Os Vários Tipos de Jogadores de RPG | NITRODUNGEON 9 #dicasderpg #video

Tema do NITRODICAS – Dicas para Escritores Iniciantes de hoje:

Os Vários Tipos de Jogadores de RPG | NITRODUNGEON 9 #dicasderpg

NDG #009 | Os Tipos de JOGADORES DE RPG | NITRODUNGEON #dicasderpg #video

INTRODUÇÃO
Olá pessoal, eu sou o TIO NITRO do NitroDungeon Blog de Dicas de RPG, do NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores e onde posto meus contos e livros de fantasia e horror, e do CANAL DO YOUTUBE dicas DIÁRIAS de inglês, o ÉRIKA E NEWTON INGLÊS POR SKYPE!

Começa agora mais um NITRODUNGEON,
meu vlog de dicas e sugestões para mestres e jogadores de RPGs de MESA!

Lembrando sempre que a melhor maneira MELHORAR o seu JOGO DE RPG é
MESTRANDO MUITO E JOGANDO MAIS AINDA!

Hoje vamos dar algumas Dicas de

Os Tipos de JOGADORES DE RPG
_______________________________

O fator mais importante do sucesso ou do fracasso de uma sessão de RPG depende da interação entre os participantes. Dessa forma, uma maneira de melhorar o modo de mestrar um jogo de RPG é tentar entender os gostos dos seus jogadores.

Não existe um grupo ideal de jogadores de RPG. Cada jogador demonstra graus de interesses, gostos, preferências, muito diferentes entre si.

Manter um grupo de jogo é uma tarefa difícil, que exige paciência, compreensão e jogo de cintura do mestre. Jogadores podem faltar por causa de compromissos pessoais.

Alguns jogadores tem mais entusiasmo do que outros.

Você verá jogadores que se preocupam com a diversão dos demais, enquanto outros só se preocupam com a própria diversão. E um mestre experiente deverá tentar gerenciar tudo isso, ao mesmo tempo que mantém o ritmo do jogo, e garantindo que todos estejam se divertido.

Ou seja, assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.

E a melhor dica que posso dar nesse ponto é buscar sempre mestrar um jogo procurando o melhor equilíbrio possível entre os diversos gostos dos seus jogadores.

E não ter medo de errar, porque é errando que a gente aprende!

Como cada jogador possui suas preferências pessoais, quando um Mestre de RPG busca dar a essas preferências a mesma atenção, ele acabará tendo que sacrificar alguns de suas próprias preferências.

Se sacrificar demais, o mestre pode entediar ou se irritar com jogo, o que acaba tornando o jogo chato.

Se sacrificar de menos, os jogadores podem não se interessar pela campanha criada pelo mestre, e aí, nada acontece de interessante na mesa de jogo.

Como canta a banda Karnak do André Abujamra, “de um lado o mal, do outro lado o bem, o equilíbrio da balança só quem tem é o mestre zen!” . E o mestre tem que ser esse mestre zen, véio!

O segredo é descobrir o que o seus jogadores mais curtem, e desenvolver um estilo de mestrar jogos que tenha algo para todo mundo, inclusive para você MESTRE DE JOGO.

Antes de falar dos tipos de jogadores, um adendo:

Não existe jogador de um só tipo. Como cada pessoa é um UNIVERSO, cada jogador também é meio que uma mistura de diversas preferências. Além disso, depende muito do estilo do jogo, do cenário de RPG e até mesmo do clima do grupo no dia. Tem dia que o meu grupo curte pancadaria, outros dias que curtem mais um roleplay livre, ou algo mais psicológico.

Mas vamos lá, seguem alguns dos tipos de jogadores mais comuns!

O POWER GAMER é aquele que curte criar o personagem mais forte, poderoso, rico, etc. O foco do Power Gamer é no jogo, em usar o sistema para criar um personagem doidimais, otimizado. Ele busca vantagens nas regras, e se diverte quando mostra suas habilidades especiais, descobertas através da exploração das regras do RPG.

O PANCADARIA curte cenas de ação, e gosta de jogar RPG para desestressar. Normalmente cria personagens focados em ação física, lutas, combates, e se diverte mais com esse tipo de cena.

O TÁTICO é o que curte a parte de estratégia, abordagem de problemas complexos, solução racional e lógica de conflitos na aventura. Muitas vezes ele pode se irritar com decisões de outros jogadores baseadas na atuação e nas personalidades de seus personagens de jogo.

