NITROLEITURAS | Maíra – Darcy Ribeiro | Uma Tragédia Mitológica dos Índios Brasileiros

Uma viagem pelo mundo de uma fictícia tribo indígena brasileira feita dentro da estrutura de um romance de mistério policial. Uma obra única da literatura brasileira de um dos nossos maiores intelectuais de todos os tempos.

livro-maira

NITROLEITURAS | Maíra – Darcy Ribeiro | Record, 1989 (1ªed. 1976), 400 páginas | Lido de 21.02.16 a 24.2.16


SINOPSE

Primeiro romance de Darcy Ribeiro, que conta o declínio da tribo fictícia dos “mairums”, dentro do mistério da morte de Alma, uma carioca branca que, depois de uma vida de excessos, decide se tornar uma missionária voluntária entre os índios. A narrativa também é entrecortada com a história de Isaías, ou Avá, seu nome original entre os índios.

Isaías era um “mairum” destinado a se tornar um chefe guerreiro, mas, levado por um missionário, se torna um seminarista, com uma alma dividida entre sua origem indígena e sua vida entre os brancos. Além dessas narrativas, o romance traz elementos da cultura indígena, passagens mitológicas, denúncias da corrupção e da complexa relação entre o governo e os povos indígenas.


RESENHA

Um dos mais belos momentos da nossa literatura. Darcy tem um estilo fantástico, poético e bem maduro.

O romance segue uma estrutura modernosa, bem à moda da década de setenta, com capítulos alternando cenas, pontos de vista, estilos narrativos, e montando a história do romance por meio de fragmentos.

O tema principal é o adeus poético a cultura indígena, representada pelos fictícios “mairums”. A tribo serve como um símbolo do universo cognitivo do índio, seus rituais, seu modo de pensar e sentir são descritos com precisão. E são muito belos.

É essa cultura que é atacada de todas as formas dentro da narrativa de Maíra. Seja pela incompreensão e falta de preparo dos funcionários da Funai, seja pela brutalidade e corrupção de caçadores e comerciantes de peles e animais selvagens, ou até mesmo pela lei brasileira que transforma os índios em seres infantilizados.

E Darcy, usando do mistério de uma morte sem explicação, parece querer preservar nesse romance a “visão de mundo” do indígena, mostrando que os conceitos de “primitivo”, “selvagem”, “pior”, “melhor” são limitados e muito superficiais. O que existem são culturas diferentes, ou melhor, realidades diferentes, visto que vivemos dentro do universo criado pelos conceitos pelos quais percebemos o viver.

E esse é o melhor aspecto de “Maíra”, nunca, em nenhuma parte do romance, existe a costumeira visão arrogante da cultura eurocêntrica em relação à visão do mundo indígena. É uma visão horizontal, nunca “de cima” e sim “de dentro”.

Recomendo, ou melhor, recomendo a leitura de tudo que o Darcy escreveu. É mais uma parte da tragédia brasileira o quão pouco se lê (e se compreende) desse gigante da nossa cultura. Não existe desculpa NENHUMA para a encrenca brasileira, tivemos e TEMOS gente brilhante aqui, disposta a compartilhar suas compreensões sobre os nossos eternos dilemas, sobre a nossa confusa identidade, e da eterna guerra de forças conservadoras e progressistas na nossa história. E, principalmente, a compreensão da absurda crueldade com que tratamos as comunidades indígenas brasileiras. “Maíra” é fundamental.

Recomendado para quem curte literatura brasileira, quem quer ter uma visão mais moderna e antropológica do universo indígena brasileiro, quem já está acostumado com romances mais experimentais, e para quem quer iniciar na leitura da riquíssima obra de Darcy Ribeiro.


erika-e-newton-ingles-por-skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:
https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:
https://goo.gl/KYns5i

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s