The Obelisk Gate (The Broken Earth #2) – N.K. Jemisin |Escolhendo entre uma Filha e o Fim do Mundo!|NITROLEITURAS #resenha

A sensacional sequência de uma das melhores trilogias pós-apocalípticas que já li! A trágica e sofrida busca de uma mãe por sua filha, em um mundo que está se acabando.

Minha resenha do primeiro volume dessa trilogia está aqui:

The Fifth Season (The Broken Earth #1) – N.K. Jemisin |Bravura Feminina no Fim de um Mundo!| NITROLEITURAS #resenha
https://tionitroblog.wordpress.com/2016/08/11/the-fifth-season-the-broken-earth-1-n-k-jemisin-bravura-feminina-no-fim-de-um-mundo-nitroleituras-resenha/



The Obelisk Gate (The Broken Earth #2) – N.K. Jemisin | Orbit, 2016, 450 páginas | Lido de 24 a 28 de Agosto, 2016|NITROLEITURAS

jemisin-e1470595859755

SINOPSE

A última das estações fica cada vez mais brutal, enquanto a civilização desaparece pouco a pouco. Alabaster Tenring, o louco que pode ser o destruidor de um mundo ou seu salvador, retornou com uma missão: treinar a sua sucessora, Essun, e assim selar o destino dos humanos para sempre.

A história continua com uma filha perdida, encontrada pelo inimigo.

Continua com os misteriosos obeliscos, e com um mistério antigo para onde convergem todas as perguntas de Essun.



RESENHA

THE OBELISK GATE continua no mesmo altíssimo nível do anterior. A progressão é muito bem feita, e a prosa em segunda pessoa continua a impressionar, aproximando o leitor da narrativa, pois tudo é “você” faz isso, “você” faz aquilo. É um recurso que nas mãos de um escritor menos hábil cansaria rápido, mas em THE OBELISK GATE o negócio funciona muito bem! O que mais sinto nesse livro, como senti no anterior, é estar na pele da protagonista Essun, com todas as nuances e complexidades de sua alma e dos dramas e conflitos em que está envolvida.

Os personagens continuam impressionando com sua profundidade e complexidade psicológica. THE OBELISK GATE não tem o ritmo mais frenético do THE FIFTH SEASON, mas delineia mais o mundo pós-apocalíptico do Stillness.

O destaque está em uma segunda narrativa, de Nessun, a filha de Essun, que é fantástica, explorando temas fortes como relação entre filhas e pais abusivos, com toda a complexidade de emoções de uma criança em uma situação extrema de conviver com um pai assassino.

A narração da história de Essun continua em segunda pessoa “você…”, uma escolha corajosa da autora e que funcionou bem, aproximando o leitor da protagonista.

O tema da sobrevivência é mais explorado, assim como os horrores canibalistas das “seasons”, os períodos apocalípticos pelo que passa o cenário. Um dos focos são as decisões difíceis de uma comunidade levada a extremos de sobrevivência, e da importância de líderes que tenham sangue frio para enfrentar essas decisões.

Outro tema recorrente, que também apareceu na trilogia Inheritance da N.K. Jemisin (que também resenhei aqui no Nitroblog): é possível sobreviver e superar a sobreviver à culpa de erros irremediáveis? Jemisin também, como sempre, aborda questões raciais e de gênero, ao mesmo tempo que traça complexos dramas emocionais. Não é a toa que é um dos mais famosos nomes da nova safra americana de escritoras de SF e Fantasia.

O horror pós apocalíptico aumenta, e se torna mais emocionante por ser narrado dentro do ponto de vista de uma comunidade que a protagonista se identificou.

As informações do cenário são passadas em diálogos, em cenas dramáticas. N. K. Jemisin é excelente nessa técnica de construção de mundo, e também passa as descrições sem precisar detalhar muito, uma qualidade invejável para quem escreve literatura de especulação.

Achei interessante como a narrativa mostra a maneira com se dá a naturalização do genocídio, como grupos racionalizam genocídios em nome da sobrevivência e inspiradas por ideologias da diferença. O primeiro passo é sempre a despersonalização de um grupo, transformar o outro algo diferente e perigoso, não mais humano. A matança dos inimigos fica mais fácil depois.

THE OBELISK GATE é uma excelente sequência, que troca o ritmo mais frenético do livro anterior para aprofundar nos mistérios da narrativa, e para explorar o mundo do Stillness.

Recomendo para quem gosta de ficção científica mais focada em personagem, com uma linha mais literária do que pulp, e com um cenário original e fascinante, apesar de bem sombrio e brutal.

CITAÇÕES

“No, I’m telling this wrong. After all a person is herself and others. Relationships chisel the final shape of one’s being. I am me and you.”

“You obeyed, once, because you thought it would make you safe. He showed you—again and again, unrelentingly, he would not let you pretend otherwise—that if obedience did not make one safe from the Guardians or the nodes or the lynchings or the breeding or the disrespect, then what was the point? The game was too rigged to bother playing.”

“If she hurts him because she loves him, is that still hurt? If she hurts him a lot now so that he will hurt less later, does that make her a terrible person? […]
Is that not how love should work?”

“This understanding floats on the surface of Jija’s mind for the rest of the day after Renthree leaves. The truth is beneath the surface, a Leviathan waiting to uncurl, but the waters of his thoughts are placid for now. Denial is powerful.”

“(It is surprising how refreshing this feels. Being judged by what you do, and not what you are.) Lately”
― N.K. Jemisin, The Obelisk Gate


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s