Resenha da Fantástica Série Steampunk + Biopunk LEVIATHAN de Scott Westerfeld – Vol. 1 a 3 – Leviathan, Behemot, Goliath | NITROLEITURAS #steampunk

Uma divertida trilogia juvenil de história alternativa que mistura os gêneros steampunk e biopunk (tecnologia baseada em engenharia genética de organismos), e que se passa durante o começo da Primeira Guerra Mundial.

71x6D8dnTKL

Leviathan (Série Leviathan #1) – Scott Westerfeld | 440 pgs., Simon Pulse 2009 | Lido de 15.11.18 a 17.11.18 | Steampunk, Literatura Juvenil, Biopunk, História Alternativa | NITROLEITURAS

SINOPSE

O príncipe Aleksander, pretenso herdeiro do trono austro-húngaro, está fugindo. Seu próprio povo se voltou contra ele. Seu título é inútil. Tudo o que ele tem é uma máquina de guerra e uma tripulação de homens leais.

Deryn Sharp é um plebeu, disfarçado de menino no Serviço Aéreo Britânico. Ela é uma brilhante aviadora. Mas seu segredo está em constante perigo de ser descoberto.

Com a Primeira Guerra Mundial se formando, os caminhos de Alek e Deryn se cruzam da maneira mais inesperada … levando-os a uma fantástica aventura ao redor do mundo que mudará suas vidas para sempre.

RESENHA

A trilogia Leviathan é uma das mais famosas séries steampunk contemporâneas. E mesmo sendo uma literatura mais focada para o público Young Adult, Scott Westerfeld trabalha a narrativa com muita habilidade e com tanta criatividade no cenário, que agradará aos fãs de fantasia e de história alternativa.

A trama é simples porém muito bem amarrada com os fatos históricos-alternativos do cenário. Os dois protagonistas, Alek e Deryn são interessantes e tem bastante personalidade.

Mas o que chama a atenção é o cenário, em que a Primeira Guerra Mundial acontece em um mundo dividido entre os Darwinistas, os ingleses criadores de monstruosidades genéticas e tecnologia biorgânica, e os Clankers, os alemães que desenvolvem uma avançada tecnologia steampunk de mechas, zepelins armados, armas de raio Tesla, robôs steampunk, tanques com patas, etc.

Outro atrativo do livro são as muitas ilustrações, que ajudam a criar o clima biopunk-steampunk da narrativa.

A trama é bem ágil, bem ao estilo da literatura YA, com reviravoltas, cenas de ação de tirar o fôlego, intercaladas de explicações e descrições sobre o estranho mundo da trilogia.

Gostei muito do arco de Deryn, uma menina que tem que fingir que é um menino para poder servir no Leviathan, uma espécie de zepelin orgânico, uma gigantesca baleia azul genéticamente modificada para voar pelos ares por meio do hidrogênio que ela gera através de todo um ecossistema de centenas de animais “fabricados” que ela possui em seu interior.

Temas tradicionais do steampunk, como crítica ao colonialismo, a condição da mulher no começo do século e os dilemas éticos de uma ciência descontrolada são abordados levemente, pois o foco está mais na ação e na diversão do leitor!

Recomendo para quem queira conhecer um steampunk misturado com biopunk!

O livro ainda tem um TRAILER SENSACIONAL, um dos melhores que já li!


cvr9781416971764_9781416971764_hr

Behemoth (Leviathan #2) – Scott Westerfeld , 481 pages, Simon Pulse, 2010. | Lido de 17.11.18 a 19.11.18 | Steampunk, Literatura Juvenil, Biopunk, História Alternativa | NITROLEITURAS

O gigante é a criatura mais feroz da marinha britânica. Pode engolir navios de guerra inimigos com uma mordida.

Os darwinistas precisarão disso, agora que estão em guerra com os poderes de Clanker. Deryn é uma garota posando como um menino no Serviço Aéreo Britânico, e Alek é o herdeiro de um império posando como um plebeu.

Finalmente juntos a bordo do dirigível Leviathan, eles esperam deter a guerra. Mas quando ocorre um desastre na missão de manutenção da paz do Leviatã, eles se encontram sozinhos e caçados em território inimigo.