O ESPECIALISTA é aquele que curte um tipo específico de personagem. Por exemplo, um jogador que só cria guerreiros, ou magos, ou clérigos, etc. E ele busca, em uma aventura, demonstrar sua especialidade em cenas criadas especificamente para o seu tipo de personagem.

O ATOR acredita que RPG é uma forma de expressão pessoal, e se identifica com o personagem com que joga. Ele baseia suas decisões em sua interpretação do personagem, faz vozes, etc. Normalmente não liga muito para as regras e curte cenas e situações onde pode interpretar seu personagem.

O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Como o ATOR está mais ligado ao aspecto narrativo da aventura. Ele busca vivenciar em uma sessão algo que se pareça com uma narrativa de livro ou de filme. Ele quer ver a trama prosseguir, quer mais informações sobre o cenário e as motivações dos personagens do mestre, e se entedia quando o jogo passa muito tempo em combates intermináveis. Ele curte tramas bem feitas, revelações de enredo, mistério e conspirações.

O JOGADOR CASUAL
São aqueles que jogam de vez em quando, e muitas vezes jogam só porque todo mundo está jogando, ou curte mais participar de maneira discreta do jogo. Normalmente eles não se importam muito com as regras, ou com a trama, mas querem apenas se divertir ou entender porque esse tal de RPG é tão adorado pelos demais jogadores. Normalmente se sentem desconfortáveis ao se verem no centro das atenções. O mestre deve ter sempre uma atenção especial com o jogador casual, ajudando e orientando quando for preciso, e buscando fazer com que a sua experiência de jogo seja a melhor possível.

COMO LIDAR COM ESSAS DIFERENÇAS

Uma forma que eu uso é preparar sessões onde busco criar cenas ou momentos que tenham algo para cada um desses tipos de jogadores. Cenas de pancadaria para os Power Gamers e os Pancadaria, cenas onde estratégias serão necessárias ou que o especialista precisa cumprir uma sub-missão, cenas de interpretação para o Ator e mistérios e reviravoltas para o contador de histórias. E a atenção aos jogadores casuais, para que se sintam confortáveis no jogo.

Simples! :)

_______________________________
ENCERRAMENTO

E esse foi mais um NITRODUNGEON!

Convido a todos a visitarem o NITRODUNGEON, o meu blog de RPG, o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o Érika e Newton – Inglês por SKYPE!

Temos um Podcast de Inglês Semana, dicas diárias de vocabulário e gramática, tutoriais de como aprender inglês sozinho pela internet e muito mais!

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis, e tenho o canal MELHORE SEU INGLÊS, com vídeos diários de dicas de inglês e um podcast semanal! Confira e se inscreva, se você gostar!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

Eu também participei da escrita do Guia de Cenário Legião, que deverá ser lançado em breve!

E vamosn JOGAR RPG, PORQUE JOGAR RPG É DOIDIMAIS!

Escrito por NEWTON NITRO em 20/08/17.

Um abraço do Newton Nitro!


Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG!
https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS!
https://goo.gl/ATUJc3

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO
Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!)
https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA
https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA
https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK
Newton Nitro
https://goo.gl/2RCewf

ASSOCIADOS AMAZON LINK:
https://goo.gl/pP1CmY
Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS – Canais do Youtube!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.

PREÇOS ACESSÍVEIS!

Saiba mais sobre as nossas aulas de inglês POR SKYPE, incluindo preços, nesse link: https://goo.gl/F79OqK

O conteúdo programático do nosso curso pode ser lido nesse link: https://goo.gl/pzSJDt

Currículo do Prof. Newton Rocha:
https://goo.gl/ReJafX

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês: VÍDEO AULAS DIÁRIAS DE INGLÊS!
https://goo.gl/KYns5i

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST
Ouça e baixe nosso podcast semanal – Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE (Escute Online ou faça o Download)
Link: https://goo.gl/H4aB6U

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES
Link: https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN
https://goo.gl/3z2Lby

CONTATO
Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8
Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb
Facebook: https://goo.gl/mqP5RK
Google +: https://goo.gl/bLjuCx

Anúncios

2 comentários

  1. Preste atenção nas reações deles durante o jogo. Quando eles empolgarem mais, isso dará a pista para você identificar o que mais gostam! Um grande abraço!

  2. Faaaala Tio Nitro!!! Acho seus vídeos e artigos Doooooidimaaisss!!!

    Muito legal essa classificação de tipos de jogador: ajuda muito a entender osjogadores.

    Mas o que fazer quando os jogadores não sabem explicar o que mais gostam num jogo ou quando dizem que gostam de uma coisa nas na verdade gostam de outra?

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s