NITROLEITURAS | When Breath Becomes Air – Paul Kalanithi | Como viver a vida face a face com a morte. #resenha

Um livro de memórias e reflexões tocantes sobre o viver e morrer, escritor de maneira magistral por um neurocirurgião diagnosticado com um câncer incurável e com pouco tempo de vida.

st_20160221_sukbig-a_2078300_1

NITROLEITURAS | When Breath Becomes Air – Paul Kalanithi | Random House, 2016, 228 páginas | Lido de 03.06.16 a 04.06.16


SINOPSE

Na idade de trinta e seis anos, quase completando uma década de treinamento como um neurocirurgião, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um câncer de pulmão incurável. Um dia ele era um médico tratando doentes terminais, no outro ele era um paciente lutando para sobreviver.

“When Breath Becomes Air” narra a transformação de Kalanithi de um estudante de medicina se perguntando como viver uma vida virtuosa e significativa em um neurocirurgião trabalhando com a parte central da identidade humana, o cérebro, e finalmente se tornando um paciente e um jovem pai.

O que faz a vida valer a pena quando a morte está tão próxima? O que você faz quando sua vida é catastroficamente interrompida? O que significa ter um filho ao mesmo tempo que sua vida se esvai?

Paul Kalanithi morreu enquanto trabalhava nesse livro emocionante, mas suas palavras continuam a servir como um guia para todos nós. Esse livro é uma reflexão sobre a vida sobre como enfrentar a própria mortalidade e sobre o relacionamento entre médico e paciente, e de um escritor talentoso que se tornou as duas coisas.



635888192296467025-Kalanithi.interior-ATA-photo---Suszi-Lurie-McFadden

RESENHA

Existem livros que revelam certas verdades existenciais que normalmente procuramos evitar. E como disse Cormac McCarthy, um dos melhores escritores americanos vivos, “toda literatura de qualidade é sobre a morte, e sobre a nossa reação frente a nossa própria mortalidade”. E dizer que a literatura de qualidade é sobre a morte é o mesmo que dizer que a literatura de qualidade é sobre como viver da melhor forma possível. E uma dessas chaves é ser honesto em relação a si mesmo, ou seja, ter um compromisso pessoal com o autoconhecimento.

Eu descobri o Dr. Paul Kalanithi pelos seus artigos no New York Times, onde ele narrava sua experiência de cirurgião com um câncer incurável. Os artigos eram partes desse livro, que foi editado e publicado de pois de sua morte, em 13 de Março de 2015.

Paul, que sempre teve o desejo de se tornar um escritor, escreve com uma prosa cristalina, direta, e com ritmos poéticos, e reflexões honestas e diretas em relação a sua difícil experiência.

O livro toca em muitos temas fortes: os problemas morais e éticos relação de médicos e pacientes com diagnósticos sérios ou terminais, como uma doença terminal altera a sua identidade, o poder restaurador da literatura, o aceitar a própria mortalidade e a própria fraqueza frente a questões existenciais, a importância das relações humanas no alívio do sofrimento pessoal, o papel do sagrado e da transcendência em um processo de doença terminal, entre outros.

Recomendo o livro para quem gosta de livros de memórias e de histórias reais, para quem não tem medo de chorar lendo histórias tristes, porém belas e iluminadoras, e para quem queira conhecer uma pessoa extraordinária que nos deixou tão cedo, o Dr. Paul Kalathini. Porque, ao terminar o livro, você fica com a sensação que perdeu um amigo.

Um detalhe interessante, o Dr. Paul era fã de bossa-nova brasileira, principalmente da música de João Gilberto!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Um comentário em “NITROLEITURAS | When Breath Becomes Air – Paul Kalanithi | Como viver a vida face a face com a morte. #resenha

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s