American Gods (Deuses Americanos) – Neil Gaiman | Uma Releitura Mitológica! NITROLEITURAS #resenha

Depois que apareceu a série de tv American Gods, fiquei muito afim de fazer uma releitura do livro do Tio Gaiman, que li no ano do seu lançamento, em 2001, logo depois dos ataques do 11 de Setembro.

Mas dessa vez é a “Prefered Edition”, que, segundo a introdução, consta com mais 12 mil palavras do Tio Gaiman! :) Ou seja, DOIDIMAIS!

American Gods (Deuses Americanos) – Neil Gaiman | 635 pgs, William Morrow, 2011 | Lido de 17.10.17 a 20.10.17 | Lido no original em inglês.


SINOPSE

Deuses americanos é, acima de tudo, um livro estranho. E foi essa estranheza que tornou o romance de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2001, um clássico imediato. Nesta nova edição, preferida do autor, o leitor encontrará capítulos revistos e ampliados, artigos, uma entrevista com Gaiman e um inspirado texto de introdução.

A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.

Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.

O que Gaiman constrói em Deuses americanos é um amálgama de múltiplas referências, uma mistura de road trip, fantasia e mistério — um exemplo máximo da versatilidade e da prosa lúdica e ao mesmo tempo cortante de Neil Gaiman, que, ao falar sobre deuses, fala sobre todos nós.

Juntos, os livros de Neil Gaiman lançados pela Intrínseca já venderam mais de 100 mil exemplares.

“Original, arrebatador e infinitamente criativo.”George R. R. Martin

“Mistério, sátira, sexo, horror, poesia — Deuses americanos tem todos esses elementos, que vão fazer com que os leitores não queiram desgrudar do livro.”The Washington Post


SOBRE O AUTOR

Neil Gaiman foi citado no Dicionário de biografia literária como um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos, tem mais de vinte livros publicados para leitores de todas as idades e já foi agraciado com inúmeros prêmios literários, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal.

Começou a carreira como jornalista, mas logo seu talento para construir tramas e universos únicos foi levado para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, para a ficção adulta e a infantojuvenil. Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema e para a tevê. Nasceu em Hampshire, Inglaterra, e hoje mora nos Estados Unidos.


RESENHA

Curti demais essa minha releitura de American Gods, principalmente por ser na versão preferida do Tio Gaiman, com mais 12 mil palavras extras, um apêndice com o encontro do Shadow com Jesus e um “afterword” do autor, onde ele descreve a gênese do livro e responde a pergunta clássica “porque ele, sendo um inglês, decidiu escrever um livro sobre o imaginário americano”.

“American Gods” é um clássico contemporâneo da fantasia urbana, principalmente pela habilidade de Gaiman em trabalhar com intertextualidade, mesclando referências mitológicas e culturais em uma trama de aventura e mistério mais característica do gênero.

Muito dos tropos (lugares-comum) da fantasia urbana estão presentes, como o fato dos “mitos serem verdadeiros”, “personificação antropomórfica de idéias”, o “descendente dos deuses”, “guerra secreta entre seres sobrenaturais”, “deuses materializados que sobrevivem por meio da fé dos seguidores”, mas o diferencial é o modo elegante e cativante com que Gaiman usa esses elementos para explorar o imaginário americano.

Através dos encontros de Shadow com os diversos deuses e deusas em sua jornada de autoconhecimento e individuação, em um esquema bem Jung misturado com Joseph Campbel e com recriações e desconstruções da narrativa messiânica bíblica, Gaiman explora, por meio de contação de histórias, os mitos, as fantasias, os terrores, as paranóias, as filosofias de vida e as diversas visões de mundo, oriundos de povos colonizadores, imigrantes ou escravizados, que forjaram uma das nações mais poderosas da história.

É uma narrativa de moralidade cinzenta, pois não existe bem ou mal absoluto presente na narrativa.

Os personagens sem motivos pessoais e até mesmo, bem humanos, por trás de suas ações. Deuses que buscam sobreviver a qualquer custo, seja forjando alianças com inimigos, ou traindo aliados, e que reforçam o tema do livre arbítrio e da responsabilidade individual por suas próprias ações.

E talvez esse seja o verdadeiro Grande Deus Americano descoberto por Gaiman ao contar a história de Shadow, essa afirmação e crença na liberdade absoluta do indivíduo, a crença na auto-determinação, custe o que custar, para o bem ou para o mal.

Outro tema que notei, e que torna “American Gods” sempre atual, é a necessidade humana de mitos para a própria sobrevivência. A necessidade de tecer histórias sobre nossas vidas, de ter algo em que acreditar, mesmo que para isso crie-se novos deuses, como a Mídia, por exemplo. Um tema que se contrapõe com a necessidade de auto-determinação, representada por Shadow. Porém, para quem se interessa em ser realmente livre internamente, essa liberdade do controle dos “deuses” (ou crenças), sejam eles antigos ou novos, demanda um sacrifício pessoal considerável!

A escrita do Gaiman é fantástica; a primeira vista ele parece ter um estilo simples, quase invisível, escondido em diálogos bem realistas, muitos com frases memoráveis. De repente, o Tio Sandman muda o registro do texto e tece narrativas com outros estilos de prosa, dependendo do personagem ponto de vista.

E ainda tem os momentos de descrição poética, além das micro-narrativas que ele coloca por todos os lugares, pequenas histórias ou fragmentos de histórias com idéias geniais e tiradas de efeito.

O resultado é uma prosa acessível à primeira leitura, mas com elementos mais “literários” para agradar os leitores mais exigentes, e que também recompensa os leitores que o relêem, pois descobrem novos detalhes antes despercebidos.

Recomendadíssimo! American Gods é DOIDIMAIS!

ONDE COMPRAR:

AMAZON
https://goo.gl/uDCkrM

Um grande abraço do NEWTON NITRO!


BÔNUS STAGE

Arte INSPIRADA em AMERICAN GODS!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s