Malazan Empire #1 |Night of Knives (A Noite das Facas) – Ian C. Esslemont | Resenha, Citações, Mapas, Ilustrações | NITROLEITURAS – Guia Tio Nitro da Saga Malazan #resenha #malazan

Este é o 1º post de minhas resenhas da saga MALAZAN EMPIRE, a série que complementa a saga Malazan: Book of the Fallen, escrita pelo amigo do Steven Erikson, o Ian C. Esselmont!

 E este é também o 11º  post do meu projeto GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN, uma RELEITURA de todos os livros da saga Malazan – Book of the Fallen e uma leitura dos livros da saga MALAZAN EMPIRE, para divulgar o universo malazan no Brasil.

GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN

MALAZAZ BOOK OF THE FALLEN

Malazan – O Livro dos Caídos – Steven Erikson 

Malazan Book of the Fallen #1 | Gardens of the Moon (Os Jardins da Lua) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #2 | Deadhouse Gates (Os Portais da Casa dos Mortos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #3 | Memories of Ice (Memórias do Gelo) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #4 | House of Chains (A Casa das Correntes) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #5 | Midnight Tires (Marés da Meia-Noite) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #6 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #8 | Toll the Hounds (Pague os Cães) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #9 | Dust of Dreams  (O Pó dos Sonhos) –  Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #10 | The Crippled God  (O Deus Aleijado) –  Steven Erikson


MALAZAN EMPIRE

O Império Malazan – Ian C. Esslemont

Malazan Empire #1 | Night of Knives (Noite das Facas) – Ian C. Esslemont


SINOPSE

Night of Knives é o primeiro romance do autor canadense Ian Cameron Esslemont . É ambientado no mundo do Malazan Book of the Fallen , uma série de fantasia épica de dez volumes pelo amigo e colega de Esslemont, Steven Erikson . Esslemont e Erikson co-criaram o mundo Malazan na década de 1980.

Night of Knives foi publicado pela primeira vez no Reino Unido pela PS Publishing em setembro de 2004 como uma capa dura limitada. Seguiu-se uma edição em brochura em maio de 2006. Bantam, que publica os romances Malazan de Steven Erikson, publicou Night of Knives em capa dura em 7 de maio de 2007 e em brochura para o mercado de massa em 5 de maio de 2008. Sua primeira publicação nos Estados Unidos foi publicada pela Tor Books em maio de 2009 .

Night of Knives é o primeiro de seis romances de Esslemont, cada um deles com o subtítulo coletivo A Novel of the Malazan Empire . Ele é seguido por Retorno da Guarda Carmesim , Stonewielder , Orb Scepter Throne , Blood and Bone e Assail .

O romance se passa nas 24 horas em que o Imperador do Império Malazan é assassinado. Cronologicamente, ocorre após o prólogo de Jardins da Lua de Erikson, mas antes do corpo principal do romance. Vários personagens e locais que aparecem em Night of Knives também aparecem em  The Bonehunters de Erikson .

A pequena ilha de Malaz e sua cidade deram o nome ao grande império, mas agora ele é pouco mais do que um porto tranquilo e atrasado. Esta noite, porém, as coisas são diferentes. Esta noite a cidade está no limite, uma colmeia de atividade apressada, às vezes violenta; seus cidadãos se movimentam, trancando portas, fechando janelas, evitando o olhar de qualquer estranho. Porque esta noite haverá uma convergência, a aparição única de uma geração de Lua das Sombras – uma ocasião que ameaça o bom povo de Malaz com cães de caça demoníacos e outras coisas mais sombrias …

Também foi profetizado que esta noite testemunharia o retorno do Imperador Kellanved , e há aqueles dispostos a fazer de tudo para evitar que isso aconteça. Enquanto as facções dentro do Grande Império traçam linhas de batalha sobre o trono imperial, a Lua das Sombras convoca uma presença muito mais antiga e potente para um ataque total à ilha. 

