Video Dicas para Escritores! A CENA INICIAL do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 56 #dicasparaescritores

Tema desse NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes.

ARCO DE PERSONAGEM 05 – A CENA INICIAL do PROTAGONISTA! | NITRODICAS 56 #dicasparaescritores

DOWNLOAD DO ROTEIRO (PDF)
ND#056 _ A PRIMEIRA CENA DO PROTAGONISTA PDF
Link para Download: https://goo.gl/WNUFje

ND#056 | Introduzindo o Protagonista | NITRODICAS 56 #dicasparaescritores #video

ROTEIRO

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Nesse quinto vídeo sobre ARCOS DE PERSONAGENS, irei falar sobre o FANTASMA DO SEU PERSONAGEM, ou a razão para a MENTIRA que o seu personagem acredita no começo de seu ARCO!

Lembrando que um ARCO DE PERSONAGEM é a transformação ou a jornada interna que um personagem atravessa durante uma narrativa.

Hoje vamos falar sobre como INTRODUZIR O SEU PROTAGONISTA para os seus leitores.

Basicamente, um arco de personagem serve para colocar o protagonista em uma jornada, onde os perigos e obstáculos irão revelar ao seu leitor quem ele realmente é e como ele mudou do início ao fim dessa jornada.

A primeira impressão que o protagonista passa para o leitor conta muito!

Agora que já vimos como preparar o conflito interno do seu protagonista, através da MENTIRA QUE ELE ACREDITA, a COISA QUE ELE DESEJA, a COISA QUE ELE PRECISA e o seu FANTASMA, estamos prontos para começar a escrever e INTRODUZIR o protagonista para os leitores.

A estrutura de um arco de personagem começa com a CENA DE INTRODUÇÃO.

Essa cena mostra o que como o seu protagonista age em seu mundo inicial, ou no começo de sua jornada.

A primeira impressão do seu leitor sobre o seu protagonista irá determinar como se dará sua identificação.

Se a CENA DE INTRODUÇÃO fracassa em introduzir o protagonista e criar essa identificação, ou pelo menos uma curiosidade sobre o destino desse protagonista, a história fracassa logo em seguida.

Ou se torna muito difícil de reconquistar um leitor que rejeitou o protagonista logo na CENA DE INTRODUÇÃO.

É claro que escritores experientes, que dominam completamente a arte da escrita e a criação de arcos de personagens, são capazes de criar cenas de introdução com o propósito de que o leitor rejeite o protagonista, para logo em seguida, criar um efeito dramático e reverter essa disposição do leitor através de alguma revelação psicológica ou reviravolta de trama.

Mas como minhas dicas se voltam para os escritores iniciantes, recomendo trabalhar bem a CENA DE INTRODUÇÃO para que ela sirva exatamente ao propósito de iniciar a identificação do leitor com o protagonista.

A PRIMEIRA CENA DO PROTAGONISTA reservada as milhares de variações dependendo do estilo e objetivo da narrativa, deveria realizar as seguintes tarefas:

1. Introduzir o protagonista, de preferência, fazendo algo, ou em ação. Lembrando sempre que falas também são um tipo de ação.

2. Indicar o gênero, a idade, a nacionalidade e possivelmente a ocupação do protagonista, assim como o seu nome.

3. Indicar suas características físicas mais importantes.

4. Indicar o seu papel dentro da história, MOSTRAR para o leitor, através de ações, que o personagem da cena é o PROTAGONISTA!

5. MOSTRAR, através de AÇÕES, o aspecto mais prevalente de sua personalidade.

6. Despertar interesse, simpatia ou empatia nos leitores.

Anti-heróis, por exemplo, provocam empatia se vivem dramas que podem ser identificados, o que desperta o interesse do leitor. Heróis provocam simpatia por suas características admiráveis.

7. MOSTRAR qual é o objetivo do protagonista na cena.

8. INDICAR qual é o objetivo do protagonista na história.

9. MOSTRAR ou dar pistas, de qual é a MENTIRA QUE O PROTAGONISTA ACREDITA no começo da história, ou seja, a sua VISÃO DE MUNDO que será mudada no final da história.

10. Ser RELEVANTE para a trama da narrativa, ou, pelo menos, indicar como serão os eventos futuros.

Dessa forma, você deveria criar um evento inicial para a sua narrativa que consiga realizar esses três elementos:

1. Tornar o PROTAGONISTA interessante para os leitores.

2. Introduzir ao mesmo tempo, as qualidades do seu PROTAGONISTA e as suas FRAQUEZAS.

3. Construir a TRAMA da NARRATIVA! Evite eventos que não TEM LIGAÇÃO COM A TRAMA PRINCIPAL na primeira cena de sua história!

O principal objetivo da PRIMEIRA CENA DO PROTAGONISTA é convencer os seus leitores a INVESTIREM EMOCIONALMENTE no seu personagem principal.

A cena incial precia indicar o que “falta” no personagem, ou seja, os problemas em sua vida causados pela “mentira que ele acredita” no começo da narrativa.

Porém, não foque muito nos aspectos negativos do seu protagonista logo de cara.

Primeiro você precisa estabelecer uma identificação, uma ligação emocional entre o leitor e o seu protagonista antes de revelar suas maiores falhas que irão, de certa forma, abalar a simpatia do leitor por ele.

Seduza o leitor primeiro para depois mostrar o lado negro do seu protagonista.

Lembre-se que a mudança é a essência de um ARCO DE PERSONAGEM!

Se o arco do seu protagonista é sobre desenvolver coragem, honestidade e desapego, então ele terá que começar como um covarde, mentiroso e egoísta.

