Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson | Resenha, Citações, Mapas, Ilustrações, Resumo da Trama | NITROLEITURAS – Guia Tio Nitro da Saga Malazan #resenha #releitura #malazan

E faço a releitura de um dos meus livros favoritos da saga Malazan, o fantástico e brutal “The Bonehunters”!

Uma nova fase da Saga Malazan se inicia em Reaper’s Gale, a “Ventania Ceifadora” que irá mudar toda a trama e os planos do abominável Deus Aleijado!

Esse é o 7º post do meu projeto GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN, uma releitura de todos os livros da saga Malazan – Book of the Fallen, com minhas novas resenhas para divulgar mais a saga no Brasil, visto que acho difícil que todos os livros sejam publicados.

Além dos livros da série Malazan – Book of the Fallen do Steven Erikson, irei ler e fazer o mesmo com os seis livros do Ian Esslemont, a série Malazan Empire. Com isso, espero ampliar mais o conhecimento dessa fantástica série de Fantasia Épica Sombria e Brutal no Brasil!


GUIA TIO NITRO DA SAGA MALAZAN 

Malazan Book of the Fallen #1 | Gardens of the Moon (Os Jardins da Lua) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #2 | Deadhouse Gates (Os Portais da Casa dos Mortos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #3 | Memories of Ice (Memórias do Gelo) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #4 | House of Chains (A Casa das Correntes) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #5 | Midnight Tires (Marés da Meia-Noite) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #6 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) – Steven Erikson

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (A Ventania Ceifadora) – Steven Erikson


Malazan Book of the Fallen #7 | The Bonehunters (Os Caçadores de Ossos) –  Steven Erikson | 928 pgs., Bantam Books (2007), 1ed. (2006) | Lido de 28.10.20 à 27.11.20 | Guia TIO NITRO da Saga Malazan | NITRORELEITURAS #resenha #releitura #malazan

SINOPSE

Nem tudo está bem no Império Letherii. Rhulad Sengar, o Imperador das Mil Mortes, enlouquece, cercado por bajuladores e agentes de seu chanceler maquiavélico, enquanto a polícia secreta Letherii conduz uma campanha de terror contra seu próprio povo.

O Errante, que já foi um deus cauteloso, de repente está cego para o futuro. Conspirações fervilham por todo o palácio, enquanto o império – dirigido pelos corruptos e egoístas – se aproxima cada vez mais de uma guerra total com os reinos vizinhos.

E a grande frota de Edur – seus guerreiros selecionados entre incontáveis ​​povos – se aproxima cada vez mais. Entre eles estão Karsa Orlong e Icarium Lifestealer – cada um destinado a cruzar lâminas com o próprio imperador. Que ainda mais sangue seja derramado é inevitável …

Diante desse cenário, um bando de fugitivos busca uma saída do império, mas um deles, Fear Sengar deve encontrar a alma de Scabandari Bloodeye. Ele espera que isso ajude a deter o Tiste Edur e, assim, salvar seu irmão, o imperador. No entanto, viajando com eles está o inimigo mais antigo de Scabandari: a Ruína de Silchas, irmão de Anomander Rake.

E seus motivos são tudo menos certos – pois as feridas que ele carrega nas costas, feitas pelas lâminas de Scabandari, ainda estão frescas. O destino decreta que deve haver um acerto de contas, pois tal derramamento de sangue não pode ficar sem resposta – e será um acerto de contas em uma escala inimaginável … feitas pelas lâminas do Scabandari, ainda estão frescas.

O destino decreta que deve haver um acerto de contas, pois tal derramamento de sangue não pode ficar sem resposta – e será um acerto de contas em uma escala inimaginável … feitas pelas lâminas do Scabandari, ainda estão frescas.

O destino decreta que deve haver um acerto de contas, pois tal derramamento de sangue não pode ficar sem resposta – e será um acerto de contas em uma escala inimaginável …

Um romance brutal e angustiante de guerra, intriga e magia negra e incontrolável, esta é a fantasia épica em sua forma mais imaginativa e a narrativa em sua forma mais emocionante.