Testemunhando esses eventos cataclísmicos estão Kiska , uma jovem que anseia por fugir das restrições da cidade, e Temper , um veterano grisalho e cansado da batalha que busca simplesmente escapar de seu passado. Cada um deve participar de um conflito que não só determinará o destino da cidade de Malaz, mas também do mundo além …

Baseando-se em eventos tocados no prólogo do marco de fantasia de Steven Erikson, Gardens of the Moon, Night of Knives é um capítulo importante no desenrolar da história do extraordinariamente imaginado mundo de Malaz.

RESENHA

Curti demais, muito mais do que eu esperava! o Ian Esslemont mandou muito bem nesse seu primeiro livro dentro do universo Malazan (que criou junto com o “broder” Steven Erikson).

Ação do início ao fim, Night of Knives conta a história de um dos dias mais importantes do universo Malazan, o golpe de estado que dá início ao reinado da Imperatriz.

Diferente dos milhares de protagonistas de Erikson, Esselmont usa apenas dois protagonistas. Temper, um guerreiro veterano  a serviço do império Malazan e Kiska – uma jovem espiã com talentos mágicos, que se envolvem em uma noite onde magia, mundos paralelos, deuses esquecidos e raças se confundem e ao mesmo tempo colidem, em uma trama rápida e bem escrita. 

Para quem lê a série Malazan, acho que é um livro obrigatório (e agora decidi que lerei todos os outros do Esslemont também!), um monte de personagem doidimais da saga aparece em Night of Knives, personagens como Dassem Ultor, Surly, Topper, The Claw, The Talon, Tayschrenn, Kellanved , Dancer, Edgewalke, entre muitos outros.

O legal é que o estilo do Esslemont, apesar de não ter a complexidade temática, o esquema mais poético e as discussões filosóficas do Erickson, é muito eficiente e elegante, direto ao ponto. E muito profissional, fiquei impressionado com a qualidade da escrita. E até recomendo os livros do Esslemont do universo Malazan para clarificar algumas questões mais obscuras dos livros do Erikson, ou seja, Night of Knives também serve como uma entrada acessível ao mundo de Malazan.

Um livro curto, rápido de ler, e que diverte e agrada aos fãs de Malazan, mesmo não tendo a mesma qualidade literária dos livros do Steven.

RESUMO DA TRAMA DE NIGHT OF KNIVES – NOITE DAS FACAS

Prólogo

O raider Rheni’s Dream encontra os Stormriders no Mar das Tempestades , ao sul da Ilha de Malaz , com consequências fatais.

Capítulo 1 

No espaço de alguns dias, um navio de guerra imperial e um cortador de mensagens atracam no porto de Malaz. O desembarque de vários passageiros secretos é observado de forma independente pelo veterano Temper e pela jovem Kiska . 

O primeiro está preocupado que os Claw saindo do primeiro navio estejam possivelmente atrás dele e ele se lembra de eventos do passado, quando ele serviu ao lado de Dassem e viu o funcionamento do Claw de perto, no entanto, um primeiro encontro passa sem incidência. 

Esta última espera que entrar no serviço imperial seja sua passagem para fora da ilha, no entanto, ela se lembra de como o agente Garra que ela conheceu no primeiro navio a tratou com algo que beirava o desdém. Temper é informado por um local que a noite que está por vir é uma das Shadow Moon , quando as almas malditas escapam e outras novas são apanhadas. Voltando ao seu alojamento, ele encontra a sala comum da pousada cheia de estranhos, um ex- Bridgeburner entre eles. Enquanto isso, Kiska está seguindo um homem que está seguindo o passageiro e seus guardas que saíram do cortador de mensagens.

Capítulo 2 

O pescador Toben navega pelo Estreito das Tempestades e se coloca entre a tempestade que se aproxima e a Ilha Malaz , mantendo sua ferocidade longe da ilha com a ajuda de um antigo canto. 

A trilha que Kiska está seguindo eventualmente a leva a uma mansão abandonada, onde ela se depara com um aparente assassinato. Depois que o assassino sai, ela examina o corpo e grita de horror quando de repente a agarra. Ela acaba em um reino desconhecido onde a aparente vítima de assassinato Oleg dá a ela uma mensagem para o passageiro do barco. 

