Série Os Reis Malditos (Vol. 1 a 3) – O Rei de Ferro, A Rainha Estrangulada, Os Venenos da Coroa – Maurice Druon | A inspiração do Game of Thrones! | NITROLEITURAS #resenha #romancehistórico

Finalmente leio essa série clássica de romances históricos, que, segundo George R. R. Martin, lhe serviu de inspiração para o GAME OF THRONES! E os romances são DOIDIMAIS VÉÉÉÉEIO!

SINOPSE

Os Reis Malditos (em francês: Les Rois Maudits), é uma série de sete romances de fundo histórico escritas por Maurice Druon, membro da Academia Francesa, sobre a nobreza francesa e inglesa do século XIV.[1]

Os livros são:

I. Le Roi de fer (O Rei de Ferro), 1955
II. La Reine étranglée (A Rainha Estrangulada), 1955
III. Les Poisons de la couronne (Os Venenos da Coroa), 1956
IV. La Loi des mâles (A Lei dos Varões), 1957
V. La Louve de France (A Loba de França), 1959
VI. Le Lis et le Lion (O Lis e o Leão), 1960
VII. Quand un Roi perd la France (Um Rei Perde a França), 1977

O romance abarca a época dos últimos cinco reis da Dinastia Capetiana e os dois primeiros da Casa de Valois, de Filipe IV, o Belo a João II, o Bom. A história tem como tramas principais os esforços de Roberto III de Artois em recuperar o condado de Artois de sua tia Mafalda de Artois e as intrigas da corte que resultam.

RESENHA

Cheguei até a clássica série de romances históricos, Os Reis Malditos, através das constantes recomendações e referências de George R. R. Martin, que considera essa série a fonte da sua inspiração em combinar a literatura de fantasia com romance histórico, que levou à criação da saga Game of Thrones.

E, tendo lido a saga Game of Thrones por duas vezes seguidas, e me preparando para a terceira releitura, vejo claramente a influência de Maurice Druon tanto no estilo quanto na formatação da trama de Game of Thrones.

E o mais legal é que a saga Os Reis Malditos é baseada em fatos reais!

Como são vários livros curtinhos, decidi dividir a leitura da saga em 3 e 4 volumes. Segue então a resenha dos 3 primeiros!
__________________

O Rei de Ferro – The Iron King ( Reis Malditos #01 – The Accursed Kings #1) – Maurice Druon | 385 páginas, Harper Collins, 2013 (1ed. 1955) | Lido de 18.05.18 a 21.05.18

SINOPSE
Os Reis Malditos, série em sete volumes escrita por Maurice Duon e considerada o modelo contemporâneo de romance histórico, é o mais célebre relato de um período do século XIV, que começa no reinado de Felipe IV, com a execução do grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros do Templo – Jacques de Molay -, em 1314, e termina com a coroação de Felipe VI, em Reims, em 1328.

RESENHA
O primeiro da série dos Reis Malditos, joga o leitor no meio das intrigas do palácio francês que cercaram o último ano (1314) do reinado de Philippe IV (também conhecido como Philippe, o Belo) – e no meio dos eventos que eventualmente precipitaram a Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e a França.

Adorei esse primeiro livro e dá para ver claramente a influência que o estilo do Maurice Druon exerceu no George R.R. Martin, tanto pela forma de narração quanto pela caracterização. A série Reis Malditos merece ser estudada por escritores interessados em escrever uma ficção histórica em um estilo mais leve e cinematográfico.

Esse primeiro volume é muito interessante, e impressiona pela velocidade da trama e pelo modo como o Maurice Druon consegue trabalhar diversos personagens e mudar de foco narrativo sem se perder em passagens expositivas muito longas, um dos erros mais comuns que vejo em romances históricos.

A narrativa envolve tanto o fim da Ordem dos Templários, quanto um escândalo envolvendo as esposas dos príncipes franceses. Traições, reviravoltas, torturas medievais, conspirações, levam o leitor a visitar o período pré-Guerra dos 100 anos, para a França do século XII.

E a Rainha Isabel, a filha de Filipe, o Belo que fora casada com o rei inglês, um dos meus personagens favoritos, parece também ter sido um dos modelos para a inesquecívei Cersei de Game of Thrones.

