O FANTASMA do PERSONAGEM! | NITRODICAS 55 #dicasparaescritores

Tema desse NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes.

ARCO DE PERSONAGEM 04 – O FANTASMA do PERSONAGEM! | NITRODICAS 55 #dicasparaescritores

DOWNLOAD DO ROTEIRO (PDF)
ND#055_ O Fantasma do seu Personagem
Link para Download: https://goo.gl/kRJ6hu

POST no NITROBLOG
https://wp.me/p3oZGE-1Hr


ND#055 | O FANTASMA do seu PERSONAGEM! | NITRODICAS 54 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Nesse quarto vídeo sobre ARCOS DE PERSONAGENS, irei falar sobre o FANTASMA DO SEU PERSONAGEM, ou a razão para a MENTIRA que o seu personagem acredita no começo de seu ARCO!

Lembrando que um ARCO DE PERSONAGEM é a transformação ou a jornada interna que um personagem atravessa durante uma narrativa.

Qual é o fantasma do seu personagem e como ele afeta o seu arco?

Uma vez que você descobre a MENTIRA que o seu personagem acredita, a COISA que ele QUER e a COISA que ele NECESSITA, a próxima pergunta que você deve se fazer é a seguinte:

PORQUÊ o seu personagem acredita na MENTIRA que guia sua visão de mundo no começo de seu ARCO?

Existe uma regra de ouro que sustenta toda narrativa: CADA EFEITO precisa ter uma CAUSA.

Se o seu personagem está em um ARCO DE MUDANÇA POSITIVA, a primeira coisa que você precisa descobrir é o PORQUÊ ele precisa de MUDAR.

Ou seja, o que aconteceu com ele para ele abraçar a MENTIRA que ele acredita no começo da história?

O FANTASMA ou a FERIDA, que é outro termo usado principalmente em roteiros, de um personagem, é um doloroso evento de seu passado que muda a essência de seu personagem.

O FANTASMA de um personagem é um padrão de pensamento enraizado em seu passado.

É um modo de pensar e agir que irá alterar como o seu personagem vê o mundo e as escolhas que ele faz.

Os personagens percebem o seu mundo através de um filtro, de um Ponto de Vista pessoal, que é influenciado por suas expectativas, crenças e na mentira que ele acredita.

O FANTASMA de um personagem é a base para criar personagens fortes e memoráveis.

Eles tornam seus personagens mais complexos, autênticos, e servem como combustível dramático para os momentos mais emocionantes de seus arcos.

É do FANTASMA ou as FERIDAS que o seu personagem acumulou em seu passado que estão as possibilidades de mudança e crescimento, que o seu leitor espera ver acontecer na narrativa.

Para criar um arco de personagem forte, você precisa descobrir um evento doloroso no passado do seu personagem que mudou a sua essência e o seu modo de ver o mundo.

Imagine um personagem que é um sobrevivente.

Talvez ele tenha tido uma infância miserável e solitária, e tenha passado fome e sofrido com a violência das ruas.

Esse personagem fará de tudo para avançar e se libertar dessa condição.

Ele pode acreditar que, se tiver muito dinheiro, estará protegido e não sofrerá como sofreu em seu passado.

Acreditando nisso, ele sacrifica tudo e todos em busca desse dinheiro que irá lhe dar o conforto que ele deseja para esquecer o que passou.

Porém, mesmo com dinheiro ele ainda se sente vazio e com medo de sofrer.

A pobreza em seu passado é a razão pela sua obsessão pelo dinheiro, que é a MENTIRA que ele acredita no começo do arco.

A VERDADE, ou a coisa que ele necessita, seria uma conexão emocional com outra pessoa.

Seu maior sofrimento na infância, mais grave do que a fome e a probreza, foi a solidão.

Essa FERIDA, esse FANTASMA do seu Passado fez ele acreditar que o dinheiro preencheria essa carência emocional.

E a sua história, se for um Arco de Mudança Positiva, culminará na revelação que o que ele precisava era de alguém que realmente gostasse dele.

