Resenha de TODOS OS 10 LIVROS das CRÔNICAS de Âmbar – The Chronicles of Amber – Roger Zelazny | Imortais em Guerra nesse Clássico da Fantasia! | NITROLEITURAS #resenhas

Nesse post estão todas as resenhas dos 10 volumes das Crônicas de Âmbar, um clássico da fantasia contemporânea escrito pelo mestre Roger Zelazny!

Roger Joseph Zelazny (13 de maio de 1937 – 14 de junho de 1995) foi um  poeta e escritor americano de fantasia e ficção científica, criador de muitos contos e romances, dentro os quais, a famosa série As Crônicas de Amber . Ele ganhou o prêmio Nebula três vezes (de 14 indicações) e o prêmio Hugo seis vezes.

E vamos nessa viagem aos muitos mundos das Crônicas de Âmbar!

The Great Book of Amber (The Chronicles of Amber #1-10 ) – Roger Zelazny | 1.264 páginas, Harper Voyager (1999) | Lido de 6 a 16 de Novembro, 2016

tumblr_n90zxv5waj1ry0acco8_1280

SINOPSE

Âmbar, é o mundo real, a realidade primal, no qual todos os outros, incluindo a nossa própria terra, são apenas sombras.

Corwin, um Príncipe Imortal da cidade primordial, depois de exilado na sombra da Terra durante séculos,  está prestes a voltar ao mundo de Âmbar, buscando se vingar de uma terrível traição, e tentar conquistar o trono da realidade primordial.  Entretanto, ele terá que enfrentar seus irmãos imortais,  Eric, Random, Bleys, Caine, e todos os outros príncipes de Amber.

RESENHA

“As Crônicas de Âmbar” é uma série clássica de fantasia  que fez grande sucesso nos anos 70 e 80, e influenciou muitos os autores de fantasia de hoje. George R.R. Martin e Neil Gaiman, por exemplo a o citam  a obra de Roger Zelazny, como grandes influências.

Nesse primeiro volume temos uma história cheia de testosterona, bem ao estilo do “homem durão” dos anos 70. A narrativa segue o estilo de jornada solitária, com o protagonista em uma busca de identidade, e depois embarcando em uma jornada de vingança.

O herói tem muitas características de anti-herói, uma moralidade cinzenta, ao mesmo tempo que, ao longo da jornada, começa a desenvolver algum tipo de empatia.

A prosa é muito boa, bem sintética e ágil, visto que inicialmente a história fora publicada em revistas seriais de fantasia. Muitas passagens são sumarizadas, mas a habilidade de Zelazny é incrível, e a tensão se mantém alta o tempo todo.

Como eu escrevi, é bem testosterona, as personagens femininas não são desenvolvidas, orbitando o personagem principal. Mas o foco principal está na disputa e conspiração quase shakespereana entre os Príncipes de Âmbar, imortais com poderes de deuses capazes de viajar e até mesmo conjurar realidades paralelas.

RECOMENDADO PARA QUEM CURTE:

Narrativas com muita ação e testosterona!

Histórias de imortais, ou protagonistas com poderes divinos.

Histórias com muita pancadaria e sem firulas!


RESENHAS DE CADA LIVRO DA SÉRIE
Nine Princes in Amber (The Chronicles of Amber #1)Nine Princes in Amber by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Esse primeiro livro introduz o leitor no universo bizarríssmo da saga, e tem sacadas geniais e bem imaginativas. As cenas de combate me lembraram as narrativas sobre a Guerra do Vietnã, espelhando o clima americano na década de 70, além de conter uma boa dose de crítica social, o que era comum na ficção especulativa do período

Engraçado dá para notar como a relação entre os Príncipes de Âmbar parece ter sido uma das inspirações tanto dos Perpétuos do Neil Gaiman (que é fã dessa saga), quanto da narrativa do Highlander (o livro dois e até mais Highlander ainda.

A narrativa prende do início ao fim, tem reviravoltas legais, muita pancadaria, e o protagonista faz aquele estilão durão cafajeste mas com um coração “quase” de ouro! :)

View all my reviews


The Guns of Avalon (The Chronicles of Amber #2)The Guns of Avalon by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

No Guns of Avalon, as aventuras de Corwin continuam, e novas regiões do universo da saga são exploradas nesse volume. Corwin segue, em uma recriação dos mitos arturianos em sua jornada de vingança, porém, um novo perigo, talvez causado por suas ações, ameaçam o trono de Âmbar.

