A Fúria dos Reis (Fogo e Gelo #2) – George R. R. Martin | A Guerra dos 5 Reis! | NITRORELEITURAS

Continuando na minha releitura desse novo clássico da literatura mundial, caio de cabeça na Guerra dos Cinco Reis!

A Clash of Kings (Fogo e Gelo #2) – George R. R. Martin | Voyager, 2011 (1ed. 1998), 931 páginas | Lido de 04.04.16 a 13.04.16

740a8f8b763466b9def2f85f8c0f3b6f

SINOPSE

Em ‘A fúria dos Reis’, George R. R. Martin segue a épica aventura nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por vir. Além dos combates que se estendem por todos os lados, a ameaça agora também chega pelo céu, quando um cometa vermelho como sangue cruza o céu ameaçadoramente. Uma terra onde irmão luta contra irmão e a morte caminha na noite fria, nada é o que parece ser, e inocência é uma palavra que não existe.


RESENHA

Minha releitura continua, e vivencio mais uma vez a “Guerra dos Cinco Reis”.

Para quem ainda não leu a saga, minha dica é a de sempre: LEIA AGORA! A saga de Martin já é um clássico, se deixe levar pelo mundo, mergulhe de cabeça em Westeros (tem muitos guias online, mapas, etc.).

O segredo para curtir ao máximo é a imersão mesmo, quanto mais você se deixar seduzir pelo universo criado pelo Martin, melhor será sua experiência de leitura.

A releitura tem uma vantagem sobre a minha primeira leitura da obra: com uma maior noção das narrativas, dá para ver mais claramente os temas e o modo como o Martin entrelaça as cenas.

Muitas cenas ressoam entre si, mostrando novas perspectivas de eventos semelhantes, e dando oportunidade para diferentes personagens revelarem diferentes visões de mundo.

A trama começa a espiralar em caos e loucura. Martin é mestre em jogar os leitores no meio da realidade horrenda de uma guerra medieval, com todas as consequências para a população envolvida na disputa de seus lordes.

O desespero dos personagens é palpável, e o heroísmo que surge vem do simples fato de não se entregar ao horror dos acontecimentos, e manter a luta pela própria sobrevivência.

Diferente de outros romances de fantasia que já li (e que não tem a mesma qualidade de “A Clash of Kings”, Martin enche as suas quase mil páginas de camadas e mais camadas de história, todas povoadas de personagens bem construídos, tridimensionais. A sensação que passa é do escritor ter aberto uma janela para um outro mundo, até mesmo personagens que tem poucas linhas de texto são trabalhados a exaustão, tendo um passado, idiossincrasias, desejos, frustrações, etc.

O livro mostra bem a proposta anti-romântica da fantasia militarista épica de Martin, mesmo que, a estrutura de “personagens criam planos e tem sonhos que nunca se realizam”, começa a soar um pouco repetitiva, e, em uma segunda leitura, fica bem clara para o leitor.

Talvez ele quebre esse tropo nos livros seguintes (0 sexto, o sétimo e o oitavo!!!), para voltar a surpreender o leitor, talvez não, nem mesmo o Lord of Light sabe o que se passa na cabeça do tio Martin!


TÉCNICAS NARRATIVAS DE GAME OF THRONES

Ao longo da releitura, irei anotar as técnicas narrativas que mais me chamaram atenção, para fazer um vídeo de NITRODICAS no futuro. Espero que curtam. Seguem as primeiras:

Martin usa os personagens que já apresentou nas descrições de novos personagens. Por exemplo “Igrit era magra como Arya”. Isso vai definindo os personagens na mente do leitor. O leitor de Guerra dos Tronos sempre tem uma imagem clara dos personagens, principalmente os personagens principais.

Cada personagem acredita que é o protagonista de sua própria história. Um exemplo disso é as diferentes interpretações do cometa que aparece nos céus de Westeros.

Entre um momento e outro da narrativa, personagens contam lendas e fábulas do passado de Westeros. A mudança de registro (estilo de prosa) é muito bem feita, e essas fábulas, além de passar histórico do cenário, servem para reforçar algum tema, passar alguma mensagem para o personagem que escuta, e, como são histórias com começo, meio e fim, são agradáveis de se ler.

Essa técnica de exposição por meio de fábula faz parte do gênero de fantasia épica desde as suas origens, mas deve ser executada com maestria, integrada na narrativa, ou passa a impressão de um “enxerto narrativo”.


RECOMENDAÇÃO

Recomendo “A Fúria dos Reis” para quem:

Curte romances históricos (e aceite que tenha elementos de fantasia).

Curte livros longos, que fornecem horas a fio de imersão profunda em um mundo alternativo.

Curte personagens bem construídos, tramas mais novelescas, cheias de drama, cenas de grande emoção, ação e que tolera um certo nível de crueldade (“certo nível”, hahaha, estou sendo bonzinho com o Tio Martin, ahahaha).


 

PRÓXIMAS LEITURAS

Depois de 1500 páginas de George R.R. Martin, vou dar um tempo para ler “A Guerra dos Hereges”, romance histórico brasileiro do escritor Aydano Roriz (400 páginas) , e depois retornar para a releitura com o “A Storm of Swords”!

E vamo que vamo!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

4 comentários em “A Fúria dos Reis (Fogo e Gelo #2) – George R. R. Martin | A Guerra dos 5 Reis! | NITRORELEITURAS

  1. Apesar de eu ter adquirido os 5 volumes da saga, apenas me concentrei, por hora, sobre a série da HBO aguardando a S06, porém iniciei ‘As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um’ recentemente e posso afirmar que há muitas peculiaridades distintas entre as obras literárias e cinematográficas. Agora, 8 livros?! Haja trama p/ tanta história! Ótima resenha, Newton!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s