RESENHA

Finalmente terminando o sétimo livro dessa minha releitura da Saga Malaza. Nem acredito que só faltam mais três livros para o grande final no livro 10, o The Crippled God.

Reaper’s Gale fecha os arcos narrativos abertos em Midnight Tides, com um final trágico, brutal e nihilista para a conquista do Império Lethery pelos Tiste Edur.

O livro também continua a trajetória das tropas malazanas dos Bonehunters, liderados de maneira misteriosa e fria pela Adjunct Tavore, que tem como missão derrubar o império Lethery.

Esse livro também lida com diversas outras narrativas envolvendo os dramas de seres e entidades de poderes divinos ou quase divinos, envolvidas na complexa rede de conspirações do Deus Aleijado.

E para completar, temos ainda o meu personagem favorito, o grande Karsa Oorlong, uma desconstrução ambulante do arquétipo do bárbaro na fantasia, que rouba todas as cenas em que aparece, além de ter um papel vital no final do livro..

A releitura esclareceu muitas coisas que ficaram bem obscuras na primeira vez que li. Fica bem mais claro o plano de fundo de Erikson com todos os seus milhares de personagens e pontos de vista.

A Mortalidade é o tema principal de Reaper’s Gale, já se anuncia desde o seu título e ressoa por todos os seus capítulos. Através de centenas de pontos de vista, Erikson explora o tema da mortalidade e das diversas formas de encarar a morte certa, com as narrativas demonstrando a falta de sentido intrínsico na existência e de que a fé em qualquer outra coisa seria uma presunção, um produto do ego.

As ilusões de conquista, vitória, vingança e tantos outros temas tão caros da fantasia épica são destruídos brutalmente por Erikson, principalmente na figura do Império de Lether, que foi recentemente conquistado (mas não realmente) pelos Edur e pelos Awl, um povo nômade sendo substituído por interesses comerciais Letherii.

Os Edur conquistaram o império, acomodando-se facilmente à corrupção e ao materialismo do povo de Lether, mas o próprio ato de conquista corrompe os Edur, que já carregam o fardo de serem liderados por um imperador insano e incapaz de morrer ou de ser derrotado.

A primeira parte do livro lida com a guerra de sobrevivência das tribos primitivas e selvagens dos Awl.

Os Awl são um povo alquebrado cujo modo de vida eterno está ameaçado pelo “progresso” de Lether. Suas tribos continuaram divididas e fracas, seus líderes subjugados, o espírito do povo desanimado. Sua própria cultura, que persistiu por milhares de anos, está em risco de destruição.

Essa situação muda quando, das planícies sem trilhas, surge Red Mask, um guerreiro Awl exilado e que, misteriosamente, é acompanhado de dois poderosos guerreiros reptilianos com lâminas em seus membros, os K’Chanchemalle. Este misterioso líder consegue unificar as tribos e organizar uma reação ao avanço do Império Lether. Entretanto, diferente dos clichês tradicionais de narrativas de resistência, a saga de Red Mask não acontece como se esperaria em um romance de fantasia, com a devastação emocional causada pela guerra infectando os dois lados do conflito.

Mais uma vez, Erikson explora o tema do poder e da ganância nas sociedades, e sua capacidade de corrupção infinita. O poder é tratado como uma ferramenta pela qual seu portador remodela tudo o que está ao seu redor, remodela-o para se adequar ao seu próprio conforto.

Reaper’s Gale choca muito com uma certa amplificação no nihilismo do universo de Malazan. A quantidade de mortes de personagens importantes nesse livro reforça isso.

Erikson inicia narrativas clássicas de fantasia, como a de personagem que reencontra sobreviventes de seu povo em um refúgio, ou de uma grande competição que reúne campeões de todas as partes para desafiar o Imperador das Mil Mortes para um duelo até a morte, para, ao longo de seus desenvolvimento e clímax, destruir e desconstruir qualquer referência desejável e mobilizadora, ou otimista.

Ao ler Malazan, ao invés de uma fantasia escapista, o leitor é forçado a aceitar o jogo dos contrários de que o mundo é composto, um jogo para o qual não se vislumbra uma solução satisfatória.

