Morning Star – Pierce Brown (Red Rising #3) | Revolução ou Morte as Estrelas! | NITROLEITURAS #resenha

Um final épico e completamente imerso no gênero Space Opera da Ficção Científica, com muitas emoções, reviravoltas, muita ação e um clímax espetacular! Red Rising é uma das melhores trilogias de Ficção Científica dos últimos tempos, TIO NITRO APPROVES TOTAL!

morning star

Morning Star – Pierce Brown (Red Rising #3) | Del Rey, 2016, 518 páginas | Lido de 20.03.16 a 23.03.16

SINOPSE

Darrow teria vivido em paz, mas seus inimigos o arrastaram novamente para a Guerra. Os Ouros, mestres da humanidade, escravizaram seu povo, mataram sua esposa e o lançaram em uma jornada de vingança e revolução. Arriscando tudo, se transformando em um dos Ouros, ele se infiltrou na Sociedade que controla o sistema solar, e conseguiu sobreviver dentro das rivalidades e da competição brutal que gera os mais poderosos guerreiros das castas dominantes da humanidade.

Depois de conseguir iniciar e comandar uma guerra civil entre os Ouros, ele é finalmente descoberto, e precisa retornar para sua revolução. Mas agora, ele precisa reunir seus aliados e contar com a ajuda das castas subjugadas pelos Ouros para finalmente trazer a liberdade para o seu povo.

RESENHA

Que final de trilogia, repito, QUE FINAL DOIDIMAIS DE TRILOGIA! A saga “Red Rising” é realmente, uma espécie de versão espacial de Coração Valente, cheia de paixão, mortes, traições, mudanças positivas e negativas nos personagens, decisões difíceis, falas inspiradoras, vilões abomináveis. E prende do início ao fim!

A mistura de narrativa de sword and socery com space opera e ficção científica militarista continua excelente e bem dosada. Nesse último livro, a exploração da psicologia dos personagens ganha menos espaço em relação às cenas de ação e as reviravoltas de roteiro. O ritmo é frenético, e curti muito a técnica de sumarização de narrativa do Pierce Brown; nas mãos de um escritor mais “verde”, o livro teria umas setecentas páginas, mas o Pierce consegue colocar muitos eventos em poucas páginas, focando suas cenas nos momentos mais vitais para a trama e para a caracterização dos personagens.

O arco do protagonista Darrow é impressionante, lendo os livros em seguida, a transformação pela qual ele passa é muito bem descrita, e bem realista. É um protagonista mais humano do que os bandidos miseráveis que tem povoado a literatura de especulação recente; ele acredita na redenção de qualquer pessoa, na possibilidade de uma alma sair das trevas que se vê imersa. E essa crença é confirmada ou negada durante a trilogia, mas essa visão da possibilidade de redenção é constante. Achei corajoso por parte do autor, remando contra a corrente cínica que contaminou muito dos escritores mais jovens (pelo menos os americanos e ingleses).

Entre outros aspectos que gostei muito foi o humor, que continua bem feito e divertido, se contrapondo com os trechos mais brutais e tensos da narrativa; os personagens coadjuvantes que são sensacionais, cada um agindo como se fossem protagonistas de suas histórias.

Os temas são mesmos dos outros livros (liberdade individual, eugenia, elitismo, revolução, subversão, a possiblidade de redenção, empatia como uma chave para o entendimento entre pessoas de realidades diferentes, etc.) mas acrescentando as complexidades de uma transformação em uma sociedade, e as decisões dificílimas que precisam ser tomadas durante uma guerra.

Um aviso, Pierce Brown é da escola do George R.R. Martin de tortura dos leitores, ou seja, fique sabendo que qualquer personagem pode “ir para o saco”, a qualquer momento! E ele vai partir o seu coração, como partiu o meu, principalmente nesse terceiro livro!

Fica a dica, a trilogia é sensacional, e parece que o primeiro livro já saiu no Brasil!

RECOMENDADO PARA

Quem gosta de Space Opera e Ficção Científica Militarista

Quem curte protagonistas bem construídos

Quem curte personagens femininas fortes e independentes

Que curte ficção distópica

Quem curte histórias com muita ação, violência, traições, reviravoltas

Quem curte mergulhar em um universo bem construído, brutal e violento

erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i


 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s