Como Melhorar um Texto Literário – Felipe Dintel e Lola Sabarich | Um excelente e didático guia para escritores iniciantes! | NITROLEITURAS #resenha #dicasparaescritores

Um livro curtinho mas muito prático, que recomendo a todos os escritores iniciantes!

Como Melhorar um Texto Literário – Felipe Dintel, Lola Sabarich | 2014, 100 páginas, Gutemberg Autentica | Lido de 30.01.18 a 31.01.18 | NITROLEITURAS #guiaparaescritores

SINOPSE

A elaboração de um bom texto literário, qualquer que seja seu estilo ou extensão, exige que o autor tenha uma base técnica de recursos que permitam criar narrativas com consistência e qualidade, para que o objetivo de transmitir uma boa história seja atingido.

Este guia fornece as ferramentas necessárias para o aprimoramento de um texto literário, fornecendo exemplos comentados que revelam como- – Selecionar os elementos mais adequados para construir uma cena – Caracterizar e construir adequadamente os personagens – Manipular e lidar com a passagem do tempo no relato – Adaptar o ritmo narrativo às necessidades da ficção – Estimular a curiosidade do leitor.

RESENHA

Quanto tempo eu pouparia se tivesse lido um livrinho direto ao ponto como esse, com dicas para escritores iniciantes! Recomendadíssmo! A explicação da diferença entre DIZER e MOSTRAR uma narrativa é sensacional!

O livro mostra, através de capítulos com explicações e exemplos, os elementos básicos para se construir uma narrativa mais apropriada para o leitor contemporâneo.

Os exemplos são muito bem selecionados, e, ao ler trechos dos mestres, me deu muita vontade de ler os livros de onde foram tirados.

Os erros e problemas mais comuns enfrentados pelos escritores iniciantes também são abordados. Destaque para o problema da repetição de assuntos ou da redundância do texto, que, por meio de exemplos claros, servem para “treinar” o olho do escritor e sua habilidade de “enxugar” a sua prosa!

Muito bom mesmo!

TRECHO

“O escritor possui dois métodos principais para transmitir a informação num relato: dizer e mostrar.

Vamos imaginar que um autor quisesse nos dar a conhecer que uma de suas personagens (Sílvia) está feliz.

Uma primeira possibilidade é assinalar o dado diretamente: “Sílvia está feliz”. Outra possibilidade é sugeri-lo:“Sílvia sorri o tempo todo”.

No primeiro caso, o escritor diz.

No segundo, mostra.

Imaginemos agora que um autor quisesse nos fazer saber que um dos seus personagens (Pedro) pertence a determinada classe social.

Poderá dizer sem rodeios que “Pedro estava na miséria” ou lançar mão de uma sequência maior de palavras: “Pedro, vestido com andrajos, dormia coberto por papelões e se alimentava de restos de comida”.

Mais uma vez, a primeira frase corresponde à estratégia de dizer e a segunda, à de mostrar.

Quando um escritor diz, a ideia que quer transmitir aparece no texto de modo direto.

Quando um escritor mostra, a ideia que quer transmitir é sugerida por ele no texto.

Ao dizer, o escritor utiliza, sobretudo, termos abstratos.

Ao mostrar, serve-se de imagens. Foi o que constatamos nos exemplos anteriores.

A felicidade ou a miséria são ideias que o autor concretiza em imagens, quando menciona o sorriso constante ou o homem que se cobre de papelões.

Sílvia e Pedro tornam-se imagem viva da felicidade e da miséria.

O que se consegue mostrar com isso?

Tem-se a impressão de que não existe um mediador real entre o que é relatado e o leitor. Parece não haver um narrador.

É como se o leitor estivesse presenciando os fatos, imerso na história.

Por outro lado, empregando a estratégia de mostrar, o autor preserva a distância que há entre um texto simplesmente informativo e um texto literário.

Se, no caso de uma crônica – não levando em conta aqui o jornalismo literário –, o objetivo é transmitir informações do modo mais direto possível, a intenção do texto literário é comunicar de maneira envolvente, e ao mesmo tempo oblíqua.

A literatura não dá informações sobre o mundo, mas torna vivo e passível de experiência um mundo possível.

Os textos literários em que prevalece a estratégia de mostrar obtêm resultados mais estimulantes para o leitor, que terá de exercitar a imaginação e sua capacidade dedutiva, à medida que vai reconstruindo o mundo que o autor lhe apresenta.

A leitura se converte, portanto, num ato criativo.

O que fazer, na prática, para mostrar?

Devemos deixar que os personagens atuem, falem e pensem.

Em vez de dizer, por exemplo, que estão sofrendo, devemos recorrer a ações, diálogos e pensamentos que expressem o seu sofrimento.

Em suma, temos de fugir das abstrações, evitando utilizar palavras como raiva, honestidade, verdade, ódio, dor, tristeza, ciúme, etc., e expressões como “Lembrava-se com emoção”, “Sentia calor”, “Era feliz”, “Estava experimentando uma grande angústia”, “Era um homem ansioso”…

Isso não significa que sempre devamos evitar a estratégia de dizer.

Um texto em que tudo é mostrado também pode se tornar monótono e sem graça.

Muitas vezes, num conto ou romance, uma descrição em termos abstratos mostra uma ideia superior na hierarquia do que se pretende transmitir.

Uma estratégia não é melhor nem pior do que a outra. Trata-se de saber administrá-las de acordo com o que o relato exige a cada momento.”

COMO MELHORAR UM TEXTO LITERÁRIO – Felipe Dintel, Lola Sabarich

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Como Melhorar Um Texto Literário: Um Manual Prático Para Dominar As Técnicas Básicas Da Narração (Português) por Felipe Dintel (Autor),‎ Lola Sabarich (Autor)
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