O texto de Erikson, e isso fica mais claro nessa releitura, constantemente nega qualquer estrutura estável no mundo de Malazan.

O que evita que a narrativa caia em uma desolação sem fim é o senso de humor, que sempre aparece de maneira inusitada, e uma espécie de fé nas emoções humanas mais profundas, como a do amor entre duas almas, como uma forma de redenção e de criação de sentido.

Um livro muito bom, que fecha várias narrativas e prepara para a trilogia final da saga Malazan!

Recomendadíssimo!


MAPAS

 

.


CITAÇÕES DE “THE REAPER’S GALE”

“Ora, sem senso de humor, você fica cego para tantas coisas no mundo. Para a natureza humana. Para o absurdo de tudo que dizemos e fazemos. ”

“Ninguém me escolhe. Eu não dou esse direito a ninguém. Eu sou Karsa Orlong, do Teblor. Todas as escolhas pertencem a mim. ”

– Beak, você consegue se segurar no que está por vir?
Uma resposta baixa e murmurada: ‘Sim, senhor. Você vai ver. Todo mundo vai, porque vocês são todos meus amigos e amigos são importantes. A coisa mais importante do mundo. E eu vou te mostrar. ”

“O poder é violência, sua promessa, sua ação. O poder não se importa com a razão, nada com a justiça, nada com a compaixão. É, de fato, a abnegação singular dessas coisas – uma vez que o manto dos enganos é despojado, esta única verdade é revelada. ”

“Esta luta não é sua”, disse ele à criatura distante. ‘Droga de dragão. ”

“Seu cinismo reside em seu abuso voluntário dos outros para consolidar sua superioridade sobre eles. Meu cinismo é em relação à cegueira voluntária da humanidade com relação à sua própria extinção. ‘

‘Sem essa cegueira deliberada, não há nada além de desespero.’

‘Oh, eu não sou tão cínico. Na verdade, não concordo em absoluto. Talvez quando a cegueira intencional seguir seu curso inevitável, nasça a sabedoria intencional, a revelação de ver as coisas como elas são. ‘

‘Coisas? A que coisas você está se referindo, meu velho? ‘

‘Ora, que tudo de valor verdadeiro é, de fato, gratuito. ”

“Deixamos uma dívida de sangue”, disse ela, mostrando os dentes. ‘Sangue Malazan. E parece que eles não vão permitir isso.
Eles estão aqui. Nesta costa.
Os Malazans estão em nossa costa. ”

“- (…) Tem cidades, Urb. E quanto mais perto chegamos de Letheras, mais deles. O que está nas cidades, Urb? Tabernas. Barras. Portanto, não estamos seguindo um caminho direto e pré-estabelecido.
– Estamos invadindo Lether de taverna em taverna?
– Sim. ”

“Esqueça a verdade. O passado é o que eu digo que é. Essa é a liberdade de ensinar os ignorantes. ”

“O argumento era este: uma civilização acorrentada às restrições do controle excessivo sobre sua população, desde a escolha da religião até a produção de bens, minará a vontade e a engenhosidade de seu povo – para quem tais qualidades não são mais suficientes incentivo ou recompensa. Pelo valor de face, isso é preciso o suficiente. O problema surge quando os oponentes de tal sistema instituem seu extremo oposto, onde o individualismo se torna divino e sacrossanto, e nenhum serviço maior a qualquer outro ideal (incluindo a comunidade) é possível. Em tal sistema, a ganância voraz prospera sob o disfarce da liberdade, e os piores aspectos da natureza humana vêm à tona, uma espécie de intransigência tão feroz e sem sentido quanto sua contraparte maternalista.

E assim, no choque desses dois sistemas extremos, um testemunha a estupidez bruta e a insensibilidade salpicada de sangue; dois rostos beligerantes olhando furiosamente um para o outro através da distância insondável, e ainda, de fato e em consideração fanática, eles são apenas reflexos de espelho.

