O Livro do Desassossego – Fernando Pessoa | Os Paradoxos da Indentidade Humana! #resenha

O livro de prosa de Fernando Pessoa, que é tão maravilhosa quanto sua poesia. Uma coleção de observações e introspecções fragmentárias maravilhosas, com força literária e sabedoria concentrada a cada frase. Maravilhoso!

o livro do desassossego fernando pessoa capa


RESENHA

Há tempos que queria ler o Livro do Desassossego. É como um livro sagrado, abra em qualquer página para ser inundado pelo brilhantismo das frases, dos aforismos. Tudo impressiona. A honestidade brutal das observações do cotidiano. A sensibilidade acurada e a clareza de visão de um dos maiores poetas que passaram por esse planeta.

Não é apenas o Livro do Desassossego, são os Livros do Desassossego. Escrito por Bernardo Soares, a persona mais próxima possível de Fernando Pessoa, quase um pseudônimo do que um alter ego. Cada entrada, cada anotação, segue a máxima de Bernardo Soares a de “dar a cada emoção de uma personalidade, e a cada estado da mente, uma alma.”

E nesses papéis avulsos Bernardo Soares registra tudo. Seu trabalho monótono como um contador em um escritório de Lisboa. Sua existência celibatária e solitária. A dissolução de sua identidade e a maravilha de um mundo visto sem as poeiras do ego pessoal. O valor máximo da vida interior. O realizar em sonhos sendo melhor do que o falso realizar em uma realidade que não passa de uma ilusão dos sentidos.

“Porque eu não sou nada, eu posso imaginar-me a ser qualquer coisa.”

Bernardo Soares se joga nessa liberdade imensa, nessa liberdade de alma, uma liberdade tão intensa que lhe causa uma sensação de esgotamento antes do grande número de possibilidades de ser. E que lhe inunda com um senso de intimidade com toda a raça humana.

Um livro magnífico, de prosa poética absolutamente perfeita. Um livro dos paradoxos da identidade, do desvelo das ilusões do sentido.

Recomendadíssimo, e, como Grande Sertão Veredas, uma dádiva para quem nasceu dentro da língua portuguesa. Leiam, leiam, leiam!

Uma dica, “O Livro do Desassossego” pode ser lido de qualquer forma. Abra em qualquer parte e leia um dos papéis avulsos. Existe até uma edição, já perdida pelo tempo, em que os editores não encadernaram os papéis, colocara todos soltos dentro de uma caixa. Acredito ser a melhor edição possível dessa obra prima.

E vamos que vamos, pois, sonhar é preciso, viver não é preciso.

O Livro do Desassossego – Fernando Pessoa | Uma Vida vivida em Sonhos e Meditações! | Presença, 1982, 544 páginas |Leitura de 10.01.16 a 12.01.16

ONDE COMPRAR: Amazon

SINOPSE

Composto de centenas de fragmentos, dos quais Fernando Pessoa publicou apenas doze, o narrador principal deste livro é o semi-heterônimo Bernardo Soares.

Oscilando entre temas como as variações de seu estado psíquico, a paixão, a moral e o conhecimento, o livro não apresenta uma narrativa linear; antes é composto de diversos trechos e partes que se articulam de maneira mais ou menos aberta. Ainda assim, é a obra de Pessoa que mais se aproxima do romance.  

Nesta nova edição, o pesquisador Richard Zenith estabelece nova ordem, acrescenta trechos recentemente descobertos, descarta outros que só após a digitalização do acervo do autor puderam ser corretamente compreendidos – a caligrafia difícil dava margem a inúmeros equívocos – e se posiciona em relação às novidades adotadas na recém-lançada edição crítica da obra, publicada em 2010 em Portugal e tida como base segura para as interpretações do texto.  

“O que temos aqui não é um livro mas sua subversão e negação”, escreve Zenith na introdução. Livro fundamental para a compreensão da extensa influência de Pessoa na criação da noção contemporânea de indivíduo, suas páginas revelam o gênio de um autor no seu auge.


PRÓXIMA LEITURA

kindgom of gods

The Kingdom of the Gods (Inheritance #3) – N.K. Jemisin | Orbit, 2011, 613 páginas

A conclusão da saga Inheritance! E como sempre, já começo a sentir a tristeza do final de trilogia, aquela saudade de um mundo ficcional, própria dos amantes da literatura.

SINOPSE

Por dois mil anos, os Arameri governaram o mundo escravizando os Deuses que criaram a humanidade. Agora que os Deuses estão livres, o controle sem misericórdia dos Arameri sobre os outros povos está se perdendo. Entretanto, ainda existem muitas coisas que estão entre a paz e uma guerra sem fim que englobaria todo o mundo.

Shahar, a última governante dos Arameri precisa escolher suas lealdades. Ele quer confiar no deus Sieh, que ela ama. Mas sua obrigação como a herdeira principal dos Arameri é de defender os desejos da família real, mesmo que isso signifique usar e destruir todos pelos quais ela tem afeição.

Enquanto a longa e suprimida raiva dos outros povos, e novos desenvolvimentos mágicos consumem o mundo, o Turbilhão, que até mesmo os deuses temem, é invocado. Será que Shahar e Sieh, uma mortal e um deus, amantes e inimigos, conseguirão enfrentar juntos o caos que ameaça a própria realidade?

Onde Comprar: Amazon


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

3 comentários em “O Livro do Desassossego – Fernando Pessoa | Os Paradoxos da Indentidade Humana! #resenha

  1. Grande Tio Nitro. Leitor voraz e escritor idem. É isso aí. Se tudo der certo, provavelmente precisarei dos teus serviços de leitura crítica para o final do ano, mas bem para o final do ano mesmo. Dando certo te aviso, e nesse caso precisarei da tua avaliação profissional. Abs.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s