Gilgamesh – Tradução de Stephen Mitchel | A primeira obra literária do mundo! | NITROLEITURAS #epico

Eu e a minha esposa Érika estamos fazendo um curso gratuito online de Estudos Literários dado pela Harvard University pela plataforma EDX, o Masterpieces of World Literature: The Ancient World.

Nesse curso os professores Martin Puchner e David Damrosch analisam os textos fundamentais na literatura mundial, indo do The Epic of Gilgamesh para The Tale of Genji.

Assim, em meio às minhas leituras habituais, coloquei mais essa lista abaixo, dos livros que pretendo ler nas próximas semanas:

The Epic of Gilgamesh
Homer, The Odyssey
The 1001 Nights
The Lusíads
The Tale of Genji

E comecei com o GILGAMESH, um épico que, apesar de curto é uma obra prima, uma história fantástica sobre a tragédia do Rei Gilgamesh e seu despertar para a trágica condição humana da mortalidade!

Gilgamesh – Tradução de Stephen Mitchel | 290, páginas, Atria (2006) | Lido em 26.02.18

SINOPSE

A Epopeia de Gilgamesh é um longo poema cuja versão “padrão” foi compilada no último terço do segundo milênio AC em acádio, baseada em histórias mais antigas. Na obra, o rei é apresentado como filho de Lugalbanda e uma deusa, Ninsuna (ou Nimat Ninsun). Gilgamesh era, assim, um semi-deus, descrito como dois terços deus e um terço humano, dotado de força sobre-humana.

No início do poema, o herói é apresentado como o protetor de Uruk e construtor da magnífica muralha da cidade. Era, porém, um líder de personalidade arrogante e tirânica, que recrutava violentamente os jovens para o serviço militar e violava as virgens. Para travar os excessos do rei, os deuses criam Enkidu, um homem selvagem que, após um confronto inicial, se torna amigo inseparável de Gilgamesh.

Juntos, passam por várias aventuras como a viagem à Floresta dos Cedros, onde combatem e vencem o seu guardião, o monstro Humbaba. Na tabuleta recentemente descoberta, vê-se que Gilgamesh e Enkidu sabiam de antemão que Matar Humbaba irritaria os deuses, após tal ato, Enkidu demonstra remorso dizendo que haviam “transformado a floresta num deserto”.[2]

Após o seu regresso a Uruk com a madeira da floresta e a cabeça do monstro, a deusa do amor Inanna tenta seduzir Gilgamesh. Este rejeita-a, e Ishtar como vingança convence Anu – o deus sumério supremo – a enviar o Touro Celestial, que causa grande devastação. Gilgamesh e Enkidu matam o touro.

Enkidu é marcado pelos deuses para morrer, e adoece gravemente. Gilgamesh lamenta-se amargamente mas não pode ajudá-lo. Após a morte de Enkidu, Gilgamesh, desesperado com a consciência de sua condição de mortal, lança-se numa busca pela imortalidade. Nesta busca o herói encontra Utnapishtim, sobrevivente de um grande dilúvio que acabara com toda a humanidade.

Esta parte da história, com grande semelhança ao dilúvio narrado na Bíblia judaico-cristã, é baseado no antigo épico acádio Atrahasis. Utnapishtim conta a Gilgamesh sobre uma planta que cresce sob o mar e que confere a imortalidade; com grande dificuldade o herói consegue obtê-la mas, num momento de descuido, a planta é roubada por uma serpente (daí vem a crença suméria de que serpentes trocam de pele por serem imortais). Gilgamesh retorna a Uruk, encontrando as grandes muralhas construídas por ele, que seriam sua grande obra duradoura.

RESENHA

Uma história fantástica, escrita a quatro mil anos e que ressoa até hoje, principalmente pela figura trágica de Gilgamesh e seu amigo Ekidu.

Impressionante como uma história escrita no Acadiano antigo, uma linguagem desaparecia já durante o período da Grécia clássica, e mesmo assim o impacto causado pela leitura é impressionante.

A tradução-recriação de Stephen Mitchel é uma obra de arte literária a parte, construindo a partir do original, que é bem fragmentado e muito redundante em diversas partes, uma narrativa épica que evoca bem a civilização proto-sumeriana que descreve.

Um mundo de cidades de argila, de reis guerreiros que começam a desbravar a natureza em busca de cedro para erguer seus castelos.

Gilgamesh é uma história épica no estilo mais clássico possível. Todos os elementos estão presentes, até mesmo a “hubris” ou o orgulho como falha fatal do rei Gilgamesh e que determina sua tragédia.

É uma narrativa de auto-conhecimento e de aceitação da finitude da vida humana, com a luta de Gilgamesh contra a própria mortalidade acaba revelando ao rei a beleza e o horror da existência humana.

Recomendadíssmo!

Um grande abraço do Prof. Newton e da Profa. Érika!

conheça O NOSSO CANAL no YOUTUBE de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!

https://goo.gl/iwisNJ

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!
Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s