Neon Azul – Eric Novello, This Immortal (Este Imortal) e Lord of Light (Senhor da Luz) – Roger Zelazny | NITROLEITURAS #resenhas

Olá pessoal! Muitas leituras nessas últimas semanas, para atingir minha meta de 100 livros por ano no Goodreads (e é só livro mesmo, quadrinhos, contos, etc. não entram nessa meta!).

Nesse NITROLEITURAS, trago o excelente NEON AZUL, do escritor brasileiro Eric Novello, e dois livros clássicos do mestre da FC Roger Zelazny, THIS IMMORTAL e LORD OF LIGHT.

E vamo que vamo porque ler é DOOOOOIDIMAIS!


Neon AzulNeon Azul by Eric Novello
My rating: 4 of 5 stars

Um excelente romance de contos entrelaçados e compartilhando um mesmo universo urbano, sujo, criminoso e violento, misturando a tradição da literatura brutalista brasileira famosa pelos mestres Rubens Fonseca e Dalton Trevisan, com o gênero da fantasia de horror urbana.

Gostei muito do modo como a narrativa transita entre o fantástico e o horror psicológico, com os elementos sobrenaturais se insinuado na trama, ao invés de ser mais explícito.

A prova é muito boa , agradável de se ler e segue já um estilo amadurecido. Me chamou atenção a estrutura dos contos, que se tornam mais complexa principalmente a partir da segunda parte do livro. Os perso

O estilo é bem urbano noir, cheio de neblinas, noites, neons, e protagonistas envolvidos em histórias de violência, brutalidade, vingança, obsessão e loucura. E tudo muito bem escrito, ou seja, para quem gosta desse tipo de literatura, é DOIDIMAIS VÉÉÉÉIO!

Recomendo demais, principalmente para quem curte histórias no estilo Constantine-Hellraiser misturado com Sin City, em um cenário brazuca!

View all my reviews


This ImmortalThis Immortal by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Um clássico da ficção científica, ganhador do Hugo de 1966, bem, na verdade empatou com o Duna do Frank Herbert como melhor romance do ano, e continua sendo uma leitura divertida e estimulante intelectualmente, mesmo que refletindo muito a cultura dos anos 60.

Notei como “This Immortal”, assim como outras obras de Zelazny, incluenciaram muito o imaginário da narrativa speculativa dos anos 70 em diante, seja por sua popularidade (os livros foram um sucesso na época), seja pela abordagem mais cínica e auto-crítica dos tropos (estruturas narrativas e temáticas) da FC e da fantasia.

“The Immortal” parece, ao ser lido hoje em dia, uma mistureba de pós-apocalítico nuclear com narrativa de super-heróis, contendo os elementos pulps de luta de arena, monstros e mutantes de todas as formas, mas como se fosse narrado com toda acidez e humor de um Oscar Wilde!

Cornad, o protagonista, é o tradicional herói Zelanznyano, dotado de um humor auto-depreciativo, cheio de tiradas ácidas, atrevido e com um individualismo a toda prova. Como é marca registrada do autor, vilões mudam de lado, cenas e lutas são bem originais (até hoje em dia!) e a ironia transborda das páginas, tudo isso amalgamado com muitas referências culturais, mitológicas, filosóficas e literárias.

Recomendado!

View all my reviews


Lord of LightLord of Light by Roger Zelazny
My rating: 5 of 5 stars

Como minha paixão pela prosa do Zelazny continua forte, passei o Lord of Light para o top das minhas “coisas para serem lidas”. É uma história sobre um mundo futurista baseada na cultura hinduísta e budista, onde seres usam de alta tecnologia para se fazer passar por deuses hindus, e onde Sam, um imortal, assume o papel de um Buda disposto a derrubar o poder da elite divina.

Um detalhe interessante, foi uma adaptação fracassada para o cinema de LORD OF LIGHT, com desenhos de concepção de JACK KIRBY que serviu de base para os eventos narrados no filme ARGO! :)

E mais uma coisa, ele foi lançado em português como O SENHOR DA LUZ!

E, QUE LIVRO DOIDIMAIS, PELO COSMOS!

É uma obra prima, esse Lord of Light. Uma crítica à mistificação e ao endeusamento comum em religiões organizadas, dentro de uma narrativa animada por conceitos ou reflexões budistas-existencialistas, refletindo todo o turbilhão cultural da contra cultura dos anos 60, e com a marca registrada do Zelazny de misturar ficção científica com fantasia. E nesse caso com uma dose cavalar de mitologia hindu.

Adorei! Como eu sou fascinado pela cultura hindu e budista, tendo lido muito, mas muita coisa mesmo na minha faze de “buscador” nos meus 20 anos, com muitas leituras do Mahabarata, gurus incontáveis, Dhamapada e o escambau, o livro me atingiu como se fosse socos seguidos de Kali!

E é doidimais, a narrativa lida com períodos imensos, existe uma discussão transhumanista rolando muito antes do transhumanismo entrar na moda, combates épicos, discussões filosóficas, personagens originais e interessantes, muita criatividade em retrabalhar elementos da cultura indiana clássica em um mundo alienígena, etc.

É claro, o livro também mostra um pouco a sua época, a narrativa é bem testosterona, o foco são personagens masculinos e um “bromance” imortal entre o protagonista e um antagonista, ou seja, estejam avisados.

A prosa é uma coisa maravilhosa, poética e sintética, parágrafos fantásticos, ganchos impressionantes, e aquele jeito do Zelazny de manter sempre um mistério por trás de tudo.

RECOMENDADÍSSIMO para fãs de fantasia e ficção científica! CLÁSSICO TOTAL, nem acredito que o livro acabou, lerei novamente COM CERTEZA, VÉÉIO! :)

View all my reviews

BONUS STAGE! ARTE DOS PERSOANGENS E CENÁRIOS HINDUS FUTURISTAS DO “LORD OF LIGHT”

Essas são algumas das artes que consegui na internet inspiradas no FANTÁSTICO Lord of Light – Senhor da Luz, as bem LSD são do mestre JACK KIRBY, que ele fez para um filme que nunca foi realizado baseado em LORD OF LIGHT!

1305755228060548935 9c4105f320dac76ec78db0dd9e81fca3-d49pje2 true-15 true-4 manip_prince_siddhartha_and_ratri lord_of_light_characters_by_jubjubjedi-d7enanu true-29 true-27 true-14 manip_agni-w-frame true-24 psychedelic-kirby
true-25 true-21


Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb


erika-e-newton-ingles-por-skype
FACEBOOK

https://www.facebook.com/erikaenewton/

Anúncios

6 comentários

  1. 100 livros por ano?! Putz, acabei de roubar sua ideia pra mim, mas vou começar com 72, um por semana, incluindo livros ruins (eu meio que que jogo no dado um terço no meu livro). Gostei das ilustras, parabéns pela obra.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s