Steampunk (Steampunk #1) – Editado por Jeff VanderMeer | Uma coletânea variada de contos Steampunk de diversas épocas! | NITROLEITURAS #resenha #steampunk

Jeff VanderMeer, famoso pela trilogia Área X, traz, além de artigos interessantíssimos sobre a história do Steampunk, 14 contos dentro desse gênero, que não só serve com uma boa introdução para leitores que não conhecem o estilo como irá agradar os amantes de ficção especulativa de influência vitoriana.

Steampunk (Steampunk #1) – Editado por Jeff VanderMeer | 470 páginas, Tachyon Press, 2008 | Lido de 16.10.18 à 20.10.18 #scifi #fantasia
steampunk - vandermeer

SINOPSE

Repleta de maravilhas mecânicas caprichosas e cenários encantadoramente anacrônicos, esta antologia pioneira reúne uma mistura brilhante de histórias fantásticas. O estilo Steampunk tem origem na elegância romântica da era vitoriana e combina-se com avanços científicos modernos – sintetizando tecnologias imaginativas como robôs movidos a vapor, supercomputadores analógicos e dirigíveis ultramodernos. O fascínio elegante deste novo gênero popular é representado nesta coleção rica por autores talentosos, incluindo:

“Introduction: The 19th Century Roots of Steampunk” by Jess Nevins

“Benediction: Excerpt from The Warlord of the Air” by Michael Moorcock
“Lord Kelvin’s Machine” by James P. Blaylock
“The Giving Mouth” by Ian R. MacLeod
“A Sun in the Attic” by Mary Gentle
“The God-Clown is Near” by Jay Lake
“The Steam Man of the Prairie and the Dark Rider Get Down: A Dime Novel” by Joe R. Lansdale
“The Selene Gardening Society” by Molly Brown
“Seventy-Two Letters” by Ted Chiang
“The Martian Agent, A Planetary Romance” by Michael Chabon
“Victoria” by Paul Di Filippo
“Reflected Light” by Rachel E. Pollock
“Minutes of the Last Meeting” by Stepan Chapman
“Excerpt from the Third and Last Volume of Tribes of the Pacific Coast” by Neal Stephenson
“The Steam-Driven Time Machine: A Pop Culture Survey” by Rick Klaw
“The Essential Sequential Steampunk: A Modest Survey of the Genre within the Comic Book Medium” by Bill Baker

RESENHA

Uma excelente antologia que trabalha o estilo Steampunk através de diversas abordagens, gêneros, e vozes narrativas. A proposta, pelo que vi, foi dar um panorama geral sobre o gênero. Temos histórias com tropos de horror, cientistas loucos, conflitos de classe vitorianos, aventura e espionagem, mistérios de detetive, horror lovecraftiano, mundos alternativos, e até mesmo narrativas com influências cyberpunk!

A antologia também contém excelentes artigos sobre o estilo Steampunk, com uma introdução sobre as raízes do gênero e ao final um ótimo guia para iniciantes sobre o Steampunk em diversas mídias e principalmente nas obras em quadrinhos!

Seguem os contos e algumas de minhas impressões:

“Benediction: Excerpt from The Warlord of the Air” de Michael Moorcock
O livro abre com um capítulo tirado do livro “Warlord of the Air” do Michael Moorcock, que é uma espécie de proto-steampunk dos anos 60, na época da New Wave da Ficção Científica americana. Esse fragmento já mostra todos os elementos estilísticos do steampunk, como dirigíveis retro-futuristas, visuais do século XIX, mentalidade vitoriana, com seus moralismos, divisão entre bem e mal bem definidas porém revelando a hipocrisia por detrás dos ideais de supremacia européia. Como sempre, um excelente conto de ação do Mestre Moorcok!

“Lord Kelvin’s Machine” de James P. Blaylock
Um conto do precursor do gênero Steampunk, onde cientistas vitorianos, em um cenário retro-futurista de tecnologia a vapor mais avançada do que na nossa Revolução Industruial, disputam entre si a salvação da terra, com um grupo conspirando contra o outro se devem ou não tirar o planeta de sua órbita para salvá-lo de um cometa.

