VIDEORESENHA: A Trilogia Gormenghast – Mervyn Peake | NITROLEITURAS 12 #video #fantasia #resenha #clássico

Uma video resenha do CLÁSSICO DA FANTASIA SOMBRIA, a  Trilogia Gormenghast do mestre Mervyn Peake!

A Trilogia Gormenghast – Mervyn Peake | NITROLEITURAS 12 #fantasia #resenha #clássico

SINOPSE
Titus, o Herdeiro de Gormenghast está entre as maiores obras da língua inglesa. É literatura fantástica e não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo.

Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver… e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque- se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer.

Mais Dickens que Tolkien, “Titus, o Herdeiro de Gormenghast” tem a dimensão granítica de um alicerce subterrâneo, domínio de onde respiga muito da sua soturnidade, mas flúi, página a página, com a graciosidade de um poema largado ao vento; concorrendo para o efeito a galeria de personagens excêntricas que o compõem, na qual os vilões brilham com mais força.

Escritor, pintor e desenhista, Mervyn Peak é talvez um dos autores literários ingleses mais injustamente desconhecido. Esta circunstância deve-se talvez ao facto dos seus livros de ficção não se encaixarem não só no cânone modernista da Literatura Inglesa da primeira metade do século XX, como também em outros géneros menos óbvios que os círculos académicos da sua época marginalizavam, tal como a fantasia e ficção científica. De facto os seus romances abordam um gênero difícil de definir que oscila entre um certo «realismo mágico» e uma atmosfera que nos lembra Franz Kafka.

Peak nasceu na China em 1911, mas mudou-se para Inglaterra aos doze anos onde viveu até ao final da sua vida, em 1968. Os seus estudos incidiram sobretudo nas artes visuais, tornando-se um pintor e um ilustrador relativamente conhecido. O seu amor pelas artes plásticas está bem patente nas suas longas descrições literárias, transformando-as em quadros que o leitor poderá facilmente visualizar, e onde nunca faltam rigorosas notações de cor, luz e perspectiva.

ONDE COMPRAR
Amazon Link: https://goo.gl/ZLQV42

Um abraço do Newton Nitro!


Resenhas da SAGA NO NITROBLOG

Titus Groan (Gormenghast #1)
http://wp.me/p3oZGE-1vV

Gormenghast (Gormenghast #2)
http://wp.me/p3oZGE-1wy

Titus Alone (Gormenghast #3)
http://wp.me/p3oZGE-1wC

 

 

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s