A Tormenta das Espadas (Fogo e Gelo #3) – George R. R. Martin | O Excelente Terceiro Ato da Primeira Fase da Saga! | NITRORELEITURAS

Nessa releitura, vejo como A Tormenta das Espadas é tão bom quanto os dois primeiros MARAVILHOSOS livros da saga “A Canção do Fogo e do Gelo”, do mestre George R. R. Martin, fechando o primeiro ato da saga com muitas cenas dramáticas e batalhas épicas!


81ejrk0dOoL

A Storm of Swords (A Song of Ice and Fire #3)-  George R.R. Martin | Bantam, 2003, 1117 páginas | Relido de 18.04.2016 até 27.04.2016


 SINOPSE

A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série de George R. R. Martin, grande sucesso da literatura dos últimos tempos.

Os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que se aproxima, mas as batalhas parecem estar ainda mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha- numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas – Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçada como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.

Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos.

No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos esclavagistas. A menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

 


RESENHA DA RELEITURA

George R.R. Martin é um monstro mesmo. Não sei como ele consegue evitar que sua imensa e expansiva saga do Fogo e do Gelo não desabe sob o peso de suas miríades de narrativa. E um dos segredos que noto na releitura é a unificação por meio de temas e símbolos.

Fogo e Gelo, as ilusões do poder, o dilema do que fazer depois das vitórias, as dificuldades de determinar um compasso moral dentro da complexidade dos conflitos humanos, se repetem por meio das narrativas.

Outra maneira de manter uma unidade e não deixar o leitor perdido com os milhares de personagens, foi classificá-los usando os brasões das casas dos lordes, ou das características básicas de seus locais de origem. Por todas as narrativas, esses códigos aparecem, sejam leões, ursos, corvos, lobos, rosas (ou flores), etc. Com esses códigos, ele pode acessar a memória do leitor com mais facilidade e contextualizar as narrativas, sem deixar de criar particularidades.

No final dos três primeiros livros da saga, noto que, um dos segredos de seu sucesso foi a mistura de aventuras emocionantes, descritas com detalhismo, com desenvolvimento de personagem mais encontrado em livros literários. Essa dimensão do drama humano universal é que torna a Saga do Fogo e do Gelo diferente de tantas outras sagas de fantasia medieval e que a aproxima dos grandes romances históricos.

Os personagens de Martin são indivíduos com conflitos interiores, cujas ações, muitas vezes amorais, geram identificação com o leitor porque são motivadas por preocupações universais: desejo de felicidade, proteção de quem se ama, busca por segurança pessoal, busca por amor, busca por reconhecimento de seus pares, por reconhecimento dos pais ou familiares, busca por uma identidade própria, etc. 

Outro paralelo que encontro em Martin é o gosto pela tragédia. Assim como Shakespeare, Martin vai no coração das trevas narrativas para buscar algo de real da existência humana, levando as emoções ao extremo para causar uma catarse no leitor. E “Tempestade de Espadas”, tem (sem dar spoilers), a cena mais dramática de toda a saga, uma cena escrita com maestria e de altíssima qualidade literária!

Talvez seja o meu livro favorito de toda a saga, e realmente, os três primeiros livros são os mais bem estruturados, e fecham muito bem a primeira parte da Canção do Fogo e do Gelo.

E CONSEGUI MANTER A META de ler as 1.117 páginas em 10 DIAS! PELOS DEUSES NOVOS E ANTIGOS!

TÉCNICAS NARRATIVAS 

Cada personagem tem suas cenas de reação, cenas em que refletem e pensam sobre as decisões que tem que tomar, bem desenvolvidas. Ele usa essas cenas para colocar memórias de eventos passados, ou até mesmo elementos do histórico do cenário da história, entrelaçando tudo com as motivações do personagem do ponto de vista narrativo.

Personagens sonham com futuros alternativos ao rumo da narrativa, possuem medos, desejos, sonhos, ilusões, fantasias, o que os deixa mais reais para o leitor.

O fechamento das cenas e capítulos varia entre ganchos (mantendo o suspense), epifanias (reflexões dos personagens sobre o que passaram), ou com o começo de novos arcos narrativos, enviando o personagem ponto de vista para um novo caminho na história.

A motivação dos personagens sempre se relacionam com questões universais relacionada a identidade dos personagens. Busca por reconhecimento, vingança, quebra ou continuidade de tradições familiares, carências afetivas, obsessões por poder, ciúmes, culpa, etc.

O detalhismo absurdo na construção das cenas é ao mesmo tempo uma benção e uma maldição. Apesar de deixar a leitura cinematográfica, as vezes senti que o detalhismo diluiu um pouco a tensão das cenas. Mas o ritmo de Martin é impecável e suas descrições são tão cheias de história por trás, são tão interessantes que não me importo. E ele sempre coloca DRAMA na cena para temperar as descrições.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

2 comentários em “A Tormenta das Espadas (Fogo e Gelo #3) – George R. R. Martin | O Excelente Terceiro Ato da Primeira Fase da Saga! | NITRORELEITURAS

  1. Esse é um monstro de livro, a minha inspiração primordial quando se trata de fantasia. Fiquei impressionado quando li, com a extensa narrativa e como ela não perde o fôlego.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s