Um excelente livro, fica a recomendação!
_______________

The Strangled Queen – A Rainha Estrangulada ( Reis Malditos #2 – The Accursed Kings #2) – Maurice Druon | 400 páginas |

Lido de 22.05.18 a 24.05.18

SINOPSE
A Rainha Estrangulada começa em novembro de 1314, com a morte de Felipe, o Belo. Dois grupos preparam-se para se enfrentar pela posse do poder: de um lado, o clã do baronato, conduzido por Carlos de Valois, irmão do rei; e, de outro, o partido da alta administração, dirigido por Enguerrand de Marigny, coadjutor do finado.

O rei está morto. Vida longa ao rei. Filipe IV está morto e seu grande reino está em desordem. Parece que a maldição fatal dos Templários está assolando a casa real da França.

Seu filho foi entronizado como Louis X; mas com sua esposa desgraçada, Marguerite aprisionada no Chateau Gaillard por seu adultério, Louis não pode produzir herdeiro para assegurar a sucessão. Mas nem ele pode se casar de novo enquanto ela vive …

A teia de escândalos, assassinatos e intrigas que uma vez teceram a corte do Rei de Ferro continua a atrair seus descendentes, enquanto a destruição de sua dinastia continua em ritmo acelerado.

RESENHA
Mais um livro da série Reis Malditos lido.

Vários arcos narrativos do primeiro livro se seguem nesse segundo, assim recomendo ler um depois do outro, para manter todos os personagens em mente.

Nesse livro também vemos o desenvolvimento de Louis X, que aqui atinge a juventude e já demonstra sua personalidade forte e um egocentrismo exacerbado, que se tornaria característica de seu reinado.

________________
The Poisoned Crown – Os Venenos da Coroa (The Accursed Kings #3 – Reis Malditos 3) – Maurice Druon | 300 páginas | Harper Collins 2014, (1ed. 1954) | Lido de 26.08.18 a 27.08.18

SINOPSE
Uma coroa é uma coisa venenosa … Depois de ter sua primeira esposa assassinada e sua amante exilada, o fraco e impotente rei Luís X da França fica obcecado com a adorável e piedosa princesa Clemência da Hungria.

Tendo feito dela sua nova rainha, e acreditando na sucessão assegurada, Louis embarca numa guerra malfadada contra Flandres.

O reino precisa de um rei de ferro. Mas onde seu pai, Filipe IV, era forte, Louis é fraco. Cercado por nobres implacavelmente ambiciosos, incluindo Robert de Artois e sua tia monstruosa, Mahaut, Louis se encontrará um cordeiro entre os lobos.

RESENHA

O terceiro volume da saga dos Reis Malditos, a progressiva destruição da dinastia Capet continua, como que comprovando a terrível maldição dos Templários.

Nesse volume começa uma série de assassinatos na corte francesa causados por venenos, e narra a morte do primeiro dos três filhos amaldiçoados de Philippe IV, o rei Louis X (1289-1316).

Continuando o mesmo estilo rápido e cinematográfico de dramatizar os fatos históricos da dinastia dos Capet, , a Coroa Envenenada nos ajuda a familiarizar com os eventos e circunstâncias que cercam o curto reinado de Luís X, e faz uma revisão complementar da política complexa que se desenrola na Itália na época, além de mostrar para o leitor quem era Clementia (filha de Charles Martel de Anjou, amigo pessoal de Dante).

E o casamento entre Luis X e Clementia também causam uma série de eventos terríveis que aceleram a “maldição” para essa dinastia.

A parte mais ficcional e romantizada nesse volume, é a teoria de que Luis X foi assassinado.

E Druon oferece ao leitor os prováveis autores desse suposto assassinato, colocando uma especulação interessante em um fato histórico que sempre suscitou suspeitas, pelo modo súbito e oportuno da morte de Luis X.

E nesse volume também surge um grande vilão para a série, o fabuloso Mahaut of Artois!

E com esse se encerra a primeira parte da saga dos Reis Malditos, com a história indo a todo vapor em direção à Guerra dos 100 anos!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NEWTON NITRO no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://tionitroblog.wordpress.com/livros-e-contos-do-newton-nitro/

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://tionitroblog.wordpress.com/a-marca-da-caveira-trilogia-legiao-vol-1-saga-de-fantasia-epicabrutal-e-sombria/

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://tionitroblog.wordpress.com/servicos-de-leitura-critica-para-escritores-depoimento-de-clientes/

FACEBOOK – Newton Nitro
https://www.facebook.com/newtonnitro

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s