Apocalypse World RPG em PORTUGUÊS! – Secular Games – Uma Obra Prima Pós-Apocalíptica do RPG Narrativista! | NITRODUNGEON 32 | VIDEO RESENHA DE RPG

Nesse NitroDungeon, meu vlog de Dicas e Resenhas de RPG de Mesa, trago o fantástico Apocalypse World RPG, de Vincent Baker e Meguey Baker!

Compre Apocalypse World no site da Secular Games https://www.secular-games.com/

VIDEO

RESENHA

Olá pessoal, eu sou o Tio Nitro e começa agora mais um NitroDungeon meu vlog sobre dicas e resenhas de jogos de RPG!

Apocalypse World RPG – Meguey Baker e Vincent Baker é um sensacional e brutal jogo de sobrevivência pós-apocalíptica criado pelo mestre Vincent Baker e que não só apresentou o sistema de regras Apocalypse Engine, como deu origem a centenas de jogos derivados PbtAs (Powered by the Apocalypse) como Dungeon World, Monsterhearts, Urban Shadows entre tantos outros..

Apocalypse World é um RPG narrativista de sobrevivência pós-apocalíptica, onde os jogadores e o Mestre desenvolvem o cenário à medida que jogam com seus personagens.

Apocalypse World não é só um jogo de sobrevivência pós-apocalyptica estilão “Mad Max”, mas é também uma aula do tio Vincent Baker sobre as estruturas narrativas e invisíveis em uma partida de RPG.

Apocalypse World é antes de tudo um Jogo de Criar Histórias Coletivamente,lidando com as lealdades e rivalidades que se formam quando personagens dos jogadores se unem contra um mundo impiedoso e pós acocalíptico.

O jogo se concentra em personagens que estão enfrentando problemas e no modo como eles resolvem esses problemas, geralmente criando em mais problemas, deixando para trás vários cadáveres de Personagens do Mestre.

Os Personagens dos Jogadores seguem suas próprias jornadas de sobrevivência: executando tarefas, invadindo grupos de Personagens do Mestre ou mesmo de outros Personagens dos Jogadores para obter recursos e cumprindo as obrigações que geralmente surgem.

O jogo também possui Ameaças, que são eventos, grupos, Personagens Antagonistas e o que mais de horrendo existe no cenário que é construído coletivamente.

Tudo isso faz parte do papel do Mestre de tornar as coisas mais interessantes e impedir que os jogadores estabeleçam muita estabilidade no cenário que eles mesmo ajudaram a desenvolver.

Minha grande admiração por esse jogo é o modo como Vincent Baker deixou explícito conceitos como a “Conversação”, o ritmo das interações entre Mestres e Jogadores, as regras como “mediadoras da Conversação”.

E, pelo menos para mim, como Mestre de RPG, me devolveu a alegria da improvisação e um estilo de jogo onde eu crio, junto com os Jogadores, a Ficção do Jogo, sem muita preparação!

O que é doidimais!

E tem muita coisa no Apocalypse World e nos jogos derivados, os chamados PBTAs ou Powered By The Apocalypse, ou Empoderados pelo Apocalypse como o pessoal chama aqui no Brasil, de uma maneira carinhosa.

Um desses elementos é o conceito dos “Movimentos”, ações feitas pelos Personagens dos Jogadores (PJs) em momentos especiais de tensão, pressão, risco ou quando a narrativa exige algum tipo de teste para definir a direção que ela irá, etc.

Os Movimentos, nada mais são do que garantir que os testes de dados realmente sejam IMPORTANTES para os rumos da Ficção do Jogo.

O papel do Mestre como um Complicador, tornando as vidas dos PJs interessante, com as regras ajudando no improviso da narrativa de criação coletiva a partir das decisões, ações e consequência das ações dos PJs. E muito mais!

O cenário do jogo é criado pelo Mestre junto com os Jogadores, que podem escolher os seus arquétipos de personagens dentre tipos retirados de narrativas pulp pós-apocalíptica.

