NITROLEITURAS: Filhos da Degradação (Ordem Vermelha #1) – Felipe Castilho | Fantasia Brutal e Épica com referências da CULTURA BRASILEIRA! NITROLEITURAS #fantasia #literaturabrasileira

Um excelente livro de fantasia épica e brutal, com elementos do folclore brasileiro, escrito pelo Felipe Castilho, autor da também ótima série “Ouro, Fogo & Megabytes”.

Filhos da Degradação (Ordem Vermelha #1) – Felipe Castilho | 448 pgs, Intrínseca 2019 (1st ed 2002) | Lido de 26.01.17 a 31.01.17 | NITROLEITURAS

SINOPSE

Você destruiria seu mundo em nome da verdade?

A última região habitada do mundo, Untherak, é povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls.

Nela, a deusa Una reina soberana, lembrando a todos a missão maior de suas vidas: servir a Ela sem questionamentos.

No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono.

Com essa fagulha de esperança, mais indivíduos se unem à causa e mostram a Una que seus dias talvez estejam contados.

Um grupo instável e heterogêneo que precisará resolver suas diferenças a fim não só de desvendar os segredos de Untherak, mas também enfrentar seu mais terrível guardião, o General Proghon, e preparar-se para a possibilidade de um futuro totalmente desconhecido. Se uma deusa cai, o que vem depois?

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é o preâmbulo da jornada de quatro improváveis heróis lutando pela liberdade de um povo, um épico sobre resistir à opressão, sobre lutar contra o status quo e construir bravamente o próprio destino.

Porta de entrada para um novo mundo com inspirações de fantasia medieval, personagens marcantes e uma narrativa que salta das páginas a cada vila, ruela e beco de Untherak.

O primeiro livro de fantasia que a editora Intrínseca lança em parceria com a CCXP – Comic Con Experience, escrito por Felipe Castilho em cocriação com Rodrigo Bastos Didier e Victor Hugo Sousa.

Felipe Castilho é paulistano, sagitariano e não acredita em horóscopos. Apenas acha que centauros são legais, e por isso faz questão de reforçar seu signo. Autor do livro Ouro, Fogo & Megabytes (Gutenberg, 2012) e Prata, Terra & Lua Cheia (2013), também publicou em diversas antologias de fantasia, terror e ficção científica, como Alterego (Terracota, 2012) e Erótica Fantástica (Draco, 2012).

RESENHA

A literatura de fantasia brasileira ganha mais um livro sensacional, provando o desenvolvimento e o amadurecimento desse gênero por entre nossas terras tropicais.

A saga da Ordem Vermelha é ambientada no reino de Untherak, separada de um grande deserto por muros.

A cidade é governada por três indivíduos poderosos, Una, uma deusa formada pela mesclagem de seis deuses antigos, a entidade Centípede e o general Proghon.

O reino de Untherak é um lugar brutal, onde todas as criaturas, sejam elas humanos, anões, gnolls, gigantes, e raças específicas do cenário como sinfos e kaorshs, sofrem em um regime escravocrata.

Existem duas esperanças para os escravos: a possibilidade de comprar uma condição de semi-liberdade por valores exorbitantes ou pela vitória no terrível Festival da Morte, coisa que ninguém jamais conseguira realizar.

O livro tem uma narrativa ágil e bem fluida, com bons diálogos, cenas de ação, muita tensão, e revelações progressivas, até culminar em um clímax bem épico.

A prosa é bem apropriada para o gênero de fantasia, com foco no desenvolvimento dos personagens, e um uso alternado de Pontos de Vistas fechados com Ponto de Vista onisciente em algumas partes.

A construção de mundo é um dos grandes destaques, com elementos do folclore e da cultura brasileira espalhados pelo cenário e lhe dando grande originalidade, quando comparado com a fantasia gringa.

Os personagens são bem construídos e bastante diversos, em termos de gênero, raça e sexualidade.

