NITRONEWSLETTER #16 | Thriller da Islândia e RELENDO E REVENDO GAME OF THRONES! (plus NARUTO Cap. 1 – 137)

Nessa Nitronewsletter, trago os Thrillers da Islândia e minha experiência de imersão total em Westeros, com a releitura dos livros junto com a “reassistitura” da série da HBO!


Trapped, Islândia (2016), 10 eps. | NITROSÉRIES

trapped -

Um série islandesa de crime fantástica e imersiva, onde os habitantes de uma pequena cidade costeira da Islândia se vêem presos por causa de uma tempestade de neve, enquanto uma série de crimes horrendos começa a acontecer.

Excelentes atuações, uma trama que cria tensão por camadas e personagens interessantes, principalmente a dupla de investigadores.

Recomendado para:

  • Quem curte seriados de crime mais inteligentes, como Fargo por exemplo.
  • Quem queira conhecer um pouco da cultura e do estilo de vida da Islândia.
  • Quem curte roteiros bem amarrados, sem furos, que é uma marca registrada dos thrillers escandinavos (que estão na moda no momento).

Releitura da saga Game of Thrones junto com Maratona da Série da HBO! | NITRORELEITURAS

Para me preparar para o lançamento do The Winds of Winter , sexto livro da saga Game of Thrones, resolvi reler todos os 5 volumes anteriores nesses meses de Abril e Maio de 2016.

E não só, isso, ao mesmo tempo estou REASSISTINDO todas as temporadas da saga, para engatar na sexta temporada completamente imerso no mundo de Westeros. E na releitura de Game of Thrones, tenho visto muitas coisas que não tinha notado na minha primeira leitura, há mais de dez anos atrás (li quando saiu a primeira edição nos EUA!).

91+zBxWv7+L._SL1500_

Observações da RELEITURA de A GAME OF THRONES (SONG OF ICE AND FIRE #01) :

  • A releitura dos livros é uma experiência maravilhosa, porque fica visível o trabalho primoroso de caracterização junto com o  entrelaçamento de arcos narrativos  feito pelo tio Martin. (aviso que estou lendo em inglês, até hoje, pelos trechos que eu li em português, não me conformo com a tradução feita pela Leya. Se fosse ler em português, leria a tradução portuguesa, que é mais bem feita na minha humilde opinião, e tem mais o clima medieval do original).
  • Os temas e os arcos narrativos são circulares, Martin sempre retorna aos mesmos “beats” (unidades de eventos narrativos) com cada um dos personagens, alterando ou não suas reações com esses “beats”. E, o que acho que torna seus personagens cativantes, SEMPRE criando arcos, levando os personagens de um ponto emocional ao outro. Fica mais melodramático (é a mesma técnica usada nas novelas de tv), mas torna a leitura viciante.
  • A construção de mundo é outro ponto forte, Martin é um mestre na exposição (a passagem de informações sobre o cenário e o plano de fundo da história para o leitor). A exposição é misturada dentro da trama, e reservada para momentos onde ela será relevante, ou quando fará parte ORGANICAMENTE da narrativa; como em diálogos relevantes, por exemplo.

Observações ao REVER a Primeira Temporada de Game of Thrones, HBO (10 eps.)

  • A série de TV é, lógico, bem diferente do livro pelos motivos óbvios de mudança de mídia. Mas é também, acredito, uma espécie de reescrita da narrativa dos livros, e em alguns momentos, muitas das cenas são melhoradas em termos de aumento de tensão, caracterização e enxugamento da trama. Por exemplo, o Tio Ben Stark, no primeiro episódio, fica melhor caraterizado do que no livro (onde ele é apenas mencionado “fora de cena”).

Releitura da saga Naruto, Caps. 1 ao 137! | NITROCOMICS

Seguindo na minha leitura da saga Naruto (700 capítulos), cheguei ao capítulo 137, passando pelos primeiros arcos narrativos (como o do exame chunin, para mim o melhor arco de toda a saga).

Um dos segredos de Naruto é a caracterização dos personagens, que é feita de maneira dinâmica, através de “arcos de superação”, onde o protagonista do arco luta para superar uma limitação causada por algum evento no passado. Tanto protagonistas e antagonistas seguem essa estrutura, que funciona muito bem para que o leitor se identifique.

p_00013

Recomendo a releitura da saga Naruto, os roteiros se encaixam entre si, com temas ecoando por entre as narrativas. Achei interessante ver como os personagens se espelham, é muito legal encontrar as “díades”, personagens espelhados pela trama; como Naruto – Sasuke, Kakashi – Gai Sensei, Oroshimaru – Tsunade, etc.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

 

2 comentários em “NITRONEWSLETTER #16 | Thriller da Islândia e RELENDO E REVENDO GAME OF THRONES! (plus NARUTO Cap. 1 – 137)

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s