Cultos Inomináveis RPG – Jogue Horror Lovecraftiano como um CULTISTA! | VIDEO RESENHA DE RPG | NITRODUNGEON 31

Nesse NitroDungeon, meu vlog de Dicas e Resenhas de RPG de Mesa, trago o CULTOS INOMINÁVEIS – Editora Buró Brasil.

O Cultos Inomináveis vai entrar em Financiamento Coletivo no dia 11 de Fevereiro de 2020!

COMPRE CULTOS INOMINÁVEIS NESSE LINK:

https://www.catarse.me/cultos_inominaveis?ref=Nitro_1

 

RESENHA DO CULTOS INOMINÁVEIS

Olá pessoal, eu sou o Tio Nitro e começa agora mais um NitroDungeon meu vlog sobre jogos de RPG!

“Cultos Inomináveis”, ou Cultos Innombrables no original em espanhol, é um RPG de Horrror Lovecraftiano muito bom, e que foi escrito por M. J. Sueiro, L. Barbero e R. Dorda y J. García, além de contar com ilustrações fantásticas de B. Pindado, M. Donaire e J. Charro, e um design sensacional e bem no clima tentacular do jogo!

A edição original foi publicada pela editora espanhola Nosolorol Ediciones usando as regras do HITOS, um sistema genérico que usa 3D10 em seus testes.

Mas o mais lega, é que o RPG “Cultos Inomináveis” será publicado no Brail pela Buró Brasil, a antiga Redbox e a minha editora querida do Legião, A Era da Desolação!

Cultos Inomináveis é um jogo de horror lovecraftiano que, diferente dos jogos o Chamado de Cthulhu e Rastro de Cthulhu, os jogadores são os cultistas dos Deuses Sombrios do Mythos.

Nesse jogo, você e os demais jogadores criarão personagens que colaboram, de maneira consciente ou inconsciente, com as forças sombrias do universo criado por H.P. Lovecraft, motivados pelo desejo de poder, por riquezas, por imortalidade, ou por uma simples vingança.

Durante o jogo, você e os demais jogadores irão fazer parte de um Culto e, na busca pelos seus objetivos sombrios, irão se deparar com outros Cultos rivais, com Investigadores que pretendem atrapalhar os seus planos e, é claro, com as forças sombrias e incontroláveis que vocês estarão lidando.

“Cultos Inomináveis” traz regras para a construção de um Culto composto personagens que tiveram, em algum momento de suas vidas, contatos com os Deuses Sombrios dos Mitos, e que, ao invés de rejeitá-los, procuram saber mais e usar seus poderes para ganho pessoal.

O livro é dividido em nove capítulos.

Primeiro temos a Introdução, que faz uma apresentação de H.P. Lovecraft e sua obra, a explicação de praxe do que são jogos de RPG, e do Cultos Inomináveis, esse jogo onde os jogadores jogam com Cultistas que trabalham do lado dos Deuses Sombrios lovecraftianos.

O Capítulo 2 é sobre criação de Personagens e Persoangens do Mestre e o Capítulo 3 é sobre o Sistema de Regras Histos, usando no jogo. Ação, combate, saúde, sanidade, evolução de personagem e equipamento estão nessa parte.

O Capítulo 4 trata da Ambientação do Cultos Inomináveis, que traz a mitologia lovecraftiana para o século 21, e explicando os Mitos, as Terras dos Sonhos e trazendo uma cronologia sobrenatural de nossos tempos.

O Capítulo 5 traz as horrendas Criaturas do Cenário, os Deuses Externos, os Primogênitos e as Criaturas do Mitos.

O Capítulo 6, um dos meus favoritos depois do Capítulo 5, traz os Cultos que os jogadores irão participar ou lugar contra. Regras de como criar cultos e a descrição de alguns cultos conhecidos servem de inspiração para campanhas doidimais de Cultos Inomináveis.

O Capítulo 7 descreve como funciona a Magia e outras habilidades arcanas e poderes superiores além de tomos e a temida Degeneração que pode acontecer com os personagens dos jogadores.

O Capítulo 8 é o Guia do Mestre de Cultos Inomináveis, com dicas para criação de Aventuras, Campanhas, o Culto dos Jogadores, Antagonistas, Criação de Criaturas, e muito mais.

E o Capítulo 9 traz duas aventuras, A Conspiração de Luveh-Keraph e Sua Dor é Sua Oferenda.

Ao final do livro temos a Ficha de Personagem e a Ficha do Culto.

Além disso, ao longo do livro estão vários Relatos, textos literários que trazem narrativas ficcionais dentro do universo de Cultos Inomináveis, e que ajudam a deixar o mestre e os jogadores no climão trevoso do jogo!

