The Wall of Storms (The Dandelion Dynasty #2) – Ken Liu | A sequência de Grace of Kings, fantasia épica inspirada na CHINA ANTIGA! | NITROLEITURAS #resenha

Uma sequência fenomenal de Grace of Kings, e mais um episódio de tirar o fólego da saga The DANDELION DYNASTY, uma narrativa de fantasia épica inspirada na história na mitologia e na história antiga da China e de diversos países asiáticos.

The Wall of Storms (The Dandelion Dynasty #2) – Ken Liu | 880 páginas, Simon & Shuster, 2016 | Lido de 16.03.18 a 25.03.18 | NITROLEITURAS #fantasia

71vB2Gs5bWL

SINOPSE

Na tão aguardada sequela da “magnífica fantasia épica” Grace of Kings, o Imperador Kuni Garu se depara com a invasão de um exército invencível em seu reino e deve rapidamente encontrar uma maneira de derrotar os invasores.

Kuni Garu, agora conhecido como Imperador Ragin, dirige o reino arquipélago de Dara, mas luta para manter o progresso enquanto serve as demandas do povo e sua visão.

Então, uma força invasora inesperada do império Lyucu, no longínquo oeste, chega às margens de Dara – e rapidamente massacra e conquista diversas ilhas.

Mas o Imperador Kuni não pode ir e liderar seu reino contra a ameaça com seu recém-criado império, então ele envia as únicas pessoas que ele confia para serem as esperanças de Dara contra os invencíveis invasores: seus filhos, agora crescidos e prontos para deixar sua marca na história.


RESENHA

Eu já fiquei muito impressionado como Grace of Kings, um dos melhores livros de fantasia que li em 2017 (e que eu resenhei, aqui no Nitroblog, que pode ser lida nesse link: https://goo.gl/yi9RKb), e considero THE WALL OF STORMS, de cara, o melhor livro de fantasia que li até agora em 2018!

O livro continua a saga inspirada na China antiga e consegue o feito impressionante de ser ainda mais intenso e épico do que o primeiro.

Com novos personagens assumindo o protagonismo da saga, o foco continua sendo o desenvolvimento da Dinastia do Dente-de-Leão, com o Imperador Kuni Garu e sua imperatriz enfrentando o maior desafio de toda a existência do reino de Dara, a chegada de uma força invasora avassaladora!

O escopo da narrativa é totalmente épico, e Ken Liu faz um bom uso do narrado onisciente, mas de uma maneira bem moderna e disciplinada, demarcando bem os momentos de prosa mais abrangente com mergulhos segumentados nos POVs das centenas de personagens. É uma espécie de mistura de POV de terceira pessoa profunda com POV onisciente de caráter histórico, mas evitando o julgamento de valor, comum nos POVs oniscientes mais clássicos.

A sensação na leitura é de um bom equilíbrio entre desenvolvimento de personagem e foco em trama. É claro que os personagens acabam tendo pouco tempo de palco, porque são muitos eventos que acontecem no livro, que narra o confronto entre duas civilizações. Mas a narrativa é muito envolvente e me prendeu o tempo todo.

A construção de mundo é um espetáculo a parte. O universo da saga Dandelion é extremamente complexo e muito bem elaborado, a história dos reinos e culturas é muito bem construída, seguindo uma linha mais atropológica mesmo, como se fosse um mundo paralelo que, apesar da presença de deuses, sofre os efeitos das mesmas forças naturais, sociais e econômicas como o nosso, na formação de suas diversas culturas.

O toque de originalidade, pelo menos para nós, leitores ocidentais, é a fonte de inspiração. Ken Liu retrabalha os elementos da história da China e de países asiáticos como Mongólia, Koréia, e, em WALL OF STORMS, até detlhes das culturas nórdicas da Eurásia, para criar um cenário exótico, vibrante e complexo.

WALL OF STORMS se inicia cinco anos depois do final de THE GRACE OF KINGS, com a frágil paz conquistada no reino de Dara sendo abalada por conflitos internos entre os antigos senhores feudais, ou “reis”, até a chegada dos Lyuku, que são uma espécie de Dothraki, mas muito mais cruéis, inteligentes, maliciosos e estrategistas, e que domesticaram um certo animal alado e repitiliano que cospe fogo, comum em suas terras geladas e desoladas, que existem para além da Muralha de Tempestades.

E a partir dessa premissa, são novecentas páginas de muita ação, heróismo, conspirações e batalhas espetaculares!

Uma das coisas que mais me chamou atenção foram as diferentes escolas de pensamento com a dos Paternistas, que são os cientistas do cenário, os fluxonistas, inspirados no Taoismo, os Influencionistas, que seguem uma doutrina meio libertarianismo proto-capitalista, e os moralistas, inspirados no Confucionismo. Essas filosofias, que muitas vezes entram em confronto, influenciam as decisões de personagens importantes, como conselheiros, generais, acadêmicos, reis, rainhas, imperadores e até mesmo o povo.

Outro destaque para WALL OF STORMS é a quantidade de personagens femininas importantes e muito bem construídas, que fazem a diferença na trama e que têm personalidades distintas e inspiradoras. Thera, a princesa que tem tudo para se tornar a maior imperatriz que Dara jamais teve, Jia, a atual Imperatriz, com uma frieza e calculismo e capaz de ensinar Cercei alguns truques na arte de se manter no poder usando a inteligência, Gin, a maior general de Dara, estóica de fazer inveja ao Marcos Aurélius, e a grande Zomi, a paternista-cientista, que superou uma severa deficiência física com uma inteligência e garra impressionante.

Os demais persoangens também são muito bem feitos, e muitos dos heróis e vilões do GRACE OF KINGS retornam nesse livro, alguns em papéis radicalmente diferentes do primeiro livro.

A trama trabalha com temas diversos e interessantes, como o poder da ciência em uma guerra e a importância da educação para a sobrevivência e crescimento de um povo, questões de igualdade de direitos entre os gêneros e as classes sociais, as difíceis escolhas morais em um tempo de guerra, a fragilidade da psique humana quando não se possui uma filosofia pessoal firme, entre outros.

A prosa também tem um estilo muito interessante, ao mesmo tempo tem o tom das grandes sagas clássicas, como a Ilíada e a Odisséia porém mantém o ritmo ágil e vibrante que prende o leitor atual.

O final é outro espetáculo, as últimas duzentas páginas são impossíveis de se parar de ler, é aquele tipo de clímax que deixa a gente de boca seca!

Bem, o que mais posso dizer! Um livro maravilhoso, ideal para quem curte fantasia épica de tom mais realista, como Game of Thrones. E para mim, o melhor livro de fantasia até agora, de 2018!

RECOMENDADÍSSIMO!

Um abraço do Newton Nitro!


MAPAS DA SAGA

download.jpg

download (1).jpg


Um grande abraço do Prof. Newton e da Profa. Érika!


conheça O NOSSO CANAL no YOUTUBE de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!

https://goo.gl/iwisNJ


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s