina com a coroação de Kellanved não é tão detalhada quanto eu desejaria.

O livro começa mais lento, focando nas campanhas militares nas costas opostas do continente, onde vemos o aparecimento de personagens importantes do futuro da saga, como Greymane e Skinner surgirem das fileiras das tropas e se sobressaltando.

Entretanto, do meio do livro em diante, o ritmo acelera e de repente os principais eventos da trama são sumarizados em poucos parágrafos. Para quem leu a saga inteira é muito interessante mas acredito que aqueles que começarem a entrar no mundo de Malazan pela trilogia Path of Ascendancy, terão dificuldade de acompanhar e entender as referências.

Para quem for ler, é importante lembrar que esses eventos se passam pouco mais de cem anos antes do Gardens of the Moon, e que todos esses personagens importantes que são humanos, por diversos motivos mágicos (seja por meios alquímicos, por sofrerem curas mágicas, por estarem no caminho da Ascenção, por terem contato com a energia mágica dos Warren, ou até mesmo pela proximidade e contato com Ascendentes ) tem vidas extremamente longas, superando cem anos facilmente.

Um excelente livro, apesar de curto. Acho que essa trilogia seria um bom ponto de partida para quem queira conhecer a saga Malazan antes de ler o Gardens of the Moon – Jardins da Lua, mas acho que quem vai realmente curtir, principalmente esse último livro, foi quem leu a saga Malazan: Book of the Fallen inteira!

Newton Nitro
prof.newtonrocha@gmail.com
Instagram @newtonitro


MAPAS

 


COMPRE NA AMAZON

Orb Sceptre Throne: A Novel of the Malazan Empire (Novels of the Malazan Empire)


MAPAS DA SAGA MALAZAN

Fonte: Malazan WIKIA – https://malazan.fandom.com/wiki/Maps_in_the_Malazan_Books

Os livros ambientados no mundo Malazan são acompanhados por muitos mapas. Alguns desses mapas têm várias versões diferentes.

IMAGENS DA SAGA MALAZAN


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria e Brutal, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:
https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) – Prêmio Melhor Suplemento de RPG Nacional 2019 nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

https://open.spotify.com/show/484TJnM98xADxVcsNyDdsC

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha

https://open.spotify.com/show/2zjUtsStTfUnUPOjAiDNJF

NEWTON NITRO SITES

 NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

► NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

 NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

 NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

► NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s