Vamos ver um pouco do sistema de regras do Cultos Inomináveis!

O Sistema de Regras desse jogos se chama Hitos. É um sistema de estilo genérico e foco simulacionista, mas com uma pegada um pouco mais leve do que o tradicional de Call of Cthulhu e com elementos narrativistas semelhantes ao Fate, como o uso de adjetivos descritivos que alteram a Ficção do Jogo para diferenciar os personagens.

O sistema Hitos traz uma interessante forma de resolução utilizando três dados de dez faces, que são rolados em testes no estilo de resolução de tarefas contra um sistema de Níveis de Dificuldades.

Os Níveis de Dificuldades começa do Fácil, de dificuldade 10 até o Extremamente Difícil, que tem dificuldade 30.

Para criar um personagem, você primeiro escolhe um conceito, ou o modo como você descreveria o seu personagem com duas ou três palavras.

Cada personagem possui quatro características básicas, Força, Reflexos, Força de Vontade e Inteligência.

Nessas características, você irá distribuir vinte pontos, em uma escala que varia de 1 até 10.

Cada uma dessas características deve ser acompanhada de um adjetivo, descrevendo de maneira geral como a característica irá se aplicar no jogo.

Por exemplo, um personagem pronto do jogo chamado Simon Baudershire, tem os seguintes atributos, seguidos de descritores:

Força 3 – Sobrepeso, Reflexos 3 – Habilidoso, Vontade 7 – Obstinado, Inteligência 7 – Enciclopédico.

Dessa forma, essas abstrações alteram o modo como você irá usar essas características do seu personagem na Ficção do Jogo, a história sendo coletivamente criada. Os descritores irão variar de personagem para personagem, mesmo que eles tenham o mesmo valor de característica.

Após a determinação das Características, você precisa escolher mais três elementos importantes.

Outro conceito interessante do sistema Hitos é o de Marcos. Esses são os momentos mais importantes na vida do personagem e que explicam o contexto em que ele se encontra no começo da aventura, procurando, principalmente, justificar porque ele se interessou em participar de um Culto ou de se entregar para um dos Deuses Sombrios do Mitos, entre outras motivações.

Os Marcos são frases descritivas curtas, como “eu invoquei um monstro para matar o meu sócio”, ou “tive uma experiência horrível na infância” ou algo semelhante.

Em seguida, você irá distribuir quarenta pontos em oito Habilidades, semelhantes a Perícias, que você escolherá dentro do conceito do personagem escolhido, em valores que variam de um a 10.

Mas vá com calma, porque esses pontos também são utilizados nas habilidades mágicas, caso você queira usá-las para o seu personagem.

Em seguida você possui anota os Pontos de Drama, que, além de indicar o Nível do personagem, permite que você possa alterar o resultado de uma rolagem de dados e assim ter um pouco de controle momentâneo na narrativa.

Por último você coloca a Complicação, que é uma frase que representa um aspecto negativo do personagem, um defeito pessoal, uma desvantagem ou algo de sua personalidade que causa problemas para os demais personagens dos jogadores. Algo como “arrogante com quem ele considera inferior”, ou “ganancioso e capaz de destruir qualquer um que representa um obstáculo para seus desejos”, etc.

A base do sistema Hitos é o uso de uma única mecânica para determinar a resolução de uma tarefa, ou tarefas.

Rola-se três dados de dez faces, que são somados à uma Característica e a um Habilidade.

Você irá usar o maior valor dos três, quando rolar em dificuldade fáceis, ou menor valor para dificuldade difíceis, ou o valor intermediário para dificuldades normais.

Após somar esse valor à uma Característica e a uma Habilidade, você irá comparar isso com um número alvo.

No caso de valor igual ou maior do que o número alvo, a tarefa teve sucesso. No caso de um resultado menor do que o número alvo, a tarefa fracassou.

Se você rolar três 10 no seu rolamento de três D10, você teve um sucesso crítico, mas se você rolar três 1s no seu rolamento de três D10, você teve uma falha crítica.

Os Pontos de Drama que podem ser usados para influenciar o resultado dos dados.

Os Aspectos, ou frases e expressões usadas para descrever e definir o seu personagem, podem ser usados para alterar a Ficção do Jogo. Basta que o Aspecto tenha sentido para o momento da Ficção do Jogo e que você gaste um Ponto de Drama.

Durante a aventura, o contato com um Evento Sobrenatural irá testar a Estabilidade Mental do seu personagem. Essa Estabilidade Mental é igual ao valor da sua Vontade somado à metade do valor de sua Inteligência.

Essa experiência traumática pode causar perda de sanidade em um dos três aspectos: Alterado, Transtornado ou Enlouquecido.