Alek e Deryn vão precisar de grande habilidade, novos aliados e corações valentes para enfrentar o que está por vir.

RESENHA

Uma boa continuação, ou melhor, o segundo ato da saga. Me parece que Scott Westerfield concebeu a trilogia como uma grande história dividida em três livros, fechando arcos mas compondo os personagens mais lentamente, criando arcos maiores dentro da narrativa.

Nesse segundo livro, Alek e Deryn se envolvem com os problemas da Turquia nessa Primeira Guerra Alternativa, onde chegam até mesmo a participar de uma revolução.

A versão steam-biopunk de Istambul é sensacional, com uma tecnologia “clanker” de mechas com formas de animais como elefantes, golens mecanizados que fazem proteção dos bairros judeus, e robôs guerreiros inspirados nos Djinns da mitologia turca.

O drama de Deryn como uma jovem que se disfarça de homem para participar da Primeira Guerra dentro do Leviathan se agrava, principalmente depois que ela ganha a afeição de uma jovem espiã e guerreira dos rebeldes turcos, que preparam um levante contra o Sultão.

Mais um capítulo emocionante da saga, que expande essa Primeira Guerra Alternativa, misturando e alterando fatos históricos!

Recomendo!


9781742534121

Goliath (Leviathan #3) – Scott Westerfeld | 543 pags., 2011, Simon Schuster | Lido de 20.11.18 a 25.11.18 | Steampunk, Literatura Juvenil, Biopunk, História Alternativa | NITROLEITURAS

Alek e Deryn estão no exterior do Leviathan quando o navio recebe um passageiro incomum, o bizarro Nicolas Tesla.

Este inventor brilhante ou maníaco afirma ter uma arma chamada Golias que pode terminar a guerra. Mas de que lado ele está realmente?

Enquanto em sua missão ultra-secreta, Alek finalmente descobre o segredo profundamente guardado de Deryn.

Dois, na verdade.

Não só Deryn é uma garota disfarçada de cara … ela tem sentimentos por Alek.

Mas Alek é o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sabe ser impossível o amor verdadeiro com uma plebéia.

E tudo piora quando Nicolas Tesla revela seu plano de acabar com a Primeira Grande Guerra de uma só vez!

RESENHA

No volume final, visitamos a Rússia do cenário, com sua tecnologia biopunk de criança de imensos ursos de guerra, e acirrando sua luta contra o fronte oriental dos clankers alemães.

Além da Rússia, a narrativa também mostra o Japão, que aprendeu a usar tanto a tecnologia clanker steampunk quanto o biopunk dos Darwinistas, o México, envolvido em uma guerra civil liderada por Pancho Villa e que usa tecnologia biopunk, como arraias voadoras, e touros de guerra imensos, e termina nos Estados Unidos, que ainda se mantém neutro em relação ao conflito europeu, mas que encontra-se tomado pela febre do cinema, recém-inventado!

Gostei muito da participação do grande Nicolas Tesla na história, além das muitas cenas dramática desse capítulo final.

A saga termina muito bem, fechando todas as pontas, e resolvendo bem, e até de maneira surpreendente, a relação entre Deryn e Alek.

Fica a recomendação, uma saga Steampunk juvenil mas que pode agradar os adultos, principalmente pelo cuidado com a criação desse mundo de história alternativa, a narrativa rápida e bem pulp, no bom sentido, e a criatividade das invenções dos clankers e dos darwinistas!

IMAGENS DA SAGA LEVIATHAN

Wildcount_VolgerThis+is+from+the+book+leviathan+by+scott+westerfield+the+_1f0176244fd8bd203b20e4444ec4e94bopening image option 2old_alliesmaxresdefaultleviathangrandmapbigkeith-thompson-leviathanimagesfa8bee70afa6c90ec4854c2d4d8a1206evgeny-sereda-originalfthvthdtyyyh6rt-h-drthrtdhrtdhdrtht4-gyhjt5rrygyh6tu6tudreadnought_assaultBehemoth_wikiBearsbe87c2274416a0c8cdcd4b420fc6f026after_dinner_raid1389032666021734974._SX540_69667561iA+ETGZXL


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s