A HIERARQUIA dos PERSONAGENS! | NITRODICAS 48 #dicasparaescritores #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

A HIERARQUIA dos PERSONAGENS! | NITRODICAS 48 #dicasparaescritores

DOWNLOAD do PDF com o Script do Nitrodicas de hoje!

ND#048 – A Hierarquia dos PERSONAGENS em sua HISTÓRIA! _ NITRODICAS 47 (PDF)

Link para download: https://goo.gl/2Bxei2

ROTEIRO

ND#048 | A Hierarquia dos PERSONAGENS em sua HISTÓRIA! | NITRODICAS 47 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA! Continuando a série de vídeos sobre DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS, hoje vamos ver como acontece a hierarquia dos personagens em uma história.

Ou seja, hoje vamos ver como os personagens se organizam em ordem de importância para a narrativa.

Nem todos os personagens são criados iguais.

Você deve saber, e deve os seus leitores saberem, quais personagens são mais importantes para a a sua história.

Dessa forma, seus leitores saberão quais dos personagens de sua história eles deve acompanhar e se importar com os seus destinos, e quais personagens desaparecerão rapidamente.

É difícil medir a importância exata de um personagem dentro de uma história.

Entretanto, existem, de maneira geral, três níveis gerais de importância, PERSONAGENS DE CENÁRIO, PERSONAGENS MENORES e PERSONAGENS PRINCIPAIS.

  1. PERSONAGENS DE CENÁRIO.

São personagens que cumprem apenas uma função simples em uma cena, e depois ele não são mais vistos.

Servem para compor cenário, dando mais realismo para a trama nas interações dos personagens mais importantes com o ambiente da narrativa.

  1. PERSONAGENS MENORES.

Esses personagens podem fazer diferença na trama, mas não se espera do leitor que se envolva emocionalmente com eles, seja negativamente ou positivamente.

São personagens que não irão continuar aparecendo na história.

Seus desejos e ações podem causar uma mudança ou reviravolta na história, mas eles não desempenham nenhum papel importante no fluxo contínuo da narrativa.

Um personagem menor é aquele que faz uma ou duas coisas na história e depois desaparece.

  1. PERSONAGENS PRINCIPAIS.

São os personagens que os leitores devem se importar. São os protagonistas e coadjuvantes principais, que interferem diretamente na narrativa.

São os personagens com os quais os leitores irão se identificar, positivamente ou negativamente.

São os protagonistas e seus aliados mais próximos, e os  antagonistas e seus aliados mais próximos.

São os personagens pelos quais os leitores torcerão pelo fracasso ou pelo sucesso.

Os personagens principais são aqueles que aparecem e reaparecem na história.

O foco narrativo de uma história é sempre colocado sobre os PERSONAGENS PRINCIPAIS.

É sobre eles que o leitor busca descobrir o que acontece até chegar ao final da história.

Seus desejos e ações conduzem a história, com todas as suas voltas e reviravoltas.

Lembre-se, porém, de que normalmente não há uma maneira muito clara de diferenciar o grau de importância dentre o grupo de PERSONAGENS PRINCIPAIS de sua história.

Em Matrix, no primeiro filme, temos Neo como protagonista. Mas Trinity, Morpheus, o Agente Smith, entre outros, também são personagens principais, e suas ações, decisões, desejos e arcos narrativos afetam a trama diretamente.

E personagens como o Oráculo, o traidor Cypher, entre outros, por exemplo, são definitivamente PERSONAGENS MENORES, mas também tem algum tipo de desenvolvimento e arco narrativo na trama.

Ou seja, os diferentes níveis de importância dos personagens de sobrepõem uns aos outros.

E à medida que o escritor domina as técnicas apropriadas de caracterização para PERSONAGENS DE CENÁRIO, PERSONAGENS MENORES e PERSONAGENS PRINCIPAIS, ele constrói personagens apropriados para os arcos narrativos que pretende desenvolver em sua história.

Isso evita problemas como, por exemplo, criar personagens principais demais, ou desenvolver muito um PERSONAGEM DE CENÁRIO ao ponto do objetivo de uma cena ficar perdido e o foco narrativo ser tirado dos PERSONAGENS PRINCIPAIS.

Agora vamos ver como lidar com PERSONAGENS DE CENÁRIO.