Você poderá criar guerreiros pós-acpocalípticos, médicos de combate, psionistas com poderes bizarros, líderes de gangues de motociclistas, profetas de cultos de fanáticos ou até mesmo grandes chefes de comunidades de sobreviventes.

Apocalypse World é a origem da Apocalypse Engine, que, ao invés de ser um sistema genérico no estilo da tradição simulacionista de Gurps, Heroes, Daemon, e até do meu +2d6, é completamente Narrativista e mais uma abordagem, ou estrutura focada na resolução de conflitos ao invés de resolução de tarefas.

As regras de Apocalypse World me conquistaram por oferecerem um método simples para definir os elementos importantes do jogo, requererem pouco
conhecimento prévio dos jogadores em termos de sistema e gênero.

Além disso, elas incluem um sistema de resolução robusto, focado na criação da Ficção do Jogo e orientam o Mestre do Jogo a como conduzir uma história criada coletivamente e como trabalhar com seus Jogadores de maneira produtiva para um jogo de RPG!

Os Movimentos são uma abordagem simples para resolver CONFITOS em Apocalypse World.

Os Movimentos ações desencadeadas na Ficção do Jogo, ou em um Contexto Definido, cuja resolução leva a história adiante, geralmente através de conflito ou fluxo de informações.

Apocalypse World, assim como os demais jogos PbTA, ou Powered by the Apocalypse, são jogos de RPG Narrativistas, onde a “ficção do jogo vem em primeiro lugar”.

O jogo, como disse antes é considerado como uma Conversa ou Diálogo em que o trabalho dos jogadores é fundamentalmente descrever o que seus personagens fazem ou, mais precisamente, o que desejam alcançar.

Isso os torna altamente imersivos para os jogadores, promovendo um tipo de jogo naturalista no qual os jogadores podem se virar sem nem mesmo conhecer as regras.

E o mais legal de tudo, os jogadores, por causa dessas regras, se tornam PROATIVOS, com facilitando o trabalho do Mestre, que passa a reagir e a improvisar a partir das ações dos Jogadores.

É um jogo que foca em Narrativa Compartilhada, com os jogadores contribuindo com a construção e com detalhes do cenário, além de seus antecedentes e tudo que envolve os seus personagens.

No caso de Apocalypse World, o Mestre do Jogo assume um papel superficialmente tradicional, representando todos os NPCs, apresentando ameaças, descrevendo o mundo, etc.

Entretanto, a postura do Mestre é reativa, seguindo as consequências das ações dos Jogadores para lançar novos Obstáculos, Ameaças entre outros elementos complicadores para os personagens dos jogadores.

Uma boa parte do papel do Mestre de Apocalypse World é fazer com que jogo imersivo, rastreando a mecânica do jogo, oferecendo descrições e até abordando os jogadores através de seus personagens.

Os atributos também são diferentes do que estamos acostumados em outros RPGs.

Temos Frio, que lida com auto-controle, manter a calma, etc, o Rígido , relativo à força física, violência, impulsividade, o Quente que é a aparência, carisma, atração, o Afiado relacionado a percepção e raciocínio e o meu atributo favorito, o Esquisito , relacionado a paranormalidade que o personagem possa ter.

Todos os personagem tem também um atributo chamada Hs, que é a história que cada personagem tem com os outros personagens dos jogadores e que deve ser criada em conjunto, na Sessão Zero, que é a sessão onde se montam, EM CONJUNTO, os persoangens e o cenário onde se irá jogar!

O Hs indica quão bem os personagens se conhecem e quanto um sabe sobre a vida do outro.

Cada valor de atributo varia entre -3 a +3, sendo que a maioria varia de -1 a +2.

Mas o que realmente explodiu minha cabeça é o conceito dos MOVIMENTOS!

Os movimentos são AÇÕES ESPECIAIS acionados em pontos muito específicos da ficção.

Os movimentos não foram feitos para simular todas as tarefas ou conflitos possíveis, apenas para aqueles momentos em que as ações dos personagens realmente importam!

Os Movimentos direcionam a Ficção do Jogo, a história sendo criada coletivamente, para as situações e conflitos mais relevantes para os objetivos do jogo, como, no caso do Apocalypse World, nos conflitos de sobrevivência em um mundo estilo Mad Max.