Toda a jornada varia entre temas heroicos e anti-heróicos. Vi também como a moralidade cinzenta dos personagens explicam a reverência de muitos autores contemporâneos de fantasia tem para com Roger Zelanzny.

Corwin, apensar de estar em uma jornada de vingança, começar a desenvolver mais o seu lado humano. Nesse segundo volume fica claro a influência dessa saga no universo de Highlander (a saga é muito anterior aos filmes). Toda a estrutura de Imortais em duelos está presente nas Crônicas de Âmbar.

Um excelente livro, com um final emocionante e muita ação militarista!

E vamos para o terceiro!

View all my reviews


Sign of the Unicorn (The Chronicles of Amber #3)Sign of the Unicorn by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Esse livro foi sensacional, é “o” livro da série que faz você viciar completamente, como aqueles episódios de séries de TV que sedimentam o seu desejo de continuar assistindo (estou olhando para você, episódio 7 do Breaking Bad, quando aparece o Mr. Heinsenberg!).

Nesse livro descobrimos mais sobre o personagem companheiro do protagonista, e sobre as intrincadas conspirações que envolvem os Príncipes do trono de Âmbar em disputas de poder.

Gostei da maneira que Zelanzny demonstra grande habilidade com a narrativa em primeira pessoa, alternando nesse livro, capítulos narrados pelo companheiro do protagonista.

Esse livro também mostra a influência da saga de Amber nas histórias de realidade virtual que vieram depois nos anos 80, com as as Shadows, as dimensões paralelas criadas pelos Príncipes Imortais de Âmbar, serem semelhantes à realidades virtuais. A narrativa, nesse terceiro livro, também ressalta muitas questões ontológicas, semelhantes às da ficção de Philip k Dick, escritas no mesmo período. É legal ver como dois escritores de fantasia e ficção da mesma geração refletiam as preocupações com a natureza da realidade em um mundo pós-década de 60 (onde todos os paradigmas antigos foram destruídos, para falar a verdade, ainda estamos no meio da explosão cultural iniciada nos anos 60, mas demora muito para a humanidade digerir tantos avanços culturais em tão pouco tempo).

A narrativa , bem dentro do clima dos anos 70, mostra um protagonista masculino em uma jornada tanto de identidade quanto de vingança, e que acaba por ter que enfrentar uma ,força feminina sombria. Em uma visão jungiana, seria um reflexo do inconsciente coletivo masculino dos anos 70 tentando desvendar o aparecimento de uma nova e desconhecida anima, se preparando para o advento e a independência das mulheres, que explodiu com força na década de 80 para frente.

Esse terceiro livro também altera a percepção dos livros anteriores, pois ilumina e esclarece muitos dos acontecimentos prévios. Fiquei impressionado com a complexidade da trama, Zelanzny mandou muito bem!

A cada novo volume lido, vejo muitas referências aos clássicos da mitologia como as sagas dos deuses nórdicos gregos e principalmente à saga indiana de mahabharata com as intrigas entre os irmãos Deuses

Além disso, novos temas surgiram, como as dificuldades de governar um reino depois de sua conquista, questões de honra e de ego masculino, e de como um inimigo comum pode unir diferentes facções antagônicas.

“Sign of the Unicorn” termina em um gancho tremendo que revela algo muito mais impressionante sobre o cenário e faz a gente querer ler o próximo imediatamente!

E sigamos em frente, porque ler é DOIDIMAIS!


View all my reviews

The Hand of Oberon (The Chronicles of Amber #4)The Hand of Oberon by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Mais um livro da série das Crônicas de Âmbar, e a narrativa vai ficando cada vez mais interessante.

Entretanto, um aviso, o foco aqui é nas conspirações entre os príncipes imortais, com traições, melodrama, reviravoltas e muitas revelações, com menos ação do que nos anteriores, apesar de várias cenas dramáticas de luta e combate!

Corwin, o protagonista, é muito bem construído, e nesse livro aprendemos mais sobre suas motivações.

Notei também, que, à cada livro, as personagens femininas vão melhorando, ficando mais delineadas e variadas.