A menos que sua história aconteça em uma ilha deserta, seus PERSONAGENS PRINCIPAIS e PERSONAGENS MENORES estarão rodeados por muitas pessoas que não têm grande importância na história.

Estes são os PERSONAGENS DE CENÁRIO. Eles fazem parte do ambiente.

Veja nesses exemplos.

Leonardo acidentalmente deu cinquenta reais ao taxista, mas se esqueceu de pedir o troco.

A secretária trouxe o documento para Leonardo, relatou qual era a programação do dia, pediu para sair mais cedo por causa do aniversário de seu filho de seis anos, e depois se retirou.

Tanto o taxista quanto a secretária das frases anteriores foram criados para cumprir um breve papel na história e, em seguida, desaparecer completamente da narrativa.

Personagens de Cenário ou FIGURANTES surgem e desaparecem para dar mais realismo e compor a ambientação da narrativa, porém não devem distrair a atenção do leitor.

PERSONAGENS DE CENÁRIO é um membro típico de um grupo dentro da ambientação da narrativa. Ele não deve aparecer, ou ter algum elemento que o diferencia.

Um PERSONAGEM DE CENÁRIO irá agir de acordo com as expectativas do leitor.

Quando um PERSONAGEM DE CENÁRIO quebra as expectativas do leitor, o escritor deverá decidir se deve elevar o personagem para o posto de PERSONAGEM MENOR.

Caso contrário, retrabalhe a cena para que o PERSONAGEM DE CENÁRIO volte a compor o ambiente, sem chamar atenção para si e distrair o leitor do ponto principal da cena.

Vamos ver agora como lidamos com os PERSONAGENS MENORES de uma história.

PERSONAGENS MENORES atraem a atenção momentânea dos leitores na cena em que aparecem.

Dotados de peculiaridades que os diferencia dos PERSONAGENS DE CENÁRIO, , esses personagens se envolvem momentaneamente envolvido na ação, para depois desaparecer da trama principal, ou aparecer muito esporadicamente.

Eles possuem personalidades que irão criar um tom para a cena e tornar a ambientação mais interessante e completa.

Uma das técnicas para tornar esses personagens instantaneamente memoráveis, sem levar o leitor confundi-los com PERSONAGENS PRINCIPAIS, é torná-los excêntricos, exagerados ou obsessivos.

Você pode torar um PERSONAGEM MENOR excêntrico, trabalhando seus maneirismos, sotaque ou outro elemento que o faça quebrar as expectativas do leitor em uma cena.

Na literatura de crime, essa técnica é muito usada. Normalmente, quando um detetive em uma investigação se depara com um PERSONAGEM MENOR, este tem alguma excentricidade.

Seja seu sotaque, seu comportamento, seu senso de humor, sua aparência física, uma obsessão com alguma coisa, ou possui algum traço de personalidade bem exagerado.

Por exemplo, a cena em que Neo vai visitar o Oráculo, ele se depara com um menino careca capaz de dobrar colheres.

Esse é um PERSONAGEM MENOR dentro do primeiro filme, ele aparece e some, mas o público se lembra dele por ser excêntrico, e por fazer algo estranho, no caso, dobrar uma colher com a mente.

A diferença entre os PERSONAGENS MENORES e os PERSONAGENS PRINCIPAIS é a quantidade de tempo na NARRATIVA que você gasta com cada um.

Cuidado ao introduzir PERSONAGENS MENORES no começo de uma narrativa, pois isso leva o leitor a pensar que o personagem irá reaparecer na história, dando-lhe uma importância que não tem.

Assim, é uma boa idéia introduzir alguns dos PERSONAGENS PRINCIPAIS na primeira parte de sua história, a fim de estabelecer seus arcos e manter o foco narrativo firme, e, por consequência, manter a imersão do leitor na trama.

Para finalizar, vamos ver agora como lidar com os PERSONAGENS PRINCIPAIS de uma história.

Os PERSONAGENS PRINCIPAIS são os que realmente importam. Suas escolhas moldam a história a ser contada, e suas necessidades levam a trama adiante.

Os PERSONAGES PRINCIPAIS são aquele que mais precisam serem caracterizados.

O leitor irá identificar os seus personagens principais através da IMPORTÂNCIA de suas ESCOLHAS, do FOCO DA ATENÇÃO dos demais personagens, da FREQUÊNCIA em que aparece na história, do modo como é HUMANIZADO e de como ele domina o PONTO DE VISTA narrativo de uma cena e da história inteira.