A resistência mental de um personagem é representada pela sua capacidade de suportar eventos aterrorizantes, chamada de Resiliência e pelo estado atual de sua mente, chamada de Estabilidade Mental.

A cada enfrentamento com um horror sobrenatural, você irá perder pontos nessas duas características, causando consequências terríveis para o seu personagem.

Agora que já temos uma noção do sistema, vamos ver um pouco do cenário de Cultos Inomináveis, que é doidimais!

Cultos Inomináveis traz um século 21 dentro do universo dos Mitos de Cthulhu, com as tecnologia atuais criando contrastes com as antigas tradições dos adoradores dos Deuses Sombrios de Lovecraft.

O cenário das histórias que ocorrem em Cultos Inomináveis tem certos toques de terror, intriga, mas também ação, fantasia e ficção científica.

Diferente dos contos de Lovecraft, em Cultos Inomináveis os protagonistas costumam encontrar eventos que os fazem perder a sanidade ao superar completamente a compreensão humana.

Além disso, criaturas diferentes, de formas horrendas e natureza incognoscível também fazem aparições, seja para devorar os pobres pesquisadores do oculto, ou para dar-lhes destinos piores.

Nessas aventuras, os pesquisadores lutam para impedir o que muitas vezes descobrem ser impossível parar forças muito mais poderosas e antigas que
a própria humanidade.

E, como todo jogador de Call of Cthulhu sabe, esses heróis acabam morrendo na tentativa ou ficando doidão da cabeça!

E quase sempre, esses heróis enfrentam cultistas!

Os Cultistas, que os Jogadores de Cultos Inomináveis irão representar, são aqueles que colaboraram, conscientemente ou incosncientemente com as forças ocultas, pelas mais diversas razões, poder, conhecimento, riqueza, imortalidade, curiosidade ou loucura!

São seres egoístas, cuja única vida humana que eles valorizam é a própria.

Mas imagine!

O que é uma vida humana comparada com a possibilidade de viajar pelas Terras dos Sonhos e desvendar seus segredos?

O que vale a moralidade, a honra ou o amor contra o poder dos deuses primitivos ou externos?

Qual o valor de nossa sanidade se é apenas uma barreira que nos impede de entender como funciona a tecnologia de ponta Mi-Go?

Essas pessoas geralmente se organizam em grupos conhecidos como “cultos”.

Os cultos têm os motivos e objetivos mais variados, mas compartilham um elo comum: eles estão dispostos a usar todo o poder que possam reunir para realizar seus objetivos.

Ou seja, um Cultista é um personagem cujos fins justificam os meios!

Mesmo que toda a humanidade seja destruída!

Doidmais não!

Fica a recomendação! Cultos Inomináveis é um RPG muito legal, com um sistema simples e eficiente para a proposta do jogo, uma sessão de Mestre bem útil e muito material para jogos baseados nos Mythos de H.P. Lovecraft!

E vamos jogar de Cultista porque é DOIDIMAIS!

E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

Convido a todos a visitarem o NITRODUNGEON, meu blog de Material Gratuito de RPG, com os Sistemas 2d6World, Pocket 2d6World, 2d10Solo, Mais 2d6 e Old Dragon Turbo, além de aventuras prontas, dicas de RPG várias e muito mais!

Visite também o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores e onde posto meus contos e livros para download gratuito!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA, CONSULTA NARRATIVA e AULAS PARTICULARES para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições, além de te ajudar a melhorar a sua escrita.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

E para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 900 Video Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho. E nos siga no Instagram!

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO, c e aguardem o meu romance MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga literária de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário para jogos de RPG de fantasia sombria medieval, o LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA BURÓ BRASIL, a antiga Redbox.

O meu livro LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO já está à venda! Compre a versão física na loja Buro Brasil ou compre a versão digital no site Dungeonist

E vamos JOGAR RPG, PORQUE JOGAR RPG É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODUNGEON!


LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO

Cenário de Campanha para jogos de Fantasia Medieval Sombria!
COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

Se inscreva no NITROCAST no SPOTIFY
http://tinyurl.com/y8pn6esj

Se inscreva no NITROCAST no Itunes
http://tinyurl.com/y7w5dfh2

Se inscreva no NITROCAST no CASTBOX
http://tinyurl.com/y8eb2k4w

NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


CURSO MELHORE SEU INGLÊS – Teacher Érika e Teacher Newton

FAZEMOS VOCÊ FALAR INGLÊS EM TEMPO RECORDE!

Aulas de Inglês PERSONALIZADAS e INDIVIDUAIS por Skype ou WHATSAPP!

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
CONTATO
prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

CARTAO FINAL

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Conheça e se inscreva nos nos canais do MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON para DICAS DIÁRIAS E VIDEO AULAS DE INGLÊS!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s