Criando PERSONAGENS que CATIVAM o LEITOR! | NITRODICAS 50 #dicasparaescritores #video

No NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje, dou sugestões de como criar PERSONAGENS que cativam os leitores!

DOWNLOAD do PDF com o Script do Nitrodicas de hoje!

https://goo.gl/QwkSRA

ND#050 _ COMO CRIAR SIMPATIA PELO SEU PROTAGONISTA (PDF)

POST do NITRODICAS de hoje no NITROBLOG!
https://wp.me/p3oZGE-1DJ


ND#050 | COMO CRIAR SIMPATIA PELO SEU PROTAGONISTA | NITRODICAS 50 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Continuando a série de vídeos sobre DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS, hoje vamos ver como TRABALHAR com o seus personagens para ENVOLVER os LEITORES EMOCIONALMENTE.

Ou seja, hoje continuar a série de como AUMENTAR a identificação do seu leitor com seus personagens falando de algumas técnicas e recursos que o escritor pode usar em suas narrativas.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO que o leitor tem do seu personagem pode ajudar ou prejudicar no envolvimento com a história.

Normalmente, o leitor tende a se sentir mais confortável e atraído para personagens que se parecem com ele, ou que pertencem a um tipo com que ele se identifica.

É por isso que a literatura juvenil usa protagonistas com idades semelhantes aos possíveis leitores, vivendo experiências análogas, como os problemas do amadurecimento, a descoberta do sexo, as dificuldades da transição para o mundo adulto, entre outros temas.

As coisas que nos fazem instantaneamente gostar ou não gostar das pessoas que conhecemos na vida real, são praticamente as mesmas que nos fazem instantaneamente gostar ou não gostar das pessoas que conhecemos na ficção, pelo menos na primeira impressão.

Nos sentiremos imediatamente à vontade com um personagem de ficção que nos lembra de coisas que nós gostamos em nós mesmos.

Por outro lado, quando nos deparamos com um personagem que representa tudo aquilo que não gostamos em nós mesmos, a primeira impressão que temos desse personagem será negativa.

Entretanto, a dinâmica entre o seus personagens e o leitor é bem imprevisível, visto que, ao mesmo tempo que gostamos do que é semelhante, existe o fator da “atração dos opostos”.

E muitas vezes, um personagem que gostamos inicialmente se torna detestável ao correr da leitura.

E um personagem que detestamos inicialmente, pode se tornar fascinante ao longo da leitura.

A Primeira Impressão de um leitor, apesar de importante, é superficial.

Se a primeira impressão for positiva, aumentam as chances de identificação.

Se for negativa, o escritor terá que trabalhar mais arduamente para conquistar o leitor.

Porém, existem ferramentas muito mais poderosas do que a PRIMEIRA IMPRESSÃO causada pelo seu protagonista.

A Empatia e a Curiosidade ajudam muito ao escritor envolver o seu leitor com os dramas de seu protagonista.

Enquanto tendemos a gostar de protagonistas que são nos são semelhantes, também podemos nos entediar com eles.

É a estranheza, não a familiaridade, que excita nossa curiosidade.

O trabalho é balancear os elementos que o protagonista tem em comum com o leitor com os elementos que ele tem de diferente.

Não importa se a primeira impressão foi negativa ou positiva, existem outras ferramentas para fazer o leitor sentir simpatia ou antipatia em relação aos personagens de sua narrativa.

Existem alguns fatores que trabalham no sentido de provocar SIMPATIA no leitor em relação ao seu personagem.

A Beleza Física de um personagem pode provocar tanto simpatia quanto antipatia no leitor, dependendo do modo como é trabalhada na narrativa.

Uma dica para envolver mais o leitor, é evitar descrições físicas de beleza, construindo a imagem através das reações e do ponto de vista de outros personagens.

Dessa forma, o leitor cria a sua própria imagem do personagem, que será muito mais atraente do que qualquer descrição.