Ao retornar, ela é quase estrangulada pelo assassino, mas salva pela sombra do homem morto. Temper entretanto descobre que seu amigo Corinnsabe quem ele realmente é. Ela não pode evitar que ele seja apreendido pelo Bridgeburner da sala comunal, embora ela seja parte dos quarenta homens e mulheres estranhos ao redor do homem. O grupo parte, deixando para trás quatro para vigiar Temper, Coop , Faro e Trenech dentro da pousada. Eles ouvem uivos de cachorros enormes e o que parece ser o grito de morte dos dois guardas deixados do lado de fora. Eventualmente, há um confronto que vê os outros quatro mortos por Temper e Trenech.

Capítulo 3 

Stormriders estão atacando Toben em seu barco no estreito, mas suas lanças de gelo e icebergs derretem antes de alcançá-lo. Kiska é puxada para o Reino das Sombras novamente e encontra Edgewalker . Ele a aconselha a fugir para a Torre de Obo para escapar do Cão das Sombras . Kiska e Obo não se dão bem e ele recusa sua entrada, mas diz a ela que o Cão de Caça se foi. 

Voltando para o mundo real, Kiska se dirige para sua tia Agayla de Lojae relembra seus vários encontros. Agayla dá a Kiska algumas informações básicas sobre a situação política atual e por que ela está levando a uma convergência naquela noite. 

Kiska convence Agayla a deixá-la voltar noite adentro e sua tia lhe dá uma mensagem para o homem que ela está seguindo. Temper vai para Seal , um ex-curandeiro do exército, de quem ele empresta algumas armaduras, bem como recupera seu próprio capacete que ele guardou na casa de Seal. 

Kiska encontrou o passageiro do barco novamente, mas é sequestrada pelos mercenários sob o comando de Ash, o ex-Bridgeburner. Ela escapa depois de testemunhar muitos dos mercenários sendo mortos por um Hound. Temper também conhece Edgewalker. Ao retornar, ele é atacado por um Cão de Caça e trava uma luta heróica, mas acaba perdendo a consciência devido a seus muitos ferimentos. Seguindo um caminho secreto até Mock’s Hold, Kiska é presa por Hattar , o guarda-costas do passageiro do barco que ela estava tentando encontrar. Ouvindo que ela tem uma mensagem, o homem, Artan, aparece. Ela dá a ele o pergaminho de Agayla, bem como a mensagem de Oleg de que ele acredita que Kellanved e Dançarino tentarão entrar no Deadhouse naquela noite. Eles se recusam a levá-la junto e deixá-la amarrada, mas ela logo consegue se libertar e segui-los até o Castelo.

Capítulo 4

Os Stormriders usam um ardil para superar Toben. Agayla e Obo se encontram na costa sul para discutir a ameaça representada pelos cavaleiros. Agayla diz a Obo que pediu ajuda. Temper tem outro flashback do Cerco de Y’Ghatan e lembra como Dassem, Temper e os outros da Primeira Espada de Dassem lutaram contra o campeão Y’Ghatan Surgen Ress . 

Ele se lembra de como Dassem foi ferido e como a maioria de seus companheiros guarda-costas morreu porque o apoio regular do exército não chegou a tempo. Ele também se lembra de sua própria luta contra o campeão, em seguida, recupera a consciência. Ele foi salvo do Cão de Caça por cultistas das Sombras . Eles pedem sua ajuda, mas ele recusa e eles se separam amigavelmente. 

Temper pensa novamente no passado, relembrando como ele eFerrule lutou contra os Claws que os detiveram, como eles conseguiram escapar com Dassem, então se separaram semanas depois e como a versão oficial é que os três morreram em Y’Ghatan. Kiska entrou no porão e se deparou com corpos de mercenários e garras em todos os lugares. Ela finalmente encontra Artan e Hettar. 