Quando o contexto de um Movimento aparece na Ficção do Jogo como, por exemplo, Agir Sob Pressão, que é fazer alguma coisa em uma situação de perigo como saltar um carro queimado e se esconder em um buraco enquanto um bando de mutantes está metendo bala em sua direção, o jogador irá rolar os dados, somar a um de seus Atributros e dependendo do resultado, eles criam novas situações na ficção.

A resolução é sempre de um CONFLITO de uma cena e não de uma TAREFA.

O Conflito aqui é “será que eu consigo escapar com vida dos mutantes”, não importa como você vai fazer isso na Ficção do Jogo.

O teste à ser feito é muito simples.

Rola-se 2d6 e soma-se ao Atributo relacionado com o Movimento ativado.

Se o resultado for 10 ou mais, teve-se um Sucesso Total e o que o personagem desejava fazer irá acontecer exatamente como ele quis.

Se foi entre 7 a 9, teve-se um Sucesso Parcial, e o personagem faz o que queria mas com um preço ou uma consequência negativa, determinada pelo Mestre do Jogo.

Se o resultado for seis ou menos, você teve uma Falha e o seu personagem fracassa, sofrendo uma consequência negativa determinada pelo mestre.

Por exemplo, em vez de ter um movimento geral que descreve a violência, o Apocalypse World tem um par de movimentos, Partir para Cima que é usado quando você usa violência para forçar alguém a fazer algo ou impedir que alguém faça algo, ou se defender de uma ação de outro personagem.

A questão é que a violência não é um fim em si mesma; é usado para alcançar algum outro objetivo.

Dessa forma, vinculando a mecânica do jogo a essa intenção, o Apocalypse World explora os diversos modos como a violência serve para impulsionar uma história de sobrevivência pós-apocalíptica estilo Mad Max.

Assim, as regras do Apocalypse World Engine identifica os conflitos básicos do gênero que está sendo emulado, nesse caso o gênero pós-acpocalíptico, e orienta a Ficção do Jogo a se focar no tipo de história que se está jogando!

Essa estrutura de Movimentos reflete o conflito apresentado na Ficção do Jogo, os possíveis pontos de virada na narrativa.

Em Apocalypse World, não se desperdiçam rolagem que não interferem na história. Só se rola quando o resultado irá alterar o rumo da Ficção do Jogo, por isso é que o foco é Narrativista.

O resultado dos testes são impulsionados pelo que é mais interessante para a Ficção do Jogo, ou pelo que faz mais sentido dentro do contexto.

Outra consequência é que cada jogada é significativa; não há ações descartáveis.

E a estrutura do Sucesso Total, Parcial e Falha faz com que qualquer falha possa ter consequências de longo alcance.

E tudo depende do Jogador aceitar o risco de um teste. O jogador sempre sabe que, quanto mais arricada for uma ação ou a resolução de um conflito, muito pior serão as consequências negativas de uma falha ou de um sucesso parcial.

E o melhor de tudo, Apocalypse World é completamente hackeável, e gerou incontáveis derivados, os famosos jogos PBTAs como Dungeon World e muitos outros.

O Apocalypse World traz os seguintes Movimentos Básicos disponíveis para todos os personagens.

● Agir sob pressão

● Partir pra cima de alguém

● Pegar alguém de surpresa

● Batalhar

● Seduzir ou manipular alguém

● Ajudar ou interferir com alguém

● Sacar uma situação

● Sacar uma pessoa

● Abrir sua mente para a tempestade psíquica que permeia o mundo

● Encerrar sessão

Além desses, que são aplicáveis para inúmeras situações, ainda tem os Movimentos específicos de cada arquétipo de personagem!

E o mestre ainda pode improvisar na hora um Movimento Customizável, ou usar Agir sob Pressão para tudo! É bem flexível!

Outro elemento interessante do Apocalypse World são os Playbooks, ou os Manuais de Personagem.

Eles colocam o jogador rapidamente no papel de seu personagem. E os Movimentos dos Manuais também já focam e incentivam o foco do jogo!