A aparência física não garante simpatia ou antipatia, é apenas mais um elemento nas camadas de seu personagem.

E cuidado com os clichês. Muitos leitores mais experientes poderão até rejeitar uma história que tem “mais uma mulher belíssima, de corpo e pele perfeita”, ou mais um herói “com corpo de halterofilista e que também fica ótimo de terno”.

Personagens descritos como muito atraentes podem até mesmo causar antipatia, podendo ser percebidos como vaidosos ou arrogantes, dependendo do modo como usam essa beleza na narrativa.

Um personagem pode passar por situações onde é VÍTIMA, SALVADOR ou onde terá que se SACRIFICAR para um bem maior.

Cada um desses recursos narrativos pode provocar simpatia ou antipatia no leitor.

Quanto um personagem se torna uma vítima dos eventos de uma narrativa, o leitor irá sentir pena dela e esperará que seja salva de alguma forma, se envolvendo emocionalmente.

Porém isso tem um preço, a personagem parecerá fraca, e a pena do leitor poderá, caso a narrativa não ajude, se transformar em desprezo.

Pode-se trabalhar esse elemento descrevendo, em detalhes, que a personagem não teve chance de evitar se tornar uma vítima ou que não tem chance nenhuma de escapar da situação.

Outra forma é mostrar a personagem corajosa, se recusando a se entregar ao desespero ou ao seu sofrimento físico ou emocional.

O leitor irá se identificar com um personagem que age como um Salvador, libertando outros personagens de situações difíceis.

O personagem será admirado mesmo se o resgate falhar.

Porém, existe o risco do Salvador ser visto como um tolo pelos leitores, caso a falta de planejamento de sua tentativa de resgate deixe a situação muito mais complicada do que antes.

Outro motivo de antipatia é quanto o Salvador tira o protagonismo de outros personagens.

Isso acontece quando o Salvador age com um ar de superioridade em relação a quem está salvando, se gabando de que, se não fosse por suas ações, nada aconteceria.

Nesse caso é a VAIDADE, o gabar-se de seus feitos, que gera antipatia no leitor, principamente em personagens sérios.

Porém a regra da Vaidade causar antipatia se inverte em personagens cômicos.

Personagens cômicos podem ser VAIDOSOS e cativar os leitores, porque suas ações, palavras e atitudes geralmente são desastradas e ridículas, fazendo com que a imagem que tem de si mesmos e a imagem que os outros possuem dele sejam opostas.

Essa contradição gera humor e aumenta a identificação dos leitores.

O Sacrifício do Protagonista nem sempre gera simpatia nos leitores.

Antes que os leitores admirem um personagem por um sacrifício, seja físico e emocional, que ele irá fazer, a ação precisa ser bem justificada.

Os leitores precisam entender a importância da causa pela qual o protagonista se sacrificará, e precisam ter CERTEZA que não existe nenhuma outra forma de resolver o problema da narrativa.

Os leitores sentirão antipatia por um personagem que se sacrifica apenas pelo desejo de ter uma morte gloriosa ou para que as outras pessoas a admirem.

Novamente, a VAIDADE e a ARROGÂNCIA são fatores que podem atrapalhar o uso do SACRIFÍCIO como forma de gerar simpatia no leitor.

Um dos elementos mais importantes para gerar simpatia pelos personagens são os PLANOS e PROPÓSITOS.

Escritores iniciantes muitas vezes cometem o erro de ter seu protagonista apenas reagindo aos  eventos da história.

As reações do protagonista podem ser perfeitamente razoáveis, mas o resultado é um personagem que parece não ter nenhuma iniciativa, e que é empurrado pelos eventos até o final da história.

Como regra geral, a simpatia do leitor aumenta com a importância das motivações e dos objetivos do protagonista e a quantidade de esforço que esse protagonista precisará para atingi-los.