Porém, se você começar uma história com um personagem covarde, mentiroso e egoísta, logo de cara se revelando desprezível, você corre o risco de não despertar o interesse do seu leitor.

O segredo é ir mostrando aos poucos ao longo da narrativa.

No começo, a cena poderia sugerir esses problemas, porém, na PRIMEIRA CENA, você deve se esforçar para mostrar porque o seu PROTAGONISTA é um personagem interessante.

Coloque ele em uma cena onde ele pode demonstrar que é especial e interessante.

Você poderia, na primeira cena, por exemplo, mostrar o personagem demonstrando sua covardia ao evitando um confronto com bullies violentos e muito mais fortes e numerosos do que ele, o que meio que justifica sua ação covarde.

O personagem poderia demonstrar ser um mentiroso na primeira cena mas usar de suas mentiras para enganar um malandro de rua ou um policial muito violento, ou demonstrando seu egoísmo em não dividir sua comida com ninguém para alimentar o rato de estimação que tem em seu barraco.

O importante é tornar o seu PROTAGONISTA interessante para os leitores, logo de cara!

Mas como CRIAR UMA PRIMEIRA CENA memorável!

Pense grande. Se a virtude de seu personagem é a compaixão, não o mostre simplesmente acariciando um cachorro de rua. Mostre ele cruzando uma avenida movimentada e perigosa só para ver porque uma menina de rua está chorando do outro lado da avenida.

Se ele é conhecido pela sua valentia, faça ele lutar contra três valentões e vencer ou quase vencer.

Idealmente, você deveria já começar a mostrar a MENTIRA que seu personagem acredita logo na primeira cena, mas as vezes isso não é possível.

Nesse caso, deixe para mostrar a MENTIRA LOGO depois que você cumpriu alguns dos requerimentos da primeira cena do seu protagonista.

Porém, introduza a mentira o tão rápido quanto possível!

Como eu já falei nos vídeos anteriores, a MENTIRA molda o arco do seu personagem e também molda toda a narrativa!

Os leitores precisam de uma prova da fraqueza do seu personagem para quem compreendam o que ele precisa superar durante a narrativa.

Vamos ver alguns exemplos de CENAS DE INTRODUÇÃO DE PROTAGONISTAS.

Em Jurassic Park, o primeiro filme, a primeira cena do cientista Doctor Grant, mostra sua inabilidade de viver no mundo moderno e a sua antipatia de crianças, o que ilustra as características de sua personalidade, a MENTIRA e a COISA QUE ELE MAIS DESEJA.

Em Carros, a primeira cena de Relâmpago McQueen é a sua descrição de sua rotina pré-corrida, na qual ele afirma que é a “velocidade encarnada” e que “come perdedores no café da manhã”. Ele então demonstra suas habilidades assim como seu desprezo pela equipe que o ajuda, em um longo segmento de corrida que abre o filme.

Os espectadores ainda recebem mais informação, através dos comentaristas, que reforçam a MENTIRA do Relâmpago McQueen revelando que ele já demitiu três chefes de sua equipe de apoio porque ele “gosta de trabalhar sozinho”.

Nessa longa abertura, os espectadores aprendem tudo que precisam saber sobre o Relâmpago, suas qualidades, que são suas habilidades de disputar e vencer corridas, sua MENTIRA, que é a seu egoísmo e egocentrismo, e a COISA QUE ELE MAIS DESEJA, que é vencer a Copa do Pistão!

Uma dica, assistam e analisem os roteiros da Pixar pois são uma aula de estrutura e de arco de personagem!

Para terminar, vamos ver as perguntas para você criar uma CENA DE INTRODUÇÃO DE PROTAGONISTA MEMORÁVEL!

1. Qual é o traço de personalidade, virtude ou habilidade que melhor sumariza o seu protagonista?

2. Como você pode DRAMATIZAR esse traço em uma CENA COM AÇÃO? Como você pode MOSTRAR para o seu leitor esses traços?

3. Como você pode DRAMATIZAR esses traços ao mesmo tempo que introduz a TRAMA?

4. Como você pode MOSTRAR que a crença do seu protagonista na MENTIRA que ele acredita no começo de seu arco?

5. Como você pode revelar ou dar pistas sobre o FANTASMA do seu protagonista?

7. Como a busca do seu PROTAGONISTA ao OBJETIVO DA CENA e ao OBJETIVO GERAL DA TRAMA se encontram em um obstáculo ou conflito?

8. Como você pode passar detalhes importantes do seu PROTAGONISTA, como nome, idade, aparência física, de uma maneira rápida, NÃO FORÇADA OU AMADORA, e sem que o leitor perceba, e sem usar clichês como se olhar no espelho, por exemplo?

Faça da sua PRIMEIRA CENA um momento especial! Trabalhe bastante pois as primeiras páginas de seu livro são as mais importantes, pois o leitor irá decidir, com base no que lê, se irá continuar ou não a leitura.

Essa é a sua oportunidade de criar uma cena divertida e efetiva que irá introduzir o seu protagonista aos seus leitores de uma forma que eles nunca irão esquecer, e de um modo que irá prendê-los na narrativa.


E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

E esse foi mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Eu também mantenho a página Newton Nitro no Instagram, onde posto pequenos vídeos com dicas para escritores!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

E para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e mais de 700 Video Aulas de Inglês para você aprender inglês sozinho.

Siga também a conta MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM, para mais vídeo dicas diárias de inglês e aulas ao vivo nas sextas, sábados e domingos à noite!

Assine também o nosso MELHORE SEU INGLÊS PODCAST , que você encontra no Itunes ou no seu programa de podcast!

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODICAS!

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 27/05/18


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s