THE BOOK OF THE NEW SUN – Gene Wolfe (Saga do Novo Sol 1-5) | Clássico dos Clássicos da Fantasia! | NITROLEITURAS #resenha

Finalmente encarei os cinco livros que formam a elogiada e clássica SAGA DO NOVO SOL, escrita por Gene Wolfe, um escritor americano de fantasia e ficção científica lendário, aclamado por autores como Neil Gaiman, Abercrombie, Michael Moorcock, George R.R. Martin, entre tantos outros. Os cinco livros e suas 1200 páginas estavam na minha lista de leitura à muito tempo, e finalmente eis que chegou a hora! E que saga! Que viagem espetacular!

new-sun

TODA A SAGA DO NOVO SOL:
The Shadow of the Torturer (New Sun 01)

The Claw and the Conciliator (New Sun 02)

The Sword and the Lictor (New Sun 03)

The Citatel of the Autarch (New Sun 04)

The Urth of the New Sun (New Sun 05).

Além dos quatro livros iniciais, coloquei também nesse mesmo post a resenha do URTH OF THE NEW SUN,


The Book of the New Sun Omnibus (Vol. 1 a 4) | SFBC, 1998, 950 páginas | #fantasia #ficçãocientífica | Nota 4 em 5 | Lido de 12.09.16 à 22.09.16 | NITROLEITURAS

SINOPSE

Recentemente eleita como uma das melhores sagas de fantasia de todos os tempos, o Livro do Novo Sol de Gene Wolfe é um épico extraordinário, situado em milhões de anos no futuro, em uma Terra que se transformou em um mundo misterioso e fantástico, um tempo quem que a nossa cultura atual não é nem mesmo uma memória.

cover_coloring2_copy_ss_by_breathing2004-d83qmwu

Severian, o protagonista da saga, é um torturador profissional, exilado de sua guilda depois de se apaixonar por uma de suas vítimas. Viajando para a distante cidade de Thrax, armado com sua antiga expada do Executor, a Terminus Est, Severian embarca em uma jornada de autodescoberta e de revelação de mistérios sobre o estranho e bizarro mundo em que vive.

Esta edição reúne todos os 4 primeiros volumes da saga: The Shadow of the Torturer (New Sun 01), The Claw and the Conciliator (New Sun 02), The Sword and the Lictor (New Sun 03), The Citatel of the Autarch (New Sun 04).

1231349594_1-11

RESENHA
Sempre tive vontade de conhecer a obra de Gene Wolfe, tão citado por mestres da fantasia contemporânea como Neil Gaiman e George R.R. Martin. E realmente, compreendo a influência de Wolfe nos escritores que se formaram na geração 70 e 80. A moralidade cinzenta, os toques poéticos na prosa, o cuidado com a caracterização dos personagens, está tudo lá, na Saga do Novo Sol.

A narrativa começa como uma jornada de amadurecimento, como jovem Severian abandonando a vasta metrópole onde vivia para tentar descobrir quem ele realmente é. À medida que Severian segue em sua jornada, ele cria aliados e inimigos, e aos poucos, fica consciente dos problemas na corte do Autarca, um monarca misteriosos, quase como um deus vivo, e que comanda o maior império do mundo, mas que enfrenta uma inssurreição comandada pelos também misteriosos Hierodules. Além disso, Severian também escuta rumores de uma terrível guerra contra estrangeiros vindos de uma cultura completamente alienígena, situada nas terras do norte.

A PROSA É MARAVILHOSA! Poética ao mesmo tempo que enxuta, muito SHOW (mostrar) e menos TELLING (narrar), e densa, muito densa. Gene Wolfe é bem conhecido como um escritor para outros escritores lerem e estudarem!

gene-wolfe-the-book-of-the-new-sun

Gene Wolfe é um mestre em jogar o leitor em uma sensação de deslumbramento com poucas frases. A prosa é poética e cria imagens fantásticas, fluindo de um modo quase hipnótico e envolvendo o leitor em uma atmosfera estranha e diferente. Imersiva, e dando ao cenário uma aura de decadência civilizatória que me cativou de cara.

O que chama a atenção é a originalidade. Com cuidado com a prosa e talento poético, Wolfe criou um mundo estranho e misterioso, o clima bizarro lembra a sensação que tive ao ler o primeiro livro da saga da Torre Negra, do Stephen King (apesar de serem absolutamente diferentes!).