Isso seria divertido se não fosse tão pateticamente idiota … ”

“Por que, eu me pergunto, organizações como a sua são invariavelmente dirigidas por lamentáveis ​​falhas humanas? Por psicóticos tacanhos e pervertidos. Todos vítimas de bullying quando crianças, é claro. Ou abusado por pais distorcidos – tenho certeza de que você tem histórias terríveis para confessar sobre sua juventude miserável. E agora o poder está em suas mãos, e oh, como o resto de nós sofre. ”
– Steven Erikson, Reaper’s Gale


RESUMO DA TRAMA DE “REAPER’S GALE” – VENTANIA CEIFADORA

OS DESAFIADORES
Campeões de várias culturas voltam com a frota da Tiste Edur para desafiar Rhulad Sengar, imperador de Letheras. Entre eles estão Icarium com Taralack Veed, Karsa Orlong com Samar Dev, uma garota Seguleh encontrada inconsciente perto de MoI e um monge de Cabal. Icarium começa a agir estranhamente e Taralack Veed começa a duvidar que Icarium possa derrotar Rhulad. Samar Dev acredita que Karsa vai morrer, mas Karsa está confiante. Eventualmente, todos os desafiadores morrem, exceto Karsa e Icarium. Karsa luta com Rhulad e corta o braço da espada de Rhulad, então usa todos os seus fantasmas e os que estão na faca de Samar para manipular o poder da espada e viajar para a ilha do Deus Aleijado. Lá ele vira a tenda do Deus Aleijado, mata Rhulad definitivamente, dá um tapa em Withal e entra em um portal voltado vagamente para sua casa depois de se recusar a pegar a espada para si mesmo (o que aparentemente era o plano do Deus Aleijado desde que Karsa deixou Laederon). Withal e os Nachts destroem a espada.

THE SHAKE
Varat Taun avisa Twilight sobre o que Icarium pode fazer, então ela foge pela costa. Ficamos sabendo que ela é uma princesa do Shake. Na Ilha Maiden, ela confronta Brullyg, que se declarou rei e se torna rainha. Deadsmell faz alguns comentários sobre o Shake ser descendente dos guardiões Tiste Andii originais da Costa (mas também ter sangue Tiste Edur).

A GUERRA AWL
Redmask une o Awl e inicialmente derrota o exército Letherii que ele encontra, mas logo os Letherii começam a fazer progresso contra ele. Há um grande confronto e os dois guardiões de K’chain Che’Malle de Redmask, decidindo que Redmask não é adequado para K’chain Che’Malle, executam-no no meio da batalha. A vitória Letherii e o Awl são massacrados. Toc, o Jovem, se sacrifica para salvar cerca de uma dúzia de crianças Awl, testemunhadas por Tool. O Barghast, que estava assistindo a batalha, massacrou as forças Letherii em resposta à morte de Toc.

NO REFÚGIO
O Refugium está morrendo. Menandore se junta a Sheltatha Lore e Sukul Ankhadu para tentar tomar Finnest de Scabandari, mas Quick Ben os derrota e Hedge mata Sheltatha e Menandore. Sukul foge, mas é morto pelos três T’lan Imass que queriam usurpar Ulshun Pral, mas optaram por se sacrificar para ajudar seu clã a escapar. Onrack the Broken e Trull Sengar defendem a entrada do portal. Silchas Ruin, Clip, Wither, Kettle, Udinaas, Seren e Fear passam. Silchas, Clip e Wither tentam matar o resto. Na luta resultante, Fear é morto por Clip, Wither é destruído por Seren, Clip é derrotado por Trull e recua, o resto é ferido, exceto Silchas que toma Finnest, mas não comete mais ferimentos por medo de Kilava Onass, exceto por esfaquear Kettle e fazendo um novo Azath, Kettle sendo revelado ser uma semente do Azath. A alma de Scabandari está aprisionada dentro do novo Azath. Os sobreviventes se recuperam e Quick Ben, Hedge, Trull e Seren se teletransportam para Letheras.

EM LETHERAS
Os fuzileiros navais chegam fora da capital apenas para encontrar um grande exército Letherri. Bico morre para salvá-los de uma onda gigante de magia. Os Tiste Edur, percebendo que estavam prestes a serem sacrificados, decidem voltar para sua casa ancestral. O exército principal de Malazan chega por mar e se choca com o exército Letherii principal, permitindo que os fuzileiros navais entrem na cidade e se dirijam à cidadela. O grupo de Fiddler chega ao coliseu, onde Trull encontra seu irmão morto e é imediatamente esfaqueado e morto por Sirryn Kanar.

