20 Mil Léguas Submarinas – Jules Verne e O Homem Invisível – H.G. Wells | Dois CLÁSSICOS da Ficção Científica Vitoriana! | NITROLEITURAS #steampunk #sciencefiction #resenha

Como inspiração para o meu projeto de RPG Steampunk, o InteSteam: A Cidade Estranha (Horror, Steampunk e Supers), para o Sistema +2d6, encarei esses dois clássicos da literatura de ficção científica vitoriana!

59988117_10157098643773486_3592945356641402880_o

Twenty Thousand Leagues Under the Sea ( Vinte Mil Léguas Submarinas ) – Jules Verne | 394 páginas, Barnes and Noble | Nota 9 em 10 | Lido de 01.05.19 a 04.05.19 | #sciencefiction #victorian

SINOPSE

Vinte Mil Léguas Submarinas (no original, em francês: Vingt mille lieues sous les mers) é uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne. Originalmente publicada em forma de uma série no periódico Magasin d’Éducation et de Récréation, de Março de 1869 a Junho de 1870, teve uma edição ilustrada publicada em Novembro de 1871, com 111 ilustrações por Alphonse de Neuville e Édouard Riou.

Como a grande maioria das obras de Júlio Verne, esta é muito baseada nos conhecimentos da época (meados do século XIX), em conjunto, claro, com a rica e vasta imaginação de Verne.

Em Vinte Mil Léguas Submarinas, Verne concebe um submarino, o Náutilus, completamente autónomo do meio terrestre, movido somente a electricidade. O engenheiro e dono de tal feito, é o capitão Nemo, que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá – a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de electricidade, tudo vem do mar.

Mas a humanidade, não conhecendo a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este, com ou sem intenção, começou a provocar desastres em navios e embarcações, o mundo começou a temê-lo, julgando-o um monstro marinho, um narval gigante, começando assim a caça à quimera.

O Professor Aronnax, naturalista francês, Conseil, seu criado, e Ned Land, arpoador exímio de nacionalidade canadiana, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar e livrar os mares de tal aberração.

No contacto com o monstro, o Abraham Lincoln é danificado até ao ponto de não poder prosseguir viagem. Aronnax, Conseil e Ned Land são atirados ao mar onde são recolhidos pelo submarino, e assim feitos prisioneiros, mas com a liberdade de poderem andar à vontade neste navio que navega abaixo do nível do mar.

Durante vários meses, o Náutilus percorreu dezenas de milhares de quilômetros sob as águas, passando por variadíssimos lugares e peripécias. O título do livro se refere a essa distância, usando a unidade arcaica légua.

RESENHA

Fiz uma releitura do 20 Mil Léguas Submarinas, um clássico da literatura de ficção científica, como parte da minha pesquisa dentro da literatura vitoriana como suporte para o meu projeto InteSTEAM – A Cidade Estranha, um RPG steampunk que mistura horror e supers, para o sistema +2d6.

O 20 Mil Léguas Submarinas é uma preciosidade. Um dos primeiros grandes clássicos da literatura de especulação científica, e onde o autor previu o surgimento dos submarinos.

A prosa é muito elegante, e preservada pela tradução inglesa que eu reli. Como é típico da literatura do século 19, as descrições são extensas e muito bem feitas.

Para o leitor atual o livro peca pelo excesso de exposição, principalmente em relação à enorme quantidade de informações sobre o fundo do mar, seus animais, suas peculiaridades, e sobre a explicação científica da possibilidade de existência do submarino do livro. descrições de locais geográficos, Ilhas exóticas, e continentes distantes, também tomam grande parte da trama.

Esse tipo de exposição extensa em romances de especulação científica do século 19, era muito comum pois, Tais obras serviram de divulgação Científica para a grande maioria dos leitores.

Entretanto o livro também intercala esses momentos com muita ação e aventura pulp, além de contar com o personagem fascinante e misterioso no grande Capitão Nemo.

Para aqueles que estão dedicados ao aprendizado da escrita, Jules Verne pode ensinar de maneira magistral como narrar cenas de ação em uma maneira elegante, e como intercalar momentos de exposição pesada com uma atmosfera de suspense e até mesmo de intriga, o que mantém a atenção do leitor até o fim.