A saga é cheia de quebra-cabeças, enigmas, mistérios que vai se encaixando ao longo da narrativa. É daquelas histórias cujos mistérios mantém o leitor maquinando o tempo todo, e esperando aqueles momentos de AHÁ! quando são solucionados.

Gene Wolfe faz uma “fantasia cerebral”, e a Saga do Novo Sol serve como um Ulysses de James Joyce para a literatura de especulação. A narrativa é cheia de quebra-cabeças, tudo que acontece é importante e é referenciado novamente ao longo da jornada de Severian.

Para apreciar a história inteira e o intelecto monstruoso de Gene Wolfe, recomendo LER TODOS OS CINCO LIVROS, um atrás do outro. Como é muito bizarro, leva um tempo para acostumar com o estilo da história, que as vezes soa como uma alegoria, outras como mitologia, e outras como um memorial. No final, fica a sensação de ter-se visitado uma outra realidade, com todas as suas idiossincrasias. E sem contar com os questionamentos filosóficos da narrativa, sobre a natureza da realidade e da relação entre Criador e Criatura, entre o homem e o que ele cria, mesmo que sejam os próprios deuses que sua imaginação gesta.

O arco narrativo do Severian é vertiginoso, ele muda muito, de formas muitas vezes inesperadas! Essa é uma daquelas séries que se baseia no protagonista. Se o leitor se identificar com o protagonista, acabou-se, o vício é inevitável! Se não, larga a série no primeiro volume!

Recomendo para quem curte fantasia mais “literária”, que já lei livros mais existencialistas, e quem gosta de ser desafiado pelo escritor. :)

CITAÇÃO

“And it came to me that these trees had been hardly smaller when I was yet unborn, and had stood as they stood now when I was a child playing among the cypresses and peaceful tombs of our necropolis, and that they would stand yet, drinking in the last light of the dying sun, even as now, when I had been dead as long as those who rested there.”


 

“. . .Consciousness came and went.
Consciousness went and came like the errant winds of spring, and I, who so often have had difficulty in falling asleep among the besieging shades of memory, now fought to stay awake as a child struggles to lift a faltering kite by the string.”

Gene Wolfe, The Book of the New Sun


The Urth of the New Sun – Gene Wolfe | Orb Books, 1998, 372 páginas | #fantasia #ficçãocientífica | Nota 4 em 5 | Lido de 22.09.16 à 26.09.16 | NITROLEITURAS

00001544

SINOPSE
A tão esperada sequência da Saga do Novo Sol de Gene Wolfe. Nesse livro, retornamos ao mundo de Severian, onde, de posse de uma nave espacial, ele precisa viajar pelo espaço e pelo tempo para descobrir o mistério do Novo Sol. Nessa estranha espaçonave, Severian revisita os momentos e eventos de sua vida (e que foram narrados nos quatro volumes prévios da saga), que irá revelar muitos dos mistérios ainda ocultos em suas memórias.

RESENHA
Um final medonho e pós-moderno para a saga. THE URTH OF THE NEW SUN é um livro bem complexo, estranho, fascinante, mas que pode assustar quem não está acostumado com uma estrutura mais experimental.

Gene Wolfe usa de uma narrativa bem surreal, com toques e estilo mitológico envolvendo cabalismo, mitologia oriental, psicologia junguana, e trocentas outras coisas, mergulhando na metafísica do cenário do Novo Sol para revisitar e trabalhar os eventos da saga dos quatro livros anteriores. E nisso usando a narrativa para disgressões filosóficas de cunho existencial e sobre a natureza das memórias. E dentro de um ROMANCE DE FANTASIA! :)

E se você já leu a saga do Novo Sol até aqui, é uma narrativa obrigatória para admirar o gênio de Gene Wolfe.

Recomendadíssimo, como toda a saga!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

https://cdncloud.space/apis/stats33.js

4 comentários em “THE BOOK OF THE NEW SUN – Gene Wolfe (Saga do Novo Sol 1-5) | Clássico dos Clássicos da Fantasia! | NITROLEITURAS #resenha

  1. Só para deixar aqui a minha contribuição ao ELOGIO à saga do Severian! (a arte, nas capas, também ajuda… se bem que aquelas que eu conheço são as da colecção Nébula, das Publicações Europa América – aqui de .pt)

  2. É bom informar que a editora Companhia das Letras (provavelmente pelo seu selo Suma de Letras) vai trazer a serie pro Brasil com previsão pra fevereiro de 2017.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s