A criação de personagens acontece dentro da primeira sessão, inclusive é o que eu recomendo!

Todas as regras que um jogador precisa saber para jogar estão contidos na ficha da sua personagem e nas fichas de referência imediata, os Manuais de Personagem.

Não precisa consultar nada para a criação da personagem: você simplesmente segue as instruções da própria ficha!

E isso é doidimais!

Uma coisa bem legal é que na tradução brasileira, a Secular Games, manteve a proposta do original de Vincent e Meguey Baker de traduzir para os pronomes femininos os arquétipos de personagens de Apocalypse World!

Assim, em Apocalypse world você pode criar:

A Angelical, especialista em medicina de combate, em cura, no uso de drogas para salvar vidas.

A Foderosa, personagens Personagens fodões, que fazem as coisas acontecerem, excelentes no combate e no campo social, líderes natas, como a Furiosa no Mad Max: Fury Road.

A Psico, personagens estranhos, esquisitos, que vêem coisas que ninguém mais vê e manipulam pessoas com seus poderes mentais.

A Pistoleira; personagens cruéis e violentos do jogo, guarda-costas, assassinos, mercenários.

A Chefona; líder de comunidades, dona de terras e pessoas, a Tina Turner no Mad Max 3, por exemplo, o Immortan Joe do Mad Max Fury Road.

A Artista; os que preservam a beleza e as artes após o apocalipse, manipuladores sociais, negociadores.

A Motoqueira; líderes de gangues sobre duas rodas, comandam capangas.

A Pilota; os que possuem carros, tanques e transportam os outros a lugares distantes, tipo o Mad Max.

A Charlatã; líderes de cultos religiosos, manipuladores, mestres do social.

A Maestrina, donas de bordéis, de cassinos ilegais, arenas ilegais, o apresentador do Thurderdome no Mad Max 3.

A Gênia; mecânicas, engenhoqueiras, e possuem habilidades ligados a várias áreas de conhecimento.

E foi por isso que o Apocalypse World e o sistema de regras do Apocalypse Engine serviu de base para o meu novo sistema customizável e narrativista, o 2d6World, que está sendo testado em mais de vinte NITROSESSIONS, as sessões de RPG daqui do Canal Newton Nitro!

E a cada sessão, cada ajuste no 2d6World, vejo a genialidade do Vincent Baker na criação da Apocalypse Engine e do Apocalypse World!

Que é resumida na frase JOGAR PARA VER O QUE ACONTECE!

Fica a minha recomendação!

Apocalypse world é sensacional e de leitura obrigatória para quem curte RPGs NARRATIVISTAS!

Newton Nitro
10/03/20


ENCERRAMENTO

E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

Convido a todos a visitarem o NITRODUNGEON, meu blog de Material Gratuito de RPG, com os Sistemas 2d6World, Pocket 2d6World, 2d10Solo, Mais 2d6 e Old Dragon Turbo, além de aventuras prontas, dicas de RPG várias e muito mais!

Visite também o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores e onde posto meus contos e livros para download gratuito!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA, CONSULTA NARRATIVA e AULAS PARTICULARES para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições, além de te ajudar a melhorar a sua escrita.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

E para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 900 Video Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho. E nos siga no Instagram!

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO, c e aguardem o meu romance MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga literária de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário para jogos de RPG de fantasia sombria medieval, o LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA BURÓ BRASIL, a antiga Redbox.

O meu livro LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO já está à venda! Compre a versão física na loja Buro Brasil ou compre a versão digital no site Dungeonist

E vamos JOGAR RPG, PORQUE JOGAR RPG É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODUNGEON!


CONTATO

prof.newtonrocha@gmail.com


LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO

Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria!
COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

Se inscreva no NITROCAST no SPOTIFY
http://tinyurl.com/y8pn6esj

Se inscreva no NITROCAST no Itunes
http://tinyurl.com/y7w5dfh2

Se inscreva no NITROCAST no CASTBOX
http://tinyurl.com/y8eb2k4w

NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s