Impressiona também ver, em 20 Mil Léguas Submarinas, a visão futurista de Jules Verne em relação aos futuros problemas ecológicos que os oceanos enfrentariam nos séculos vindouros, principalmente sua preocupação com a extinção de diversos tipos de animais oceânicos. Até mesmo, em plena era Imperial Europeia, Jules Verne também tece críticas ao colonialismo e o modo como povos nativos eram tratados Pelas Nações europeias colonizadoras.

Fica a recomendação, um livro de leitura obrigatória para os fãs de ficção científica.

The Invisible Man ( O Homem Invisível ) – H. G. Wells | 200 páginas, Signet Classics 2001 (first published 1897) | Nota 9 em 10 | Lido de 10.05.19 a 11.05.19 | NITROLEITURAS #sciencefiction #victorian

71KA2gr8xBL (1)

SINOPSE

Uma mistura fascinante de humor e ficção científica, gênero que Wells ajudou a estabelecer e no qual se consagrou.

Os habitantes da pacata Iping têm toda razão de não conseguirem falar sobre outra coisa. O desconhecido que se hospedou na pensão local está sempre coberto da cabeça aos pés, com o rosto inteiramente envolto em bandagens

Além disso, chegou trazendo um verdadeiro laboratório portátil e um rastro de mistério, que aumenta ainda mais quando crimes começam a acontecer e quando se descobre que o homem é… invisível!

Sucesso desde a publicação, em 1897, O Homem Invisível mistura humor e ficção científica, além de ser também um belo livro sobre solidão, incompreensão e os laços entre o indivíduo e a humanidade. Essa edição, com o selo de qualidade Clássicos Zahar, traz o texto integral, mais de 90 notas, cronologia de vida e obra de Wells e uma instigante apresentação. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

RESENHA

Continuando o meu mergulho na literatura de vitoriana e literatura steampunk para o meu projeto de RPG InteSteam +2d6 (Supers+Horror), encarei o o clássico “O Homem Invisível” , de H.G. Wells.

Essa é a minha segunda releitura de clássicos da literatura vitoriana de especulação, e, o ao meu ver, H.G. Wells é um dos mais influentes escritores desse gênero. O autor, diferente de muitos escritores da literatura de especulação que viria a seguir, no início do século 20, é formidável em sua habilidade literária de criar histórias interessantes, com bastante ação, um certo humor, e ainda servindo como um meio de trabalhar conceitos complexos e até mesmo revolucionários, frutos da expansão do conhecimento científico no final do século 19.

H.G. Wells, seguindo a tradição de Mary Wollstonecraft e seu Frankenstein, brilha quando trata dos efeitos morais e éticos da nova ciência do século 19 que parecia querer dominar, controlar, e explicar tudo que existe.

Em “O Homem Invisível”, esse aspecto da literatura de H.G. Wells está representado pelo protagonista, que acaba corrompido pelo seu poder de se tornar invisível.

A narrativa segue uma espécie de comédia de erros, com a trama seguindo o protagonista em uma série de desventuras onde, apesar das grandes possibilidades de seu poder de invisibilidade, o coitado não consegue atingir nenhum de seus objetivos. Pior que isso, o protagonista parece condenado a sofrer uma espécie de punição prometeica por por ter adquirido o poder que os mortais nunca deveriam ter.

Lendo esse romance em pleno século 21, onde a vigilância digital permeia por todos os cantos da sociedade contemporânea, ou seja, a nossa tecnologia criou milhares de homens de visíveis, ou bots invisíveis, que alimentam redes de inteligência artificial dedicadas a nos observar, descobrir nossos interesses, e nos vender produtos específicos, ou manipular nossas vontades ao gosto dos grupos poderosos.

É interessante ver como H.G. Wells previu o modo como dar ao homem essa habilidade de observar seu semelhante sem ser percebido, levaria a uma degeneração moral.

Para os escritores iniciantes, “O Homem Invisível” ensinar a muitas técnicas de narrativa de ação, e de como usar em vez de diversos personagens para construir um protagonista.

O livro como outros da época, por exemplo Dr. Jekyll and Mister Hyde, é dividido em duas partes, com a primeira narrando uma série de acontecimentos estranhos em uma espécie de hotel ou albergue, e a segunda parte com o protagonista contando a sua história.

A prosa elegante, cativante, com diálogos muito bem feitos, e de leitura agradável até para o leitor contemporâneo, pois a o ritmo é bem veloz.

“O Homem Invisível” é leitura obrigatória para quem curte ou quem escreve literatura de especulação! Super recomendado!


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s