Os três observam um guerreiro, que Kiska viu vencendo uma garra antes, negociando com um cultista. O guerreiro parte, levando consigo o mago mercenário cujo corpo se materializa do nada e o cultista se volta para a entrada dos observadores ocultos. Temper, o guerreiro, entretanto, está levando Corinn para ser cuidado pelo porteiro Lubben enquanto ele cumpre sua parte do acordo que fez com o cultista Dançarino .

Capítulo 5 

Dançarino cumprimenta Artan, que acaba por ser o Alto Mago Tayschrenn , e o avisa para não subir até que o conflito termine, então desaparece. Eles ouvem sons de luta e um grito enfurecido de uma voz feminina. Aventurando-se no andar de cima, eles encontram Surly levemente ferido sendo cuidado por Possume Garra morta em todos os lugares, especialmente perto de algumas portas de varanda quebradas. O líder mercenário Ash está entre os mortos na sala e Kellanved e Dançarino são considerados mortos, tendo pulado da varanda. 

Tayschrenn ordena que Hattar e Kiska voltem para baixo, onde eles adormecem. Apesar de avisado pela Trenech e Faro, Temper entra no terreno da Deadhouse que começa a levantar-se e a emitir vapor. Uma figura enorme sai da casa. Agayla e Obo juntaram-se a Tayschrenn, que está persuadido de que os Cavaleiros podem estar atrás do poder da Deadhouse, e concorda em ajudá-los em sua luta. Kiska viaja com Corinn e Lubben via Warrenpara a Deadhouse. Ela é separada deles quando é arrastada para o Reino das Sombras, onde ela encontra Edgewalker novamente, então é devolvida a uma área perto da Casa dos Mortos. 

Temper é afetado pelas raízes das árvores no terreno da Deadhouse, que estão tentando arrastá-lo para baixo. Enquanto isso, Trenech e Faro estão lutando contra o Jaghut que saiu da Casa. Kiska testemunha enquanto Oleg tenta impedir Kellanved de entrar no Deadhouse pela retaguarda. Oleg é impedido por Dançarino e engolido pelo chão e os outros dois entram na casa. 

Temper entra em colapso depois de conseguir sair do terreno enquanto a luta na frente continua. Trenech é morto por um cultista e Tayschrenn apóia Faro contra Jaghut, mas é ferido. Kiska e Hattar o levam a um curandeiro. 

Faro, com seu último suspiro, pede a Temper para assumir a guarda do portão e Temper concorda. Depois de uma longa luta que envolve um desvio paraOmtose Phellack , ele derrotou o Jaghut.

Capítulo 6 

Kiska foi curada e descobre que Tayschrenn e Hattar estão no cais. Ela os encontra no cortador de mensagens e consegue permissão para acompanhá-los, então corre para se despedir de Agayla e de sua mãe. Temper retorna ao trabalho no Castelo Mock e finge que não tem conhecimento do que aconteceu durante a noite. Ele observa o cortador de mensagens saindo.

Epílogo 

Edgewalker é apresentado a Kellanved e Dancer. O encontro é ambivalente. Duas crianças encontram um cadáver estranho na praia. Eles voltam com o avô, que lhes pede para ficarem enquanto ele vai investigar. A criatura é um Stormrider, que pergunta ‘por que você está nos matando’ antes de ser morto pelo avô.

FIM


COMPRE NA AMAZON

Night of Knives (Novels of the Malazan Empire #1) by Ian C. Esslemont

https://tinyurl.com/ydo5q96y


MAPAS DA SAGA MALAZAN

Fonte: Malazan WIKIA – https://malazan.fandom.com/wiki/Maps_in_the_Malazan_Books

Os livros ambientados no mundo Malazan são acompanhados por muitos mapas. Alguns desses mapas têm várias versões diferentes.

IMAGENS DA SAGA MALAZAN


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria e Brutal, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:
https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) – Prêmio Melhor Suplemento de RPG Nacional 2019 nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

https://open.spotify.com/show/484TJnM98xADxVcsNyDdsC

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha

https://open.spotify.com/show/2zjUtsStTfUnUPOjAiDNJF

NEWTON NITRO SITES

 NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

► NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

 NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

 NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

► NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

9 comentários

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s