Malazan Empire #5 | Blood and Bone (Sangue e Osso) – Ian C. Esslemont | Resenha, Citações, Mapas, Ilustrações | NITROLEITURAS – Guia Tio Nitro da Saga Malazan #resenha #releitura #malazan

Este é o 5º post de minhas resenhas da saga MALAZAN EMPIRE, a série que complementa a saga Malazan: Book of the Fallen, escrita pelo amigo do Steven Erikson, o Ian C. Esselmont!

 E este é também o 15º  post do meu projeto GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN, uma RELEITURA de todos os livros da saga Malazan – Book of the Fallen de Steven Erickson e uma leitura dos livros da saga Malazan Empire de Ian C. Esslemont, para divulgar o universo malazan no Brasil.

Todos os posts podem ser lidos no NITRODUNGEON BLOGhttps://newtonrocha.wordpress.com

GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN

MALAZAZ BOOK OF THE FALLEN

Malazan – O Livro dos Caídos – Steven Erikson 

Malazan Book of the Fallen #1 | Gardens of the Moon (Os Jardins da Lua) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #2 | Deadhouse Gates (Os Portais da Casa dos Mortos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #3 | Memories of Ice (Memórias do Gelo) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #4 | House of Chains (A Casa das Correntes) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #5 | Midnight Tires (Marés da Meia-Noite) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #6 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #8 | Toll the Hounds (Pague os Cães) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #9 | Dust of Dreams  (O Pó dos Sonhos) –  Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #10 | The Crippled God  (O Deus Aleijado) –  Steven Erikson


MALAZAN EMPIRE

O Império Malazan – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #1 | Night of Knives (Noite das Facas) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #2 | The Return of the Crimson Guard – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #3 | Stonweilder (O Portador da Pedra) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #4 | Orb, Sceptre, Throne (O Orbe, o Centro e o Trono) –  Ian C. Esslemont

Malazan Empire #5 | Blood and Bone (Sangue e Osso) –  Ian C. Esslemont


Malazan Empire #5 | Blood and Bone (Sangue e Osso) –  Ian C. Esslemont | 586 pgs Bantam Books (2012) | Lido de 07.06.21 á 12.07.21| Guia TIO NITRO da Saga Malazan | NITROLEITURAS

SINOPSE

No céu ocidental, a brilhante bandeira esmeralda do Visitante desce como um presságio de aniquilação. No continente de Jacuruku, os Thaumaturgs montaram outra expedição para domar a selva selvagem vizinha. No entanto, este não é um deserto normal. Chama-se Himatan e diz-se que é metade do reino espiritual e metade da terra. 

E dizem que é governado por uma entidade poderosa a quem alguns chamam de Rainha das Bruxas, e outros de deusa: a antiga Ardata. Saeng cresceu conhecendo apenas o governo dos magos Taumaturgos – mas eram as vozes do passado esquecido daquela terra que ela ouvia. 

E quando seus governantes invadem a selva vizinha, essas vozes enviam ela e seu irmão em uma missão desesperada. Ao sul, as tribos do deserto são unidas pela chegada de um líder da guerra estrangeiro, um comandante veterano em uma maltratada correspondência acinzentada a quem seus homens chamam de Fantasma Cinzento. 

Este líder da guerra leva as tribos em um ataque como nenhum outro, nas profundezas das terras de Taumaturgo. Enquanto K’azz, e a companhia mercenária Crimson Guard, ficam sabendo de um contrato em Jacuruku. E seu empregador … ninguém menos que a própria Ardata.


RESENHA

Nesse que é o penúltimo livro da saga Malazan Empire, a continuação do Ian Cameron Esslemont da saga Malazan: Book of the Fallen do Steven Erikson, conhecemos mais profundamente o misterioso e exótico continente de Jacuruku, um cenário de “inferno verde”, com suas selvas tropicais perigosas, povos misteriosos, e monstros terríveis.

Essa mudança de ambiente é um dos grandes trunfos de “Blood and Bone”, onde Esslemont aborda temas de sobrevivência, colonialismo, resistência tribal, além de continuar e fechar alguns arcos importantes e bem épicos do universo de Malazan.

Jacuruku é um continente é dividido principalmente ao meio, com um lado sob o domínio de um grupo de ditadores feiticeiros conhecidos como Taumaturgos, que controlam um imenso império por meio de sua magia sombria e aterrorizante e a outra metade, referido como “Himatan”, um inferno verde controlada pela poderosa e misteriosa Ardata, adorada pelas tribos e espécies inteligentes da região como uma deusa e conhecida, em outras partes do mundo de Malazan, como a Rainha das Bruxas. 

Finalmente descobrimos a história do continente perdido de Jacuruku. Num passado distante foi governada pelo Rei Supremo Kallor (o mesmo rei imortal tão importante na saga Malazan), o mesmo que, por puro tédio, decidiu um dia destruir toda a civilização que construíra, com a ajuda do Deus Aleijado.

E é um grande pedaço do corpo do Deus Aleijado, um pedaço com imenso poder, que leva Ascendentes, legiões, mercenários, entre muitos outros, a entrar e explorar Jacuruku.

A narrativa começa com o desejo dos Taumaturgos lançam uma invasão ao território selvagem de Himatan. O “Exército do Castigo Justo” é liderado pelo Comandante Golan, e tem nele também um jovem mago chamado Pon-Lor e um escriba irônico chamado, apropriadamente, Thorn ou Espinho. 

Os próprios Taumaturgos e seu Império, no entanto, estão sob ataque, pois um estrangeiro conhecido apenas como Chefe de Guerra uniu as tribos do sul de Jacaruku,  e agora os lidera em uma invasão da capital dos magos ditadores. Liderando duas das maiores e mais importantes tribos estão o príncipe-poeta Jatal e a princesa Andanii.