Isso poderia levar a um clímax onde ele tem que escolher entre o que ele DESEJA, ou seja, o Dinheiro e o que ele NECESSITA, ou seja, uma pessoa que o ama.

O FANTASMA de um personagem é o passado que ASSOMBRA esse personagem ao longo de seu arco.

Esse FANTASMA ou essas FERIDAS do passado, são normalmente mantidas em segredo pelo personagem, porque dentro desses FANTASMAS está a MENTIRA que ele acredita sobre si mesmo.

Por exemplo, se um personagem acredita que não merece ser amado porque, no passado, sua esposa morreu em um acidente de carro que ele causou, ele, no começo de seu arco, irá adotar atitudes negativas em relação a qualquer mulher que queira se aproximar dele emocionalmente.

A morte da esposa será o FANTASMA desse personagem ao longo de seu Arco, a razão para ele acreditar que não merece ser amado.

Frequentemente, o FANTASMA poderá ser algo dramático, como, no livro e no filme A Identidade Bourne, o passado esquecido do protagonista Bourne, onde ele trabalhou como um assassino de uma agência de inteligência, e cometeu muitos atos sanguinários que deixaram sequelas em sua personalidade.

Mas o FANTASMA também pode ser algo mais simples e menor, como um relacionamento fracassado, um momento de fracasso na final de um jogo de futebol da infância, ou algo semelhante.

O importante é o impacto que esse momento doloroso no passado terá na personalidade e na visão de mundo do personagem no início do arco.

O FANTASMA será parte do histórico do seu personagem, e os leitores devem descobrir esse FANTASMA aos poucos.

O FANTASMA é um dos mistérios a serem revelados no arco do personagem, e saber dosar sua revelação torna a narrativa mais envolvente e emocionante para os leitores.

A razão para as crenças do personagem irá prender a atenção e excitar a curiosidade dos seus leitores.

O segredo é ir passando pequenas pistas, ao longo do arco, até finalmente revelar o Fantasma, quando o arco já estiver chegando ao seu final.

Em outras histórias, o Fantasma de um personagem pode ficar oculto durante todo o arco. O personagem pode ter algo significante em seu passado, mas isto permanece em segredo.

Normalmente, em narrativas onde a trama predomina, o autor pode escolher manter o Fantasma oculto, apenas contribuindo para deixar o personagem mais profundo.

Algumas histórias dramatizam o FANTASMA no primeiro ato, como em um prólogo.

Um exemplo desse tipo de estrutura é o Homem Aranha do Diretor Sam Raimi de 2002, e no Batman Begins do Christopher Nolan.

Nesses dois filmes, o primeiro ato lida com o FANTASMA do Homem Aranha, que é a morte do seu Tio Ben e o efeito que isso causa nele, e o FANTASMA do Batman, com a morte de seus pais.

O nome técnico em cinema é de Ghost Segment, ou Segmento do Fantasma do Personagem, que é uma história fechada que explica as motivações do protagonista e a sua visão de mundo.

Nesses tipos de histórias, o protagonista não começa acreditando em uma Mentira, pois é o FANTASMA que mudou o seu estado inicial.

Nesse caso, o protagonista irá lutar e agir ao longo do arco para justificar a sua nova visão de mundo, para ver, por si só, se essa nova visão de mundo é verdadeira ou falsa.

O Homem Aranha irá tentar usar seus poderes com responsabilidade, e o Batman irá tentar conter e controlar, ou até erradicar o mundo do crime de Gotham que causou a morte de seus pais.

Uma peculiaridade de histórias de super-heróis, é iniciar as narrativas com um herói completo até que um amigo próximo ou um parente é raptado ou morto no primeiro ato, ou algum outro tipo de catástrofe causada por um antagonista, forçando-o a agir e a testar os seus princípios.

Voltando ao primeiro TOY STORY, o FANTASMA do WOODY é que ele sabe o que acontece com brinquedos abandonados.