Uma característica invejável de Zelazny é o modo como ele economiza páginas, apesar de apelar muito para o sumário narrativo, o que pode causar estranheza no leitor contemporâneo, sua habilidade narrativa é muito boa, e essas passagens não são enfadonhas. Ele comprime a narrativa de maneira espetacular!

Outro tema do livro bem ressaltado nesse volume é da quase impossibilidade de se obter a verdade dentro de um grupo de pessoas com interesses contraditórios. Esse questionamento da mistura de verdade e mentira que se forma no relacionamento interpessoal é levado às ultimas consequências, dada a quantidade de conspirações da narrativa.

O final é um gancho tremendo, e recomendo ler os livros um atrás do outro, pois são, na verdade, um grande romance dividido em partes.

E vamos para o volume 5!

View all my reviews


The Courts of Chaos (The Chronicles of Amber #5)The Courts of Chaos by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Um final fantástico para o ciclo de Corwin nas Crônicas de Âmbar, mais filosófico e teológico do que os outros livros da saga.

Nesse final, Corwin embarca em uma jornada mais introspectiva e bem surreal, onde, procurando conter o grande perigo ao reino de Âmbar, ele é forçado a questionar sua própria identidade e suas motivações.

A narrativa se afasta das conspirações e intrigas dos episódios anteriores para uma discussão filosófica entre temas como o desejo egóico versus transcendência do ego. Esses diálogos filosóficos estão contextualizados dentro da jornada de Corwin para refazer a própria realidade.

Coisa de explodir cabeças.

O final é bem climático, com direito a grandes combates e um duelo com o antagonista. A prosa continua muito bem escrita, e Zelazny quebra as espectativas colocando o protagonista como um auxiliador e catalizador dos acontecimentos, ao invés de peça central da conclusão das tramas.

O que mais curti nesses cinco primeiros livros foi o arco do protagonista. Corwin muda muito ao longo da série, principalmente no modo como se relaciona com os outros membros de sua família. Os acontecimentos afetam o protagonist e mudam o modo como ele vê o mundo e os seus familiares, dando mais profundidade e realismo psicológico para a história.

View all my reviews


Trumps of Doom (The Chronicles of Amber, #6)Trumps of Doom by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

É sempre muito difícil para um escritor de uma série mudar o protagonista, iniciando uma nova história. Muitos fãs, acostumados com o protagonista dos primeiros livros, resistem essa mudança.

No caso de Trumps of Doom, a transição para Merlin, o filho do protagonista dos primeiros cinco livros, ficou interessante, mesmo com a história seguindo o mesmo formato do primeiro livro da saga de Âmbar.

A narrativa em primeira pessoa mostra a habilidade de Zelanzny, pois Merlin soa bem diferente de seu pai. Ele é mais cerebral, menos impulsivo, mais mago ocultista do que guerreiro.

A trama segue a linha do mistério, com o protagonista investigando uma série de ameaças e atentados contra sua vida, e se vendo dentro, é claro, de uma conspiração que envolve tanto a Cidade Primordial de Âmbar quanto os Reinos do Caos.

O ritmo é frenético, com momentos de ação, reviravoltas e revelações.

Mais uma vez, Zelazny consegue contar uma história com personagens com poderes sobre-humanos, estilos de vida completamente bizarros (são imortais para valer que viajam em infinitas realidades paralelas) e mesmo assim gerando indentificação com o leitor. E seu estilo sintético de prosa também ajuda muito, encaixa muito bem no estilo pulp-chique de suas histórias.

E vamos para o SÉTIMO LIVRO DA SAGA DE ÂMBAR!

View all my reviews


Blood of Amber (The Chronicles of Amber #7)Blood of Amber by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Nesse segundo volume do ciclo de Merlin da série das Crônicas de Âmbar, o nosso protagonista precisa descobrir a identidade dos assassinos que o perseguem, e acaba forçado a forjar uma aliança para enfrentar um poder muito mais perigoso do que os seus inimigos.

Mais uma vez, a trama aparentemente simples da saga ressalta a ironia de Zelazny, que adora quebrar as expectativas e subverter os tropos (estruturas narrativas) mais comuns da literatura de fantasia e aventura.

Estou gostando cada vez mais do Merlin, principalmente do seu senso de humor. Aliás, uma grande mudança na série, a partir desse volume, é o tom de humor, que ficou mais forte na trama.