Brys Beddict retorna dos mortos-vivos. Feather Witch tenta fazer dele a espada mortal de seu novo culto Errant, mas o Errant a afoga. Brys dá a Pinosel e Urkel o nome do deus do mar para que eles possam contê-lo. A caçadora mata Hannan Mosag. Brys mata Karos Invictad. O Rat Catchers ‘Guild paga as pessoas para gritar o nome de Tehol. Tehol é declarado imperador pela vontade do povo e se casa com Janath.

Icarium tenta replicar a forja de K’rul dos prédios cortando seus pulsos e entrando em uma de suas construções mágicas. Ele se quebra e explode em uma grande onda branca que mata pessoas direta e indiretamente (ou seja, por meio de destroços). Os que foram mortos diretamente parecem ter seus espíritos sugados. Entre os afetados estão Taralack Veed e Rautos Havanar. Triban Gnol e o Assessor Sênior também morrem, e Varat Taun se rende.


COMPRE NA AMAZON

Malazan Book of the Fallen #7 | Reaper’s Gale (Ventania Ceifadora)

https://tinyurl.com/y6c9yyl6


IMAGENS DA SAGA MALAZAN

RESUMO DA TRAMA DE MIDNIGHT TIDES – AS MARÉS DA MEIA-NOITE (ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!)

Traduzido de Malazan Wiki

PRÓLOGO
O romance começa com o rescaldo de uma batalha massiva entre uma aliança de Tiste Edur , liderada por Scabandari Bloodeye, e Tiste Andii , liderada por Silchas Ruin, contra algum K’Chain Che’Malle . O intrigante Scabandari massacra seus ex-aliados para tomar a terra para seu próprio povo. [5]

Mais tarde, um ferreiro chamado Withal é levado até uma praia, onde entra a serviço do Deus Aleijado para forjar uma espada.

OS LETHERII
Muitos anos depois disso, as tribos Tiste Edur , recentemente unificadas sob o Rei Warlock, devem se encontrar com uma delegação do Reino de Lether para discutir um tratado. Os Letherii são uma sociedade expansionista com reputação de traição. Esta reputação é comprovadamente merecida quando os navios mercantes letherii começam uma colheita ilegal de focas no território de Edur. Trull Sengar testemunha isso e leva uma palavra ao Rei Feiticeiro, que com a ajuda de seus aprendizes, destrói os navios. Os Edur adquiriram muitos escravos ao longo dos anos, incluindo Letherii. Uma noite, enquanto os Edur estavam em uma reunião do conselho, uma escrava vidente chamada Bruxa das Penas fez um casting, onde uma escrava da família Sengar chamada Udinaas é ferida por um Wyval.

Enquanto isso, em Letheras, a capital Letherii, Tehol Beddict mora em uma casa com seu criado, Bugg. Tehol fez fortuna com o equivalente Letherii da bolsa de valores, mas depois a perdeu misteriosamente. Ele agora dorme no telhado desta casa, com seus bens diminuindo gradualmente. O que ninguém mais em Lether sabe é que Tehol apenas parecia ter perdido seu dinheiro e ainda controla vários negócios em Lether. Ele está planejando um plano para derrubar a economia de Lether. O irmão de Tehol, Brys, é o guarda-costas pessoal do rei. A cidade de Lether está se preparando para o cumprimento de uma profecia que afirma que no Sétimo Encerramento o Rei se tornará Imperador.

A ASCENÇÃO DO IMPERADOR
Para aumentar seu poder, o Rei Bruxo envia Trull Sengar e seus irmãos Fear, Binadas e Rhulad em uma missão para recuperar uma espada que eles encontrarão e trazê-la de volta para ele sem que ela faça contato com a pele. Eles finalmente alcançam uma longarina de gelo segurando a espada, onde são atacados por uma tribo de Soletaken conhecida como Jheck. Rhulad pega a espada em combate e é morto enquanto a carregava.

