Vasto Mundo – Maria Valéria Rezende |A Comédia Humana em uma Vila Nordestina!| NITROLEITURAS

Minha primeira leitura da obra de Maria Valéria Rezende, de quem virei fã imediatamente. Uma coleção de narrativas algumas trágicas, muitas com muito humor, outras surreais, e todas MARAVILHOSAS unidas pela fictícia Farinhada, uma cidade mítica do interior da Paraíba.

Capa_Vasto mundo.indd

Vasto Mundo – Maria Valéria Rezende | Alfaguara Brasil, 2015, 168 páginas | Lido de 20.05.16 a 21.05.16 | NITROLEITURAS


SINOPSE

“Eu os conheço a todos. Reconheço-os pelas pisadas e por elas sei de seus humores, de seus sentimentos, de suas urgências, preguiças, de seu contentamento ou aflição. Sei de sua grandeza e mesquinhez. (…) Foi seu tropel incessante que me despertou do meu sono de pedra. Só eu os conheço a todos porque só eu estou sempre neles como eles estão em mim. Eles me criaram e agora eu os crio.”

Nestas breves narrativas interligadas, Maria Valéria Rezende reconta as trajetórias cheias de encantamento do povo da vila de Farinhada, lugarejo fictício no Nordeste brasileiro. Mulheres de fibra, homens destemidos, artistas itinerantes, charlatões, beatas, jovens sonhadoras e religiosos progressistas.

Em Vasto Mundo, a autora constrói com maestria uma galeria de personagens cujas vidas se entrelaçam para tecer a história de um solo rico, apesar de castigado pelas intempéries, que tudo vê e tudo grava, e que é o real protagonista deste livro impactante.


RESENHA

Há tempos que um livro do gênero literário não me divertia tanto. “Vasto Mundo” é um primor, gostosíssimo de ler, divertido, trágico, poético e cheio da cultura fantástica e fascinante do Nordeste.

Confesso que muitos dos ganhadores do prêmio Jabuti são livros de acesso mais difícil para o leitor comum, mas “Vasto Mundo” é diferente, super acessível e merecia mais divulgação.

É um daqueles livros que recomendo para todo mundo, além de ter apenas 168 páginas (ou seja, não dá para dar a desculpa de tão ter tempo para ler), os contos são muito saborosos de se ler, alguns com finais supreendentes, outros seguindo as estruturas dos causos do interior, e todos escritos em uma prosa direta, sem firulas e bem gostosa de ler.

Me lembrou muito as narrativas do Dias Gomes, misturando humor, poesia, surrealismo e muita brasilidade (ou “norderstinicidade”).

Uma delícia de livro! Super recomendado para todo mundo!


RECOMENDAÇÃO

Recomendo “Vasto Mundo” para

Quem curte romances regionalistas.

Quem curte antologias de contos situados em um mesmo lugar ou unidos por um tema (o “fix-up”).

Quem quer começar a ler a obra de Maria Valéria Resende!

Quem curte causos do interior, contados com muito humor e poesia.

Quem queira conhecer um pouco da cultura nordestina (e do povo da Paraíba).

Quem gosta de literatura gostosa e divertida de se ler.


PRÓXIMAS LEITURAS

Retorno para o mundo de Westeros com, “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, para terminar minhas releituras do George R. R. Martin!

E vamos ler porque ler é doidimais!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

Deixe um comentário!

