Thordezilhas – Sabres & Caravelas para OLD DRAGON RPG! | NITRODUNGEON 13 #dicasderpg #resenha #video

Tema do NITRODUNGEON – Dicas para Jogadores e Mestres de RPG de hoje:

Thordezilhas – Sabres & Caravelas para OLD DRAGON RPG! | NITRODUNGEON 13 #dicasderpg #resenha

Hoje trago uma dica de cenário de RPG, o THORDEZILHAS, Sabres e Caravelas!


SINOPSE

Thordezilhas é um cenário único de capa e espada para Old Dragon, em que a fantasia encontra a exploração naval. Aqui, magos adentram criptas profanas em busca de tesouros de uma Era esquecida, mosqueteiros feéricos enfrentam os perigos de Ultramar brandindo seu sabre contra monstros marinhos, e pérfidos piratas vasculham o oceano, orientados por mapas sujos de sangue e rum.

Um mundo feito de aço, pólvora e magia, onde a aventura está a apenas algumas léguas de distância.


RESENHA

Thordezilhas foi o cenário que venceu o concurso Seu Mundo na Redbox, realizado em 2012 pela editora do Sistema de RPG Old Dragon. Escolhido pelo público, foi logo em seguida desenvolvido pelo seu autor Luiz Cláudio Gonçalves.

Criado para o sistema de RPG Old Dragon, um sistema escolavéia ou Old School, que segue o estilo do D&D antigão, onde a aventura é controlada mais livremente por mestres e jogadores, sem as amarras de regras pesadas e com um foco na improvisação e na diversão.

Mesmo assim, o livro básico de Thordezilhas é centrado na descrição do cenário e assim, com muito material de ambientação que pode ser facilmente adaptável para outros sistemas.

Thordezilhas é inspirado e busca replicar o gênero narrativo do “capa & espada”, popularizado em obras como “Os Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas, “A Ilha do Tesouro” do Robert Stevenson, entre outros.

Filmes como “Piratas do Caribe”, “A Ilha da Garganta Cortada”, “O Gavião do Mar”, que tem ação marítima, com espadachins duelando em um convés de navio, canhões atirando para todo o lado, e garruchas estourando, rapieiras espetando e sabres cortando cabeças, e o escambau!

Thordezilhas também acrescenta vários elementos da tradicional fantasia medieval, como anões, elfos e outras raças fantásticas, magias, monstros, entre outros, dentro de um mundo inspirado no Século 17, o conhecido período dos DESCOBRIMENTOS, quando a burguesia estava em ascensão e a nobreza mergulhava em decadência.

O mundo de Thordezilhas é quase uma terra paralela, com versões fantásticas de reinos análogos aos do nosso mundo. Assim, ao invés de Portugal, temos uma terra chamada Lusitan. Ao invés de Espanha, temos um reino chamado Castelha. Outros reinos análogos como Marselha – França, Fhaeron – Inglaterra, Czarian – Rússia, além de reinos que são amálgamas de vários reinos de nosso mundo, são recriados com elementos de fantasia.

Além de Alexandria, que faz o papel de Europa nesse mundo paralelo, existem ainda três continentes:
Salgarian, a terra dos ébanos
Chambara, o reino oriental das especiarias;
e o recém descoberto Novo Mundo

Por exemplo, Fharenon são governados por seres feéricos chamados de Fhayerns, que remontam da antiga Atlântida, enquanto Castelha é povoado por elfos e humanos fiéis à Santa Igreja.

Até mesmo as colônias do nosso período do Descobrimento, tem sua versão fantástica em Thordezilhas, com os Estados Unidos sendo o Vice Reinado de Nova Castelha, a América Central e a parte norte da América Latina sendo o Vice Reinado de Granada, a parte sul da América Latina sendo o Vice Reinado do Rio da Prata, e o nosso querido Brasil sendo a colônia do lusitana de Vera Cruz.

O Tratado de Thordezilhas, com “H”, é o tratado referendado pela Santa Igreja, que divide o NOVO MUNDO entre os lusitanos e os castelhanos.

Além de Alexandria, existem ainda três continentes: Salgarian, a terra dos ébanos;
Chambara, o reino oriental das especiarias; e o recém descoberto Novo Mundo.

O mapa mundi ainda não foi completamente revelado, existem ainda muitos
lugares por serem descobertos.Porém, o MAR TENEBROSO guardam muitos perigos, suas águas são infestadas de ilhas amaldiçoadas, piratas, monstros e estranhos fenômenos sobrenaturais, tornando a exploração naval tão perigosa quanto lucrativa.

E, para piorar, Piratas atacam qualquer coisa que futue no oceano,
incluindo outros navios piratas! Ninguém liga para a nacionalidade do ouro, importa apenas gastá-lo.

Os humanos não são a única raça do mundo, existem vários feéricos
espalhados por aí: elfos, ébanos, sereianos, pucks, halfings, anões, fayrens, entre
tantos outros, sempre caçados pela Santa Igreja.

A magia existe e seus praticantes são perseguidos e executados pela Inquisição da A Santa Igreja, que tornou-se uma instituição tão poderosa quanto corrupta.