“The Giving Mouth” de Ian R. MacLeod, que narra uma história bem gótica em um cenário medieval-steampunk bem interessante, e que também contém magia e animais metálicos vivos movidos a vapor, mas de alguma forma vivos por meio de magia. Eles até comem grama feita de ferro! O cenário é fantástico, e palco de vários romances do Ian, que pretendo ler no futuro.

“A Sun in the Attic” de Mary Gentle
Um conto com temas feministas, ambientado em um cenário retro-futurista vitoriano mas que apresenta um matriarcado como pilar cultural. Uma poderosa Lady precisa lutar para proteger seus dois maridos cientistas da ambição de uma poderosa industrialista, em um mistério que envolve uma das luas de seu mundo.

“The God-Clown is Near” de Jay Lake
Um conto em um cenário steampunk onde a tecnologia dos Golems, criaturas feitas de barro e que são animadas por nomes hebraicos desenhados sobre eles, é levada até as últimas consequências. É uma espécie de Blade Runner vitoriano, com a possibilidade dos golems substituírem os humanos! A narrativa faz parte da série Dark Town, do autor.

“The Steam Man of the Prairie and the Dark Rider Get Down: A Dime Novel” de Joe R. Lansdale
A narrativa mais pulp e violenta de todo o livro, escrita pelo mestre o estilo “splatterpunk” ou de terror ultra-gore, Joe R. Lansdale. Um grupo de aventureiros do velho oeste caça o próprio Drácula, ou melhor, um personagem que acaba virando o Drácula dentro de um robô gigante feito de metal e movido a vapor! Muito divertido mas com cenas bem nojentas e ultra-violentas! E repleto de referências à H.G. Wells, porque tem viagem no tempo envolvida na narrativa, e é claro a Bram Stoker!

“The Selene Gardening Society” de Molly Brown.
No conto mais vitoriano da coletânea, um grupo de senhoras ricas debate a possibilidade de terraformar a Lua, a partir de problemas que elas resolvem sobre seus jardins. O conto é uma sequência direta ao “Viagem a Lua” de Jules Verne, com os mesmos personagens do livro do mestre francês fazendo participações especiais.

“Seventy-Two Letters” de Ted Chiang
Uma espécie de “hard steampunk”, mesmo lidando com as estranhas leis do cenário vitoriano e retrofuturista do conto. Ted Chiang descreve um mundo onde a tecnologia dos golems também é levada a suas últimas consequências, se assemelhando a uma versão steampunk de engenharia genética. Sensacional, é o conto mais cerebral da coletânea.

“The Martian Agent, A Planetary Romance” de Michael Chabon
O premiado Michael Chabon usa de sua mistura de literatura “séria” ou “mainstream” com narrativa pulp, em um conto sobre os filhos de um líder rebelde em um Estados Unidos que não conseguiu se separar do Império Britânico.

“Victoria” de Paul Di Filippo
Excelente conto que envolve a Rainha Vitória, antes de sua coroação, em uma aventura mirabolante, com elementos de ciência descontrolada bem steampunk, como clones de criaturas quase humanas feitos de salamandras, duelos ao nascer do sol, pancadaria e crítica a moralidade vitoriana.

“Reflected Light” de Rachel E. Pollock
Um conto no estilo steampunk-marxista, onde as classes inferiores de um mundo steampunk opressivo, preparam uma rebelião.

“Minutes of the Last Meeting” de Stepan Chapman
Fantástico também, e uma descoberta de um autor que pretendo ler! Um conto de história alternativa sobre uma Rússia tsarista com tecnologia steampunk avançadíssima, contando com nanotecnologia, supercomputadores espiões, armamento avançado e até uma bomba atômica!

“Excerpt from the Third and Last Volume of Tribes of the Pacific Coast” by Neal Stephenson
Um conto que se passa no universo do “Diamond Age”, do mestre Stephenson, em um futuro pós-apocalíptico onde cidadãos de uma civilização avançada se vêem cercados por selvagens que sobrevivem com tecnologia steampunk.

“Steampunk” é uma excelente coletânea, que mostra ao leitor um panorama interessante e bem variado do gênero. Recomendo!


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s