Malazan Empire #4 | Orb, Sceptre, Throne (O Orbe, o Centro e o Trono) – Ian C. Esslemont| Resenha, Citações, Mapas, Ilustrações | NITROLEITURAS – Guia Tio Nitro da Saga Malazan #resenha #releitura #malazan

Este é o 4º post de minhas resenhas da saga MALAZAN EMPIRE, a série que complementa a saga Malazan: Book of the Fallen, escrita pelo amigo do Steven Erikson, o Ian C. Esselmont!

 E este é também o 14º  post do meu projeto GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN, uma RELEITURA de todos os livros da saga Malazan – Book of the Fallen de Steven Erickson e uma leitura dos livros da saga Malazan Empire de Ian C. Esslemont, para divulgar o universo malazan no Brasil.

Todos os posts podem ser lidos no NITRODUNGEON BLOG – https://newtonrocha.wordpress.com

GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN

MALAZAZ BOOK OF THE FALLEN

Malazan – O Livro dos Caídos – Steven Erikson 

Malazan Book of the Fallen #1 | Gardens of the Moon (Os Jardins da Lua) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #2 | Deadhouse Gates (Os Portais da Casa dos Mortos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #3 | Memories of Ice (Memórias do Gelo) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #4 | House of Chains (A Casa das Correntes) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #5 | Midnight Tires (Marés da Meia-Noite) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #6 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #8 | Toll the Hounds (Pague os Cães) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #9 | Dust of Dreams  (O Pó dos Sonhos) –  Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #10 | The Crippled God  (O Deus Aleijado) –  Steven Erikson


MALAZAN EMPIRE

O Império Malazan – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #1 | Night of Knives (Noite das Facas) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #2 | The Return of the Crimson Guard – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #3 | Stonweilder (O Portador da Pedra) – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #4 | Orb, Sceptre, Throne (O Orbe, o Centro e o Trono) –  Ian C. Esslemont


Malazan Empire #4 | Orb, Sceptre, Throne (O Orbe, o Centro e o Trono) –  Ian C. Esslemont  | 605 pgs Bantam Books (2012) | Lido de 18.05.21 á 03.06.21| Guia TIO NITRO da Saga Malazan | NITROLEITURAS

SINOPSE

Darujistão, cidade dos sonhos, cidade das chamas azuis, está finalmente em paz; seus cidadãos livres para voltar a politizar, brigar, negociar e, acima de tudo, aproveitar as coisas boas da vida. No entanto, existem aqueles que não permitem que o passado permaneça enterrado. Um estudioso que escava nas planícies se depara com uma antiga abóbada lacrada. 

O comerciante Humble Measure planeja expulsar os invasores Malazan remanescentes. E os agentes sobreviventes de um poder há muito perdido estão se mexendo, pois sentem a mudança e, portanto, a oportunidade. 

Enquanto isso, como sempre, no centro de tudo, um ladrão de colete vermelho e de proporções rotundas anda pelas ruas, fazendo malabarismos com uma das mãos pastéis de nata e, na outra, o destino da própria cidade. Bem ao sul, fragmentos do titânico Moon’s Spawn caíram no Mar Rivan, criando uma série de ilhas … e o sonho de um caçador de fortunas. 

Um veterano de Malazan que se autodenomina “Vermelho” se aventura para tentar a sorte – e talvez se despedir de velhos amigos. Mas lá ele encontra muito mais do que esperava enquanto a corrida para reivindicar os tesouros do Spawn se transforma em uma confusão louca de caos e derramamento de sangue. Pois poderes de todo o mundo se reuniram aqui, em busca do lendário Trono da Noite. 

O impacto desses eventos é de longo alcance, ao que parece. Em uma ilha comum na costa de Genabackis, um povo que havia virado as costas a todos esses esforços agora levanta seus rostos mascarados em direção ao continente e relembra a antiga profecia de um retorno.

 E o que dizer da ex-assassina do Império Malazan que agora caminha até o limite da criação? Sua missão – o sucesso ou o fracasso que a Rainha dos Sonhos viu há muito tempo – está destinada a moldar muito mais do que qualquer um poderia ter imaginado.


RESENHA

Um dos melhores romances do Ian C. Esslemont, como  escritor atingindo maturidade em sua escrita, em comparação com seu talentoso colega malazânico, Steven Erikson, e conseguindo manter diversos personagens com seus pontos de vista narrativos distintos ao longo de mais de oitocentas páginas.

Enquanto várias das incursões anteriores de Esslemont no mundo de Malaz serviram como história de fundo ou que acontecem ao mesmo tempo da narrativa da saga Malazan Book of the Fallen, Orb Scepter Throne leva os eventos adiante, e vemos um retorno de alguns dos personagens mais envolventes e fascinantes da série: O Senhor da Guerra Caladan Brood, o Alto Mago Tayschrenn e os fuzileiros navais Malazan favoritos de todos, os Bridgeburners – ou, pelo menos, o que sobrou deles. 

