NITROLEITURAS | Gongo Soco – Agripa Vasconcelos | A Saga do Barão de Catas Altas, o homem mais rico do Brasil do Século XVIII!

A vida do Barão de Catas Altas, um dos homens mais ricos do Brasil do período da independência, na virada do século XVII para o século XIX. Uma dramatização primorosa do final do ciclo do ouro em Minas Gerais, refletindo o extenso trabalho de pesquisa do Mestre Agripa Vasconcelos.


NITROLEITURAS | Gongo Soco – Agripa Vasconcelos | Itatiaia, 2003 (1ed. 1966), 392 páginas | Lido de 2.03.16 a 04.03.16

gongo soco

SINOPSE

Gongo Soco é um romance histórico escrito por Agripa Vasconcelos, que relata a vida do Primeiro Barão de Catas Altas, que não tem paralelo na história do Brasil. No seu apogeu, nenhum brasileiro possuiu tanta riqueza quanto ele – riqueza tão grande que suas mansões faziam sombra até as cortes da Europa; tão formidável que despertou a curiosidade do próprio Imperador D. Pedro I, que por duas vezes foi hóspede do nababo.

Agripa Vasconcelos é um dos mais importantes escritores do Brasil. Através de seus romances históricos, publicou as SAGAS DO PAÍS DAS GERAIS – uma coleção que colocou Agripa entre os maiores escritores de seu tempo, bastando esta obra para consagrá-lo.

Os sete volumes fixam, através da narração de fatos reais em forma de romance, as linhas mestras da formação histórica e social de Minas. Fundamentados em pacientes pesquisas às quais se dedicou por muitos e muitos anos, cada volume das Sagas vale por um verdadeiro documento da época do ciclo que focaliza. O enredo de cada livro é o próprio enredo da história e, por ser rigorosamente histórico, todo o seu conteúdo interessa a todos que desejam conhecer a verdadeira importância das Minas Gerais na história do Brasil.


RESENHA

Em um estilo mais clássico, Agripa introduz o leitor na saga do Barão de Catas Altas, em Minas Gerais, aos poucos, descrevendo a história e organização social da época com detalhismo. A narrativa costura e preserva uma série de causos, lendas, fatos históricos e romantizações da vasta cultura popular que surgiu ao redor de um dos homens mais ricos do Brasil no começo do século 18.

Como em todos os livros e refletindo a profissão de médico de Agripa, existe um foco na parte medicinal do período, com histórias de doenças, uma descrição dos médicos da época, pestes, tratamentos folclóricos fascinantes.

Gongo Soco revela também um dos melhores personagens da obra de Agripa, talvez o seu Quixote: é o Mestre Lão, um erudito hipócrita, mentiroso, aproveitador e muito engraçado, e que faz parte da espécie de “corte” de oportunistas que se formou ao redor do Barão.

Como os outros livros do Agripa, são muitas histórias e causos entrelaçados no livro, junto com detalhes pitorescos da época, descrições detalhadas de banquetes, narrativas de brutalidade contra escravos, que provoca uma imersão para o leitor que se acostuma com o estilo do escritor.

O contexto histórico é muito bem feito, e revolta muito o horror da sociedade escravocrata. Outro tema abordado é o da impunidade das classes altas do período, com a lei não se aplicando a quem possuía poder econômico.

E o livro também denuncia a horrenda e hipócrita meritocracia na versão colonial, com os poderosos expondo sua convicção absoluta do direito divino dos privilégios dos brancos, principalmente dos brancos ricos. Acreditam piamente que seu poder se deve ao seu próprio gênio, e não a um sistema brutal de exploração de mão de obra escrava.

Os personagens são absolutamente abomináveis do ponto de vista contemporâneo, mas normalizados pelos valores morais e éticos da época. E Agripa descreve esse contexto ao mesmo tempo que expõe a hipocrisia daquela sociedade do interior das Gerais.

Recomendadíssmo para todos os mineiros, para quem curte romances históricos brasileiros, para quem curte detalhes históricos pitorescos, para quem está acostumado com narrativas em um estilo mais tradicional e clássico, com muitos sumários narrativos e ponto de vista onisciente, e para quem quer conhecer mais sobre a história do Brasil!


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s