Piadinhas rolam por todos os lados, com momentos até aproximando a prosa ao mundo de Discworld, do Terry Pratchet.

Um episódio divertido na série, e mais uma vez, mostrando a marca registrada de Zelazny, as reviravoltas nas alianças, com vilões virando aliados, aliados vilões e vice versa, nussa sinhura, tão rápidamente que a gente até fica tonto vééééio!

Recomendo, e vamo que vamo para o livro 8!

View all my reviews


Sign of Chaos (The Chronicles of Amber #8)Sign of Chaos by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Mais um episódio do ciclo de Merlin terminado em um gancho tremendo, no melhor estilo pulp-literário do Zelazny.

A criatividade de Zelazny é invejável, a narrativa fica bem bizarra nesse episódio da saga, com novos personagens surgindo e reviravoltas inesperadas na trama.

Como é tradição na saga de Amber, novos mistérios surgem à medida que Merlin se envolve cada vez mais nas intrigas das Cortes do Caos e da Corte de Âmbar.

Uma coisa legal da saga de Merlin é o seu ponto de vista de mago, dentro do universo da narrativa. O modo como ele lida com as situações é radicalmente diferente da maneira que seu pai Corwin, um guerreiro, lidava nos primeiros 5 livros da saga.

O tema do idealismo versus cinismo tende cada vez mais para o cinismo à medida que a saga continua, apesar do modo como Zelazny quebra as expectativas com as alianças constantemente feitas entre antagonistas e protagonistas em suas histórias.

Até aqui, notei os seguintes tropos (estruturas e convenções narrativas) na saga:

Seres imortais que não envelhecem, histórias alternativas e dimensões paralelas

Sempre Existe um Adversário Mais Poderoso,

Artefato Ampliador de Poderes

Quase Apocalipse, Avatar do Autor (em algumas partes Zelazny aparece dentro da história),

Momento de Coroação Doidimais,

Irmão Malvado

Heróis Moralmente Ambíguos

Família Degenerada

Trio de personagens femininas composto de Loira, Morena e Ruiva (só faltou a de cabelo castanho!),

Moralidade Pervertida,

Incesto Real,

O Casanova (protagonistas masculinos com tendência a promiscuidade)

Imortais Imaturos

Multiverso

Ordem contra o Caos, Ordem contra a Ordem e Caos contra o Caos

Nossos Demônios São Diferentes

Deuses com mentes humanas (os Imortais de Amber)

Personagens de Domínio Público (muitos personagens da literatura universal fazem uma aparição na saga)

Arquétipos do Tarot (através das cartas ou Trumps, que faz parte do sistema de magia da série)

Cidade Submarina

Narrador não confiável

Com Grandes Poderes vem Grande Insanidade

Reviravolta Dramática que Muda Tudo que Aconteceu Antes (o Zelazny é um mestre dessa técnica)

E é isso aí, e vamos para o livro 9!!!!

View all my reviews


Knight of Shadows (The Chronicles of Amber #9)Knight of Shadows by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Um dos livros mais psicodélicos e piração geral de toda a saga. O nosso protagonista Merlin, assim como seu pai Corwin no ciclo anterior dos livros 1 a 5, embarca em uma “jornada de visão”. Esse é o termo para viagens cheias de alegorias, símbolos e o escambau, onde o protagonista confronta as partes mais profundas de seu inconsciente para descobrir algo sobre si mesmo.

Mas como essa jornada de visão se passa no multiverso piração de Amber, as visões são, por assim dizer, “verdadeiras” e parte de um duelo cósmico entre dois polos da realidade do cenário da saga.

Zelazny desenvolve sua habilidade de tramar conflitos e tramas paralelas e paranóicas que se cruzam de maneiras bem selvagens e insesperadas.

O nível de magia altíssimo da saga, é elevado ao cubo nesse episódio, com realidades surgindo e desaparecendo, forças cósmicas envolvidas em conquistar o apoio do protagonista.

E no meio disso tudo, Merlin, o mago doidimais, vai traçando seu caminho com humor, cinismo, e uma atitude bem de anti-herói trapaceiro!

