A Guerra dos Hereges – Aydano Roriz | A Saga da “Nova Holanda” na Pernambuco do Brasil Colônia! | NITROLEITURAS #resenha

Dando um refresco na releitura da saga da Guerra dos Tronos (depois de terminar “A Fúria dos Reis”, terminei a leitura do meu primeiro livro do Aydano Roriz, um dos melhores escritores brasileiros de romances históricos em atividade! E vamos em uma viagem até a Pernambuco da invasão holandesa!

9788579600432

A Guerra dos Hereges – Aydano Roriz | Europa, 2010, 400 páginas | Lido de 14.04.16 à 16.04.16


SINOPSE

Grandiosa Reconstituição da Invasão Holandesa a Pernambuco.

O Brasil era colônia de Portugal. Portugal estava sob domínio espanhol, e os holandeses metidos numa guerra de independência contra a Espanha que já durava 50 anos. Por conta dessa guerra, uma vez expulsos da Bahia, cinco anos depois os holandeses voltaram a invadir o Brasil. O objetivo inicial era se apossar de Zuikerland, ou “Terra do Açúcar”, como eles chamavam Pernambuco.

A partir daí, fundar uma “Nova Holanda” no Novo Mundo. Olinda, a “capital” de Pernambuco, era uma cidade rica e amuralhada, mas o efetivo inteiro da capitania mal passava de 130 soldados. Ainda assim, o governador Matias de Albuquerque, graças a um antigo segredo da Santa Inquisição, resistia aos invasores.


RESENHA

“A Guerra os Hereges” cria, por meio de diversas narrativas, um panorama do período da invasão holandesa de Pernambuco. O romance de Aydano Roriz, divide-se em vários capítulos dedicados a personagens importantes desse período. Desde reis, princesas holandesas exiladas, o ponto de vista de um jovem alemão que faz parte da armada holandesa que chega a Olinda, passando por um capitão bastardo que lidera a precária resistência brasileira, entre outros personagens menores.

O foco desse romance, além de narrar com detalhes o contexto (inclusive com notas de rodapé explicando termos, expressões, e peculiaridades históricas e culturais), se vira, principalmente no drama pessoal dos personagens. A leitura é prazerosa, cheia de eventos marcantes, como naufrágios, ataques, amores, traições, junto com uma pesquisa histórica primorosa.

O estilo de Aydano é muito acessível e de leitura fluida, intercalando trechos com muito erotismo com momentos dramáticos, crítica da sociedade da época e um toque realista na descrição dos personagens e dos valores culturais e morais do período. Me lembrou a prosa do Jorge Amado, apesar de Roriz não trabalhar tanto a simbologia ou as metáforas, o ritmo da trama é bem rápido, informando e entretendo ao mesmo tempo. Notei também um toque jornalístico no texto, principalmente nas partes de sumários narrativos que entrelaçam as cenas.

Os personagens principais são bem construídos, apesar da estrutura do romance, um entrecortamento de cenas sem seguir uma cronologia mais linear, me deixou um pouco perdido em alguns momentos. Curti muito a narrativa do naufrágio de uma princesa holandesa, e a narrativa da própria invasão holandesa em Pernambuco, como pontos altos do romance.

O livro aborda temas como as peculiaridades da colonização portuguesa de Pernambuco, a diferença de visão civilizatória dos holandeses versus portugueses e espanhóis no século XVII, as relações de poder dentro do antigo sistema absolutista e a ascensão da burguesia mercantil e sua dependência da pirataria oficializada pela Companhia das Índias Ocidentais.

Em resumo, “A Guerra dos Hereges” é um romance histórico brasileiro muito bom e gostoso de ler. É minha primeira leitura de um livro de Aydano Roriz, e me deixou com vontade de ler o restante de sua obra! Muito bom mesmo!

RECOMENDO PARA

Quem curte romances históricos bem escritos e pesquisados.

Quem curte história do Brasil.

Quem quer conhecer mais sobre a Invasão Holandesa de Pernambuco.

Quem curte romances históricos com cenas de guerra, cenas de navegação, naufrágio e conspirações palacianas.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s