Gostei muito dos protagonistas, Aelian, Raazi, o anão Harun, o misterioso Aparição, que aumenta a tensão no melhor estilo “estranho encapuzado carregando uma espada enorme”, Venoma e principalmente o sinfo Ziggy, que, em cima de seu betouro Thrul, se tornou o meu favorito desse volume da Saga da Ordem Vermelha.

A interação do grupo é bem divertida, pois cada membro possui personalidades bem diferentes entre si.

A trama contém várias reviravoltas, principalmente com um final muito bem feito e dramático, fechando os arcos do livro, e ainda deixando um gancho tremendo para os próximos livros da série!

Para a turma que curte RPG e fantasia, seguem alguns detalhes das raças originais do livro:

Adorei a raça dos sinfos, que tem algo de elementais, são pequenas criaturas ligadas à natureza e aos animais, de vida breve.

Castilho também fez uma mudança nos tradicionais gnolls do Dungeons and Dragons, que no livro são descritos como criaturas ligadas à agua, mas se tornaram quadrúpedes e ferozes.

E, depois dos sinfos, também adorei os kaorsh, uma raça que possui uma forte ligação com as cores.

Como camaleões, os kaorsh tem o poder alteram suas próprias cores. Além disso, eles são capazes de alterar as cores de outras coisas.

O interessante é que eles chamam aos seus corpos de “canvas”, como se fossem telas brancas para se pintar o que quiser.

As cores tem um papel importante na trama, e dão uma grande originalidade ao enredo, gostei muito.

Livro também traz uma protagonista do sexo feminino casada com outra guerreira, dando mais diversidade ao elenco de protagonistas.

Bem poético!

Essa característica também os tornam perigosos, visto que a cor Vermelha, por motivos misteriosos, é proibida no reino de Untherak!

Recomendado para os fãs de fantasia épica e brutal, e para quem curte um cenário fantástico que mistura elementos da cultura e do folclore brasileiro com os tropos tradicionais do gênero.

TRECHOS

“Mais perturbador do que fugir do lugar onde se perdeu tudo é retornar por vontade própria.

Nunca pensou que retornaria a Untherak através do rio Abissal. Aquelas eram lembranças mortas da última vez que estivera ali — fugindo, de uma maneira que ninguém poderia imaginar.

Equilibrava-se de pé em um pedaço de madeira bem na hora em que a velha balsa chegava ao Portão Oeste. Antes, as grades se cravavam no rio, mas o nível da água tinha baixado tanto que agora havia espaço suficiente para destroços e restos de embarcações entrarem na cidade.

A lua se escondia atrás do monte Ahtul. À frente, ele via as seis faces da colossal Una: um monumento erguido num passado sombrio e que já perdera o sentido. Também conseguiu distinguir a silhueta dos Assentamentos à esquerda. Não poderia dizer se algo naquela região havia mudado recentemente, pois, mesmo em seus tempos como servo, o lugar sempre fora uma metamorfose constante.

A despeito do manto vermelho esfarrapado e da imensa espada às costas, ninguém o viu saltar em terra firme. Mantinha os passos leves, ainda que parecesse não ter ninguém em um raio de quilômetros. Outrora, o portão do rio não ficava nem um minuto sem um gigante como vigia.

Entrou pelas ruas estreitas, sempre subindo. Não sabia se reconheceria os lugares mais familiares — o Pâncreas de Grifo, ele já não tinha esperança alguma de encontrar, tampouco entes queridos. Como seus olhos estavam acostumados à escuridão, não precisou correr o risco de acender um archote.

Ficou claro que os barracos e as casas mal-ajambradas no início da subida do morro tinham pegado fogo, algo corriqueiro nos Assentamentos. Quando isso acontecia, os moradores saíam do local, as casas eram reconstruídas e a encosta do morro, refeita — o que não ocorrera dessa vez. Tempos difíceis, que ficariam ainda piores.

Havia corpos calcinados dentro de construções enegrecidas.”

FILHOS DA DEGRADAÇÃO – Felipe Castilho

ONDE COMPRAR

AMAZON
Filhos da Degradação (Ordem Vermelha #1) – Felipe Castilho
https://goo.gl/ybcndm

Um grande abraço do NEWTON NITRO!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/iwisNJ

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s