Os irmãos Sengar voltam carregando o cadáver de Rhulad. O cadáver não abrirá mão da espada, causando uma rivalidade entre o Rei Bruxo e os Sengars. Enquanto seu corpo está sendo preparado para o funeral, Rhulad retorna dos mortos por meio das maquinações do Deus Aleijado . Com a ajuda do escravo Udinaas, Rhulad recupera sua sanidade e assume o poder sobre os Edur. Ele expulsa a delegação Letherii e começa os preparativos para a guerra. Hull Beddict, no entanto, fica e jura lealdade a Rhulad, dando aos Edur informações valiosas para a guerra contra os Letherii.

ENQUANTO ISSO, EM LETHER

Os planos de Tehol Beddict começam a se concretizar. Ele evacua cidadãos não-Letherii, engana Gerun Eberict e mantém seus parceiros enganados. O Rei Diskanar se coroou como Imperador enquanto as forças Letherii sob o comando da Rainha e do Príncipe são derrotadas e destruídas na batalha.

Desconhecido para a maior parte da cidade, o problema está se formando na Casa Azath de lá. A casa, que contém a Ruína de Silchas junto com muitos outros indivíduos poderosos, está morrendo e confia a uma criança morta-viva que contém a alma adormecida de um Assalto Forkrul para alimentá-la com sangue para mantê-la viva. Ela é contatada por Bugg, que tem mais conhecimento do que se poderia suspeitar de um humilde criado. Ele dá seu conselho. Mais tarde, uma série de seres escapam, apenas para serem tratados pelo misterioso Bugg.

CONQUISTA

O Wyval que habita Udinaas assume o controle dele e o força a deixar o grupo de Edur. Rhulad mais tarde é morto em combate e volta à vida. Abandonado por Udinaas, ele cai em um estado de insanidade. Os Edur tomam o Domicílio Eterno com sucesso, apesar da resistência de Ceda e Brys Beddict. Trull Sengar mata o Ceda e Brys desafia Rhulad. Brys incapacita Rhulad sem matá-lo. O resto dos Edur não consegue matar seu imperador, então ele deita no chão gritando. O recém-coroado Imperador Diskanar cometeu suicídio usando vinho envenenado, como ele esperava perder. Após mutilar Rhulad, Brys é forçado pelo Errant, um Ascendente, para beber do cálice envenenado, e assim morre. Durante o curso de sua vida, Brys certa vez salvou um guardião de almas mortas que vivia no fundo do mar. Após sua morte, o guardião veio para levá-lo embora e, ao fazê-lo, matou Rhulad por misericórdia. No entanto, Feather Witch encontra um dedo que Brys perdeu em sua batalha com Rhulad. Trull e Fear fogem, embora não juntos.

De volta à casa Azath, em meio a uma batalha feroz, Udinaas chega e liberta a Silchas Ruin. Ruin ajuda a destruir as outras criaturas. Trull decide retornar a Rhulad para ajudá-lo a encontrar sua sanidade. Enquanto isso, Tehol é atacado e quase morto. Seu irmão Hull é assassinado por trair os Letherii, deixando apenas o humilde Bugg para protegê-lo. Bugg, revela ser um Deus Ancião dos Mares, Mael, salva Tehol. Bugg / Mael depois sai para confrontar o Deus Aleijado quando o livro termina.

COMPRE NA AMAZON

Newton Nitro 17/09/2020
prof.newtonrocha@gmail.com


CONHEÇA O CENÁRIO LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO RPG

Meu Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria e Brutal, escrito em conjunto com Antônio Sá Neto!

Legiao

Conheça mais sobre LEGIÃO no link abaixo:
https://newtonrocha.wordpress.com/legiao/

COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) – Prêmio Melhor Suplemento de RPG Nacional 2019 nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

ESCRITACAST – Podcast de Dicas para Escritores, com Carlos Rocha

NEWTON NITRO SITES

NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha

NITRODUNGEON RPG BLOG: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/

NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/

NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/

NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro

NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/

NITROCAST INTERNET ARCHIVE: Site com TODOS as NitroSessions, NitroCasts e Nitroblogs para baixar!
https://archive.org/details/nitrocast

CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s