Q: O Caçador de Hereges – Luther Blissett | O Lado Sangrento da Reforma Protestante #resenha

Uma mistura bem sucedida de romance histórico de ação com romance de idéias, que se passa durante as batalhas sangrentas do período da Reforma Protestante, colocada como o começo da guerra entre proto-capitalistas e proto-socialistas, criado por um coletivo de escritores conhecido como Luther Blissett.

Q: O Caçador de Hereges – Luther Blissett | 593 páginas, 2002 (1ed. 1999), Conrad | Lido de 26.03.18 à 31.03.18 | NITROLEITURAS

Q.jpg

SINOPSE

Q, O Caçador de Hereges é um romance de Luther Blissett publicado originalmente em italiano em 1999. A acção passa-se na Europa do século XVI e enquadra-se nos movimentos da Reforma Protestante.

O pseudónimo multiusuário Luther Blissett foi utilizado por quatro autores italianos (Roberto Bui, Giovanni Cattabriga, Federico Guglielmi e Luca Di Meo) para escrever este romance, e actualmente escrevem sob o pseudónimo de Wu Ming.

O romance foi traduzido para várias línguas. Todas as edições mantêm a declaração original de copyright que permite a reprodução do livro com fins não comerciais.

O livro acompanha a vida de um radical Anabatista pela Europa durante a primeira metade do século XVI, à media que este participa em vários movimentos e insurreição que ocorrem em vários locais na Europa. A acção prolonga-se ao longo de 30 anos, sendo o protagonista perseguido ao longo da vida por Q, um espião ao serviço do cardeal Giovanni Pietro Carafa. O personagem principal, que muda de nome várias vezes ao longo da trama, luta inicialmente na Guerra dos Camponeses ao lado de Thomas Muentzer, depois encontra-se no cerco de Münster durante a Rebelião de Münster, passando pela Holanda, Suíça e Veneza(Itália).


RESENHA

“Q – O Caçador de Hereges” é um daqueles livros que merecem mais releituras, para absorver todos os detalhes, as críticas, e as alusões à trajetória politica e ideológica da cultura européia moderna e contemporânea.

A primeira vista, “Q – O Caçador de Hereges” se apresenta como um romance histórico excepcional, com uma narrativa cativante, ágil, uma prosa bem escrita e inteligente.

A recriação histórica é primorosa, e recomendo o livro para quem deseje conhecer “por dentro” como foi a Reforma e a Contra-Reforma no século XVI, movimentos que iniciaram o começo do fim hegemonia da Igreja Católica sobre os reis europeus, e o aumento da influência da classe burguesa e dos banqueiros sobre os poderosos.

Me impressionou a narrativa da reforma de Lutero e as subsequentes cisões como a dos Anabatistas e dos Calvinistas, que foram cercadas de myita violência e revoltas populares.

A reação da Igreja então, foi mais violenta ainda, com a instituição da Inquisição e a perseguição implacável dos movimentos reformadores.

“Q – O Caçador de Hereges” mostra toda essa brutalidade, e serve como um alerta a qualquer movimento de contestação sobre a força da reação dos grupos e corporações dominantes.

A narrativa também aborda a questão dos judeus sefaritas na Europa, de como muitos eram forçados a se converterem ao cristianismo para sobreviverem, sendo que, mesmo assim, acabavam sendo perseguidos quando a Igreja, em comum acordo com poderosos endividados com os banqueiros judeus, instituíam tribunais inquisitórios.

A Igreja os acusavam de criptojudaismo, confiscavam os seus bena, dividiam com os credores e expulsavam os judeus ou os matavam por heresia.

Os personagens são bem construídos e complexos, as cenas são bem drsmaticas e toda a narrativa tem um estilo meio neo noir, bem à maneira dos romances do Jamea Elroy!

Achei fascinante conhecer mais a fundo esses “pogroms” do século XVl. Muitos dos Cristãos Novos que vieram ao Brasil Colônia tiveram antepassados que passaram por perseguições como as descritas em “Q – O Caçador de Hereges”.

Meus avós, por exemplo, que também eram sefaritas, chegaram no Brasil no começo do século XX por causa de uma perseguição semelhante à descrita no livro, porém envolvendo o comércio de pedras preciosas. Isso fez com que a narrativa me tocasse muito, emocionalmente. Certamente lerei esse livro mais vezes, no futuro.

“Q – O Caçador de Hereges” aborda temas interessante, como a trajetória violenta e caótica da reforma luterana e das cisões e dos profetas violentos e mais radicais que surgiram em seu rastro, muitos já mostrando elementos marxistas e anarquistas em seus movimentos de agitação popular contra a nobreza e o clero.

“Q – O Caçador de Hereges” é um “romance de ideias” emocionante, que mistura narrativa histórica, discussões ideológicas, com cenas de ação, sofisticação narrativa, excelentes discussões filosóficas, e personagens bem construídos.

Recomendo para quem gosta de romances históricos com mais “sustança”! :)

Newton Nitro 01-04-18


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG no YOUTUBE!
https://www.youtube.com/user/newtonrocha

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK – Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


Conheça e se inscreva no meu canal no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 500 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! :)

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!

► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh

► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/

► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton

► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles

► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s