NITROLEITURAS | Chico Rei (Saga das Gerais #6) – Agripa Vasconcelos | Um Rei Negro nas Gerais!

Uma história fascinante e romantizada e bem pesquisada de Chico Rei, o Rei do Congo tornado escravo nas Gerais do ciclo do ouro, e que, por meio de sua inteligência, se tornou dono de minas, conquistou aliados políticos poderosos, se tornou um líder para o povo negro e um libertador de escravos. E tudo pela pena do mestre Agripa Vasconcelos.

NITROLEITURAS | Chico Rei (Saga das Gerais #6) – Agripa Vasconcelos | Itatiaia, 2002 (1ª Ed. 1966) , 246 páginas | Lido de 25 a 26 de Fevereiro, 2016.

livro-chico-rei-romance-do-ciclo-da-escravido-nas-gerais-23038-MLB20240429349_022015-F

SINOPSE

O romance do ciclo da escravidão em Minas Gerais, conta a história de Francisco, rei africano, que aprisionado e vendido para escravo com toda sua tribo, atravessa o Atlântico e se transforma no Chico Rei das Gerais. Último dos seis “romances históricos” de Agripa Vasconcelos, apresentados sob o título geral “Sagas do País das Gerais”.

Chico Rei é um personagem lendário da tradição oral de Minas Gerais, Brasil. Segundo esta tradição, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, trazido como escravo para o Brasil. Conseguiu comprar sua alforria e de outros conterrâneos com seu trabalho e tornou-se “rei” em Ouro Preto.


RESENHA

Mais um livro saboroso do Agripa, com a história romanceada de Chico Rei, baseada em uma simples nota de Diogo Vasconcelos, no livro História Antiga de Minas, de 1904.

O livro conta com, como é de praxe na obra de Agripa, de uma pesquisa histórica extensa. E dessa vez, a pesquisa vai até aos antigos reinos da África, durante o período do tráfico negreiro. O romance é uma enciclopédia de dados, detalhes, causos, mitos, lendas do período do ciclo do ouro em Minas Gerais. O resultado é um mergulho em uma outra era, extremamente violenta de nossa história.

Em meio ao cenário histórico, Agrippa cria a história do mito de Chico Rei, de uma maneira realista e mostrando as complexidades morais e a brutalidade inimaginável da escravidão colonial.

Chico Rei é descrito como um personagem de épico, com uma nobreza e virtude a toda prova, e como um salvador de seu próprio povo. O mais interessante é o lado político e diplomático do líder, que de escravo se torna dono de uma mina de ouro e que usa de sua riqueza para comprar alforria de escravos, e mesmo assim, consegue aliados entre os poderosos da época, principalmente a Igreja, grata pela sua devoção e doações para Santa Efigênia.

Recomendadíssimo, principalmente para os mineiros. Os livros do Agripa deveriam ser parte de uma leitura escolar, pelo menos para adolescentes. Mostram a história “de dentro”, e revelam muito sobre o passado violento e brutal que construiu o Brasil que temos hoje. Fantástico, pretendo ler os outros quatro livros que me faltam para completar a coleção das Sagas das Gerais (Gongo Soco, Dona Braba, Fome em Canaã e A Vida em Flor de Dona Beja).


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/

Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK

Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

 

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s