Ele tem muito medo de ser esquecido e abandonado por Andy, pois poderá ser jogado de lado e cair nas mãos de Sid, o vizinho que destrói bonecos para criar monstros.

Esse medo de ser abandonado é o FANTASMA , a razão para o Andy acreditar que precisa ser o brinquedo FAVORITO do Andy, e a razão de sua antipatia inicial com Buzz Lightyear.

Em Carros, o público não sabe nada sobre o FANTASMA do Relâmpago Mcqueen.

Do passado do Relâmpago, nós só sabemos que ele entrou na temporada de corrida ainda um desconhecido, mas que se tornou famoso rapidamente.

Nós nunca sabemos porquê o Relâmpago deseja tanto não depender de ninguém, a razão porque ele rechaça qualquer tipo de ajuda.

Com certeza, os roteiristas da Pixar criaram um Fantasma para o Relâmpago, mas vamos especular como seria esse fantasma!

Provavelmente, Relâmpago deve ter pedido ajuda para se tornar um carro de corrida e foi rejeitado.

Isso o levou a depender apenas de si mesmo para treinar e desenvolver as habilidades que o tornaram uma sensação na temporada de corrida.

Porém, a mágoa de ter sido rejeitado ficou nele como o seu Fantasma, e afeta suas ações quando ele é forçado a ficar em Radiator Springs, principalmente no modo rude com que ele trata quem quer ajudá-lo.

Agora vamos ver algumas perguntas para descobrir o FANTASMA DO SEU PERSONAGEM!

PERGUNTAS SOBRE O FANTASMA DO SEU PERSONAGEM

1) Porque o seu personagem acredita na MENTIRA, porque ele tem essa visão de mundo distorcida no começo de seu arco?

2) Ocorreu algum evento doloroso no passado do seu personagem que o traumatizou?

3) Se não ocorreu, existe algum evento no Primeiro Ato da sua história que o irá traumatizar?

4) Como o seu personagem alimenta sua crença na MENTIRA que ele acredita?

5) Como o seu personagem irá se beneficiar da VERDADE?

6) O quão poderoso e grande é o FANTASMA do personagem? Ele afeta todas as suas ações ou apenas as ações referentes a algo específico? Se você fortalecer o FANTASMA isso irá deixar o arco do seu personagem mais FORTE e DRAMÁTICO?

7) Quando você irá revelar o FANTASMA do seu Personagem? Qual é o melhor momento e a melhor forma de revelar o FANTASMA para os seus leitores.

8) A sua história PRECISA revelar o FANTASMA? Seria melhor se ele não fosse revelado?

O histórico do seu personagem é uma dos elementos mais importantes em sua caracterização. E a construção do FANTASMA é a parte mais delicada e importante do histórico do personagem.

Se você conhece as razões para o seu personagem acreditar na MENTIRA do começo do seu arco de mudança positiva, você poderá planejar a maneira que ele poderá superar essa MENTIRA.
***********
E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

E esse foi mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Eu também mantenho a página Newton Nitro no Instagram, onde posto pequenos vídeos com dicas para escritores!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

E para quem estiver interessado, eu trabalho com AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, personalizadas, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça e se inscreva o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS e AULAS AO VIVO no INSTAGRAM e YOUTUBE, nas sextas, sábados e domingos à noite!

Temos também o MELHORE SEU INGLÊS PODCAST e o MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM, também com vídeos diários de dicas de inglês!

Fica aqui um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODICAS!

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 28/04/18


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://tionitroblog.wordpress.com/livros-e-contos-do-newton-nitro/

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://tionitroblog.wordpress.com/a-marca-da-caveira-trilogia-legiao-vol-1-saga-de-fantasia-epicabrutal-e-sombria/

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://tionitroblog.wordpress.com/servicos-de-leitura-critica-para-escritores-depoimento-de-clientes/

FACEBOOK – Newton Nitro
https://www.facebook.com/newtonnitro

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 700 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
► NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NITROBLOG YOUTUBE CHANNEL: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s