Apenas o culto a Mitra, o deus do heroísmo, é permitido pela Santa Igreja. O culto
aos demais deuses (Branwen, Belzebu e Leviatã) é proibido sob pena de morte

A aristocracia entrou em decadência, enquanto a burguesia ganha força.


HISTÓRIA DO MUNDO

A gênese do mundo de TORDEZILHAS de divide em quatro eras:

Era Mítica ou Pré-histórica:
período em que os três deuses
caminharam pela Terra para enfrentar as hostes de Leviatã
e fundar Atlântida.

Era Antiga: período em que os descendentes de Atlântida
se espalharam pelo mundo, fundando as primeiras grandes
civilizações. Neste momento histórico magia, tecnologia,
clérigos e feéricos coexistiam em perfeita harmoniza. A Era
Antiga é normalmente citada como grandiosa pelos iluministas e odiada pela Igreja.

Era das Trevas: também conhecida como Idade Média, foi
um momento histórico terrível marcado pelo fanatismo
religioso que levou à Inquisição e ao Grande Expurgo das raças feéricas.

Era das Luzes ou Idade das Luzes: é o período histórico
em que vivemos, no qual a humanidade superou as loucuras da Idade Média e caminha na tentativa de renascer o
esplendor da Era Antiga.


AVENTURAS DE THORDEZILHAS

Thordezilhas é um cenário ideal para aventuras de ação e exploração naval, narrativas com heróis estravagantes bem no estilo capa e espada misturado com magia e elementos de fantasia, como Piratas do Caribe, por exemplo.

É um cenário que encaixa bem em aventuras que envolvem conspirações entre reis, planos secretos de companhias de navegação, busca de itens mágicos ou missões de caça à monstros, conflitos entre a nobreza e a burguesia, descobrimento de novas e bizarras terras do Ultramar, e aventuras de Pirataria ou de luta contra a Pirataria.


RAÇAS E CLASSES DE THORDEZILHAS

O cenário incorpora as raças tradicionais do Old Dragon como Anões, Elfos, Humanos, e Halflings com algumas modificações.

Os Elfos e outras raças feéricas, por exemplo, são sobreviventes do Grande Expurgo, uma guerra étnica durante a Idade Média ou Era das Trevas, que exterminou populações inteiras de Elfos e seres semelhantes nas fogueiras da Inquisição.

O cenário traz novas raças como os Ébanos, que possuem força sobrenatural e imunidade ao fogo, os Pucks, que tem pés que funcionam como mãos, pequenos e ágeis e os Sereianos, uma raça de sereias e tritões, capazes de adotar forma humana quando em terra seca.

Em termos de classes, existem variações da classe dos clérigos e do mago. E os homens e mulheres de armas são conhecidos como Mosqueteiros.

Como novas especializações temos: Alquimistas, Arqueiros, Armeiros, Espadachins, Marujos, Menestréis, Pistoleiros e o que achei doidimais o Pistoleiro Místico, e os guerreiros fanáticos Puritanos.


MAGIAS E EQUIPAMENTOS

O livro também traz novas magias, como tatuagens mágicas, magias de escudo naval, que melhoram a armadura de um navio, entre outras.

E, é claro, toda uma lista de equipamento com tecnologias do século 17, como armas de fogo da época, e itens mágicos no estilo capa & espada, como capas planadoras, bússolas mágicas, amuletos comunicadores, entre outros.


REGRAS NAVAIS E DICAS DE CONSTRUÇÃO DE AVENTURAS

Uma das partes bem interessantes é um capítulo sobre regras navais, com indicações de como construir um navio para Thordezilhas. As regras são simples e fáceis de usar, não colocando complicações desnecessárias no sistema Old Dragon.

Outra parte bem legal são os capítulos de inspiração para o mestre criar suas aventuras. Além de um detalhamento de eventos e situações interessantes que podem acontecer em uma aventura naval, o livro traz várias páginas descrevendo o mundo e dando uma idéia das organizações e das conspirações existentes no presente do cenário.

E finalmente, Thordezilhas encerra com um bestiário de 10 novos monstros para Old Dragon RPG, como o gigantesco Kraken, uma Serpente Marinha, os Tyburons, uma espécie de tubarão humanóide, entre vários outros, e encerrando com a clássica e super escolavéia Zaratan, uma tartaruga gigante com uma ilha nas costas.


DESIGN

O livro é muito bonito, com excelente acabamento e o formato mais pocket da linha de livros do Old Dragon. A arte é fantástica, feita pelo Dan Ramos e Clayton Barbosa, e passa bem o clima do cenário. A capa de André Cardozo é maravilhosa, seria ótima como a de um primeiro livro de uma série de fantasia capa & espada! :)

O livro também conta com um mapa do mundo de Thordezilhas!

Recomendo para quem curte aventuras de capa espada estilo Três Mosqueteiros e Piratas do Caribe, e para quem queira vivenciar aventuras inspiradas na Era do Descobrimento!

Fica a recomendação!

Um abraço do Newton Nitro!

Um grande abraço do NEWTON NITRO!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!

https://goo.gl/iwisNJ

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s