Os Portais de Anúbis / The Anubis Gates – Tim Powers | Uma obra-prima da literatura Steampunk dos anos 80! | NITROLEITURAS #resenha #steampunk

Depois de mais de três décadas, dentro de meu mergulho na literatura steampunk contemporânea como parte da pesquisa para o meu projeto InteSteam, um cenário transhumanista e pós-colonial de RPG e histórias steampunk, reli a obra prima The Anubis Gates – Os Portais de Anúbis! E continua tão bom quanto eu me lembro!

the anubis gates cover.jpg

The Anubis Gates – Tim Powers | 387 páginas, Ace Books, 1983 | Lido de 27.03.19 a 01.04.19 | NITROLEITURAS #fantasiaurbana #steampunk

SINOPSE

Em 1801, os britânicos subiram ao poder no Egito e reprimem a adoração dos antigos deuses egípcios . Uma cabala de magos pretende expulsar os britânicos do Egito, trazendo os deuses no tempo de uma época em que eles ainda eram poderosos e os soltavam em Londres, destruindo assim o Império Britânico . Em 1802, uma tentativa fracassada dos magos de convocar Anúbis abre portas mágicas em um padrão previsível ao longo do tempo e do espaço.

Em 1983, o enfermo milionário J. Cochran Darrow descobriu os portões e descobriu que eles possibilitam a viagem no tempo . Darrow organiza uma viagem ao passado para colegas milionários para assistir a uma palestra de Samuel Taylor Coleridge em 1810.

Ele contrata o professor Brendan Doyle um especialista na obra do poeta William Ashbless do início do século XIX, que relutantemente aceita o convite de um milionário para servir de guia aos turistas que viajam no tempo.

Mas enquanto participava de uma palestra proferida por Samuel Taylor Coleridge em 1810, ele foi abandonado na Regency London, onde forças obscuras e perigosas sabem sobre os portões a tempo.

Apanhados na intriga entre bandos rivais de mendigos, perseguidos por feiticeiros egípcios, ajudados por Coleridge, Doyle de alguma forma sobrevive. E aprende mais sobre o misterioso Ashbless do que ele jamais imaginou ser possível.

RESENHA

“Os Portais de Anúbis” é um livro ímpar, muito denso e feito em uma mistura interessante de diversos gêneros, em um obra impressionante de fantasia moderna.

O romance se ressalta sobre outros dentro do tropo de “viagem no tempo” por sua inventividade, fruto de uma pesquisa intensa e uma abordagem mais literária do gênero.

Em meio a aventura pulp do roteiro, principalmente na segunda metade do livro, Powers criou um quebra-cabeça literário, misturando magia e mitologia egípcia antiga, tradição ocultista dos romani, história inglesa e egípcia com um foco especial no começo do século 19, literatura clássica, paradoxos temporais e citações e referências aos alguns dos poetas mais importantes da literatura inglesa.

A trama é de uma complexidade imensa, os personagens são bem interessantes, e Powers até mesmo colocou uma heroína bem independente, o que não era tão comum nos romances de gênero dos anos 80!

O que é mais impressionante é como tudo se encaixa no final, o que faz de “Os Portais de Anúbis” um livro que cresce ainda mais na segunda leitura, mas que, por sua relativa complexidade temática, será melhor apreciado para quem curte toda essa arquitetura textual, que eu adoro!

Mesmo para um livro de 1983, a criatividade na descrição da parte sobrenatural impressiona, e olha que eu sou velho de guerra para essas coisas. Feitiços, elementos mitológicos e bizarrices inspiradas na tradição ocultista egípcia e romani são fascinantes em sua originalidade.

Mas o ponto forte é o personagem William Ashbless / Brendan Doyle, que é o elemento unificador de toda a narrativa. Como a trama é muito mirabolante, repleta de reviravoltas tremendas, saltos no tempo, diversos personagens coadjuvantes, é o arco do o protagonista William Ashbless / Brendan Doyle que dá substância ao livro, girando em torno do tema mais importante do gênero de viagens no tempo, o do livre arbítrio versus destino!

“Os Portais de Anúbis” é uma obra seminal da literatura de fantasia steampunk, que foge dos clichês e dá uma experiência única e desafiadora para o leitor!

Recomendadíssimo!


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Um comentário

  1. Um dos melhores livros que já li na minha juventude. Uma mistura interessante de aventura, ficção e mitologia para todos os gostos e com um final surpreendente!
    Vale a pena ler de novo.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s