Enquanto isso, enquanto os exércitos do misterioso Chefe de Guerra e dos Taumaturgos vagueiam ao redor do continente, vários outros grupos menores buscam seus próprios objetivos na área, a maioria deles centrada em um pedaço do Deus Aleijado, o grande antagonista da Saga Malazan, enterrado nas pedreiras de Jacuruku. 

Dentre esses grupos, temos Spite, uma Ascendente (imortais de poderes épicos) Eliant (transmorfa de dragão), que lidera um grupo de soldados Malazan, que inclui os magos Murk e Sour, em busca do fragmento do Deus Aleijado.

Temos também Skinner, que lidera um grupo de Guarda Carmesim de Não-Jurados (os que quebraram o juramento de lealdade eterna de sua guarda) em uma missão para o Deus Aleijado recuperar o fragmento em troca de poder supremo.

Contra o avanço de Skinner e a pedido da Deusa Ardata temos o líder supremo da Guarda Carmesin, K’azz, que lidera um grupo de Jurados, incluindo o mago Shimmer.

Para completar, temos também a história de Saeng e seu irmão Hanu, um par de nativos que, para evitar um grande cataclisma em Jacaruki, procuram o Templo da Luz, um templo ligado à Deusa Ardata e perdido à muito tempo.

Todas essas narrativas correm em paralelo até se entrelaçarem em momentos imprevisíveis, e finalmente confluindo para um final épico e cataclísmico, bem ao estilo da saga Malazan.

O grande destaque de “Blood and Bone” é o cenário tropical, ainda não muito explorado na literatura comercial de fantasia. Esslemont faz um ótimo trabalho de transmitir a selva através de vários sentidos – sua aparência, seus cheiros, os ruídos estranhos, a maneira como ele constantemente o envolve, a vida fecunda, a podridão e a decadência, e também a maneira como a selva se desgasta no mentes e corpos daqueles que se opõem à selva a compreendem.

Os paralelos com a Amazônia e as sagas de conquista e exploração da história colonial do Brasil são evidentes, o que deixa o livro com um sabor diferente para um leitor brasileiro.

Existem vários exemplos no livro dessa dicotomia entre se adaptar à selva ou resistir, tentando impor a visão do mundo civilizado. Dois soldados malazans demonstram isso. Murk e Sour – Sour, que decide aprender com os habitantes da selva (não apenas os humanóides) e se adaptar ao seu ambiente, e Murk, que despreza a forma como Sour se tornou “nativo” e prefere manter seus velhos hábitos, apesar da miséria que tal teimosia inflige. 

Outro exemplo é a atitude dos Taumaturgos, que invadem a selva de Himatam com a ideia de que ela está sendo “desperdiçada” ou “subutilizada”, e que chegou a hora de expandir seu império de escravos e subjulgar o mundo selvagem.

“Blood and Bone” traz uma crítica ao colonialismo e imperialismo, em uma espécie de versão de fantasia do Coração das Trevas de Joseph Conrad, adaptado ao fantástico filme Apocalypse Now. À medida que os “civilizados” penetram no inferno verde do Himatam, os que não se adaptam acabam sucumbindo à loucura, às doenças e aos perigos da selva.

Uma das melhores narrativas tem haver com a Guarda Carmesin ou Crimson Guard, que enfrenta uma espécie de guerra civil entre os Jurados e os Não-Jurados. Infelizmente, o mistério do Juramento da Guarda, que transformou todos os membros da legião mercenária em imortais, ainda não é revelado nesse livro.

O livro também traz outras tramas paralelas interessantes:

A história do Príncipe Jatal de Hafinaj, um entre muitos príncipes, um filho menor de uma concubina menor, um poeta e um estudioso enviado em uma guerra desorganizada contra os Taumaturgos auxiliado por um misterioso Líder da Guerra.

A narrativa do mago taumaturgo Pon-Lor enviado para a selva (onde mais) em uma missão secundária que dá errado; e o arco de redenção que ele embarca, finalmente vendo o horror de sua casta (os Taumaturgos escravizam a população de seu império por meio de magia, além de selecionar dentre os mais fortes aqueles que se transformarão em monstros de sua guarda pessoal).

E por fim, a história de T’riss, a Feiticeira e sua guarda-costas Seguleh, Ina dos Jistarii, e o mistério da Deusa Ardata, presa em um presente eterno representado pela selva de Himatan.

Gostei muito de “Blood and Bone”, um dos meus livros favoritos do Esslemont, e recomendo a leitura.

Agora, vamos para o último livro da Saga Malazan Empire, “Assail”!

Newton Nitro

29/07/21

COMPRE NA AMAZON

Blood and Bone: A Novel of the Malazan Empire (Novels of the Malazan Empire, 5)

MAPAS


COMPRE NA AMAZON

Orb Sceptre Throne: A Novel of the Malazan Empire (Novels of the Malazan Empire)


MAPAS DA SAGA MALAZAN

Fonte: Malazan WIKIA – https://malazan.fandom.com/wiki/Maps_in_the_Malazan_Books

Os livros ambientados no mundo Malazan são acompanhados por muitos mapas. Alguns desses mapas têm várias versões diferentes.

IMAGENS DA SAGA MALAZAN


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria e Brutal, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:
https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) – Prêmio Melhor Suplemento de RPG Nacional 2019 nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

https://open.spotify.com/show/484TJnM98xADxVcsNyDdsC

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha

https://open.spotify.com/show/2zjUtsStTfUnUPOjAiDNJF

NEWTON NITRO SITES

 NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

► NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

 NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

 NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

► NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

5 comentários

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s