Se um personagem é relativamente poderoso o suficiente para fazer ESCOLHAS que mudam a vida de outros personagens, ele é claramente um dos PERSONAGENS PRINCIPAIS.

Para fazer com que o seu leitor note um personagem principal, use a técnica do FOCO DA ATENÇÃO dos demais personagens, ou seja, focar o interesse dos demais personagens em um dos seus PERSONAGENS PRINCIPAIS.

Por exemplo.

No Senhor dos Anéis, o personagem de Sauron aparece em pessoa apenas uma vez, e intervém pessoalmente na história apenas um punhado de vezes.

No entanto, Sauron é um PERSONAGEM PRINCIPAL, pois é o motor que dirige quase todos os tópicos do enredo, o foco da atenção de todos com maior freqüência do que qualquer outro personagem.

O resultado é que os leitores “se lembram” de Sauron como um dos personagens mais importantes do The Lord of the Ring,embora ele quase nunca apareça na história.

Se um personagem continua aparecendo na narrativa, interagindo com os demais PERSONAGENS PRINCIPAIS, e realizando ações que afetem a trama, ele acaba se tornando um dos PERSONAGENS PRINCIPAIS. Às vezes, um personagem que deveria ser um PERSONAGEM MENOR reaparecerá apenas por causa de seu trabalho, como, por exemplo, um segurança que trabalha em um clube onde dois personagens principais se encontram regularmente.

Para evitar distração e levar o leitor a acreditar que o segurança é um PERSONAGEM PRINCIPAL na narrativa, pode diminuir a frequência em que ele aparece na história.

Por exemplo, você pode em uma cena posterior, substituir o segurança por um outro personagem, e com isso, focar a cena nos personagens principais.

Um personagem não precisa aparecer tão frequentemente para ser um PERSONAGEM PRINCIPAL, desde que cada vez que ele apareça, o que ele diz e o que ele faz tenha um efeito importante na trama.

Por outro lado, um personagem que está freqüentemente presente, mas não faz quase nada pode desaparecer rapidamente na memória dos leitores.

Lembre-se sempre que os leitores irão considerar PERSONAGENS PASSIVOS ou REATIVOS menos importantes do que PERSONAGENS ATIVOS.

Um dos grandes problemas que encontro ao fazer leituras críticas são PROTAGONISTAS PASSIVOS, ou seja, personagens que supostamente seriam os personagens mais importantes de uma história mas que apenas reagem ao que acontece ao redor.

Nesse tipo de história, o foco narrativo se passa para um segundo personagem, que, por ser ATIVO irá provocar mais envolvimento emocional no leitor.

Os PERSONAGENS PRINCIPAIS devem também serem mais HUMANIZADOS, ou seja, construídos de maneira mais elaborada, mostrando para o leitor camadas mais profundas de sua personalidade. Seja por meio de motivações contraditórias, traumas do passado, interesses diversos, alterações emocionais, seja o personagem um protagonista ou antagonista da trama.

Uma das técnicas de caracterização mais importante no desenvolvimento de PERSONAGENS PRINCIPAIS é trabalhar o PONTO DE VISTA narrativo.

Quando um personagem de uma história é usado como o narrador ou o personagem do ponto de vista, sua importância aumenta.

Ao mesmo tempo, quando um dos demais personagens oferece sua visão dos eventos, seu ponto de vista pessoal sobre o que acontece na trama, sua importância também aumenta para o leitor, mesmo que ele apareça pouco na narrativa.

Quando você notar que o seus leitores beta não se importam com um personagem que você considera importante, ou se um personagem menor começa a ocupar um lugar de importância na história que vai contra o que você planejou, você pode usar essas técnicas que descrevi para ajustar a importância relativa desse personagem.

E é isso aí por hoje! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

E esse foi mais um NITRODICAS, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes.

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS.

Temos também o MELHORE SEU INGLÊS PODCAST e o MELHORE SEU INGLÊS no INSTAGRAM!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem  MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS! Até o próximo NITRODICAS!

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 07-01-18.

 

Um grande abraço do NEWTON NITRO!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM
E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3
E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/iwisNJ
CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4
ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1
SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh
FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf
ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.
PREÇOS ACESSÍVEIS!
Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK
O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt
Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX
As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2
Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i
MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U
Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq
Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby
CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5
Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s