A Guerra dos Tronos (Fogo e Gelo #1) – George R.R. Martin | Relendo a Saga! | NITRORELEITURAS

Para me preparar para o lançamento do The Winds of Winter , sexto livro da saga Game of Thrones, resolvi reler todos os 5 volumes anteriores nesses meses de Abril e Maio de 2016, no original em inglês.

A Game of Thrones (Ice & Fire #1) – George R.R. Martin | Bantam, 2005, 835 páginas | Relido de 24.03.16 a 3.04.16 | NITRORELEITURAS

Game_of_thrones

SINOPSE

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não descon a que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque descon a que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha – uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

RESENHA DA RELEITURA

A releitura dos livros é uma experiência maravilhosa, porque fica visível o trabalho primoroso de caracterização junto com o entrelaçamento de arcos narrativos feito pelo tio Martin. (aviso que estou lendo em inglês, até hoje, pelos trechos que eu li em português, não me conformo com a tradução feita pela Leya. Se fosse ler em português, leria a tradução portuguesa, que é mais bem feita na minha humilde opinião, e tem mais o clima medieval do original).

Os temas e os arcos narrativos são circulares, Martin sempre retorna aos mesmos “beats” (unidades de eventos narrativos) com cada um dos personagens, alterando ou não suas reações com esses “beats”. E, o que acho que torna seus personagens cativantes, SEMPRE criando arcos, levando os personagens de um ponto emocional ao outro. Fica mais melodramático (é a mesma técnica usada nas novelas de tv), mas torna a leitura viciante.

A construção de mundo é outro ponto forte, Martin é um mestre na exposição (a passagem de informações sobre o cenário e o plano de fundo da história para o leitor). A exposição é misturada dentro da trama, e reservada para momentos onde ela será relevante, ou quando fará parte ORGANICAMENTE da narrativa; como em diálogos relevantes, por exemplo.

A história do livro se passa como mais um capítulo de uma narrativa imensa, eventos muito importantes aconteceram antes dos eventos do livro, isso passa a sensação de um mundo vivo, real e convincente.

Todas as descrições são usadas para passar o histórico e a cultura do cenário. E tudo é codificado em símbolos, seja os animais das casas, a religião baseada no número 7, as metáforas usadas pelos personagens. A primeira vista o mundo parece complexo, mas essa codificação por símbolos deixa mais acessível para o entendimento do leitor. É uma técnica muito usada na literatura de especulação, para suprir a falta de conhecimento comum do leitor (por isso que os livros de fantasia são mais extensos, é muito conhecimento de um universo diferente que tem que ser passado ao leitor, além do drama da história).

Reli ao mesmo tempo que estou revendo as temporadas 1 a 5 da série da HBO. O interessante é ver como a série é uma espécie de reescrita do livro, e ver quais cenas foram selecionadas por causa de seu papel dentro da trama. A criação e recriação de muitos personagens, como Shae, por exemplo, expande mais a visão dos livros. Penso nas duas obras como complementares, e não deviam ser comparadas (aliás, eu penso ser uma perda de tempo comparar narrativas de mídias diferentes apenas com o objetivo de dizer qual é a “melhor”, algo totalmente subjetivo e completamente sem utilidade alguma, pois, a experiência de uma leitura, por exemplo, é muito diferente da experiência passada por uma obra audiovisual, entre milhares de outros detalhes; cada mídia, ao meu ver, deve ser analisada dentro de seu campo, dentro de sua “praia”).

RECOMENDADO PARA

Quem curte obras que misturam fantasia épica com ficção histórica (mesmo sendo uma história fictícia).

Quem curte o seriado da HBO baseado no livro (ampliará muito a visão da história inteira, e você entenderá melhor as motivações dos protagonistas).

Quem gosta de literatura que diverte ao mesmo tempo que faz pensar.

Quem queira conhecer um dos maiores sucessos literários de todos os tempos!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s