Se a luta do protagonista for fácil demais, ou como eu gosto de dizer, se o seu protagonista está “surfando” na narrativa, não está tendo dificuldades, não está lutando, e principalmente, se consegue o que quer de maneira muito fácil, o leitor se entediará rapidamente, e o protagonista se tornará antipático.

Motivações fortes envolvem o leitor. Personagens que buscam algo, que possuem necessidades fortes, que desejam algo com muita intensidade, provocam simpatia nos leitores, mesmo que sejam personagens desprezíveis, anti-heróis ou até mesmo vilões.

Isso acontece por empatia, pois o desejo intenso por algo é parte da experiência humana, e ao ver dramatizado, tendemos a nos envolver porque sabemos exatamente o que o protagonista está sentindo, mesmo que seja um personagem completamente diferente de nós.

Quando a história é sobre um plano do personagem, como histórias de assaltos, invasões, espionagem, etc.,  ou quando a história é sobre a necessidade do personagem, a intensidade com que o protagonista busca seus objetivos causa simpatia nos leitores.

É por isso que o leitor acaba torcendo para que o protagonista tenha sucesso até mesmo em ações terríveis, como roubos, assassinatos, ou o plano de acabar com um casamento feliz.

Uma vez que você envolve o seu leitor nos planos e nos sonhos do seu protagonista, você o mantém cativado e virando páginas até o final da história!

Usando o filme Matrix como exemplo disso que falei hoje, vejamos como os roteiristas trabalharam o Neo para que o público sentisse simpatia por ele.

Neo tem bela aparência física, para causar uma boa primeira impressão. Não é vaidoso, pelo contrário, ele parece ser tímido e retraído no começo da história.

Sua fragilidade e medo dos Agentes, no começo da narrativa provocam identificação.

Ele é também curioso e ativo, buscando inicialmente descobrir o mistério da Matrix, e dos terroristas Trinity e Morpheus.

Mais tarde, ele decide conhecer mais sobre a Matrix e desenvolve novas motivações e necessidades, como a de descobrir mais sobre sua própria identidade.

Quando ele é vítima dos acontecimentos, quando é atacado pelos Agentes, ou se vê em situações difíceis, Neo sempre tenta escapar ou resistir de alguma forma.

O sacrifício que ele faz no final é justificado na narrativa. Ele também joga sua vida em risco para libertar a todos da Matrix e não por vaidade pessoal.

E até mesmo no final, os roteiristas continuam trabalhando a simpatia do protagonista, encerrando a narrativa com Neo dizendo que pretende ajudar a todos que queiram acordar da Matrix.

E é isso aí por hoje, espero que tenham gostado! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

 

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 18/02/18

E esse foi mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS.

Temos também o MELHORE SEU INGLÊS PODCAST e o MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS!

Até o próximo NITRODICAS!


Um abraço do Newton Nitro!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG no YOUTUBE!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/iwisNJ

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY

Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK – Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

INSTAGRAM – Newton Nitro
https://www.instagram.com/newtonnitro/


BLOGS
NITROBLOG – Livros, Contos, Poesias, Resenhas Literárias, Quadrinhos, Filmes e muitas outras coisas Nerds!
https://goo.gl/bJffyf

NITRODUNGEON – Material e Dicas de RPG.
https://goo.gl/TVvr6

MELHORE SEU INGLÊS BLOG – Dicas e Atividades Diárias de Inglês
https://goo.gl/V6dDk8

MELHORE SEU INGLÊS – CANAL DO YOUTUBE – Dicas e VIDEO AULAS Diárias de Inglês
https://goo.gl/aCZNuL

NITROBLOG FACEBOOK
https://goo.gl/dRNkJK

NITRODUNGEON FACEBOOK
https://goo.gl/m6gPtm

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
https://goo.gl/7V9CSt

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE
https://goo.gl/H4aB6U


Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Também FAZEMOS TRADUÇÕES EM INGLÊS!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s