NITROLEITURAS | Slade House – David Mitchell | Uma Casa Mal Assombrada Pós-Modernosa!

Uma versão interessante e original do melho tropo da casa mal assombrada, pelo autor de Cloud Atlas.

NITROLEITURAS | Slade House – David Mitchell | Random House, 2015, 238 páginas | Lido de 29.02.16 a 01.02.16

slade house


SINOPSE

No final de  uma rua, próximo a um pub inglês , ao longo de uma parede de tijolos de um beco estreito, se as condições estão perfeitas, você irá encontrar a entrada para a Slade House, uma misteriosa mansão mal assombrada. Um estranho irá saudar você pelo seu nome e o convidar para entrar na casa. Primeiramente, você não vai querer sair. Mais tarde, você vai descobrir que não conseguirá mais fugir do lugar.

A cada nove anos, os moradores da casa, um estranho irmão e irmã, oferecem esse convite para alguém que é diferente ou que está sozinho, seja um policial recém divorciado, uma tímida estudante universitária, entre outros. Mas o que realmente ocorre dentro da Slade House? Para aqueles que descobrem, já é tarde demais…


RESENHA

Um livro divertido, que trabalha com os tropos tradicionais das histórias de casas mal assombradas dentro do universo ficcional que o David Mitchel apresentou em The Bone Clocks, e que está espalhado em todos os seus outros livros.

Porque, assim como Brandon Sanderson com seu universo do Cosmere (que envolve todos os seus livros e que tem claras referências a sua religião do mormonismo), Mitchel está unindo todos os seus livros (inclusive o Cloud Atlas) em uma coisa monstruosa que ele chama de Ubbernovel. E é legal demais ver esse trabalho de arquitetura literária.

Em comparação com seus outros livros, Slade House, apesar de seu pé firme no gênero do horror sobrenatural urbano, é um dos mais leves em termos conceituais. O que não deixa de ser bem divertido, é muito interessante ver como o Mitchel, com sua mistura de estilo literário com literatura de gênero, aproveita para tanto homenagear quanto criticar ou desconstruir, ou inverter, os tropos tradicionais das casas mal assombradas.

Em Slade House temos inversões de ponto de vista, por exemplo; de como seria uma casa mal assombrada vista pelos que a assombram; jogadas metalinguísticas, onde os “monstros” de uma casa mal assombrada constroem os cenários para aterrorizar seus visitantes como uma metáfora do trabalho do escritor de horror, etc.

Como nos livros mais recentes do David, Slade House é quase um “fix-up”, uma série de contos interligados em um universo ficcional. E funciona muito bem pelo talento que o David tem em saltar de um ponto de vista para o outro, mudando a voz narrativa radicalmente, e incluindo o estilo literário.

Não é a obra prima do Cloud Atlas, que considero um dos livros mais marcantes dos que li nos últimos dez anos, mas é muito divertido, page turner mesmo, um final original e espetacular,  e para mim, que sou fã do gênero de horror, ver os tropos tradicionais misturados com personagens de alta qualidade literária é como tomar um refresco de cupuaçu em um dia quente em Arraial D’Ajuda, o meu paraíso particular. ☺

Recomendo para quem curte romances sobrenaturais, histórias de horror, para quem é já é fã do David Mitchell (mas recomendo ler o Cloud Altas e o Bone Clocks antes) e para quem curte literatura especulativa contemporânea com uma pitada literária.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s