O livro é de 1989, e de lá para cá, deu para notar a imensa influência na fantasia dos anos 90, do estilo “largadão” do Zelazny de lidar com tramas cósmicas usando de humor, tiradas sardônicas, e reviravoltas sem noção. Leia essa saga e veja uma das origens do estilo do Joss Whedon, que gerou Buffy e a saga dos Vingadores do cinema. Achei muito legal ver como um autor de literatura especulativa dos anos 60, geração riponga, virou o guru da galera que produz fantasia hoje em dia.

TODO mundo bebeu na fonte do Zelazny, e continua bebendo.

Voltando à saga, a história agora está cada vez mais embrenhada na metafísica da série, e, apesar de ficar confuso em muitos momentos, é impressionante a complexidade que Zelazny consegue tecer a partir de premissas iniciais simples.

Fiquei imaginando se as duas forças cósmicas da saga, o Padrão (Forças da Ordem) e o Logros (Forças do Caos) não são uma metáfora para as forças criativas da mente de um escritor de fantasia, em eterno conflito para gerar mundos ficcionais. Dentro dessa metáfora, a saga seria um comentário sobre o ato imaginativo, e os percalços da criação literária da literatura de fantasia, uma eterna busca de equilíbrio entre ordem e caos, caos e ordem.

Doidimais véio, e vamos para o próximo e último livro da saga!

View all my reviews


Prince of Chaos (The Chronicles of Amber #10)Prince of Chaos by Roger Zelazny
My rating: 4 of 5 stars

Um final fantástico para uma série piradaça, doidimais e ultra-mega influente no jeito que se fez fantasia bizarra, ou weird fiction, dos anos 80 para cá!

Prince of Chaos faz o impossível, fechar trocentos arcos narrativos em poucas 200 e algumas páginas, com a maestria da prosa sem firulas (mas com momentos de floreios porque, caraca, é literatura de fantasia e se não tiver uma prosa poetiquinha de vez em quando, é dose né?).

A trama é tão mirabolante e com tantas voltas, reviravoltas, e revelações (quase uma ou duas por páginas), que me deixou deveras exasperado.

Esse livro tem de tudo que faz a saga de Amber tão divertida: muita ação, uma metafísica e um sistema de magia que parece simples inicialmente e atinge complexidades absurdas, um protagonista cínico com humor ácido (a cena do Merlin batendo boca com os dois poderes cósmicos da saga é impagável, uma das mais legais que já li em livros de fantasia), uma conspiração atrás da outra, e até momentos de fan service, com heróis da primeira saga da série Amber, meio que “retornando” e caindo na porrada entre si.

Um excelente final, que ainda deixou ganchos para histórias futuras e me deu aquela tristeza literária, pois o mestre Zelazny morreu logo depois do lançamento do livro.

O que levo dessa viagem por toda essa obra é a vontade de ler mais livros do Zelazny! Muito bom mesmo e acredito que até de leitura obrigatória para quem curte fantasia contemporânea!

Fica a recomendação! :)

View all my reviews


BONUS STAGE: Imagens da Saga de Âmber

6c260537f5f64b8cdf39f5dd9ac60c75

76b94fe899f140ad649d4d10bb9200b0

910tcatojnl

1861341-amberavalon_3_cover

a21f213d666690296d7256be610d831a

amber-character

amber-01

amber-02

amber-03

amber-04

amber-05

amber-06

amber-07

amber-08

amber-09

amber-10

amber-chronicles

chronicles_of_amber__benedict_by_coupleofkooks-d6nk2pd

chronicles_of_amber__caine_by_coupleofkooks-d9kgh3w

chronicles_of_amber__dworkin_by_coupleofkooks-d9k1pmg

chronicles_of_amber__fiona_by_coupleofkooks-d9nevq0

chronicles_of_amber__oberon_by_coupleofkooks-da03u80

corwin2

fiona3

images-1

images-2

images-3

images

pic502800

the_great_book_of_amber_cover

trumps_of_amber___caine_by_tergiversatory_proxy-d79jvyo

trumps_of_amber__eric_by_tergiversatory_proxy-d67of30

tumblr_ljiaegweqn1qdwahko1_1280

tumblr_mox749inrm1qai03no1_1280

tumblr_npogvepuvo1u3bj62o1_1280

zelaznyr-chroniclesofambercn-blog


Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF


Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb


erika-e-newton-ingles-por-skype
FACEBOOK
https://www.facebook.com/erikaenewton/

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s