Space Opera – Catherynne M. Valente | No espaço, todo mundo pode te escutar CANTANDO! | NITROLEITURAS #ficçãocientífica #resenha

No espaço, todo mundo pode te escutar CANTANDO! :)

Space Opera – Catherynne M. Valente | 352 páginas, 2018, Corsair | Lido de 14.04.18 a 17.04.18 | NITROLEITURAS

SINOPSE

Um século atrás, as Guerras da Senciência rasgaram a galáxia e quase acabaram com todo o conceito de vida inteligente no espaço.

No rescaldo, uma tradição curiosa foi inventada, algo para animar todos que foram deixados e trazer os mundos destruídos juntos no espírito de paz, unidade e compreensão.

Uma vez a cada ciclo, as civilizações se reúnem para o Grande Prêmio Metagalático – parte do concurso de gladiadores, parte do concurso de beleza, parte dos espetáculos de concertos e parte da continuação das guerras do passado.

Em vez de competir em combate orbital, as espécies poderosas que sobreviveram à grande guerra galática se enfrentam em uma competição de música, dança ou qualquer outra coisa que possa ser executada fisicamente em um show de talentos intergalático.

As apostas são altas para este novo jogo e todos são forçados a competir. Este ano, porém, a humanidade descobriu o enorme universo.

E enquanto eles esperavam descobrir um grande drama de diplomacia, gunships, wormholes e conselhos estóicos de alienígenas, eles encontraram, em vez disso, glitter, batom e guitarras elétricas. A humanidade não vai lutar pelo seu destino – eles devem cantar.

Uma banda de músicos humanos, dançarinos e roadies de Londres – Decibel Jones e Absolute Zeroes – foi escolhida para representar a Terra no maior palco da galáxia.

E o destino de sua espécie reside na sua capacidade de enlouquecer as multidões com seu ROCK!

RESENHA

Catherynne M. Valente é uma das escritoras recentes de fantasia que mais tenho ouvido falar dentre as comunidades internérdicas de literatura. E, já há tempos, estava afim de ler um livro dela. Eis que me aparece essa coisa doidimais que é o SPACE OPERA, que, só de ler a premissa, já sabia que iria curtir demais!

Dentro de uma linha bem “humor spacial nonsense” ao modo do Douglas Adams, e com toda a sátira mordaz de um Terry Pratchett, narrado com uma prosa primorosa, muito bem escrita, SPACE OPERA é bem divertido, com personagens marcantes e muitas tiradas geniais nessa versão “musical” das tradicionais histórias de “vamos salvar a humanidade de um perigo cósmico”!

O livro respinga criatividade e diversão, imagino que a autora curtiu muito escrever. Existem muitas referências ao mundo pop, e o grande destaque do livro é a imensa criatividade da escritora na criação das diferentes e bizarras raças alienígenas, que vão desde pandas vermelhos que vivem em todas as linhas temporais ao mesmo tempo, passando por vírus necrófagos inteligentes que criaram uma civilização espacial composta de bilhões de zumbis, uma civilização de pássaros hiper-inteligentes e dotados de uma tecnologia bio-orgânica ultra avançada, até raças de “wormholes” inteligentes, baleias espaciais que viajam pelo espaço usando uma tecnologia baseada em paradoxos temporais, entre outras tantas criações mirabolantes!

O livro conta duas histórias, a principal, que foca em Decibal Jones e nos Absolute Zeroes, uma banda de glitter-punk-glam-metal-rock, que por 5 minutos foi o grupo mais famoso do mundo, e que foram selecionados para participar de um competição de música intergalática a fim de provar que os humanos são uma raça inteligente (boa sorte, rárárárá!). Se falharem, o nosso planeta vai para o saco!

A outra história, ou histórias, são vários capítulos descrevendo as diversas raças alienígenas que Decibal Jones e seus parceiros encontram ao longo da narrativa, em estilo bem Enciclopédia das Galáxias, com muito humor e ironia!

E o tema principal, no meio dessa maluquice toda, é a empatia, o respeito ao outro e ao diferente, um dos elementos básicos que os alienígenas usam para determinar se uma raça é sentiente e merece entrar para a comunidade galática. Muito legal, um tema tão atual e provocante, envolvido em uma história bem divertida e cheia de humor!

Doidimais, recomendadíssimo para fãs do Terry Pratchett e Douglas Adams!

Newton Nitro 17.04.08


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 500 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com
►NITRODUNGEON RPG Blog: https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores Blog https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO TWITCH CHANNEL: Sessões de RPG AO VIVO! https://www.twitch.tv/newtonnitro


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s