Como de costume, os personagens se encontram envolvidos em eventos de importância pequena e de importância abrangente. 

Esslemont não tem mais problemas em acompanhar o alto padrão que Erikson definiu para caracterização e diálogo fenomenais, que são o diferencial do Mundo de Malazan. Seguindo Erikson, ele desenvolve muitas histórias paralelas, das quais as principais narrativas são as seguintes:

Enquanto explora um antigo poço, um acadêmico caçador de tesouros tropeça em uma sala com um cadáver usando uma máscara de ouro. Mesmo que ele provavelmente devesse ir embora, ele obviamente não o faz e pega a máscara. A máscara é um item amaldiçoado com a alma de um velho tirano do Darujistão que agora está solto no mundo. 

A segunda história segue um dos guerreiros Bridgeburners, o soldado Antsy, enquanto ele segue seu caminho para Moons Spawn em busca das riquezas infinitas que dizem estar entre os destroços. 

Kiska e Leoman continuam sua busca por Tayschrenn nas Margens da Criação e, finalmente, os spartanos Seguleh saem de sua ilha ao responderem a um chamado para voltar ao seu território de origem.

Como acontece com a maioria dos livros de Malazan, há uma convergência inevitável dessas linhas de história em uma batalha épica!

Nesse livro conhecemos mais sobre os Seguleh, os misterioso povo com uma cultura guerreira mais espartana do que a clássica Sparta. Os Seguleh seguem uma hierarquia guerreira implacável, usam máscaras e passam por um treinamento tão rígido que os tornam máquinas sobrenaturais de matar.

Eu sempre curti muito os Seguleh na saga Malazan, vendo-os como uma versão radical e brutal do tradicional tropo do guerreiro espartano, e assim gostei de ver a narrativa desse povo progredir.

Orb, Scepter e Throne (A Orbe, o Centro e o Trono) traz respostas para a origem dos Seguleh e sua missão no mundo de Malazan, através de dois POV (pontos de vista), o do Segundo melhor guerreiro dos Seguleh e o de Yusek, um jovem aspirante.

Temos também a volta do grande Kruppe, o misterioso deus obeso e engraçado que comanda e protege Darujistão de seus inimigos, além de estar sempre dois passos à frente de tudo que acontece no mundo de Malazan.

Gostei muito do retorno de Antsy,  um dos ‘veteranos’ da saga Malazan do Erikson, que, nesse livro, entra em uma jornada que o leva até o Moonspawn (os Jardins da Lua), e os mistérios que ainda envolvem o povo de Anomander Rake.

Outra grande diversão para os fãs de Malazan é o retorno da “turma do barulho”, o Picker, Blend, Duiker, Spindle e o resto dos indivíduos que frequentam o Kru’lls Bar. Como é de costume na saga Malazan, esse bando de ex-soldados malazans se envolvem em grandes confusões e são vitais para a resolução da ameaça despertada pelo acadêmico Ebin.

Além disso tudo, temos também a história do ferreiro Barathol retratando a vida difícil de um migrante econômico e o que acontece se um bom homem consegue uma mulher errada.

O mundo corrupto do governo de Darujistão é abordado na história de Torvald Nom, da House Nom, outro personagem antigo da saga, e que agora, por diversas questões, se envereda na política.

E finalmente temos também o retorno de um de meus personagens favoritos, o grande Caladan Brood e seu martelo destruidor de mundos, taciturno na maior parte do tempo e, em seguida, tendo um fracasso terrível em seus planos. 

Para completar, mais informações sobre os insectóides Moranth são reveladas na história! E isso foi doidimais, adoro os Moranth!

E além de batalhas épicas, principalmente na parte final do livro!

Uma dica para quem está lendo a saga Malazan, leia Orb, Scepter and Throne logo depois de Toll The Hounds (Malazan #8)! 

Um livro excelente, que avança a história de Malazan! Recomendadíssimo!

MAPAS

\

COMPRE NA AMAZON

Orb Sceptre Throne: A Novel of the Malazan Empire (Novels of the Malazan Empire)


MAPAS DA SAGA MALAZAN

Fonte: Malazan WIKIA – https://malazan.fandom.com/wiki/Maps_in_the_Malazan_Books

Os livros ambientados no mundo Malazan são acompanhados por muitos mapas. Alguns desses mapas têm várias versões diferentes.

IMAGENS DA SAGA MALAZAN


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria e Brutal, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:
https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) – Prêmio Melhor Suplemento de RPG Nacional 2019 nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

https://open.spotify.com/show/484TJnM98xADxVcsNyDdsC

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha

https://open.spotify.com/show/2zjUtsStTfUnUPOjAiDNJF

NEWTON NITRO SITES

 NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

► NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

 NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

 NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

► NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

3 comentários

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s